A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONTABILIDADE ATUARIAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONTABILIDADE ATUARIAL"— Transcrição da apresentação:

1 CONTABILIDADE ATUARIAL
- CONCEITOS – 17 DE FEVEREIRO DE 2017

2 Contabilidade Atuarial - Conceitos
Seguros são uma operação que toma forma jurídica de um contrato, em que uma das partes (segurador) se obriga para com a outra (segurado ou beneficiário), mediante o recebimento de uma importância estipulada (prêmio), a compensá-la (indenização) por um prejuízo (sinistro), resultante de um evento futuro, possível e incerto (risco), indicado no contrato. (Fenaseg – Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização)

3 Contabilidade Atuarial - Conceitos
Segurador – é a entidade jurídica legalmente constituída para assumir e gerir os riscos especificados no contrato de seguro Responsabilidades: Emissão da apólice Indenização do segurado ou seus beneficiários de acordo com as coberturas contidas na apólice

4 Contabilidade Atuarial - Conceitos
Seguradoras – devem ter: Autorização para funcionamento concedida por Portaria do Ministro da Fazenda; e Não estão sujeitas à falência nem à concordata; Devem obedecer requisitos para atuar no mercado: a) capital mínimo e b) margem de solvência (seguros vendidos – capacidade de pagar as apólices)

5 Contabilidade Atuarial - Conceitos
Beneficiário: quem se beneficia com o seguro, ou seja, a pessoa a quem o segurado reconhece o direito de receber a indenização. Segurado : pessoa física ou jurídica, em nome de quem se faz o seguro. O Segurado transfere para a seguradora o risco de um evento atingir seu bem, mediante pagamento do prêmio. A pessoa que contrata o seguro com a seguradora é também conhecida como estipulante.

6 Contabilidade Atuarial - Conceitos
Segurado: A contratação do seguro só pode ser feita por meio de proposta assinada pelo interessado, seu representante legal ou por corretor registrado, exceto nos casos de bilhetes de seguros (legislação específica).

7 Contabilidade Atuarial - Conceitos
Prêmio – Preço do seguro, especificado no contrato, que o segurado paga para que a seguradora assuma a responsabilidade pelo risco. Valor do prêmio – considera: prazo, importância segurada, exposição ao risco, despesas administrativas e de produção (comissões), impostos, remuneração do capital dos acionistas.

8 Contabilidade Atuarial - Conceitos
O Prêmio resulta da aplicação de uma porcentagem à importância segurada. Ele será usado para cobrir as indenizações, despesas administrativas, comissões e gerar lucro para a seguradora (remuneração de capital).

9 Contabilidade Atuarial - Conceitos
Indenização – o valor que a seguradora paga ao segurado pelos prejuízos decorrentes de um sinistro. A indenização nunca é superior ao valor segurado.

10 Contabilidade Atuarial - Conceitos
Sinistro é a realização do risco previsto no contrato de seguro resultando em perdas para o segurado ou seus beneficiários. Total quando causa a destruição ou desaparecimento por completo do objeto segurado. Parcial quando atinge somente uma parte do objeto segurado

11 Contabilidade Atuarial - Conceitos
Risco – possibilidade de um evento inesperado ocorrer, gerando prejuízo ou necessidade econômica ou danos materiais e pessoais. Esse evento incerto, de data incerta, independe da vontade do segurado ou segurador. Assim, o risco deve ser: incerto, aleatório, possível, real, lícito e fortuito.

12 Contabilidade Atuarial - Conceitos
Vamos refletir: A seguradora pode se recusar a fazer o seguro? 2) O segurado pode contratar mais de um seguro para o mesmo bem? 3) O que acontece se o segurado não pagar o prêmio? 4) Quais bens podem ser segurados?

13 Contabilidade Atuarial - Conceitos
CONTRATO Contrato – documento que formaliza uma relação entre duas ou mais pessoas. Contrato de seguro – documento pelo qual uma das partes (seguradora) obriga-se com a outra (segurado), mediante pagamento de um prêmio, a indenizá-lo de prejuízo eventual resultante de riscos futuros. 

