A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE SE ENTENDE POR GEOGRAFIA?. ULTRAPASSAR A PRÓPRIA GÊNESE DA PALAVRA. TERRA = GEO; DESCRIÇÃO = GRAFIA OBJETO PRINCIPAL PARA ANÁLISE: ESPAÇO GEOGRÁFICO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE SE ENTENDE POR GEOGRAFIA?. ULTRAPASSAR A PRÓPRIA GÊNESE DA PALAVRA. TERRA = GEO; DESCRIÇÃO = GRAFIA OBJETO PRINCIPAL PARA ANÁLISE: ESPAÇO GEOGRÁFICO."— Transcrição da apresentação:

1 O QUE SE ENTENDE POR GEOGRAFIA?

2 ULTRAPASSAR A PRÓPRIA GÊNESE DA PALAVRA. TERRA = GEO; DESCRIÇÃO = GRAFIA OBJETO PRINCIPAL PARA ANÁLISE: ESPAÇO GEOGRÁFICO

3 O cerne desta ciência está no espaço geográfico (OBJETO DE ESTUDO), fruto do trabalho humano na necessária e perpétua luta dos seres humanos pela sobrevivência.

4 O HOMEM USA, DESTRÓI/CONSTRÓI/MODIFICA A SI E A NATUREZA O HOMEM FAZ GEOGRAFIA À MEDIDA QUE SE FAZ HUMANO, SER SOCIAL

5 * RELAÇÃO ENTRE SOCIEDADE E NATUREZA É INDISSOCIÁVEL/ETERNA ENTENDER EM PRIMEIRO LUGAR: COMO E PORQUE OS SERES HUMANOS MODIFICAM OS ESPAÇOS QUE HABITAM CONFORME AS RELAÇÕES SOCIAIS QUE ESTABELECEM ENTRE SI

6 ENTENDER A DIMÂNICA SOCIAL É PONTO FUNDAMENTAL DESAFIO: ROMPER COM AS VISÕES DE QUE GEOGRAFIA SÓ SE FAZ NA HORA DA AULA.

7 * Não existe relação que se dê fora do espaço, que prescinda da natureza. * A Geografia existe desde sempre, e nós a fazemos diariamente.

8 CUIDADO: NÃO SOBRECARREGAR OS ALUNOS COM MILHÕES DE INFORMAÇÕES QUE SÃO INULTIMENTE DECORADOS.

9 LEMBREM-SE: O problema não são os conteúdos (falta/excesso) mas a construção de um conhecimento/educação mais democrático(a)/consciente/justo(a), que compreenda a história dos homens em suas ideologias, comportamentos políticos e na dialética da vida.

10 O ESPAÇO GEOGRÁFICO REFLETE NOSSAS INTENCIONALIDADES E CONFLITOS.

11 ALFABETIZAR O ALUNO EM GEOGRAFIA; COMPREENDER A LEITURA- ENTENDIMENTO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO (PRÓXIMO OU DISTANTE);

12 COMO CONSTRUIR CONCEITOS/NOÇÕES BÁSICAS DO VOCABULÁRIO ESPECÍFICO DA GEOGRAFIA SEM RECORRER A MEMORIZAÇÃO? - QUAIS SÃO ESSAS NOÇÕES BÁSICAS? - COMO EVITAR A MEMORIZAÇÃO DESSAS NOÇÕES?

13 QUESTIONAR TEMAS TÍPICOS COBRADOS EM SÉRIES ESPECÍFICAS; A GEOGRAFIA TEM O PAPEL FUNDAMENTAL NESSA LEITURA MAIS CRÍTICA, POIS TEM NOS ASSUNTOS DO MUNDO A SUA MATÉRIA PRIMA;

14 * A simples vivência no mundo não nos transforma em cidadãos críticos. * É fundamental trabalhar as escalas geográficas: local, municipal, regional, estadual, nacional, internacional.

