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Organização, Sistemas e Métodos

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Apresentação em tema: "Organização, Sistemas e Métodos"— Transcrição da apresentação:

1 Organização, Sistemas e Métodos
Introdução ARAUJO, L.C.G de . Organização, sistemas e métodos e as tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, Vol. I. ARAUJO, L.C.G de. Organização, sistemas e métodos. São Paulo: Atlas, Vol. II CERTO, S. Administração moderna. São Paulo: Prentice Hall, 2003 CRUZ , T. Sistemas, organização e métodos. São Paulo: Atlas, 2002 DAFT, R. Organizações: teoria e projetos. São Paulo: Pioneira, 2002

2 Fundamentos HISTÓRICO: Produzir industrialmente bens e serviços era baseada em diferenças fundamentais da forma artesanal; Organizar a produção em processos passou a ser uma necessidade; As tecnologias industriais forçaram a padronização da produção, e não mais como na produção artesanal, todo dia de uma forma diferente.

3 HISTÓRICO: Escola Clássica
A criação dos processos industriais originou as estruturas organizacionais: TAREFAS ADMINISTRATIVAS Trabalhadores Produtos

4 O mais antigo automóvel comercial (Itália 1760)
SÉC. XVIII À XIX: Supervisor de produção acumula a responsabilidade por: Produção e CQ O mais antigo automóvel comercial (Itália 1760)

5 O QUE É UMA ORGANIZAÇÃO? ?

6 Como era antes... Surgiram:
Da definição de perfil e habilidades para executores das tarefas culminando na especialização de atividades e profissionais Criação de áreas (deptos.) especializadas em determinadas especificidades do negócio.

7 Como era antes... organizações tradicionais: estrutura em “silos funcionais” que executam atividades especificas e especializadas são modelos que começaram a ser estudados do inicio do século xx: Frederick Taylor eficiência especialização medição do processo

8 Baltimore City inspector of capacity standards for milk; 1920-1930.
1920’s: Qualidade Centrada no Inspetor: Análise do Processo nas mãos de uma só área/pessoa Surge a produção em massa e a necessidade de peças intercambiáveis Surge o Inspetor ou Departamento de CQ: responsabilidade única e exclusiva Atuação Corretiva Baltimore City inspector of capacity standards for milk;

9 Avanço significativo objetivando a qualidade:
Como era antes... Avanço significativo objetivando a qualidade: Joseph Moses Juran – Perspectiva da Gestão; W. Eduards Deming – Perspectiva da Estatística; Armand Val Feigenbaum – Perspectiva de Sistemas; Kaoru Ishikawa – Diagrama de causa e efeito.

10 ANOS 40: GRANDE DIFUSÃO DO CONTROLE ESTATÍSTICO DA QUALIDADE
Incentivado pelo esforço bélico na segunda guerra mundial EUA: Procedimentos Científicos de Inspeção; Programas de Treinamento

11 Empresa ou Organização
Empresa: Entidade Econômica que objetiva o lucro; Organização: Entidade que gera um bem ou serviço e que o lucro pode também ser social; Empresa ou Organização: Estão vinculadas a um sujeito jurídico.

12 Empresa ou Organização
Dois elementos essenciais: O patrimônio ou conjunto de valores econômicos; A pessoa ou entidade que possui e administra esse patrimônio.

13 Organizações Classificadas em duas categorias:
As de caráter econômico propriamente dito ou que objetivam produzir e negociar bens materiais e serviços úteis, obtendo lucro dessa negociação; As de caráter social que visam à prestação de serviços sem o sentido lucrativo.

14 Classificação de acordo com atividades
As que produzem bens – indústria; As que distribuem bens – comércio; As que prestam serviços.

15 As que produzem bens Produtoras de bens de capital – agrícolas, florestais, de caça e pesca, de mineração, ou podem produzir materiais como combustíveis, fibras, etc.; Produtoras de Bens de consumo – combinam, transformam, beneficiam ou modificam as matérias-primas, recebem os produtos das produtoras de bens de capital para transformá-los em bens acabados;

16 ORGANIZAÇÕES São entidades que criam valor para um determinado cliente; Esta criação de valor se chama: fluxo de valor. Fluxo de valor: é um conjunto de atividades, do início ao fim, que cria um resultado para um cliente; sua meta é satisfazer este cliente.

17 ORGANIZAÇÕES:

18 Visão decorrente do Paradigma de Divisão do Trabalho;
Organização XYZ Direção Função A Função B Função C Visão Clássica As Empresas são vistas como um grande Agrupamento de Departamentos (Setores); Visão decorrente do Paradigma de Divisão do Trabalho; Nenhum departamento tem responsabilidade total por um processo de trabalho completo; Gerenciamento é quase sempre voltado à Estrutura Organizacional (recursos) e não aos resultados; Há criação de barreiras Interdepartamentais.

19 ORGANIZAÇÕES/EMPRESAS

20 Como era antes... 1980/1990 – QUALIDADE TOTAL – resolvia problemas localizados nos silos funcionais mas não abrangia a organização como um todo. Desempenhar diversas funções com excelência não implicava em satisfação com o cliente final. Muitos problemas estavam localizados na comunicação entre os departamentos (lacunas organizacionais ou áreas nebulosas) pouco compreendida e gerenciadas pelas organizações. A busca de soluções eficazes levou as empresas a rever sua estrutura funcional

21 OBJETIVO: MAXIMIZAR O VALOR AO CLIENTE
HISTÓRICO A ideia de organização como processos apareceu no final da década de 80/início de 90. OBJETIVO: MAXIMIZAR O VALOR AO CLIENTE

22 A mudança.... As organizações passaram a fazer sua estruturação não mais pelo agrupamento de atividades a serem executadas, mas sob o ponto de vista do cliente. O FOCO DA ADMINISTRAÇÃO PASSOU DE FLUXO DE TRABALHO DE ÁREAS FUNCIONAIS PARA PROCESSOS DE NEGÓCIOS OU PROCESSOS EMPRESARIAIS DA ORGANIZAÇÃO.

23 A transição... Década de 90 – início da abordagem da gestão por processos. Prioridade: Cliente final Trabalho em equipe Cooperação Responsabilidade individual Para alcançar este objetivo, a gestão por processos atua principalmente na redução de interferência e perdas entre as áreas e níveis hierárquicos.


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