A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Faculdade de engenharia química Gestão estratégica da produção Sistemas de Informação e tecnologia Trabalho 6 Tecnologias e Ferramentas para Garantir a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Faculdade de engenharia química Gestão estratégica da produção Sistemas de Informação e tecnologia Trabalho 6 Tecnologias e Ferramentas para Garantir a."— Transcrição da apresentação:

1 Faculdade de engenharia química Gestão estratégica da produção Sistemas de Informação e tecnologia Trabalho 6 Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança Silviane Duarte Rodrigues

2 Sistema de Certificação Digital Funcionamento O Certificado Digital permite a identificação segura do autor de uma mensagem ou transação em rede de computadores. A confidencialidade, confirmação da autoria e integridade das informações são assegurados por processos lógicos e matemáticos complexos. Assim, uma terceira parte assina digitalmente um documento eletrônico – Certificado Digital- associando uma chave pública. O certificado digital contém os dados de seu titular: nome, data de nascimento, chave pública, nome e assinatura da Autoridade Certificadora que o emitiu, pode ainda conter dados complementares como CPF, título de eleitor, RG, etc.

3 Assinatura Digital A assinatura digital é um mecanismo eletrônico que faz uso de criptografia, de chaves criptográficas; Chaves criptográficas são, em poucas palavras, um conjunto de bits baseado em um determinado algoritmo capaz de cifrar e decifrar informações.; O esquema assimétrico, por sua vez, trabalha com duas chaves: a chave privada e a chave pública. Neste modo, uma pessoa ou uma organização deve utilizar uma chave e disponibilizá-la a quem for enviar informações a ela. Esta é a chave pública. Este método considera dois importantes aspectos: confidencialidade e autenticidade. Resumidamente, o primeiro consiste em fazer com que a informação esteja acessível somente a pessoas ou organizações autorizadas. O segundo, em fornecer a certeza de que a informação provém da origem e forma esperadas, de forma que o receptor reconheça isso. No que se refere à confidencialidade, é necessário que o emissor tenha a chave pública do destinatário. Por meio de algoritmos apropriados, o documento é então cifrado de acordo com esta chave pública. A partir daí, o receptor usará sua correspondente chave privada para a decifragem e consequente obtenção da informação.

4 Aplicações da Assinatura digital Comércio eletrônico; Processos judiciais e administrativos em meio eletrônico; Facilitar a iniciativa popular na apresentação de projetos de lei, uma vez que os cidadãos poderão assinar digitalmente sua adesão às propostas; Assinatura da declaração de renda e outros serviços prestados pela Secretaria da Receita Federal; Obtenção e envio de documentos cartorários; - Transações seguras entre instituições financeiras, como já vem ocorrendo desde abril de 2002, com a implantação do Sistema de Pagamentos Brasileiro - SPB; Diário Oficial Eletrônico; Identificação de sítios na rede mundial de computadores, para que se tenha certeza de que se está acessando o endereço realmente desejado; etc.

5 Projeto DDA O DDA - Débito Direto Autorizado é uma inovação que torna os serviços bancários ainda mais eficientes. Pelo DDA, os clientes (Pessoas Físicas ou Pessoas Jurídicas) podem acessar de forma eletrônica (internet, telefone, caixa eletrônico, entre outros) suas contas a pagar, sem que precisem recebê-las impressas. Ao acessar as cobranças, o cliente (Pessoa Física ou Pessoa Jurídica) pode pagá-las pelos meios eletrônicos, uma vez que o débito não é automático. As contas que podem ser visualizadas pelo DDA são as cobradas por boleto bancário, como mensalidade escolar, plano de saúde, taxa de condomínio e financiamento de casa. Além de facilitar a administração de suas contas o DDA é mais seguro

6 Projeto DDA Os principais objetivos do DDA - Débito Direto Autorizado são: Redução de papel – não há a emissão do bloqueto físico, já que a transação é eletrônica Menos filas nas agências – maior utilização de meios eletrônicos Maior segurança na entrega da cobrança Modernização do Sistema de Pagamento Brasileiro Agilidade – permite a redução do prazo para emissão da cobrança Conveniência – possibilita que os compromissos sejam autorizados de forma prática Eficiência para o mercado – simplificação do processo de recebimentos e pagamentos das empresas Integração – fácil integração às soluções de mercado por adotar o padrão FEBRABAN Solução inovadora Segurança para o consumidor – não há necessidade de sacar dinheiro e ir a uma agência bancária para efetuar o pagamento de contas atrasadas


Carregar ppt "Faculdade de engenharia química Gestão estratégica da produção Sistemas de Informação e tecnologia Trabalho 6 Tecnologias e Ferramentas para Garantir a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google