A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS Aula 1- ATOS E ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E A LÍNGUA PORTUGUESA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS Aula 1- ATOS E ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E A LÍNGUA PORTUGUESA."— Transcrição da apresentação:

1 REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS Aula 1- ATOS E ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E A LÍNGUA PORTUGUESA.

2 NOME DA AULA – AULA1 NOME DA DISCIPLINA Conteúdo Programático desta aula  Principais características do ato de comunicação;  Fatores determinantes na comunicação;  Aplicação dos conceitos de língua, a língua do Brasil, origem, língua falada e escrita,níveis de linguagem;

3 NOME DA AULA – AULA1 NOME DA DISCIPLINA O que é comunicação? Segundo o dicionário Aurélio “comunicação é o ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens por meio de métodos e/ou processos convencionados,quer através da linguagem falada ou escrita, quer de outros sinais, signos ou símbolos, quer de aparelhamento técnico especializado, sonoro e /ou visual” (1986,p.443).

4 NOME DA AULA – AULA1 NOME DA DISCIPLINA Elementos da Comunicação Há várias formas de comunicação e também vários meios de se comunicar. Tudo isso, almeja um fim: transmitir alguma mensagem.

5 NOME DA AULA – AULA1 NOME DA DISCIPLINA Partindo da necessidade de transmitir uma mensagem, os seres humanos desenvolvem primeiramente o gestual, depois a fala, a palavra verbal oral, e só mais tarde numa evolução o Homem chega à palavra escrita. Podemos dizer que ainda hoje existem grupos humanos que não possuem a escrita, são eles chamados ágrafos. Comunicar-se é uma necessidade humana, que também corresponde a sua maneira de transmitir cultura.

6 NOME DA AULA – AULA1 NOME DA DISCIPLINA

7 NOME DA AULA – AULA1 NOME DA DISCIPLINA Cultura, por sua vez, pode ser vista como os modos de pensamento, as crenças, os valores, os hábitos, os modos de ação e tabus de uma pessoa, de um povo. Tudo aquilo que não se aprende apenas de maneira formal, na escola, mas se aprende vivendo dentro de uma sociedade. E para que esses conhecimentos culturais possam ser transmitidos o homem desenvolveu a comunicação.

8 NOME DA AULA – AULA1 NOME DA DISCIPLINA São elementos da comunicação todos aqueles que compõem o ato de comunicação. Emissor Receptor Mensagem Canal de comunicação Código Referente

9 NOME DA AULA – AULA1 NOME DA DISCIPLINA

10 NOME DA AULA – AULA1 NOME DA DISCIPLINA Emissor: é aquele que envia a mensagem.Que transmite a informação, Pode ser um grupo de pessoas( uma emissora de rádio, uma televisão,uma empresa, uma assembléia) ou uma única pessoa. Também pode o emissor ser chamado de remetente ou destinador.

11 NOME DA AULA – AULA1 NOME DA DISCIPLINA Receptor: é aquele a quem a mensagem é encaminhada. Também pode ser a uma pessoas ou a um grupo. Pode se chamado de destinatário. Mensagem: é o conteúdo das informações passadas ou transmitidas.

12 NOME DA AULA – AULA1 NOME DA DISCIPLINA Canal de comunicação: é o meio pelo qual a mensagem é transmitida. Para a transmissão da mensagem pode ser usado o som, as imagens, os cheiros, gostos,desenhos, pinturas, filmes. Para haver eficiência na transmissão o emissor tem que saber prender a atenção do receptor. O canal de comunicação também é chamado de contato.

13 NOME DA AULA – AULA1 NOME DA DISCIPLINA Código : é o conjunto de signos e de regras de combinação desses signos utilizado para elaborar a mensagem: O remetente/emissor codifica aquilo que o destinatário/receptor irá decodificar. Assim ´para que a mensagem seja plenamente entendida o emissor e receptor devem usar o mesmo código. Referente: é o objeto ou a situação a que a mensagem se refere. Também chamado de contexto.

