Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
PROFESSOR TUTOR: Uma Proposta Estratégica como Suporte e Desenvolvimento na Implementação de EAD em Disciplinas de Graduação Presenciais. ELISA FARIDE SELEME ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
2
Professor Tutor
3
Estratégia impulsionadora Melhoria na qualidade
Educação a Distância Apoiada nas Novas Tecnologias da Informação e Comunicação: Estratégia impulsionadora Melhoria na qualidade Novas estruturas de ensino Novos conceitos Investimento em infra-estrutura Qualificação de profissionais específicos
4
Direcionamento dos Modelos Pedagógicos
Repasse de conteúdos Aluno - como principal foco no processo Linguagem dos materiais didáticos Estimulo à autonomia e à interação Mediação pedagógica Ênfase aos processos comunicacionais
5
Educação Presencial em seu Novo Papel
Educadores R i s c o F a t o Modernização e Flexibilização do Ensino Presencial
6
Legislação para EAD Portaria N° 2.253, de 18 de outubro de 2001, Ministério da Educação (MEC), a qual institui que os Institutos de Ensino Superior (IES) do Brasil poderão, [...], oferecer até 20% de suas disciplinas na forma de cursos não presenciais. [...] deverão utilizar tecnologias integradas de informação e comunicação.
7
Iniciativas Inovadoras REQUEREM
Acompanhamento e Assessorias Especializadas Apresentação e Desenvolvimento PROJETOS de EAD Complementação ao Ensino Presencial EXIGE Maior Desenvolvimento Capacitação Profissional Amparo e Orientação
8
Experiências de EAD em apoio ao Ensino Presencial
Iniciativas na implantação de sistemas híbridos de ensino e aprendizagem; Desenvolvimento de ambientes virtuais que permitem a aprendizagem colaborativa; Implantação de atividades a distância para a complementação de cursos presenciais.
9
Atividade do professor = tutoria mediada tecnologicamente
Iniciativas de implantação em EAD Continuidade Metodologias de ensino diferenciadas e necessárias para EAD Conhecimento Necessidade
10
Professor Tutor e seu Perfil
Processo de desenvolvimento de um novo estilo de docência (EMERENCIANO; SOUSA; FREITAS, 2001, p.8)
11
Características de cada instituição e de cada curso
Influências nas Ações Proposta pedagógica (SOUSA, 2004, p. 2) Características de cada instituição e de cada curso Perfil dos alunos (FLEMMING; LUZ; LUZ, 2002, p. 5)
12
Novo Estilo de Docência
Dedicação Extensiva Confiança Atualização das Informações Estratégias de Socialização
13
Transposição do ensino convencional; Adaptações para o novo contexto;
Contribuições do PROFESSOR TUTOR no Desenvolvimento de EAD para o Ensino Superior Transposição do ensino convencional; Adaptações para o novo contexto; Flexibilização das disciplinas; Prevenção e correção de possíveis desvios; Implantação, aprimoramento e o estabelecimento de projetos em EAD.
14
Ademilde Silveira Sartori Ademilde@matrix.com.br
Elisa Faride Seleme Ademilde Silveira Sartori
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.