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Apresentação Tecnologia Brasileira em Aviônicos Homologada pelo ANAC / FAA Nov07.

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1 Apresentação Tecnologia Brasileira em Aviônicos Homologada pelo ANAC / FAA Nov07

2 Objetivo Apresentar a estrutura, os produtos, sistemas e soluções desenvolvidas pela BRAVIO, com foco em aplicações na área de Defesa e Segurança. Demonstrar o SFT350 (Dispositivo de Treinamento de Vôo da BRAVIO) e as opções de personalização de sistemas para os clientes

3 Roteiro Histórico da Empresa Homologações ANAC / FAA Sistema GPS Os Produtos / Tecnologia Objetivos da Empresa Conclusão

4 Empresa Criada em 2003 Homologada pelo CTA (CHE E ) em ª indústria civil de aviônicos da América Latina Empresa brasileira com tecnologia state of the art Sediada no Aeroporto Campo de Marte – SP

5 Empresa Constituída integralmente de capital nacional Engenheiros brasileiros cuidam da implementação da tecnologia 2005 Técnicos e funcionários brasileiros 42 dos 45 fornecedores são empresas brasileiras Índice de nacionalização dos equipamentos é de 85% Fornecedores brasileiros com o mesmo padrão internacional

6 Histórico Anos 90 – Consolidação da tecnologia empregada nos produtos da BRAVIO 2000 – Primeiras instalações de equipamentos no Brasil 2003 – Fundação da BRAVIO / Nacionalização do sistema 2007 – Mais de 580 aeronaves no mundo (aviões e helicópteros) usando esta tecnologia Militares: Estados Unidos, Suíça, Áustria, Suécia, Polônia, República Tcheca, Eslovênia e Tailândia Policiais: Estados Unidos, Alemanha, Áustria, Holanda, Suécia, Austrália, Chile e Brasil

7 Usuários atuais no Brasil: PMESP, PMCE, PMERJ, PMPA, DETRAN/DF Rede Bandeirantes – Robinson R44 ENG Particulares – Esquilo AS 350B2 e Colibri EC120 IEF/MG – Esquilo AS 350B2 Policia Civil do Rio de Janeiro – AS 350B3 Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro – AS 350B2 PMBA – Esquilo AS 350B2 Aeromot/PMBA –Super Ximango AMT 200S Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais – AS 350B2 Receita Federal – EC135 SENASP – AS 350B2

8 Homologações CHE E APAA-2007P06-01

9 Homologações Registro ANAC SFT (23/07/2007)

10 GPS – Global Positioning System Desenvolvido desde 1960 pelo Departamento de Defesa dos EUA a partir da necessidade operacional das FFAA americanas Melhoria da confiabilidade e precisão pelo WAAS (um sistema americano) e EGNOS (um sistema europeu) – A BRAVIO é a única companhia que usa ambos sistemas 30 satélites proporcionam basicamente informações sobre posição geográfica, altitude, rota e velocidade Verificação do GPS pelos receptores fixos em pontos estratégicos da terra – A BRAVIO opera dois para seus clientes Operacional desde 1995 no mundo inteiro e padronizado para Aviação Civil pelo ICAO

11 Produtos O Sistema - MD102 - cMD102 - xMD102 - MD102 – IFE SFT350 – Synthetic Flight Training Device (Dispositivo de Treinamento de Vôo) * PFD - Primary Flight Display * Projeto em desenvolvimento Câmera - CAM102 Rastreador - STD102

12 Produtos MD102 cMD102 xMD102 SFT350 CAM102 STD102

13 Sistema de Mapa Eletrônico MD102 Homologado de acordo com OTP/TSO-C165 (ANAC e FAA) Atende normas do RTCA: DO-160E, DO-178B, DO-257A, DO-200A e DO- 201ª etc. 1º sistema no mundo certificado como Mapa Eletrônico Carta WAC Carta Náutica Guia de Ruas Cartas Especiais

14 Características do MD102 Compacticidade Robustez Baixo peso Fácil instalação Desenvolvido dentro de padrões aeronáuticos Suplantou todos os requisitos exigidos durante testes no INPE

15 Características do MD102 Manuseio simples Display de alta resolução Botão de 4 posições no cíclico/manche Teclado incorporado ao painel Revolucionário Touchpad Interface com outros sistemas aviônicos Substitui com vantagens qualquer GPS

