A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Era Vargas – Governo Provisório e Constitucional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Era Vargas – Governo Provisório e Constitucional"— Transcrição da apresentação:

1 Era Vargas – Governo Provisório e Constitucional

2 ERA VARGAS Início da estruturação da Era Vargas. Permanece por um período de 15 anos ininterruptos. Volta por vias legais (2º mandato).

3 Governo Provisório e Constitucional
Luta para a efetivação dos DIREITOS HUMANOS.

4 A decadência da oligarquia do café (paulista).
CAUSAS DA REVOLUÇÃO DE 30 A decadência da oligarquia do café (paulista). A Primeira Guerra influenciou para o surgimento da elite industrial urbana no Brasil. Grupos militares que almejavam o poder. O Brasil já tinha influência militar desde o nascimento da República.

5 GOVERNO VARGAS Vargas aplicou uma medida semelhante ao Convênio de Taubaté que foi chamada de Comissão Nacional do Café. O Estado cria aliança econômica com outros grupos cafeicultores financiando o café. Vargas, tenta uma forte aliança com a Igreja Católica.

6 Para oficializar a aliança entre Governo e a Igreja, Vargas
ALIANÇA COM A IGREJA Para oficializar a aliança entre Governo e a Igreja, Vargas inaugura o monumento do Cristo Redentor. 12 de outubro de 1931

7 A CRISE DE 29 A crise chega ao Brasil. Um aumento na taxa de desemprego. Queda na valorização cambial. Todos esses impactos, fizeram com que o governo Varga tivesse uma queda brusca de sua POPULARIDADE.

8 CONFLITOS COM O GOVERNO
Ocorreram várias manifestações contra o governo em São Paulo. Essas manifestações foram fortemente reprimidas. Uma forte intriga política entre São Pulo e Vargas. Quatro jovens morreram nas manifestações. A soma desses episódios e a intriga política conduziu para a Revolução Constitucionalista de 1932 liderada pela elite paulista.

9 REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932
A revolução fracassou porque São Paulo lutou sozinho. Os demais ESTADOS não queriam a volta das OLIGÁRQUIAS DO CAFÉ.

10 ESTADO FASCISTA Estado de intervenção POLÍTICO e ECONÔMICA POPULISMO Adaptado de várias ideias do fascismo, o Populismo criou medidas assistencialistas que protegia a classe média urbana (quem protestava). Sindicatos, movimentos grevistas e operários (o populismo não se estende para área rural).

11 Vargas cria os Ministérios de Educação e do Trabalho.
MEDIDAS POPULISTAS Vargas cria os Ministérios de Educação e do Trabalho. 1 Ocorreu uma reforma eleitoral ( ). 2 São incluídos o voto secreto e o feminino. 3 É a aprovada a Constituição de 1934, que cria a CLT. 4

12 Regulamentação da jornada de trabalho.
LEIS TRABALHISTAS Regulamentação da jornada de trabalho. 1 Descanso semanal e férias remuneradas. 2 Profissões são regularizadas. 3 Direito à aposentadoria. 4

13 Iniciando a segunda fase da ERA VARGAS.
Essas garantias trabalhistas fizeram de Vargas um político influente sendo eleito indiretamente por uma Assembleia Nacional Constituinte. Iniciando a segunda fase da ERA VARGAS. 2 LEIS TRABALHISTAS

14 INFLUÊNCIAS EUROPEIAS
AIB (Ação Integralista Brasileira) Liderado pelo Jornalista Plínio Salgado. Era um Partido Fascista, que apresentava uma postura centralista e autoritária, que valorizava o nacionalismo.  

15 ANL A Aliança Nacional Libertadora era um partido de viés
comunista, liderado por Luís Carlos Prestes que tinha como objetivo a retomada de poder.

16 FRACASSO DO GOLPE COMUNISTA
ESPIONAGEM O oficial de confiança de Vargas infiltrou-se na ANL e conseguiu a informação de que Prestes já estava no Brasil. Oficial Filinto Strubing Muller.

17 Desestruturou o golpe do Partido Comunista.
GOLPE DE VARGAS Desestruturou o golpe do Partido Comunista. 1 Estado de sítio é o instrumento utilizado pelo Chefe de Estado em que se suspende temporariamente os direitos e as garantias dos cidadãos e os Poderes Legislativo e Judiciário ficam submetidos ao Executivo, tendo em vista a defesa da ordem pública. Decretou estado de sítio. 2 Prende os líderes comunistas. 3

18 1937 Vargas deporta Olga para a Alemanha. Lá os alemães
decidem por transportá-la para a Áustria, onde acaba morrendo em um campo de concentração. Olga Benário Prestes

19 Estado Novo. SEGUNDO GOLPE DE VARGAS PLANO COHEN 1 2
Alegação de que o Brasil estaria sendo salvo de um GOLPE COMUNISTA. 2


Carregar ppt "Era Vargas – Governo Provisório e Constitucional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google