15 * Aniquilar a simples memorização para construir noções espaciais que estimulem o senso crítico e a criatividade, originando aulas mais participativas. * Superar a dicotomia homem/natureza, já que o espaço é um TODO (holismo).

16 Trabalhar numa perspectiva de interdisciplinaridade ou até mesmo de transdisciplinaridade.

17 1 –PAISAGEM A GEOGRAFIA TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER A VIDA DE CADA UM DE NÓS DESVENDANDO OS SENTIDOS, OS PORQUÊS DAS PAISAGENS EM QUE VIVEMOS E VEMOS SEREM COMO SÃO;

18 * Entender a lógica que está inserida em cada paisagem * Como ela foi construída? Por que ela é assim? * É preciso romper com a simples visualização/descrição conformista das paisagens.

19 2 – CONSTRUÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL É NECESSÁRIO QUE PARTAMOS DAS PAISAGENS VISÍVEIS E NÃO DOS CONCEITOS; Os conteúdos devem propiciar a construção de conceitos, através das relações cotidianas, experenciadas.

20 3 – A QUESTÃO AMBIENTAL O PAPEL DA DISCUSSÃO AMBIENTAL, COM FONTE ATUAÇÃO NO MOMENTO DA SOCIEDADE ATUAL; DEVE-SE VER NO DESEQUILÍBRIO AMBIENTAL NÃO SÓ UM DESEQUILÍBRIO HOMEM-NATUREZA, MAS, SOBRETUDO, UM DESEQUILÍBRIO ENTRE OS SERES HUMANOS.

21 * É necessário ainda colocar as relações subumanas em que muitos trabalham e/ou vivem, dando ênfase também ao PROCESSO HISTÓRICO. * Colocar as ideologias do sistema capitalistas que impulsionam uma minoria que obtém lucro com o descaso/destruição do meio ambiente.

22 4 – DESIGUALDADES SOCIAIS A EXISTÊNCIA DE CLASSES SOCIAIS EM QUALQUER SOCIEDADE QUE TÊM INTERESSES DISTINTOS E, POR ISSO, ENTRAM EM CONFLITO;

23 * É impossível entender os espaços geográficos sem perceber a conflitividade das sociedades modernas.

24 5 –CARTOGRAFIA A VISUALIZAÇÃO-LEITURA DE MAPAS É UMA NECESSIDADE CONSTANTE; ESSAS DIFERENÇAS É QUE GERAM MUITAS VEZES MUDANÇA NO ESPAÇO GEOGRÁFICO, CONSTROEM FRONTEIRAS.

25 * Explorar mapas, bem como fotos e imagens – seja de TV ou de revistas – é uma matéria prima fundamental para o estudo da geografia. * Deve-se levar esses recursos didáticos para a sala de aula, expô-los na biblioteca sem deixá-los enrolados nas estantes.

26 6- PROCESSO HISTÓRICO É preciso falar que o espaço geográfico não pode ser considerado como algo estático/imutável que não foi uma construção produzida pelos próprios homens, sejam eles moradores ou não deste país.

27 * Para entender qualquer fenômeno geográfico, é necessário compreender os fatores que o geraram. * Muitas vezes, também se faz necessário entender as razões, as explicações que origem a existência dos fatos.

28 7 - LUGAR/ESCALAS GEOGRÁFICAS COMPARAR CONSTANTEMENTE AS DIFERENÇAS ENTRE OS LOCAIS NATURAIS E SOCIAIS. NA GEOGRAFIA NÃO EXISTE O ESTÁTICO E O IMUTÁVEL.

29 * Nesse sentido, nem sempre é de grande valia procurar fazer homogeneizações, padronizações, classificações de espaços. * Construir com os alunos a ideia de que as diferenças é que geram, muitas vezes, mudanças nos espaços geográficos e constroem fronteiras.

