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MELHORIA DE PROCESSOS DE SOFTWARE

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Apresentação em tema: "MELHORIA DE PROCESSOS DE SOFTWARE"— Transcrição da apresentação:

1 MELHORIA DE PROCESSOS DE SOFTWARE
Discentes: Felipe Vicente Soares Mat.: Paulo Dinis Lima Mat.: Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas - ADS Disciplina: Tópicos Avançados – TPAA6 Docente: Andrea Padovan Jubileu

2 MELHORIA DE PROCESSOS DE SOFTWARE
Estudos e pesquisas têm concentrado a Engenharia de Software em uma subárea específica denominada de Melhoria de Processo de Software (Software Process Improvement – SPI), esta subárea orienta que, para desenvolver software de qualidade é preciso que os passos para seu desenvolvimento sejam acompanhados de atividades planejadas, gerenciadas, de modo a minimizar os custos e otimizar a realização das tarefas [Moreira, 2008].

3 MELHORIA DE PROCESSOS DE SOFTWARE
Pesquisadores como [Habib et. Al 2008] afirmam que “qualquer melhoria de processo de software significante requer um investimento significativo, tempo e dinheiro”. Então para que essas variáveis não sejam desperdiçadas é preciso um estudo de viabilidade e planejamento da mudança e da melhoria, por que “mudança não se faz da noite para o dia”.

4 MELHORIA DE PROCESSOS DE SOFTWARE
Lembrando que, a base de todo modelo de melhoria é alicerçada em ciclos, visto que, a atividade de melhoria, seja de processos ou de qualquer setor organizacional é sempre contínua, esses ciclos são baseados em fases, e estas fases são compostas por processos, práticas e atividades.

5 PDCA O nome do modelo PDCA é derivado do acrônimo das palavras (Plan-Do-Check-Action – Planejamento, Execução, Verificação, Ação) o modelo é visto na literatura como o precursor no conceito de melhoria de processos [Moreira 2008, Salviano 2006]. Também conhecido por ciclo de Deming, é um modelo analítico que apresenta o conceito de continuidade para o processo de melhoria.

6 A principal ideia do ciclo PDCA é guiar a melhoria de forma contínua, em ciclos que envolvem basicamente quatro fases como mostra a figura ao lado:

7 PDCA Planejamento (Plan) : o objetivo desta primeira fase é identificar os problemas envolvidos na execução do processo, definir metas de melhoria e determinar os métodos que serão utilizados para alcançar as metas definidas.

8 PDCA Execução (Do) : O objetivo desta fase é educar e treinar o pessoal envolvido para que estejam devidamente capacitados para a execução do trabalho que acontece nesta mesma fase. Durante a execução, são coletadas medidas que permitirão avaliar os resultados que estão sendo obtidos, que é o objetivo da próxima fase.

9 PDCA Verificação de Resultados (Check) : O objetivo desta fase é verificar os resultados da execução utilizando as medidas coletadas durante a mesma. Ação (Act) : O objetivo desta fase é agir no intuito de corrigir problemas detectados durante a verificação dos resultados.

10 PDCA Quando o ciclo finaliza, ele volta a se repetir na execução de uma nova melhoria, sempre procurando resolver os diversos problemas que envolvem a execução do processo, melhorando continuamente o mesmo. O modelo PDCA é analítico, não oferecendo nenhum modelo como base para facilitar a identificação de problemas, assim como, a indicação de ações de melhoria baseadas nos problemas identificados.

11 IDEAL O IDEAL é um processo de melhoria de software criado na década de 90, que é usado para guiar o desenvolvimento de um plano estratégico integrado de melhoria a longo prazo, para o início e gestão de um programa de melhoria de processo de software.

12 IDEAL O nome do modelo é formado pelo acrônimo das palavras (Initiating, Diagnosing, Establishing, Acting, Learning). O IDEAL é utilizado para programas de Melhoria de Processo de Software e foi desenvolvido pelo Software Engineering Institute (SEI) baseado no arcabouço de experiências de trabalhos de melhoria com o Governo Norte-Americano e outros clientes.

13 IDEAL A proposta do modelo IDEAL está centrada na melhoria dos processos de software através de ciclos, onde, em cada ciclo, é executado um conjunto de atividades que são distribuídas em cinco fases: Iniciação, Diagnóstico, Estabelecimento, Ação e Aprendizagem.

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16 FASES DO MODELO ‘IDEAL’
Fase INICIAL (Initiating) Esta etapa é similar à definição de um novo sistema. Um plano inicial de alto nível de melhoria de processo de software e um cronograma para as tarefas iniciais de melhoria de processo de software são desenvolvidos, e ainda, os principais elementos funcionais são definidos com uma chave de interfaces e os requisitos também são definidos e acordados.

