A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Movimentos TRAJECTÓRIA - linha imaginária que une as sucessivas posições ocupadas por um corpo que se move ao longo do tempo TRAJECTÓRIAS RectilíneasCurvilíneas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Movimentos TRAJECTÓRIA - linha imaginária que une as sucessivas posições ocupadas por um corpo que se move ao longo do tempo TRAJECTÓRIAS RectilíneasCurvilíneas."— Transcrição da apresentação:

1

2 Movimentos TRAJECTÓRIA - linha imaginária que une as sucessivas posições ocupadas por um corpo que se move ao longo do tempo TRAJECTÓRIAS RectilíneasCurvilíneas

3 DISTÂNCIA PERCORRIDA Corresponde ao comprimento total do trajecto.

4 d – DISTÂNCIA PERCORRIDA d = d = 730 m 100 m 140 m 200 m 70 m 150 m 70 m Carrega 4 vezes

5 RAPIDEZ MÉDIA r m - Rapidez média ( m / s ) d - distância percorrida ( m ) t - tempo ( s ) d r m = t d

6 A velocidade de um corpo é uma grandeza física que indica: - se o corpo se move mais depressa ou mais devagar; - a direcção do movimento do corpo; - o sentido do movimento, isto é, para que lado se move o corpo.

7 A velocidade média calcula-se dividindo a distância percorrida pelo tempo que demora a percorrê-la:

8 O que são forças?

9 Para haver força é preciso um corpo que exerça a força e outro onde essa força seja exercida. As forças traduzem interacções entre corpos.

10 Os efeitos das forças podem ser: Deformação dos corpos; Alteração do valor da sua velocidade; Alteração da direcção do movimento.

11 A força é uma grandeza física que se representa por um vector. Uma força tem valor, direcção e sentido. Direcção – horizontal Sentido – De A para B Intensidade – 10 N Ponto de aplicação - A A B 2 N

12 Os dinamómetros medem forças. A unidade de força no SI é o newton (N).

13 Que tipos de forças existem no dia-a-dia?

14 Exemplos: Forças eléctricas – balão de borracha a atrair pedacinhos de papel. Forças magnéticas – íman a atrair um clip.

15 Forças gravíticas As forças gravíticas são sempre atractivas. São universais porque exercem-se em todos os locais do Universo.

16 As forças gravíticas exercidas pela Terra sobre os corpos, apontam para o centro da Terra.

17 Porque rodam os planetas em volta do Sol? Devido à força gravítica que o Sol exerce sobre os planetas.

18 Porque não cai a Lua para a Terra? A Lua não cai para a Terra porque além da força gravítica, tem uma velocidade adequada.

19 Por que existem marés? As marés são provocadas por forças gravíticas.

20


Carregar ppt "Movimentos TRAJECTÓRIA - linha imaginária que une as sucessivas posições ocupadas por um corpo que se move ao longo do tempo TRAJECTÓRIAS RectilíneasCurvilíneas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google