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A INDÚSTRIA DE ÓLEOS VEGETAIS E O BIODIESEL NO BRASIL

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Apresentação em tema: "A INDÚSTRIA DE ÓLEOS VEGETAIS E O BIODIESEL NO BRASIL"— Transcrição da apresentação:

1 A INDÚSTRIA DE ÓLEOS VEGETAIS E O BIODIESEL NO BRASIL
Márcio Nappo Coordenador de Economia e Estatística - ABIOVE 1º Fórum Brasil-Alemanha Sobre Biocombustíveis São Paulo, 4 de novembro de 2004 Existe uma percepção generalizada no setor de transportes de carga, de que existem sérios problemas que atrapalham o desenvolvimento e a eficiência deste setor. Baixa produtividade, altos índices de acidentes e a baixa qualidade dos serviços prestados são citados frequentemente como sintomas deste problema. A partir desta percepção do setor, o Centro de Estudos em Logística do COPPEAD foi chamado para estudar o setor verificando se os sintomas percebidos são realmente problemas de fato, e também para tentar entender quais são as origens dos principais problemas do setor. O traballho foi baseado em duas principais fontes de coleta de dados: 1) estatísticas e estudos sobre o transporte no Brasil e em outros países; e 2) entrevistas com os principais players deste mercado: transportadores, associações de classe, usuários dos serviços e orgãos governamentais. As principais conclusões deste estudo são mostradas nesta apresentação.

2 A produção de farelos e óleos vegetais é integrada.
A Indústria de Óleos Vegetais O Brasil possui uma Ind. de Óleos Vegetais de grande porte, baseada na soja. A produção de farelos e óleos vegetais é integrada. Farelos Produção Carnes Margarina Indústria Processadora Oleaginosas Gordura Hidrogenada Uso Industrial Óleos Vegetais Óleo Refinado Biodiesel

3 BRASIL – Produção de Oleaginosas BRASIL – Produção de Óleos Vegetais
Produção de Oleaginosas e Óleos Vegetais Soja Algodão (caroço) Palma Girassol Mamona Outros Total 51.000* 95,0 ,0 N/A 0,0 200* 0,4 ,1 ,5 5.613,2* 89,8 256* ,1 134* ,1 75,8* 1,2 53,7* 0,9 118, ,9 Grão Óleo (1.000 t) % (1.000 t) % Oleaginosas 5% BRASIL – Produção de Oleaginosas OUTRAS 5% SOJA 95% BRASIL – Produção de Óleos Vegetais OUTROS 10% SOJA 90% Fonte: Oilworld - Oil World Annual 2004

4 Produção de Oleaginosas no Brasil
Distribuição Regional das Oleaginosas REGIÃO N Palma % REGIÃO NE Algodão % Mamona (BA) 92% REGIÃO CO Soja % Algodão % Girassol % REGIÃO SE Soja % Algodão % REGIÃO S Soja % Fonte: Oilworld - Oil World Annual 2004 Produção de Oleaginosas no Brasil

5 Processo de Transesterificação de Óleos Vegetais
O que é Biodiesel É um combustível renovável produzido a partir de óleos vegetais. É um combustível ecologicamente correto (biodegradável). É um “óleo diesel” premium (menos poluente / não contém enxofre). Processo de Transesterificação de Óleos Vegetais

6 Usos do Biodiesel (% de mistura)

7 Por que produzir biodiesel?
Há duas grandes motivações para produção de biodiesel no mundo:

8 Representa uma mudança de patamar nos preços internacionais.
Por que produzir biodiesel? preço médio: US$ 25 preço médio: US$ 35 Representa uma mudança de patamar nos preços internacionais.

