A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceito de Força Caraterização de uma força Efeitos das forças nos corpos Resultante de um sistema de forças.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceito de Força Caraterização de uma força Efeitos das forças nos corpos Resultante de um sistema de forças."— Transcrição da apresentação:

1 Conceito de Força Caraterização de uma força Efeitos das forças nos corpos Resultante de um sistema de forças

2 O que é uma força? Podemos ver as forças? Como actuam as forças? Como se caracterizam as forças? Como se podem representar as forças? Ciências Físico-Químicas | 9º ano de escolaridade 2 Docente Marília Silva Soares | Ano letivo 2011/2012 AS FORÇAS E OS SEUS EFEITOS

3 Ciências Físico-Químicas | 9º ano de escolaridade 3 Docente Marília Silva Soares | Ano letivo 2011/2012 AS FORÇAS E OS SEUS EFEITOS CONCEITO DE FORÇA É toda a causa capaz de provocar o movimento de um corpo que estava em repouso, de alterar o estado de movimento ou provocar a sua deformação. As forças resultam de interações entre corpos, que podem ser de contato ou de ação à distância, como por exemplo, forças gravitacionais ou magnéticas. É toda a causa capaz de provocar o movimento de um corpo que estava em repouso, de alterar o estado de movimento ou provocar a sua deformação. As forças resultam de interações entre corpos, que podem ser de contato ou de ação à distância, como por exemplo, forças gravitacionais ou magnéticas.

4 Ciências Físico-Químicas | 9º ano de escolaridade 4 Docente Marília Silva Soares | Ano letivo 2011/2012 AS FORÇAS E OS SEUS EFEITOS CONCEITO DE FORÇA A unidade SI, de força é o newton que se representa-se por N, (embora por vezes se utilize o kilograma-força (kgf)) e o instrumento utilizado na sua medição, o Dinamómetro. Podemos relacionar o newton e o kilograma- força da seguinte forma: 1 kgf = 9,8 N O vector representa uma força de direcção vertical, sentido de cima para baixo e intensidade 5 N.

5 Ciências Físico-Químicas | 9º ano de escolaridade 5 Docente Marília Silva Soares | Ano letivo 2011/2012 AS FORÇAS E OS SEUS EFEITOS Intensidade, F Ponto de aplicação Direcção – horizontal Sentido - positivo 1N ELEMENTOS QUE CARATERIZAM UMA FORÇA Direção – a da reta segundo a qual a força atua; essa reta designa-se por linha de ação da força; Sentido – indica a orientação da força numa dada direção; em cada direção temos dois sentidos; Intensidade – o valor da frorça acompanhado da respetiva unidade; Ponto de aplicação – o ponto onde a força atua. Direção – a da reta segundo a qual a força atua; essa reta designa-se por linha de ação da força; Sentido – indica a orientação da força numa dada direção; em cada direção temos dois sentidos; Intensidade – o valor da frorça acompanhado da respetiva unidade; Ponto de aplicação – o ponto onde a força atua. A Força,, é uma grandeza vectorial caracterizada por: - sua intensidade ou valor; - pelo sentido, - pela direcção; - ponto de aplicação (ponto onde a força actua).

6 Ciências Físico-Químicas | 9º ano de escolaridade 6 Docente Marília Silva Soares | Ano letivo 2011/2012 AS FORÇAS E OS SEUS EFEITOS EFEITOS DAS FORÇAS Embora as forças não se vejam, podemos ver os seus efeitos quando… Moldamos um pedaço de plasticina; Esmagamos uma garrafa de água; Empurramos um objeto; Aproximamos um íman de um clipe; Chutamos a bola, no jogo de futebol; Ao aplicarmos forças estamos a… A deformar o objeto; A alterar o seu estado de movimento ou de repouso.

7 Ciências Físico-Químicas | 9º ano de escolaridade 7 Docente Marília Silva Soares | Ano letivo 2011/2012 AS FORÇAS E OS SEUS EFEITOS RESULTANTE DE UM SISTEMA DE FORÇAS Quando sobre um corpo atuam várias forças, dizemos que o corpo está sujeito a um sistema de forças, a que corresponde uma força resultante,. A força resultante, do conjunto de forças que actuam num corpo é a força única equivalente a todas as forças desse conjunto. 1)Mesma direcção e mesmo sentido 2)Mesma direcção e sentidos opostos 3)Direções perpendiculares 4) Direções não perpendiculares 90º

8 Ciências Físico-Químicas | 9º ano de escolaridade 8 Docente Marília Silva Soares | Ano letivo 2011/2012 AS FORÇAS E OS SEUS EFEITOS RESULTANTE DE UM SISTEMA DE FORÇAS Fr = F1+F2 1) Forças com a mesma direcção e o mesmo sentido F1 F2 F1 Fr Neste caso a força resultante tem: Direção – a mesma das forças componentes; Sentido – o mesmo das forças componentes; Intensidade – igual à soma das intensidades das forças componentes.

9 Ciências Físico-Químicas | 9º ano de escolaridade 9 Docente Marília Silva Soares | Ano letivo 2011/2012 AS FORÇAS E OS SEUS EFEITOS RESULTANTE DE UM SISTEMA DE FORÇAS F3 F4 Fr F3 F4 2) Forças com a mesma direcção e sentidos opostos Fr = F4 - F3 F F Neste caso a força resultante tem: Direção – a mesma das forças componentes; Sentido – o da componente de maior intensidade.; Intensidade – igual à diferença das intensidades das forças componentes

10 Ciências Físico-Químicas | 9º ano de escolaridade 10 Docente Marília Silva Soares | Ano letivo 2011/2012 AS FORÇAS E OS SEUS EFEITOS RESULTANTE DE UM SISTEMA DE FORÇAS 3) Forças direcções perpendiculares 90º F5F5 F6F6 F5F5 F6F6 Fr Regra do paralelogramo Neste caso a força resultante tem: Direção e sentido– determinados graficamente pela regra do paralelogramo. Intensidade – uma vez que estamos perante duas forças que fazem entre si um ângulo de 90º, a intensidade da força resultante pode ser determinada pelo Teorema de Pitágoras.

11 Ciências Físico-Químicas | 9º ano de escolaridade 11 Docente Marília Silva Soares | Ano letivo 2011/2012 AS FORÇAS E OS SEUS EFEITOS RESULTANTE DE UM SISTEMA DE FORÇAS 4) Forças direcções não perpendiculares perpendiculares F5F5 F6F6 F5F5 F6F6 Fr Neste caso a força resultante tem: Direção e sentido– determinados graficamente pela regra do paralelogramo. Intensidade – só conseguirás determinar com a ajuda do esquema que traçaste no papel milimétrico e de uma régua.


Carregar ppt "Conceito de Força Caraterização de uma força Efeitos das forças nos corpos Resultante de um sistema de forças."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google