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O Eu Natural e seu Ciclo Funcional: do Ser ao Dever Ser

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Apresentação em tema: "O Eu Natural e seu Ciclo Funcional: do Ser ao Dever Ser"— Transcrição da apresentação:

1 O Eu Natural e seu Ciclo Funcional: do Ser ao Dever Ser
Alfredo Pereira Jr. – UNESP-Botucatu,

2 Introdução Para o Monismo de Triplo Aspecto (MTA), o sujeito consciente é situado e corpóreo. Três aspectos fundamentais da natureza se atualizam de modo integrado no Eu Natural: a) Aspecto Físico: o corpo vivo e o ambiente (físico-químico-biológico-social) com o qual interage; b) Aspecto Informacional: Formas que se associam no sujeito em sua história de vida, desde o plano molecular (e.g. genes) até o plano cultural (e.g. memes); c) Aspecto Consciente: Quando o conteúdo informacional dos processos cognitivos é sentido ocorre a consciência. Sentimentos são exclusivos à perspectiva da primeira pessoa, mas pode-se inferir (indutivamente) a presença de determinados sentimentos a partir do aspecto físico (comportamento, processos fisiológicos) ou informacional (p. ex. ondas eletroencefalográficas).

3 Natureza Natureza Físico Informacional Consciente

4 O Que é Mente? Conforme o MTA, “mentes” são sistemas físicos que processam informação de modo sistêmico (processos cognitivos, semióticos, linguísticos) e guiam suas ações utilizando os produtos deste processamento de informação. Os processos mentais podem ser inconscientes. Quanto são conscientes, incluem dois pólos: subjetivo (o Eu sentiente) e objetivo (os conteúdos de consciência, compostos de entidades cognitivas como reprsentações, imagens, mapas e/ou símbolos). Os sentimentos definem o estado do Eu Natural. Dois motes clássicos da filosofia se traduziriam por: “Sinta-te a ti mesmo”;“Sinto, logo existo”.

5 Mente Inconsciente e Consciente
Eu Natural Conteúdos

6 O Que é Sentimento? Os sentimentos resultam de processos cognitivos, mas não se reduzem a tais processos; para haver sentimento, é preciso que o produto da cognição afete a estrutura material do sistema de modo global. Sentimentos são experiências vividas por um Eu, que incluem não só as qualidades perceptuais (‘qualia’) como também sensações básicas, subjetividade emocional, crenças, apreciações éticas e estéticas, etc. Os correlatos físicos/informacionais dos sentimentos são fenômenos ondulatórios contínuos, nos quais a distribuição da energia no espaço-tempo é modulada, compondo uma forma de onda; a cada tipo de sentimento corresponderia um tipo de forma de onda.

7 Assimetria do Conhecer e do Sentir
Cognição Eu Natural Conteúdos Sentimento

8 Ciclo Funcional Expandido
Podemos conceber a interação do Eu Natural com o mundo em termos de um ciclo funcional expandido. A idéia original do ciclo funcional remonta a Jakob von Uexkull. Para este autor, um “mundo interno” ou “mundo próprio” – presumivelmente, a atividade mental ou consciente do ser vivo – se constituiria a partir das interações com o ambiente por meio de efetores – responsáveis pelas ações adaptativas do ser vivo – e de receptores – responsáveis pela detecção de eventos ambientais de interesse do ser vivo.

9 Interações entre o Eu Natural e o ambiente, incluindo os três aspectos

10 O Eu Natural realiza operações cognitivas, significando (por meio de imagens, mapas, representações ou símbolos) objetos ou processos distintos de si. Estes objetos ou processos constituem o referente da operação cognitiva, e são intencionalmente projetados no mundo da experiência. Por meio da ação do corpo vivo no espaço-tempo, o referente dispara um processo perceptivo, que é mediado por um processo interpretativo, no qual são atribuídos significados aos sinais recebidos. O significado atribuído vai possibilitar a formação de um sentimento a respeito do conteúdo da informação recebida e interpretada. O sentimento que é formado afeta o Eu, atualizando o seu auto-conceito.

11 O Valor como Metacognição Emergente no Ciclo Funcional
Ao longo de sua história de vida, o Eu Natural passa por uma sequência de ciclos, nos quais vivencia variados conteúdos informacionais, que por sua vez despertam sentimentos que afetam o Eu. Deste modo, são formados hábitos sentimentais, que determinam a identidade do Eu, ou seja, sua personalidade. Conforme os resultados de suas ações no ambiente, e respectivos sentimentos, o Eu Natural constrói um sistema de valores, entendidos como representações de segunda ordem, que regulam sua economia afetiva.

12 Compromisso Ético A partir da personalidade formada e respectivo sistema de valores, o Eu projeta experiências desejáveis para o seu futuro. Ao contrastar estes desejos com o estado de coisas vigente no presente, se forma uma tensão entre o desejo e aquilo que se mostra como sendo o real atual. O compromisso ético se estabelece dinamicamente, pela aceitação do estado de coisas existente (e consequente renúncia ao desejo), ou pela continuidade do desejo, na realização de ações que propiciem uma mediação entre o estado de coisas atual e o estado de coisas desejado, ou seja, a renúncia a uma satisfação imediata, em prol de esforços no sentido da efetivação da mediação.

13 Conclusão: Determinação da Ação Ética pela Integração do Conhecer e do Sentir
Na abordagem realizada, notamos que tanto os processos do sentir quanto os processos do conhecer têm papéis fundamentais na emergência dos valores. A dimensão normativa da vida humana seria fundada por uma interação dinâmica de processos sentimentais e cognitivos, na qual os hábitos sentimentais definem o panorama existencial no qual emergem os valores, entendidos como princípios metacognitivos que regulam a economia sentimental nas novas interações do sistema com o ambiente. As ações éticas seriam, portanto, energizadas pelos sentimentos /emoções e justificadas por princípios metacognitivos; ambos são complementares.


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