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AS FORÇAS E OS SEUS EFEITOS

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Apresentação em tema: "AS FORÇAS E OS SEUS EFEITOS"— Transcrição da apresentação:

1 AS FORÇAS E OS SEUS EFEITOS
Conceito de Força Caraterização de uma força Efeitos das forças nos corpos Resultante de um sistema de forças

2 Como se caracterizam as forças? Como se podem representar as forças?
AS FORÇAS E OS SEUS EFEITOS O que é uma força? Podemos ver as forças? Como actuam as forças? Como se caracterizam as forças? Como se podem representar as forças? Ciências Físico-Químicas | 9º ano de escolaridade Docente Marília Silva Soares | Ano letivo 2011/2012

3 CONCEITO DE FORÇA AS FORÇAS E OS SEUS EFEITOS
É toda a causa capaz de provocar o movimento de um corpo que estava em repouso, de alterar o estado de movimento ou provocar a sua deformação. As forças resultam de interações entre corpos, que podem ser de contato ou de ação à distância, como por exemplo, forças gravitacionais ou magnéticas. Ciências Físico-Químicas | 9º ano de escolaridade Docente Marília Silva Soares | Ano letivo 2011/2012

4 CONCEITO DE FORÇA AS FORÇAS E OS SEUS EFEITOS
A unidade SI, de força é o newton que se representa-se por N, (embora por vezes se utilize o kilograma-força (kgf)) e o instrumento utilizado na sua medição, o Dinamómetro. Podemos relacionar o newton e o kilograma-força da seguinte forma: 1 kgf = 9,8 N O vector representa uma força de direcção vertical, sentido de cima para baixo e intensidade 5 N. Ciências Físico-Químicas | 9º ano de escolaridade Docente Marília Silva Soares | Ano letivo 2011/2012

5 1N ELEMENTOS QUE CARATERIZAM UMA FORÇA AS FORÇAS E OS SEUS EFEITOS
A Força, , é uma grandeza vectorial caracterizada por: sua intensidade ou valor; pelo sentido, pela direcção; ponto de aplicação (ponto onde a força actua). 1N Intensidade, F Ponto de aplicação Direcção – horizontal Sentido - positivo Direção – a da reta segundo a qual a força atua; essa reta designa-se por linha de ação da força; Sentido – indica a orientação da força numa dada direção; em cada direção temos dois sentidos; Intensidade – o valor da frorça acompanhado da respetiva unidade; Ponto de aplicação – o ponto onde a força atua. Ciências Físico-Químicas | 9º ano de escolaridade Docente Marília Silva Soares | Ano letivo 2011/2012

6 EFEITOS DAS FORÇAS AS FORÇAS E OS SEUS EFEITOS
Embora as forças não se vejam, podemos ver os seus efeitos quando… Moldamos um pedaço de plasticina; Esmagamos uma garrafa de água; Empurramos um objeto; Aproximamos um íman de um clipe; Chutamos a bola, no jogo de futebol; Ao aplicarmos forças estamos a… A deformar o objeto; A alterar o seu estado de movimento ou de repouso. Ciências Físico-Químicas | 9º ano de escolaridade Docente Marília Silva Soares | Ano letivo 2011/2012

7 RESULTANTE DE UM SISTEMA DE FORÇAS
AS FORÇAS E OS SEUS EFEITOS RESULTANTE DE UM SISTEMA DE FORÇAS Quando sobre um corpo atuam várias forças, dizemos que o corpo está sujeito a um sistema de forças, a que corresponde uma força resultante, A força resultante, do conjunto de forças que actuam num corpo é a força única equivalente a todas as forças desse conjunto. Mesma direcção e mesmo sentido Mesma direcção e sentidos opostos Direções perpendiculares Direções não perpendiculares 90º Ciências Físico-Químicas | 9º ano de escolaridade Docente Marília Silva Soares | Ano letivo 2011/2012

8 Fr Fr = F1+F2 F2 RESULTANTE DE UM SISTEMA DE FORÇAS F1
AS FORÇAS E OS SEUS EFEITOS RESULTANTE DE UM SISTEMA DE FORÇAS 1) Forças com a mesma direcção e o mesmo sentido F1 F2 Fr Neste caso a força resultante tem: Direção – a mesma das forças componentes; Sentido – o mesmo das forças componentes; Intensidade – igual à soma das intensidades das forças componentes. Fr = F1+F2 Ciências Físico-Químicas | 9º ano de escolaridade Docente Marília Silva Soares | Ano letivo 2011/2012

9 F3 F4 Fr Fr = F4 - F3 F RESULTANTE DE UM SISTEMA DE FORÇAS
AS FORÇAS E OS SEUS EFEITOS RESULTANTE DE UM SISTEMA DE FORÇAS 2) Forças com a mesma direcção e sentidos opostos Neste caso a força resultante tem: Direção – a mesma das forças componentes; Sentido – o da componente de maior intensidade.; Intensidade – igual à diferença das intensidades das forças componentes F3 F4 Fr F Fr = F4 - F3 Ciências Físico-Químicas | 9º ano de escolaridade Docente Marília Silva Soares | Ano letivo 2011/2012

10 F6 Fr F6 F5 F5 RESULTANTE DE UM SISTEMA DE FORÇAS
AS FORÇAS E OS SEUS EFEITOS RESULTANTE DE UM SISTEMA DE FORÇAS 3) Forças direcções perpendiculares 90º F5 F6 90º F5 F6 Fr Regra do paralelogramo Neste caso a força resultante tem: Direção e sentido– determinados graficamente pela regra do paralelogramo. Intensidade – uma vez que estamos perante duas forças que fazem entre si um ângulo de 90º, a intensidade da força resultante pode ser determinada pelo Teorema de Pitágoras. Ciências Físico-Químicas | 9º ano de escolaridade Docente Marília Silva Soares | Ano letivo 2011/2012

11 F6 Fr F6 F5 F5 RESULTANTE DE UM SISTEMA DE FORÇAS
AS FORÇAS E OS SEUS EFEITOS RESULTANTE DE UM SISTEMA DE FORÇAS 4) Forças direcções não perpendiculares perpendiculares F5 F6 F5 F6 Fr Neste caso a força resultante tem: Direção e sentido– determinados graficamente pela regra do paralelogramo. Intensidade – só conseguirás determinar com a ajuda do esquema que traçaste no papel milimétrico e de uma régua. Ciências Físico-Químicas | 9º ano de escolaridade Docente Marília Silva Soares | Ano letivo 2011/2012


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