A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DDA – DÉBITO DIRETO AUTORIZADO Informações básicas e procedimentos operacionais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DDA – DÉBITO DIRETO AUTORIZADO Informações básicas e procedimentos operacionais."— Transcrição da apresentação:

1 DDA – DÉBITO DIRETO AUTORIZADO Informações básicas e procedimentos operacionais

2 O que é DDA? Sistema que permitirá aos associados (PF e PJ) acessar de forma eletrônica (SicoobNet e ATM) suas contas a pagar, sem que precisem recebê- las impressas. As contas que podem ser visualizadas pelo DDA são as cobradas por boleto bancário. Ao acessar as cobranças, o associado poderá pagá-las pelos meios eletrônicos, uma vez que o débito não é automático.

3 Quais contas podem ser incluídas no DDA? Apenas boletos de cobrança REGISTRADOS; –Ex.: boleto de condomínio, escola, etc. No início, não estarão no DDA: –Arrecadação de tributos; Ex: IPTU, IPVA, etc. –Convênios; Ex: conta de água, luz, gás e telefone.

4 Como funciona o DDA? O associado se cadastra como sacado eletrônico no Sicoob. (os procedimentos operacionais serão apresentados mais adiante) A partir daí, será possível visualizar eletronicamente (SicoobNet e ATM) todos os boletos REGISTRADOS emitidos em seu nome. Em um primeiro momento, não será possível o cadastramento de agregados no Sicoob. Ex: o pai é o responsável pelo pagamento do boleto emitido em nome do filho.

5 Quais os benefícios do DDA? Para quem paga (sacado): –Certeza do recebimento do boleto; –Conveniência para visualizar e pagar os boletos nos canais eletrônicos, onde quer que esteja; –Maior controle das contas a pagar. Para quem cobra (cedente): –Maior controle das cobranças a partir do seu registro; –Rapidez e certeza na entrega da cobrança; –Diminuição de fraudes.

6 O DDA no contexto da SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL Anualmente, o DDA será responsável pela economia de: – árvores; –1 bilhão de litros de água; –46 milhões de kW/hora; –Deixam de ser emitidos milhões de quilogramas de dióxido de carbono. Fonte: FEBRABAN.

7 Procedimentos Operacionais O cadastramento do associado como sacado eletrônico, ou seja, sua adesão ao DDA, poderá ser feita via: –ATM; –SicoobNet; –Caixa; –Atendimento (módulo de Cobrança).

8 Procedimentos Operacionais – Cadastro via ATM Caminho: PAGAMENTO -> DDA -> ADESÃO –Selecionar o titular que será cadastrado (a adesão ao DDA é feita por pessoa, não por conta corrente); –Aparecerá uma tela com o Termo de Adesão e botão para confirmar a adesão; –Será emitido um comprovante da adesão.

9 Procedimentos Operacionais – Cadastro via SicoobNet Caminho: PAGAMENTO -> DÉBITO DIRETO AUTORIZADO - DDA -> ADESÃO –Selecionar o titular que será cadastrado (a adesão ao DDA é feita por pessoa, não por conta corrente); –Aparecerá uma tela com o Termo de Adesão e botão para confirmar a adesão; –Será emitido um comprovante da adesão.

10 Procedimentos Operacionais – Cadastro via Caixa Caminho: 13-DÉBITO DIRETO AUTORIZADO - DDA -> 01-ADESÃO –Após selecionar a transação, o associado deve passar o cartão e digitar a senha. –Caso a c/c tenha mais de um titular, é necessário selecionar aquele que está aderindo ao DDA. –Imprimir o Termo de Adesão e solicitar ao associado que assine (este documento fica com a cooperativa). –Após assinado, clicar no botão Autenticar. –Será emitido um comprovante da adesão. OBS: é possível a adesão Intercredis via caixa.

11 Procedimentos Operacionais – Cadastro via módulo de Cobrança Caminho: CADASTRO -> DDA – DÉBITO DIRETO AUTORIZADO –> SACADO ELETRÔNICO –> ADESÃO DO SACADO ELETRÔNICO. –Clicar no botão incluir e selecionar o associado. –Imprimir duas vias do Termo de Adesão e solicitar ao associado que assine (uma via do documento fica com a cooperativa, a outra com o associado). –Não é necessário emitir o Contrato de Adesão.

12 Outras informações Em cada um dos canais (ATM, SicoobNet, Caixa e módulo de Cobrança) existem opções para alterar o cadastramento e para excluí-lo. O DDA não é o mesmo que débito automático. Os boletos apenas serão apresentados eletronicamente. O associado deverá acessar um dos canais eletrônicos para efetivar o pagamento.


Carregar ppt "DDA – DÉBITO DIRETO AUTORIZADO Informações básicas e procedimentos operacionais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google