Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouTiago Interiano Alterado mais de 11 anos atrás
1
Concurso de Crimes Mediante uma ou mais condutas,
são praticados um ou mais delitos.
2
Concurso de Crimes Concurso material. Concurso formal.
Crime continuado.
3
Concurso de Crimes Característica
Deve ocorrer a conexão, ligação de um crime com o outro (art.76 - Código de Processo Penal). Sistemas Sistema do cúmulo material: somar das penas. Sistema da exasperação: aplicar a pena de um crime, aumentada de um quantum.
4
Concurso Material Requisitos Mais de uma ação (ou omissão).
Praticar dois ou mais crimes. Consequência Somam as penas.
5
Concurso Material Exemplos:
No mesmo contexto fático, homicídio (121) e ocultação de cadáver (211). Quadrilha (288) para roubar (157). No mesmo contexto fático, estupro (213) e furto (155).
6
Concurso Material Art Quando o agente, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes, idênticos ou não, aplicam-se cumulativamente as penas privativas de liberdade em que haja incorrido.
7
Concurso Material Regras:
No caso de aplicação cumulativa de penas de reclusão e de detenção, executa-se primeiro aquela [reclusão]. Na hipótese deste artigo, quando ao agente tiver sido aplicada pena privativa de liberdade, não suspensa, por um dos crimes, para os demais será incabível a substituição por pena alternativa. Quando forem aplicadas penas restritivas de direitos, o condenado cumprirá simultaneamente as que forem compatíveis entre si e sucessivamente as demais.
8
Concurso Formal Uma ação (ou omissão). Requisitos (próprio)
Praticar dois ou mais crimes. Consequência Aplica a pena mais grave, aumentada de 1/6 a 1/2. Se as penas são iguais, aplica uma vez, com o aumento de 1/6 a 1/2.
9
Concurso Formal Como aumentar Número de crimes Aumento 2 1/6 3 1/5 4
1/4 5 1/3 6 ou mais 1/2
10
Concurso Formal Próprio
Queria somente matar ‘B’ (um desígnio), mas atingiu ‘B’ e ‘C’. Atropelamento com morte e/ou lesão corporal de diversas pessoas.
11
Concurso Formal Uma ação (ou omissão). Caso especial (impróprio):
Praticar dois ou mais crimes. Desígnios autônomos: vontade de praticar mais de um crime. Consequência: somam as penas.
12
Concurso Formal Caso especial (impróprio):
Quer matar bebê (dolo direto) no colo da mãe, assume o risco (dolo eventual) de matar a mãe. Incêndio em residência para matar toda família.
13
Crime Continuado Origem medieval, favor rei, para evitar consequências demasiadamente severas. Na época, apenas três furtos eram punidos com a antecipação da morte.
14
Crime Continuado Requisitos: simples/comum.
Mais de uma ação (ou omissão). Praticar dois ou mais crimes. Mesma espécie: previsto no mesmo tipo penal. Semelhantes condições: tempo, lugar, maneira de execução e outras semelhantes. Jurisprudência: limite temporal de 30 dias. Cidades próximas. Consequência Aplica a pena mais grave, aumentada de 1/6 a 2/3.
15
Crime Continuado Simples/comum.
Empregado doméstico querendo furtar o faqueiro, furta uma peça por dia.
16
Crime Continuado Requisitos: qualificado/específico.
Mais de uma ação (ou omissão). Praticar dois ou mais crimes. Mesma espécie. Semelhantes condições. Crime doloso. Vítimas diferentes. Com violência ou grave ameaça. Consequência Aplica a pena mais grave, aumentada de 1/6 ao triplo.
17
Crime Continuado Qualificado/específico. Maníaco do parque.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.