A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grafites e grafiteiros 1ª série Professora: Conceiçao 2012 Anjo caído na terra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grafites e grafiteiros 1ª série Professora: Conceiçao 2012 Anjo caído na terra."— Transcrição da apresentação:

1 Grafites e grafiteiros 1ª série Professora: Conceiçao 2012 Anjo caído na terra

2 Definição de grafite A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes. O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas. A pichação ou vandalismo é caracterizado pelo ato de escrever em muros, edifícios, monumentos e vias públicas. Os materiais utilizados pelos grafiteiros vão desde tradicionais latas de spray até o látex.

3 Principais termos e gírias utilizados nessa arte Grafiteiro/writter: o artista que pinta. Bite: imitar o estilo de outro grafiteiro. Crew: é um conjunto de grafiteiros que se reúne para pintar ao mesmo tempo. Tag: é a assinatura de grafiteiro. Toy: é o grafiteiro iniciante.

4 Grafiteiros Famosos Dentre os grafiteiros, o mais célebre foi Jean Michel Basquiat, que no final dos anos 1970, despertou a atenção da imprensa novaiorquina, sobretudo pelas mensagens poéticas que deixava nas paredes dos prédios abandonados de Manhattan. Acredite ou não, eu posso realmente desenhar.

5 Jean-Michel Basquiat Jean-Michel nasceu no Brooklyn, Nova Yorque, em 22 de dezembro de 1960, e morreu aos 27 anos, em 12 de agosto de 1988, na mesma cidade. Basquiat tinha ascendência porto-riquenha por parte de mãe e haitiana por parte de pai. Desde cedo mostrou uma aptidão incomum para a arte e foi influenciado pela mãe, Matilde, a desenhar, pintar e a participar de atividades relacionadas ao mundo artístico. Em 1977, aos 17 anos, Basquiat e um amigo, Al Diaz, começaram a fazer grafite em prédios abandonados em Manhattan.porto-riquenhahaitianagrafiteManhattan

6 (ainda) Basquiat A assinatura era sempre a mesma: "SAMO" ou "SAMO shit" ("same old shit", ou, traduzindo, "a mesma merda de sempre"). Em 1978, Basquiat abandonou a escola e saiu de casa, apenas um ano antes de se formar. Mudou-se para a cidade e passou a viver com amigos, sobrevivendo através da venda de camisetas e postais na rua.1978

7 (ainda 2) Basquiat Em 1979 – tornou-se celebridade por aparecer regularmente em um programa de televisão;1979 No fim da década de 70 – formou a banda Gray como um músico desconhecido, Gallo; Basquiat e Gallo viriam a trabalhar em um filme chamado Downtown 81; (centro da cidade)Downtown 81 Já em 1982, Basquiat era visto frequentemente na companhia de Julian Schnabel, David Salle e outros curadores, colecionadores e especialistas em arte que seriam conhecidos depois como os "neo- expressionistas". Ele começou a namorar, também, uma cantora desconhecida na época, Madonna. Neste mesmo ano, conheceu Andy Warhol, com quem colaborou ostensivamente e cultivou amizade.Julian SchnabelDavid SalleMadonnaAndy Warhol (adaptado)

8 (mais) Basquiat Dois anos depois, em 1984, muitos de seus amigos estavam preocupados com seu uso excessivo de drogas e seu comportamento paranóico. Basquiat, então, já estava viciado em heroína. No dia 10 de fevereiro de 1985, Basquiat foi capa da revista do The New York Times, em uma reportagem dedicada inteiramente a ele;The New York Times Com o sucesso, foram realizadas diversas exposições internacionais em todas as maiores capitais europeias. Basquiat morreu de um coquetel de drogas (uma combinação de cocaína e heroína conhecida popularmente como "speedball") em seu estúdio, em Após sua morte, um filme que levava seu nome foi lançado contando sua biografia, dirigido por Julian Schnabel e com o ator Jeffrey Wright no papel de Basquiat.Julian SchnabelJeffrey Wright

9 Mais tarde Basquiat ganhou o rótulo de neo- expressionista e foi reconhecido como um dos mais significativos artistas do final do século XX.

10 Neo-expressionismo Modalidade artística resgatada a partir da década de 80, ao voltar a registrar os sentimentos pela arte. Foi fortemente influenciado pelo Expressionismo, Simbolismo e Surrealismo. Trouxe de volta a pintura e a escultura, com suas representações críticas, emocionais e subjetivas, após algumas décadas. Formulando o devir (movimento pelo qual as coisas se transformam, vir a ser )da arte em sua história universal. Os artistas costumavam utilizar tintas misturadas a materiais como areia, palha e outros, colados à tela. A arte dos anos 90 e da virada do século reafirma as tendências supracitadas enveredando-se ainda mais na política e causas sociais, ambientais e econômicas. Mostra ainda a proliferação da arte performática, das instalações e suportes associados a gêneros híbridos e materiais variados.anos 90

11 Grafiteiros do Brasil O Brasil, representado em especial pela cidade de São Paulo, está entre os três principais centros de produção de grafite do mundo. Muitos grafiteiros brasileiros são famosos e respeitados fora do país, entre eles estão: Os Gêmeos (os irmãos Otávio e Gustavo), Binho Ribeiro, Nina Pandolfo, Nunca, Tinho, Pato e Flip, entre outros. Muitas indústrias já perceberam o valor e o poder desses artistas e passaram a usar a estética do grafite em campanhas publicitárias. A exemplo: Nike, Nescau, Puma, Bank Boston, Skol, Ellus.

12

13 Para se ter uma ideia do tanto que o grafite brasileiro é respeitado no mundo, ano passado, Tinho, Pato, Flip, representantes do movimento do grafite em São Paulo, participaram da exposição Street Art Brazil em uma galeria de arte em Londres. Nina Pandolfo, Nunca e Os Gêmeos, pintaram a parede externa do Castelo de Kelburn, em Ayrshire, Escócia.

14 Obra de Binho Ribeiro

15

16

17

18 Grafiteiros brasileiros que vivem na Europa: Nina, Otávio,Nunca e Gustavo

19 Obra de Os Gêmeos (Otávio e Gustavo)

20 Obra de Os Gêmeos

21

22

23 Grafite feito por Nina, Os Gêmeos e Nunca, na Escócia

24 Nina Pandolfo, esposa de Otávio, um dos Gêmeos

25 Obra de Nina Pandolfo

26

27

28 Obras de Nina

29 Obra de Nina Pandolfo

30 Obra do grafiteiro Nunca

31 Obra de Nunca

32

33

34 Obra do grafiteiro Nunca 05/grafiteiros-famosos.html

35 Olhe os muros, eles falam


Carregar ppt "Grafites e grafiteiros 1ª série Professora: Conceiçao 2012 Anjo caído na terra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google