A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Planeta Terra forças Professora Paula Melo Silva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Planeta Terra forças Professora Paula Melo Silva."— Transcrição da apresentação:

1 O Planeta Terra forças Professora Paula Melo Silva

2 Manual - Forças No jogo de bowling, depois de lançada a bola, a sua trajetória é uma linha reta. Uma forma de modificar a trajetória retilínea da bola seria interagir com ela de forma que mudasse a sua trajetória. Todos os corpos ou estão parados ou movem-se em linha reta, com rapidez constante, a não ser que sobre eles seja exercida uma força.

3 Manual - Força de atração gravitacional
O único modo de explicar a forma elíptica da trajetória dos planetas é considerar que, sobre cada um deles, atua uma força que os faz curvar e ter essa trajetória. Esta força, que explica a forma elíptica da trajetória dos planetas, designa-se por força de atração gravitacional.

4 Manual - Força de atração gravitacional
A força de atração gravitacional foi matematicamente estabelecida no fim do século XVII pelo cientista inglês Isaac Newton ( ) segundo uma lei designada por Lei de Gravitação Universal. De acordo com esta lei, dois corpos atraem-se exercendo, um sobre o outro, uma força gravitacional cujo valor depende das massas dos corpos e da distância que os separa.

5 Manual - Força de atração gravitacional
Quanto maior for a massa dos corpos, que se encontram a uma dada distância, maior será a atração gravitacional entre eles.

6 Manual - Força de atração gravitacional
Quanto maior for a distância entre corpos, menor será a atração gravitacional entre eles.

7 Manual - Força de atração gravitacional
A Lei de Gravitação Universal aplica-se não só aos objetos celestes como também a todos e quaisquer corpos que possuam massa. Quaisquer dois corpos, pelo facto de terem massa, são capazes de exercer um sobre o outro forças de atração gravitacional.

8 Manual - Marés Um outro fenómeno que e explicado pela força de atração gravitacional é o efeito de maré. As marés são movimentos periódicos das massas de água dos mares e oceanos devidos à atração gravitacional que a Lua e o Sol exercem sobre a água. Quando o nível da água sobe e atinge o nível mais alto, ocorre uma maré cheia ou maré alta (preia-mar). Quando o nível da água desce e atinge o nível mais baixo, ocorre uma maré vaza ou maré baixa (baixa-mar).

9 Manual - Marés Observam-se, alternadamente, duas marés altas e duas marés baixas por dia. Na tabela podes ver as variações do nível das águas do mar durante o mês de dezembro de 2011, no porto de Lisboa.

10 Ao longo do ano, podemos observar, por vezes, as chamadas marés vivas.
Manual - Marés vivas Ao longo do ano, podemos observar, por vezes, as chamadas marés vivas. Estas ocorrem quando a Lua se encontra na fase de lua nova ou na fase de lua cheia. Nessas alturas, a atração gravitacional da Lua e do Sol sobre a Terra reforça-se e a variação do nível da água é maior.

11 Movimento e força Força gravítica Manual - Síntese de conteúdos
Todos os corpos ou estão parados ou movem-se em linha reta, com rapidez constante, a não ser que sobre eles seja exercida uma força. Movimento e força As forças gravitacionais que dois corpos exercem entre si dependem das massas dos corpos e da distância que os separa. Força gravítica

12 Manual - Síntese de conteúdos
Quanto maior for a massa dos corpos, maior será a atração gravitacional entre eles. Quanto maior for a distância entre os corpos, menor será a atração gravitacional entre eles. As marés são movimentos periódicos das massas de água dos mares e oceanos devidos à atração gravitacional que a Lua e o Sol exercem sobre a água.

13 Existem, em geral, duas marés altas e duas marés baixas por dia.
Manual - Síntese de conteúdos Existem, em geral, duas marés altas e duas marés baixas por dia. As chamadas marés vivas ocorrem quando a Lua se encontra na fase de lua nova ou na fase de lua cheia.


Carregar ppt "O Planeta Terra forças Professora Paula Melo Silva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google