A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Júpiter e Antíope, Museum voor Schone Kunsten, Ghent, Bélgica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Júpiter e Antíope, Museum voor Schone Kunsten, Ghent, Bélgica."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4 Júpiter e Antíope, Museum voor Schone Kunsten, Ghent, Bélgica

5 Susana e os Anciãos, Alte Pinakothek, Munique, Alemanha Anthony van Dyck nasce vinte anos depois de Rubens e morre logo depois dele. É seu aluno directo e colaborador. Aos vinte anos de idade, faz estágio em Londres, na corte de Carlos I. Em 1621, está em Génova; depois em Roma, Florença, Veneza e Turim. Em contacto com a pintura italiana, dá preferência a Ticiano e a Correggio. O seu amor pelo retrato, que promana da melhor tradição flamenga, devia aperfeiçoar-se na Inglaterra, principalmente depois de 1630, quando, por iniciativa de Carlos I, é nomeado pintor da corte.

6 1623, Marquesa Elena Grimaldi, National Gallery of Art, Washington, DC, USA Mas, desde o período genovês, van Dyck havia dado provas soberbas, com retratos de corpo inteiro, em tamanho natural; firmes, no domínio decoroso dos gestos; agudissimos, em sentido psicológico, os lineamentos dos semblantes pálidos e das mãos luminosas. O belo retrato da Marquesa Grimaldi (Washington, Galeria Nacional), onde a figura se move no fausto dum ambiente que o servo mouro exalta, sustentando o alto guarda-sol vermelho e ainda outros retratos do artista são de implantação imponente. Neste, a senhora detém-se, no seu lento caminhar,atenta à aparência grandiosa do vestido de veludo, sobre o qual floresce a fisionomia vagamente pensativa, e do qual se destaca o gesto artificioso das mãos.

7 1629 – A Visão de Santo António, Pinacoteca, Roma, Cidade do Vaticano

8 1632, Auto- Retrato com um Girassol - Colecção Particular

9 Carlos I e a Rainha Henrietta Maria com Carlos, Príncipe de Gales, e a Pricesa Maria, Buckingham Palace, Colecção Real, UK

10 1635, Carlos I, Rei de Inglaterra, na Caça Louvre, Paris, França A realeza de Carlos I é inteiramente exaltada no Retrato de Carlos I ( Paris, Louvre ), obra emocionante pela síntese feliz dos módulos e dos elementos imponderáveis de espontaneidade. A sigla da implantação está fixada no passo, na linha do braço ao lado e no voltar-se repentino da cabeça que sustenta o chapéu de abas largas, negras, em função da coroa real. Anthony van Dick abandona- se à magia sérica do crepúsculo longínquo, das árvores contra a luz, do bosque cálido, do cavalo munido de crineira cor de ouro, para inflamar os brancos-azuis, os vermelhos, os louros do traje de caça do soberano com pinceladas impregnadas de luz, superpostas, para transparência.

11 ,Retrato Equestre de Carlos I, Rei de Inglaterra, Museu do Prado, Madrid, Espanha

12 , Carlos I em Três Posições – Castelo de Windsor, Colecção Real, UK

13 1637, Os Filhos de Carlos I – Castelo de Windsor, Colecção Real, UK

14 São também desta época os encantadores retratos infantis como o conhecido de Os Filhos de Carlos I ( Turim, Galeria Sabauda ). Aqui, no esplendor sérico das roupagens claras das crianças, do pelame do cachorro, do tapete e das flores, da própria paisagem que serve de fundo, põe-se em relevo a timidez fisionómica das crianças quase estupefactas por aquela grande pose. A maior experiência retratística é executada por van Dyck em Londres, não somente para a corte, mas também para uma ampla coorte de nobres e dignitários – todos ansiosos por ver, transfigurado no módulo de elegância, senhorilidade e destaque vandyckiano, o próprio semblante de aspecto costumeiro. Deste retrato, ou de outros, de van Dyck recebeu impulso toda a retratística inglesa do setecentismo.

15 1638, Retrato de uma Rapariga como Erminia Acompanhada por Cupido, Colecção do Duque de Marlborough, Oxfordshire, UK

16 1639 – 1640, Cupido e Psique, Colecção Real, Castelo de Windsor, Londres, UK

17 Créditos: Fundo musical: Serenata - Enrico Toselli ( ) Pesquisa e produção: Anabela de Araújo e Mario Capelluto Formatação: Anabela de Araújo

18


Carregar ppt "Júpiter e Antíope, Museum voor Schone Kunsten, Ghent, Bélgica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google