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PESO E BALACEAMENTO DE AERONAVES. INTRODUÇÃO Segurança, Maior eficiência durante o vôo, DISTRIBUIÇÃO DE CARGA INADEQUADO - reduzir o teto, manobrabilidade,

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1 PESO E BALACEAMENTO DE AERONAVES

2 INTRODUÇÃO Segurança, Maior eficiência durante o vôo, DISTRIBUIÇÃO DE CARGA INADEQUADO - reduzir o teto, manobrabilidade, razão de subida, velocidade, consumo de combustível, cancelamento do vôo, perda de vida, destruição de equipamento e etc... Peso vazio e Centro de Gravidade (homologação), Tendência de ganho de peso (acúmulo de sujeira, graxa,horas de vôo, condições atmosféricas, tipo de aeroporto) – pesagem periodica se faz necessária, Limites máximos de peso e C.G.

3 TEORIA DO PESO E BALANCEAMENTO A teoria da alavanca simples foi formulada por Arquimedes e ele dizia – Daí-me um ponto de apoio e levantarei a Terra. Teoria da alavanca, que está em equilíbrio ou balanceada quando está em repouso sobre o fulcro (ponto de apoio), em posição nivelada. Peso – distância do fulcro(ponto de apoio). Balanceamento da alavanca - peso igual em ambos os lados para efeito de rotação. De modo geral, o peso menor distante do fulcro tem o mesmo efeito do maior próximo do fulcro. O efeito de rotação é chamado de momento. O balanceamento é apenas uma questão de se colocar as cargas, de modo que, o braço médio da aeronave carregada fique dentro da faixa do C.G. A comprovação matemática é feita através do controle do peso, balanceamento e carregamento corretos dos limites especificados de cada aeronave, Dados de peso e balanceamento – fontes – especificações da aeronave, limitações operacionais da aeronave, manual de voo e registro de peso e balanceamento. Perda de registro.

4 TERMINOLOGIA SIGNIFICADO DE ALGUNS TERMOS Plano de referência ou Linha de Referência a) - Plano vertical imaginário – todas as medidas horizontalmente fins balanceamento com a aeronave em atitude vôo nivelado. b) - Em relação ao Plano de Referência todas as localizações de equipamentos, tanques, compartimento de bagagem, motores, hélices, etc..., estão incluídas nas especificações técnicas da aeronave, folhas de dados de certificação de tipo, com respectivas distância. c) – Não existe regra fixa para a localização do plano de referência. Na maioria dos casos ele está localizado no nariz da aeronave. d) – O fabricante pode localizar o plano de referência onde for melhor conveniente para a localização de equipamentos, medição e computação do peso e balanceamento.

5 BRAÇO É a distância horizontal entre um equipamento e o plano de referência. É precedido do sinal positivo ou negativo.

6 MOMENTO É o resultado da multiplicação de um peso pelo seu braço. (M-pxb). O momento de um item em torno do plano de referência é obtido pela multiplicação do peso deste item, pela distância horizontal, entre item e o plano de referência. Qualquer peso adicionado à aeronave, em qualquer lado do plano de referência será positivo, e qualquer peso removido será negativo.

7 CENTRO DE GRAVIDADE-C.G. É o ponto sobre o qual os momentos de nariz pesado, ou de cauda pesada, são exatamente iguais em magnitude. Este ponto não deve ter tendência de rotação. E o ponto no qual o peso da aeronave ou de qualquer objeto está concentrado.

8 PESO MÁXIMO É o permitido de uma aeronave e seu conteúdo. Há variações no peso máximo permissível, dependendo da finalidade e condições em que deve ser operada.

9 PESO VAZIO Todos os equipamentos operacionais que possuem localização fixa instalados na aeronave. Ex. Célula, motores, equipamentos necessários, fluído hidráulico, óleo e combustível residuais. Residuais – os fluidos que não são drenados, devido à sua localização nas linhas ou nos tanques e reservatórios.

10 CARGA ÚTIL Subtração do peso vazio do peso bruto máximo permissível. A carga útil consiste do máximo de óleo, combustível, bagagem, piloto, co-piloto e membros da tripulação. A redução no peso de um item, quando possível, poderá ser necessário para que a aeronave permaneça dentro do peso máximo permitido para a categoria em que estiver operando. A determinação destes pesos é chamada de verificação do peso.

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