9 Por que produzir biodiesel?
Inversão da tendência entre os preços relativos dos óleos vegetais e os preços do petróleo. Este é um forte indicativo da maior competitividade que o biodiesel deve ganhar nos próximos anos. Evolução das Cotações do Petróleo (mercado internacional ) Evolução das Cotações do Óleo de Soja (Bolsa de Chicago )

10 Produção de biodiesel no mundo
A União Européia atualmente lidera a produção mundial do biodiesel, com mais de 1,7 bilhão de litros em 2003, apesar da relativa escassez de terras agriculturáveis naqueles países. Fonte: EUROPEAN BIODIESEL BOARD

11 Produção de biodiesel no mundo
A União Européia incentiva a produção através de uma forte desgravação tributária do Biodiesel. Em 2005: 2% dos combustíveis consumidos na UE terão de ser renováveis Em 2010: 5,75% dos combustíveis consumidos na UE terão de ser renováveis Presidente Bush ratificou em outubro, Lei criando forte incentivo tributário para produção e consumo de Biodiesel nos EUA. crédito tributário de 50 centavos de dólar para cada galão de biodiesel usado pelo contribuinte na produção da mistura biodiesel/diesel e no caso da produção do chamado agri-biodiesel (utilizado por máquinas agrícolas) este valor sobe para US$ 1,00 por galão

12 Biodiesel no Brasil - Questões Fundamentais:
Objetivos do Governo Condições para a criação de um programa nacional Motivações Regionais para produção e uso Tributação Seletiva Mistura Compulsória x Voluntária

13 Programa de Biodiesel no Brasil
O DESAFIO DO GOVERNO: Desenvolver um programa de biodiesel que promova a inclusão social, através do desenvolvimento da Agricultura Familiar e, ao mesmo tempo, seja de grande porte e abrangência nacional. Parâmetros do Programa de Biodiesel: Data de início: Novembro de 2004 (regulamentação) Matérias-Prima: Soja, Mamona e Dendê (regionalização) Proporção da Mistura: Biodiesel B2 Rota Tecnológica: Etílica (preferencialmente) e Metílica Mistura Voluntária (mais provável) Desoneração Tributária (indefinida ainda)

14 Produção de biodiesel no Brasil
O Brasil apresenta todas as condições para a criação de um programa nacional de produção de biodiesel sustentável e de grande porte. Diversidade de matérias primas - regionalização. Grande potencial de expansão agrícola “Massa Crítica” para iniciar um programa de biodiesel de grande porte. Indústria de Óleos Vegetais de grande porte. Grande experiência com biocombustíveis – Proálcool. Biodiesel

15 Produção de Oleaginosas no Brasil
Diversidade das Matérias Primas no Brasil O Brasil possui condições edafoclimáticas (solo e clima) para a produção de diversas oleaginosas em todo o seu território. REGIÃO N Palma / Variedades Nativas REGIÃO NE Babaçu / Soja / Mamona/ Palma / Algodão REGIÃO CO Soja / Mamona / Algodão / Girassol REGIÃO SE REGIÃO S Soja / Colza / Girassol / Algodão Soja / Mamona / Algodão / Girassol Produção de Oleaginosas no Brasil

16 Potencial de Expansão Agrícola no Brasil
O Brasil é o único país no mundo com grande capacidade de expandir sua produção de oleaginosas para a produção de biodiesel.

17 “Massa Crítica” para um programa de grande porte
O Brasil é o segundo maior produtor mundial de soja. Esta oleaginosa pode ser o “combustível” para iniciar de forma imediata um programa de biodiesel de grande porte no Brasil, abrindo caminho para as demais oleaginosas no país. Fonte: ABIOVE

18 BRASIL - Capacidade Instalada da Indústria de Óleos Vegetais – 2003
Indústria de Óleos Vegetais de grande porte A Indústria de Óleos Vegetais brasileira já poderia suportar facilmente um demanda adicional para produção de biodiesel, utilizando parte de sua capacidade ociosa. BRASIL - Capacidade Instalada da Indústria de Óleos Vegetais – 2003 (1.000 t)

19 Regionalização das Matérias Primas no Brasil:
1º momento. Biodiesel

20 Motivações regionais para o uso de biodiesel no Brasil

21 BRASIL: Produção de Biodiesel B2 nas Regiões S, SE e CO
Impactos Macroeconômicos - Agronegócio Soja em t Elaboração: ABIOVE

22 SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA
Cadeia Produtiva do Biodiesel A Cadeia de produção do biodiesel é bastante complexa, envolvendo diversos setores da economia. SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA Mercado Consumidor Postos Glicerina Elaboração: ABIOVE Visão Geral da cadeia de produção do biodiesel Requer desenvolvimento agrícola. Requer desenvolvimento tecnológico. Requer desenvolvimento em logística. Requer desenvolvimento em comunicação.

