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EDUCAÇÃO: AVANÇOS POSSÍVEIS COM A MELHORIA DA GESTÃO

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Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO: AVANÇOS POSSÍVEIS COM A MELHORIA DA GESTÃO"— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO: AVANÇOS POSSÍVEIS COM A MELHORIA DA GESTÃO
Ministério da Educação EDUCAÇÃO: AVANÇOS POSSÍVEIS COM A MELHORIA DA GESTÃO Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino SASE/MEC, julho de 2012

2 CARACTERÍSTICAS DAS SECRETARIAS DAS EDUCAÇÃO
Ministério da Educação

3 CARACTERÍSTICAS DAS SECRETARIAS DAS EDUCAÇÃO
Ministério da Educação

4 CARACTERÍSTICAS DAS SECRETARIAS DAS EDUCAÇÃO
Ministério da Educação

5 percentual de reajuste
Atualização do Piso Ano percentual de reajuste valor (R$) 2009 950,00 2010 7,8% 1.024,10 2011 15,8% 1.187,00 2012 22,22% 1.451,00 Fonte: SASE/MEC Ministério da Educação

6 12 24 10 4 21 13 Cumprimento da Lei do Piso
Síntese de Estados e Capitais - junho de 2012 não pagam o valor do Piso não cumprem o mínimo exigido para hora-atividade não pagam o Piso e não cumprem o mínimo exigido para hora-atividade Estados 12 24 10 Capitais 4 21 13 Fonte: SASE/MEC Ministério da Educação 5/15

7 Principais dificuldades
Forte impacto orçamentário do cumprimento de 1/3 de hora-atividade; impacto sobre a folha de inativos; planos de carreira não ajustados; Lei do Piso/Lei de Responsabilidade Fiscal; limites da complementação do Piso; forma de correção do Piso pelo Valor Aluno Ano (VAA) do FUNDEB; gestão precária dos sistemas. 7/15 Ministério da Educação

8 O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E A REFORMA DA EDUCAÇÃO NO ACRE (1999-2002)
Ministério da Educação

9 SITUAÇÃO EM JANEIRO DE 1999 Professores com 3 a 4 meses de salários atrasados; Escolas sem as condições mínimas para começar o ano letivo; Desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica do MEC entre os piores do Brasil, equiparado apenas com Maranhão e Alagoas. Ministério da Educação

10 Levantamento Situacional de todas as Escolas Municipais e Estaduais
Ministério da Educação

11 RECADASTRAMENTO E RELOTAÇÃO DE TODOS OS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS
Ministério da Educação

12 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Ministério da Educação

13 A ESCOLA NO CENTRO DO SISTEMA
Ministério da Educação

14 Ministério da Educação

15 VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO ANTIGO PLANO DE CARREIRA DOS PROFESSORES
Ministério da Educação

16 VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO CONSTRUÇÃO DO NOVO PLANO DE CARREIRA/AUMENTOS DIFERENCIADOS Ministério da Educação

17 VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NOVO PLANO DE CARREIRA EM 1999
Ministério da Educação

18 VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PLANO DE CARREIRA DE 2001 ISONOMIA COM DEMAIS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR Ministério da Educação

19 VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PLANO DE CARREIRA DE 2001 ISONOMIA COM DEMAIS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR Ministério da Educação

20 VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PLANO DE CARREIRA DE 2001 ISONOMIA COM DEMAIS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR Ministério da Educação

21 VALORIZAR OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PLANO DE CARREIRA DE 2001
Ministério da Educação

22 Investimento na Formação dos Professores
100% dos professores “leigos” tiveram acesso ao curso de formação em magistério de nível médio; e 100% dos professores com nível médio tiveram acesso a um curso de licenciatura na Universidade Federal do Acre. Ministério da Educação

23 Presença da Secretaria nas Escolas
Construção de um currículo com orientação e oferta de sequencia didática para os professores; Sistema de acompanhamento das escolas em micro redes; Sistema de avaliação do desempenho do aluno no início do ano letivo. Ministério da Educação

24 PROGRAMAS DE CORREÇÃO DE FLUXO
Ministério da Educação

25 AMPLIAÇÃO DO ACESSO EXEMPLO DA EDUCAÇÃO INDÍGENA
Ministério da Educação

26 Autonomia das Escolas, Definição e garantia de padrões mínimos e reordenamento da rede
Ministério da Educação

27 Principais Lições Estrutura descentralizada focada mais em princípios e menos em normas; Gestão inovadora, com destaque para o Plano de Carreira e o modelo de gestão; Envolvimento dos colaboradores em torno de um propósito, onde sobressai o PES; Comprometimento dos gestores com delegação responsabilidades (Lei de Gestão das Escolas), com um sistema de autonomia com responsabilização; Dedicação ao conhecimento dos problemas, representado pelo sistema de avaliação do rendimento escolar Perspectiva de longo prazo, marcado pelo planejamento estratégico e acordo de cooperação com os municípios, através do Plano Decenal de Educação de Estado e não de governo. Ministério da Educação

28 DEZ ANOS DEPOIS... Ministério da Educação

29 Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE/MEC)
Binho Marques Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE/MEC) Ministério da Educação


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