16 Terreno Exibe informação detalhada do terreno com altura de obstáculos O mais completo modelo digital de terreno do Brasil - resultado da interpolação de dados da Jeppesen, NASA e IBGE Margem de erro normalmente menor do que 30 pés Vermelho: entre 0 e 500 pés (ou 0 e 300 pés ou outros limites) Amarelo: entre 500 e pés (ou 300 e 500 pés ou outros limites)

17 GSM/GPRS Utiliza tecnologia GSM/GPRS Permite a transmissão e recepção de dados ar-terra-ar Transmissão da posição da aeronave e dados de vôo Atualização do banco de dados e planos de vôo Monitoramento do GPS com estação de referência

18 Integração SATCOM Iridium ou GlobalStar : Uma solução com custo eficiente para Mensagens Dados Opção de voz Ativado automaticamente onde não há sinal de GSM

19 Integração Bluetooth Class 1 Bluetooth Transceiver Solução com excelente custo/benefício para voz e dados encriptados tempo real até 1000 m: Entre aeronaves Posição e Intenção (como um super-TCAS) Planos de Vôo Atualização dos mapas e bancos de dados Gravações de dados Alcance de 1 km

20 Integração Local Range Radio Spread Spectrum Technologia Solução com excelente custo/benefício para comunicação em tempo real: Entre aeronaves De uma aeronave p/ um centro de comunicações Posição e Intenção (como um super-TCAS) Planos de Vôo Gravações de dados Alcance de 5.2 km

21 Banco de Dados O mais completo do Brasil Contém todos os aeroportos e helipontos do Brasil, auxílios à navegação, waypoints, procedimentos de subida e descida por instrumentos Contém informações do ROTAER e do IBGE Capacidade de armazenar dados personalizados pelo próprio usuário Cartas ADC (Plantas de Aeródromo) Rotas Especiais

22 Simulador SFT350 Aplicações TREINAMENTO BÁSICO DE VÔO Familiarização Procedimentos VFR Rádio Navegação VÔO AVANÇADO Emergência Procedimentos IFR Ações Táticas Navegação Militar CONTROLADOR DE VÔO ANÁLISE DE VÔOS REAIS

23 Vantagens Segurança de Vôo Redução de Custos Controle de Manutenção (HUMS) Precisão do vôo Gravação dos dados de vôo Velocidade, rota, altitude, altura, proa, etc Parâmetros de vôo (célula e motor) Localização da aeronave (trajeto) Garantia Técnica de 36 meses Baixo investimento x Grandes benefícios Suporte Técnico no Brasil

24 Sistema MD102 instalado: AS350B2 Detalhe da instalação do Processador Posição do Display no Painel

25 Sistema MD102 Instalação feita pela HELIBRAS no PR-IEG (CHST 2006S06-02 para AS 350B2) O MD102 é um sistema moderno que lhe proporciona Aumento da segurança redução dos custos e do tempo resposta

26 Instalações

27 Controle da Operação Informações periódicas da posição da aeronave transmitidas para a terra ou unidade marítima através da tecnologia GSM Saiba onde estão as aeronaves : - Consulte o seu celular ! MD102 – Alta tecnologia a serviço da aviação...

28 Simulador SFT350 (Synthetic Flight Training Device) Sistemas homologados para treinamento IFR e VFR

29 Objetivos da Empresa Prover o melhor sistema de navegação para aviação geral e non-combat aplicações militares para Brasil e o exterior Produzir rádios, transponders e transmissores localizadores de emergência (ELT) para aviação geral Produzir Dispositivos de Treinamento de Vôo para atender a necessidade de capacitação de pessoal Prover nossos serviços como um fabricante de aviônicos para outros companhias aeronáuticas Fornecimento de equipamentos eletrônicos de alta tecnologia para as forças armadas Atender as necessidades de nacionalização de equipamentos eletrônicos

30 Conclusão O Brasil apresenta excelentes oportunidades de criação e comercialização globalizada de aviônicos. A Bravio reúne condições de suprir essas necessidades com alta tecnologia e competitividade, contribuindo para a consolidação das empresas do setor aeroespacial brasileiro. A Bravio está em condições de desenvolver e fornecer equipamentos eletrônicos e sistemas especiais para navegação e treinamento de tripulação.

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32 BRAVIO – Brasil Avionics Indústria, Comércio e Serviços Ltda. Av. Santos Dumont, 1979, Setor A Lote 3, Aeroporto Campo de Marte – SP – Brasil Fone: +55 (11) – Fax: – –


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