23 Óleo de Soja (preço médio anual)
Preços: Biodiesel etílico, produzido a partir do óleo de soja BIODIESEL preço estimado ex-fábrica s/ tributos – R$/L Biodiesel US$/t Diesel Biodiesel Biodiesel Ano Óleo de Soja (preço médio anual) Elaboração: ABIOVE

24 + = Preços: Tributação Seletiva
O Biodiesel pode seguir a mesma estrutura de tributação do Álcool Anidro na mistura com a Gasolina. COMBUSTÍVEL GASOLINA “A” ÁLCOOL ANIDRO GASOLINA “C” DIESEL - Bx BIODIESEL TRIBUTOS CADEIA PRODUTIVA CIDE + PIS + COFINS INSUMO ISENTO PRODUTO FINAL PRODUTOR DISTRIBUIDORA TRIBUTAÇÃO MONOFÁSICA + = Tributação sobre Combustíveis Gasolina "C" e Diesel Bx (Diesel + Biodiesel) Elaboração: ABIOVE

25 Preços: Marcos Regulatório para a adoção da mistura
Compulsória Mistura Voluntária Sistema Misto Sistema Misto “Lado a Lado” (Mistura Compulsória B2 + Mistura Voluntária até B5).

26 Princípio da Antecedência
Cronograma de evolução do biodiesel no Brasil Proposta da ABIOVE Mistura Compulsórias B2 Mistura Facultativa B2 até B5 + Princípio da Antecedência Marco Regulatório para o Biodiesel Mistura Indicativa B2 Biodiesel Nov/2004 Jan/2005 Dez/2006 ≈ 730 milhões de litros/ano Tempo necessário para a Cadeia Produtiva se organizar. Estruturador do Mercado. Regulador do Mercado. O Princípio da Antecedência é fundamental para que os investimentos aconteçam de forma continua.

27 Preços: Mistura Compulsória
O impacto da adoção do Biodiesel nos custos do combustível e do transporte coletivo é praticamente residual.

28 Vantagens do Biodiesel em relação ao Diesel
Produção de biodiesel no Brasil: Ganhos ambientais Vantagens do Biodiesel em relação ao Diesel Redução das emissões de poluentes. Uma tonelada de biodiesel evita a produção de 2,5 toneladas de gás carbônico CO2. Monóxido de carbono CO - grande redução. Hidrocarbonetos HC e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos - redução significativa. Fumaça preta - grande redução. Teor de enxofre e de aromáticos praticamente nulos. Biodiesel

29 Produção de biodiesel no Brasil: Ganhos econômicos e sociais
Fortalecimento do Agronegócio – Investimentos. Desenvolvimento regional sustentado. Geração de emprego e renda (principalmente no campo). Cria sinergia entre o Complexo Oleaginoso e o Setor de Álcool Combustível Balanço de Pagamentos: redução de importações de diesel e petróleo. Orçamento Público: Biodiesel maior atividade econômica: aumentos de arrecadação tributária. redução dos gastos com saúde pública (doenças cardiovasculares e respiratórias causadas por poluição atmosférica).

30 Produção de biodiesel no Brasil: Ganhos estratégicos
Maior autonomia no suprimento de óleo diesel (maior restrição da Matriz Energética brasileira) / menor dependência do mercado externo (o Brasil importa cerca de 6 milhões de m3 de diesel por ano). Melhora a inserção internacional do país nas questões ambientais (“Protocolo de Kioto”): desenvolvimento do mercado de créditos de carbono – commodity do futuro. Perspectiva de exportação de biodiesel como combustível ou aditivo de baixo conteúdo de enxofre, especialmente para o Japão e a União Européia, onde o teor de enxofre está sendo reduzido paulatinamente de ppm em 1996, para 50 ppm em 2005. Biodiesel

31 OBRIGADO.


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