17 FASES DO MODELO ‘IDEAL’
Fase INICIAL (Initiating) Um plano inicial de alto nível de melhoria de processo de software e um cronograma para as tarefas iniciais são desenvolvidas. E este plano irá orientar a organização até a conclusão da fase de estabelecimento, na qual um plano de ação será concluído.

18 FASES DO MODELO ‘IDEAL’
Fase INICIAL (Initiating) Criação de dois grupos: Grupo Diretor de Gerenciamento: responsável por alocar e monitorar o progresso dos recursos, e prover direcionamento e aplicar ações corretivas Grupo de Processo de Engenharia de Software: responsável por coodernar o programa de melhoria, e promover instruir e acompanhar as atividades.

19 Primeiros Passos Identificar as necessidades do
negócio e o caminho para melhoria. Construir a proposta de melhoria do processo de software. Treinamento, conscientização e construção do suporte a MPS. Obter aprovação da proposta de MPS e dos recursos iniciais. Estabelecer uma infraestrutura para melhoria do processo de software. Avaliar o clima de MPS. Definir metas gerais do MPS. Definir os princípios orientadores do Programa de SPI. Lançamento do Programa. **MPS – Melhoria de Processo de Software

20 FASES DO MODELO ‘IDEAL’
Fase de DIAGNÓSTICO (Diagnosing) O Grupo Diretor de Gerenciamento deve compreender a base da organização e do processo de desenvolvimento de software que utilizam, para assim desenvolver um plano estratégico, que permita atingir o negócio da empresa e nas metas da organização.

21 FASES DO MODELO ‘IDEAL’
Fase de DIAGNÓSTICO (Diagnosing) As atividades realizadas nesta fase vão fornecer as informações para o planejamento e priorização da melhoria de processo de software. O resultado principal desta fase são as conclusões finais e o relatório de recomendações.

22 Fluxo do Processo da fase de Diagnóstico, adaptado de [McFeeley, 2006]
Desenvolver as conclusões finais e o Relatório de Recomendações Comunicar os resultados e Recomendações para a Organização Determinar necessidade de baseline(s) Plano para os baseline(s) Orientar os baseline(s) Resultados atuais Uma baseline é um conjunto de especificações sobre os quais foi feito um acordo, que serve como base para as ações posteriores. **MPS – Melhoria de Processo de Software

23 FASES DO MODELO ‘IDEAL’
Fase de ESTABELECIMENTO (Establishing) A fase de estabilização é repetida conforme necessário. Geralmente é desencadeado pela falta de um plano de ação para uma organização em seu primeiro ciclo, ou desencadeado por uma necessidade de atualizar o plano anterior, objetivos ou metas. Objetivos desta fase é desenvolver ou aperfeiçoar um plano estratégico de ação, que irá fornecer orientações e diretrizes para o programa de melhoria de processo de software.

24 Fluxo do Processo da fase de Estabilização, adaptado de [McFeeley, 2006]
Seleção e treinamento no Planejamento Estratégico de Processo Construir a proposta de melhoria do processo de software Treinamento, conscientização e construção do suporte a MPS Rever a visão da Organização Revisão do plano de negócio da Organização Conciliar os planos/esforços existentes de melhoria com o baseline e recomendações Transformar as metas genéricas de MPS para métricas específicas mensuráveis Criar ou atualizar o plano estratégico de MPS Determinar os pontos chaves do negócio Revisão dos esforços passados de melhoria Descrever as motivações para melhoria Construir um consenso, revisar, aprovar o plano estratégico e disponibilizar recursos para ação Formar o Grupo Técnico de Trabalho (GTT) Identificar os esforços atuais e futuros (previsão) de melhoria **MPS – Melhoria de Processo de Software

25 FASES DO MODELO ‘IDEAL’
Fase de AÇÃO (Acting) Esta fase é a fase onde as melhorias são desenvolvidas e implantadas em toda a organização. Aqui são onde as melhoria sugeridas pelos grupos de trabalho terão seu valor colocado a “prova”. Aquele grupos definidos na fase inicial farão não somente a gestão, mas também o apoio ao desenvolvimento, controle e implantação das melhorias.

26 FASES DO MODELO ‘IDEAL’
Fase de AÇÃO (Acting) Esta fase une a missão do programa de melhoria de processo de software com a missão da organização no desenvolvimento de produtos. Também é importante nesta fase, um mecanismo ou métricas que identifiquem os efeitos da mudança em uma determinada área. E após a avaliação e criação do estado atual dos processos, a organização precisa definir um "onde chegar" e escolher a solução adequada para atingir o estado desejado dos processos candidatos.