30 * As diferenças nos enriquecem, portanto estudar geografia de uma pequena localidade é entendê-la em suas particularidades, inserindo-a na realidade de mundo como um todo. * Estudar a geografia do mundo é procurar constantemente as maneiras pelas quais os diferentes lugares se combinam.

31 8 – TERRITÓRIO A GEOGRAFIA É FEITA NO DIA A DIA (AÇÕES DO HOMEM SOBRE O ESPAÇO); Nessas ações construímos nossos territórios e nossas territorialidades, através de decisões governamentais ou dos grandes grupos econômicos, ideologias do sistema econômico vigente no mundo, geopolíticas...

32 9 – ESPAÇO SOCIAL/NATURAL A geografia é uma ciência social que prima pela relação entre os homens na construção de seu espaço de vivência, levando- se em conta o meio natural, onde essa realidade espacial é concretizadas ao longo da história.

33 Nessa questão deve-se levar em consideração ainda que as fronteiras e os espaços são construções humanas, por isso são provisórias, repletas de interesses e conflitos. Dentro dessa ideologia as fronteiras separam o que está tão perto, tão longe, os sonhos e a realidade das pessoas na dialética da vida.

34 10 – DIVERSIDADE CULTURAL FAVELAS, CORTIÇOS, VILAS, TUDO QUE VEMOS SÃO MANIFESTAÇÕES GEOGRÁFICAS, TERRITORIAIS DA SEGREGAÇÃO ECONÔMICA E SOCIAL, ESTE É FUNDAMENTAL PARA ENTENDER A LÓGICA DE ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO;

35 * Priorizar o social é, pois, absolutamente fundamental para entender o espaço. * A GEOGRAFIA DEVE CUIDAR PARA NÃO NATURALIZAR O SOCIAL.

36 11- SINGULARIDADE/PARTICULARIDADES É NECESSÁRIO PRIORIZAR AS DIFERENÇAS PARA EVITAR A MONOTONIA E O PERIGO DE TRILHARMOS SEMPRE PELO CAMINHO MAIS FÁCIL DAS SEMELHANÇAS.

37 * TODA GENERALIZAÇÃO PODE SIMPLIFICAR UMA REALIDADE QUE SEMPRE É COMPLEXA.

38 12 – INTERDEPENDÊNCIA CADA LUGAR CORRESPONDE/EXIGE A ADOÇÃO DE CERTAS REGRAS E COMPORTAMENTOS QUE FAZ OS LUGARES ASSUMIREM FORMAS COMPORTAMENTAIS DIFERENTES DA SOCIEDADE.

39 * A Geografia precisa procurar entender as paisagens e desvendar os significados dos lugares. * Os lugares apresentam uma hierarquia de valores e sensações, nem sempre democráticos e agradáveis.

40 Como nos apropriamos dos lugares e os transformamos?

41 * CADA SOCIEDADE PRODUZ UMA GEOGRAFIA DE ACORDO COM SEUS OBJETIVOS E MAIS IMPORTANTE DO QUE LOCALIZAR É RELACIONAR OS LUGARES E AS SOCIEDADES QUE ALI HABITAM, SEMPRE TENDO EM MENTE A GLOBALIZAÇÃO DA SOCIEDADE MUNDIAL QUE CADA VEZ MAIS SE INTEGRA.

42 * A GEOGRAFIA DEVE SER UM INSTRUMENTO ÚTIL DE LEITURA DO MUNDO NO INTUITO DE CONSTRUIR NÃO SÓ UMA ESCOLA COMO UMA SOCIEDADE MAIS CRÍTICA E INDIGNADA CONTRA TODA E QUALQUER MISÉRIA HUMANA.


Carregar ppt "O QUE SE ENTENDE POR GEOGRAFIA?. ULTRAPASSAR A PRÓPRIA GÊNESE DA PALAVRA. TERRA = GEO; DESCRIÇÃO = GRAFIA OBJETO PRINCIPAL PARA ANÁLISE: ESPAÇO GEOGRÁFICO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google