A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESO E BALACEAMENTO DE AERONAVES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESO E BALACEAMENTO DE AERONAVES"— Transcrição da apresentação:

1 PESO E BALACEAMENTO DE AERONAVES

2 INTRODUÇÃO Segurança, Maior eficiência durante o vôo,
DISTRIBUIÇÃO DE CARGA INADEQUADO - reduzir o teto, manobrabilidade, razão de subida, velocidade, consumo de combustível, cancelamento do vôo, perda de vida, destruição de equipamento e etc... Peso vazio e Centro de Gravidade (homologação), Tendência de ganho de peso (acúmulo de sujeira, graxa ,horas de vôo, condições atmosféricas, tipo de aeroporto) – pesagem periodica se faz necessária, Limites máximos de peso e C.G.

3 TEORIA DO PESO E BALANCEAMENTO
A teoria da alavanca simples foi formulada por Arquimedes e ele dizia – Daí-me um ponto de apoio e levantarei a Terra. Teoria da alavanca , que está em equilíbrio ou balanceada quando está em repouso sobre o fulcro (ponto de apoio), em posição nivelada. Peso – distância do fulcro(ponto de apoio). Balanceamento da alavanca - peso igual em ambos os lados para efeito de rotação. De modo geral, o peso menor distante do fulcro tem o mesmo efeito do maior próximo do fulcro. O efeito de rotação é chamado de momento. O balanceamento é apenas uma questão de se colocar as cargas , de modo que, o braço médio da aeronave carregada fique dentro da faixa do C.G. A comprovação matemática é feita através do controle do peso , balanceamento e carregamento corretos dos limites especificados de cada aeronave, Dados de peso e balanceamento – fontes – especificações da aeronave, limitações operacionais da aeronave, manual de voo e registro de peso e balanceamento. Perda de registro.

4 TERMINOLOGIA SIGNIFICADO DE ALGUNS TERMOS
Plano de referência ou Linha de Referência a) - Plano vertical imaginário – todas as medidas horizontalmente fins balanceamento com a aeronave em atitude vôo nivelado. b) - Em relação ao Plano de Referência todas as localizações de equipamentos, tanques , compartimento de bagagem , motores, hélices, etc..., estão incluídas nas especificações técnicas da aeronave, folhas de dados de certificação de tipo, com respectivas distância. c) – Não existe regra fixa para a localização do plano de referência. Na maioria dos casos ele está localizado no nariz da aeronave. d) – O fabricante pode localizar o plano de referência onde for melhor conveniente para a localização de equipamentos, medição e computação do peso e balanceamento .

5 BRAÇO É a distância horizontal entre um equipamento e o plano de referência. É precedido do sinal positivo ou negativo.

6 MOMENTO É o resultado da multiplicação de um peso pelo seu braço. (M-pxb). O momento de um item em torno do plano de referência é obtido pela multiplicação do peso deste item , pela distância horizontal, entre item e o plano de referência. Qualquer peso adicionado à aeronave, em qualquer lado do plano de referência será positivo, e qualquer peso removido será negativo.

7 CENTRO DE GRAVIDADE-C.G.
É o ponto sobre o qual os momentos de nariz pesado, ou de cauda pesada, são exatamente iguais em magnitude. Este ponto não deve ter tendência de rotação. E o ponto no qual o peso da aeronave ou de qualquer objeto está concentrado.

8 PESO MÁXIMO É o permitido de uma aeronave e seu conteúdo.
Há variações no peso máximo permissível, dependendo da finalidade e condições em que deve ser operada.

9 PESO VAZIO Todos os equipamentos operacionais que possuem localização fixa instalados na aeronave. Ex. Célula, motores, equipamentos necessários, fluído hidráulico, óleo e combustível residuais. Residuais – os fluidos que não são drenados, devido à sua localização nas linhas ou nos tanques e reservatórios.

10 CARGA ÚTIL Subtração do peso vazio do peso bruto máximo permissível.
A carga útil consiste do máximo de óleo, combustível, bagagem, piloto, co-piloto e membros da tripulação. A redução no peso de um item, quando possível, poderá ser necessário para que a aeronave permaneça dentro do peso máximo permitido para a categoria em que estiver operando. A determinação destes pesos é chamada de verificação do peso.

11


Carregar ppt "PESO E BALACEAMENTO DE AERONAVES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google