27 Fluxo do Processo da fase de Ação, adaptado de [McFeeley, 2006]
Refinar processo (Abordagem centrada em processo) Selecione os Fornecedores de Soluções Concluir plano tático para o Grupo de Trabalho Técnico (GTT) Execute um Projeto Piloto das Soluções Potencias Determine as Necessidades de Suporte a longo prazo Desenvolver Soluções Analisar e corrigir os problemas (Abordagem centrada no Problema) Desenvolva uma Estratégia de Implantação e um Esboço de Plano Empacote a Melhoria e entregue ao Grupo de Melhoria de Processos Transição para Suporte a Longo Prazo Implante a Solução Dissolver o GTT **MPS – Melhoria de Processo de Software

28 FASES DO MODELO ‘IDEAL’
Fase de APRENDIZAGEM (Learning) Esta fase vai retornar a fase de diagnóstico e além de preparação para o próximo ciclo IDEAL, esta dará a oportunidade de ajuste a melhoria do processo de software antes de iniciar o processo novamente. Sendo esta fase dirigida a análise e revisão das tarefas que foram envolvidas no trabalho de melhoria, através dessas análises e revisões é dado início a caracterização da melhoria contínua, baseada nas mudanças de melhoria dos processos e nas lições aprendidas com a melhoria de processo de software.

29 Fluxo do Processo da fase de Aprendizagem, adaptado de [McFeeley, 2006]
Desenvolver nova revisão da proposta de melhoria do processo de software (MPS) Determinar necessidade de baseline(s) Revisar a abordagem organizacional Revisão dos patrocinadores e compromisso Estabilizar metas de alto nível Analisar as lições **MPS – Melhoria de Processo de Software

30 ISO/IEC A parte 4 da ISO/IEC nos fornece um guia para utilizar a norma com ambos os objetivos para os quais ela foi desenvolvida: Melhoria de processos e; Determinação de capacidade dos processos. Como este trabalho trata da avaliação de processos para melhoria, só este objetivo irá nos interessar. Sendo assim, a norma descreve um processo de melhoria composto de oito passos:

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33 ISO/IEC Examinar as necessidades da organização e as metas de negócio: Para um programa de melhoria ser efetivo, é necessário conhecer as necessidades da organização e suas metas de negócio, as quais dirigirão a escolha dos processos a serem melhorados e as ações de melhoria que serão mais eficazes para a organização.

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35 ISO/IEC 15504-4 2. Iniciar a melhoria de processo:
O programa de melhoria de processos deve ser tratado como um projeto por si só. Com isso, um plano para a execução do programa de melhoria deve ser desenvolvido e utilizado para monitorar o progresso.

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37 ISO/IEC 15504-4 3. Avaliar a capacidade atual:
Os processos que serão melhorados são avaliados no intuito de determinar sua capacidade atual.

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39 ISO/IEC 15504-4 4. Analisar os resultados e derivar um plano de ação:
As informações coletadas durante a avaliação são analisadas de acordo com as necessidades da organização. São observados pontos fortes e fracos, identificadas áreas de melhoria e definidas metas específicas de melhoria. Este passo é finalizado com a elaboração de um plano de ação.

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41 ISO/IEC 15504-4 5. Executar as melhorias:
A execução das melhorias deve ser planejada de forma a interromper o mínimo possível o andamento das atividades da organização. Este plano deve ser integrado ao plano de ação. As ações de melhoria definidas devem ser executadas de acordo com o plano. Durante a execução das melhorias devem ser armazenadas informações a fim de confirmar as mesmas e melhorar o próprio processo de melhoria.

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43 ISO/IEC 15504-4 6. Confirmar as melhorias:
Quando o projeto de melhoria de processo é finalizado, deve ser avaliado se as metas do programa de melhoria foram alcançadas, se as necessidades da organização foram atingidas e se uma nova cultura se estabeleceu dentro da organização. Se os resultados não forem positivos, o projeto de melhoria deve ser redefinido.

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45 ISO/IEC 15504-4 7. Manter os ganhos com as melhorias:
Os processos melhorados devem ser mantidos e institucionalizados por toda a organização.

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47 ISO/IEC 15504-4 8. Monitorar o desempenho:
O desempenho dos processos da organização deve ser monitorado continuamente. Novos programas de melhoria devem ser selecionados e implementados como parte de um programa contínuo de melhoria de processos.

48 ISO/IEC Para conduzir um programa de melhoria baseado nesta abordagem, a avaliação dos processos é feita de acordo com os requisitos definidos na ISO/IEC , utilizando um modelo de referência de avaliação exemplo, que é apresentado na parte 5 da Este modelo de melhoria de processos apresentado na ISO/IEC também é baseado no ciclo PDCA pela ideia de melhoria contínua.

49 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Moreira, R. T. (2008) Uma Abordagem para Melhoria do Processo de Software baseada em Medição, dissertação de mestrado. Habib, M., Ahmed, S., Rehmat, A., Khan, M. J., & Shamail, S. (n.d.). Blending Six Sigma and CMMI - An Approach to Accelerate Process Improvement in SMEs. Framework, p., 2008. Salviano, C. F. Uma Proposta Orientada a Perfis de Capacidade de Processo para Evolução da Melhoria de Processo de Software. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.


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