14 Contabilidade Atuarial - Conceitos
O Contrato de seguro deverá ser bilateral, oneroso, aleatório, formal, nominal, de adesão e boa-fé. Bilateral – gera obrigações para segurador e segurado Oneroso – dispêndio para segurador e segurado Aleatório – segurador assume responsabilidade sobre um acontecimento que poderá ou não ocorrer.

15 Contabilidade Atuarial - Conceitos
Formal – a lei obriga a formalidade Nominal – padrão regulado por lei De adesão – condições padronizadas e aprovadas por órgãos governamentais Boa-fé – conhecimento do risco pela seguradora depende das informações prestadas pelo segurado, de modo a não induzir nenhuma das partes a engano ou erro.

16 Contabilidade Atuarial - Conceitos
Principais instrumentos do Contrato de Seguros Proposta – representa a vontade do segurado de transferir o risco para a seguradora. Preenchimento pelo próprio segurado ou corretor. Instrumento que será analisado pela seguradora para aceitar ou não as condições expressas. Prazo: 15 dias para recusá-la, sob pena de aceitação.

17 Contabilidade Atuarial - Conceitos
Principais instrumentos do Contrato de Seguros Apólice – é o contrato. Emitido a partir da proposta. É o instrumento formal para provar a contratação do seguro. É emitida pela seguradora, que aceita o risco. Coletiva – cobre um grupo de pessoas e/ou bens Individual – cobre apenas uma pessoa ou um bem

18 Contabilidade Atuarial - Conceitos
A apólice é emitida de acordo com a proposta e deve conter: Nome; endereço; CPF e RG do segurado; especificações do risco; bem segurado; valor da importância segurada; valor do prêmio e as condições de cobertura.

19 Contabilidade Atuarial - Conceitos
Instrumentos contratuais para alterações da apólice: Endosso – documento que atualiza o contrato de seguro, quando se faz necessária alguma alteração na apólice: alterações do risco e cobertura adicional ou restituição do prêmio. Pode ser: de Cobrança, de Restituição ou Sem Movimento.

20 Contabilidade Atuarial - Conceitos
Endosso: De cobrança – cobrar eventuais diferenças de prêmios De restituição – eventuais devoluções de prêmios Sem movimento – não resulta em alteração do prêmio ou da taxa

21 Contabilidade Atuarial - Conceitos
Averbação – documento emitido pelo segurado para informar à segurado sobre bens e verbas a garantir. Seguros contratados por Bilhetes, conforme regulamento próprio do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).

22 Contabilidade Atuarial - Conceitos
Bilhete é um documento que tem o mesmo valor de uma apólice. A diferença é que a compra através de bilhete dispensa o preenchimento da proposta que o consumidor envia à seguradora para análise e aceitação ou não do pedido de contratação do microsseguro e substitui a apólice.

23 Contabilidade Atuarial - Conceitos
O bilhete é utilizado para agilizar a compra de algumas modalidades de seguro, como o que é oferecido em lojas de eletrodomésticos ou roupas, por exemplo. Para comprar um microsseguro assim, basta que você escreva seus dados pessoais e assine confirmando que aceita todas as condições e proteções descritas no bilhete. Não é possível acrescentar ou retirar nada desse documento. Outro exemplo é o DPVAT, que cobre danos pessoais causados por veículos e é cobrado anualmente junto à primeira parcela do IPVA.

24 Contabilidade Atuarial - Conceitos
RESOLUÇÃO nº 285, DE 30 de janeiro de CNSP - Estabelece os elementos mínimos que devem ser observados pelas sociedades seguradoras na contratação de planos de seguro por meio de bilhete.

25 Contabilidade Atuarial - Conceitos
Rescisão do Contrato de Seguros Pode ser rescindido total ou parcialmente, a qualquer momento, mediante acordo entre as partes ou com o pagamento da apólice ao segurado. Para rescisão pelas partes, é necessário cláusula contratual com a previsão da rescisão.

26 Contabilidade Atuarial - Conceitos
Rescisão do contrato de seguros – pode ser total ou parcial, a qualquer tempo, mediante acordo entre as partes. Deve haver cláusula contratual. Rescisão unilateral pelo segurado – a seguradora reterá o prêmio de acordo com a tabela de curto prazo. Rescisão unilateral pela seguradora – a seguradora reterá do prêmio recebido, a parte proporcional ao tempo decorrido.


Carregar ppt "CONTABILIDADE ATUARIAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google