14 NOME DA AULA – AULA1 NOME DA DISCIPLINA Logo qualquer pessoa que escreve um texto, ou fala alguma coisa para alguém é o emissor. Quem recebe a mensagem, a pessoa ou grupo, é o receptor ou destinatário. A mensagem é tudo o que a pessoa está comunicando sobre uma situação( o seu referente) ou um objeto. A página sobre a qual o texto está sendo escrito é o canal de comunicação, e o código utilizado é a língua portuguesa, se estamos escrevendo com o nosso idioma.

15 NOME DA AULA – AULA1 NOME DA DISCIPLINA Assim produzir um texto escrito, ou falar a alguém é promover um ato de comunicação, que ao ser realizado deve levar em consideração todos os elementos envolvidos.

16 NOME DA AULA – AULA1 NOME DA DISCIPLINA A língua A língua, segundo Dino Preti(1974,p.7) pode ser entendida como um sistema de signos convencionais que faculta aos membros de uma comunidade a possibilidade de comunicação. A cada dia o papel da língua se torna mais importante nas relações humanas, por isso ela é vista como o suporte de uma dinâmica social, que compreende não só as relações diárias entre os membros de uma sociedade,como também uma atividade intelectual, que vai desde o fluxo informativo dos meios de comunicação de massa até a vida cultural, científica ou literária.

17 NOME DA AULA – AULA1 NOME DA DISCIPLINA A língua então é um código, um dos mais utilizados para a comunicação. À capacidade do Homem em se comunicar através de um código chamamos de linguagem. Logo a linguagem é a utilização da língua para se comunicar.

18 NOME DA AULA – AULA1 NOME DA DISCIPLINA Para usar uma língua deve-se obedecer à certas regras de organização que a própria língua oferece. Assim os signos que compõem a língua devem seguir os padrões determinados de ordem e regras, que é o que chamamos gramática. Por assim ser, podemos dizer que a língua é uma espécie de contrato que escolhemos firmar. Se aceitamos os termos desse contrato, nossa comunicação estará garantida.

19 NOME DA AULA – AULA1 NOME DA DISCIPLINA

20 NOME DA AULA – AULA1 NOME DA DISCIPLINA

21 NOME DA AULA – AULA1 NOME DA DISCIPLINA A língua do Brasil Contexto histórico Variedade linguística Fatores: Geográficos Situacionais Sociais profissionais

22 NOME DA AULA – AULA1 NOME DA DISCIPLINA Linguagem Verbal É aquela que utiliza a palavra, que pode ser oral ou escrita, e está sujeita a todos os fatores que pontuamos acima, tais como: fatores geográficos, sociais, profissionais e situacionais.

23 NOME DA AULA – AULA1 NOME DA DISCIPLINA A linguagem verbal que utiliza língua falada- se desenvolve onde a comunicação é direta. A fala designa o momento, a realidade exterior o contexto. Utiliza o recurso da entonação, não tem preocupação em ser detalhista, é alusiva,e usa muitas interjeições, gestos, sem muitos conceitos ou uso de substantivos, pois normalmente o receptor e o referente ficam próximos.

24 NOME DA AULA – AULA1 NOME DA DISCIPLINA A linguagem verbal que utiliza a língua escrita- se desenvolve onde a comunicação não é direta. Por isso necessita de vocabulário mais preciso é menos alusiva (sem referência direta), deve usar mais conceitos, deve explicar mais e nomear mais as coisas e fatos, já que o receptor, quando receber a mensagem não estará perto do emissor para esclarecer-lhe as coisas. Essa linguagem,e a mensagem dessa forma, deve ser auto-suficiente, isto é, não deve exigir que outras explicações se façam, pois a mensagem é aquela ali, contida no próprio texto escrito, e através dele deve ser entendida.

25 NOME DA AULA – AULA1 NOME DA DISCIPLINA Níveis de linguagem Diante das variações linguísticas podemos dizer que existem dois níveis de linguagem: 1) Coloquial (informal) e o 2) Culto (formal) (obediente às normas) O nível de linguagem dos falantes varia então segundo o seu nível de instrução, idade, região, e situação em que ocorre o ato da fala. Exemplo: uma criança não fala como um adulto, um professor em sala não fala como em uma conversa informal, etc... Por outro lado, podemos também dizer que na linguagem escrita faz-se mais o uso da variante culta do que da coloquial.


Carregar ppt "REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS Aula 1- ATOS E ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E A LÍNGUA PORTUGUESA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google