A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade I – Em trânsito Tema: As forças e a rotação dos corpos CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS 9ºANO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade I – Em trânsito Tema: As forças e a rotação dos corpos CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS 9ºANO."— Transcrição da apresentação:

1 Unidade I – Em trânsito Tema: As forças e a rotação dos corpos CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS 9ºANO

2 Translação e Rotação Movimento de translação : Todos os pontos do corpo efetuam trajetórias iguais. Movimento de rotação : Vários pontos do corpo efetuam trajetórias diferentes quando o corpo roda em torno de um ponto ou eixo.

3 Efeito de rotação das forças Os puxadores são colocados perpendicularmente às portas. Porquê? Os puxadores estão o mais afastados possível das dobradiças. Porquê? Na porta do frigorífico, os itens mais pesados devem ficar mais perto da dobradiça. Porquê?

4 Efeito de rotação das forças Exemplos de movimentos de rotação: ponto ou eixo fixo Sempre que num corpo há um ponto ou eixo fixo a aplicação de uma força pode fazer rodar o corpo em torno desse ponto ou eixo. momento da força Uma medida do efeito rotativo ou de rotação de uma força é dada por uma grandeza física a que se chama momento da força ou torque.

5 Efeito de rotação das forças Momentoda força Momento ou Torque da força: Grandeza física que pode causar uma rotação num corpo, alterar a sua rotação ou evitar que ela ocorra. M F d O valor do momento de uma força, M F, calcula-se através do produto da intensidade da força, F, pela distância, d, medida na perpendicular, entre a linha de ação da força e o eixo de rotação. Esta distância chama-se braço da força.

6 Efeito de rotação das forças Maior intensidade da força Maior momento da força Maior efeito de rotação Maior braço Maior momento da força Maior efeito de rotação

7 Efeito de rotação das forças Uma força de pequena intensidade pode ter o mesmo efeito rotativo que uma força mais intensa, desde que seja aplicada a uma distância maior do eixo de rotação. Os puxadores estão o mais afastados possível das dobradiças. Porquê?

8 Efeito de rotação das forças O efeito de rotação de uma força é máximo quando a força atua perpendicularmente ao eixo de rotação. Os puxadores são colocados perpendicularmente às portas. Porquê? d (A) > d (B) d (A) d (B)

9 Efeito de rotação das forças Qual das forças produz maior efeito de rotação? F1F1 F2F2 F3F3

10 Torquímetros Torquímetros Torquímetros são aparelhos usados para apertar parafusos que requerem um torque exato. Os dentistas usam um aparelho semelhante, porém menor, para aparafusar a base de um implante dentário.

11 alavanca Dêem-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo. Arquimedes

12 Alavancas a resistência a potência Uma alavanca é uma máquina simples. Consiste numa barra rígida que gira em torno de um eixo ou ponto fixo, o fulcro, na qual são aplicadas duas forças: a força que se pretende vencer, a resistência, e a força que é necessário exercer para vencer a primeira, a potência. Esquema de uma Alavanca

13 Alavancas Uma alavanca está em equilíbrio quando os momentos das duas forças, potente e resistente, são iguais: Quanto maior for o braço da força potente relativamente ao braço da força resistente, menor será a intensidade da força potente a exercer para equilibrar a alavanca. M resistência = M potência F 1 d 1 = F 2 d 2 M resistência = M potência F 1 d 1 = F 2 d 2

14 Eixo fixo Força resistente Força Potente Quanto mais longe do eixo fixo exercemos a força, mais facilmente partimos a noz. Alavancas e suas aplicações práticas

15 A extremidade do remo que seguramos deve estar mais próxima ou mais afastada do eixo fixo? O remo é usado para movimentar o barco. Onde está localizado o ponto de apoio da alavanca? Alavancas e suas aplicações práticas

16

17 FIM


Carregar ppt "Unidade I – Em trânsito Tema: As forças e a rotação dos corpos CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS 9ºANO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google