A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS VÍTIMAS ALGOZES 3ª NARRATIVA PERSONAGENS LUCINDA: A MUCAMA 1) CÂNDIDA 2) FLORÊNCIO 3) LEONÍDIA 4) LIBERATO 5) FREDERICO 6) PLÁCIDO RODRIGUES 7) LUCINDA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS VÍTIMAS ALGOZES 3ª NARRATIVA PERSONAGENS LUCINDA: A MUCAMA 1) CÂNDIDA 2) FLORÊNCIO 3) LEONÍDIA 4) LIBERATO 5) FREDERICO 6) PLÁCIDO RODRIGUES 7) LUCINDA."— Transcrição da apresentação:

1 AS VÍTIMAS ALGOZES 3ª NARRATIVA PERSONAGENS LUCINDA: A MUCAMA 1) CÂNDIDA 2) FLORÊNCIO 3) LEONÍDIA 4) LIBERATO 5) FREDERICO 6) PLÁCIDO RODRIGUES 7) LUCINDA 8) O PAJEM DE FLORÊNCIO 9) SOUVANEL (PAULO DERMANY)

2 AS VÍTIMAS ALGOZES 3ª NARRATIVA 1º MOMENTO LUCINDA: A MUCAMA CÂNDIDA E A FAMÍLIA SÃO APRESENTADOS, COMO TÍPICA FAMÍLIA FELIZ. Florêncio da Silva era um honrado, inteligente e rico negociante da pequena cidade... ANIVERSÁRIO DE CÂNDIDA, QUE RECEBE A MUCAMA LUCINDA DE PRESENTE DO PADRINHO PLÁCIDO.

3 AS VÍTIMAS ALGOZES 3ª NARRATIVA 1º MOMENTO LUCINDA: A MUCAMA CÂNDIDA E A FAMÍLIA SÃO APRESENTADOS, COMO TÍPICA FAMÍLIA FELIZ. Em substituição da companheira livre, amiga, e devotada, recebeu alegre a crioula quase de sua idade, a mulher escrava, uma filha da mãe fera, uma vítima da opressão social, uma onda envenenada desse oceano de vícios obrigados, de perversão lógica, de imoralidade congênita, de influência corruptora e falaz, desse monstro desumanizador de criaturas humanas, que se chama escravidão. ANIVERSÁRIO DE CÂNDIDA, QUE RECEBE A MUCAMA LUCINDA DE PRESENTE DO PADRINHO PLÁCIDO.

4 AS VÍTIMAS ALGOZES 3ª NARRATIVA 1º MOMENTO LUCINDA: A MUCAMA CÂNDIDA E A FAMÍLIA SÃO APRESENTADOS, COMO TÍPICA FAMÍLIA FELIZ. Lucinda era aos 21 anos de idade uma crioula quase mulher, tendo já tomado as formas que se modificam ao chegar a puberdade. ANIVERSÁRIO DE CÂNDIDA, QUE RECEBE A MUCAMA LUCINDA DE PRESENTE DO PADRINHO PLÁCIDO. LUCINDA HAVIA SIDO PREPARADA PARA SER MUCAMA, DESDE OS 07 ANOS, NO RIO DE JANEIRO.

5 AS VÍTIMAS ALGOZES 3ª NARRATIVA 2º MOMENTO AS CONVERSAS DE LUCINDA VÃO TIRANDO DE CÂNDIDA A INOCÊNCIA. Cândida acabava de deixar de ser anjo; não era mais inocente; já corava. Que interesse tinha a mucama, que prazer achava em toldar a candura do coração da menina, e em encher o seu espírito de conhecimentos de funções naturais ainda alheias à sua idade, e de pensamentos desonestos? LUCINDA: A MUCAMA AOS 21 ANOS, CÂNDIDA É ESTIMULADA POR LUCINDA A IR A TEATROS E A BAILES PARA SER VISTA PELOS MOÇOS.

6 AS VÍTIMAS ALGOZES 3ª NARRATIVA 3º MOMENTO AOS 13 ANOS, CÂNDIDA VAI AO PRIMEIRO BAILE. _Mas todos exaltaram a minha beleza. _ Não basta. Exaltar a beleza de uma moça é apenas dever de cortesia: às vezes até se diz que é linda a moça a quem se acha feia. _Minha senhora há de ser sempre criança! Qual é a moça que não namora?... Vai aos bailes e ao teatro e ainda não reparou que todas as moças namoram? LUCINDA: A MUCAMA LUCINDA JÁ FALA SOBRE NAMOROS E ESTIMULA CÂNDIDA A ACEITAR OS ELOGIOS.

7 AS VÍTIMAS ALGOZES 3ª NARRATIVA 4º MOMENTO LUCINDA PASSA A AGIR COMO ALCOVITEIRA, COM O APOIO DE UM ESCRAVO DE FLORÊNCIO (PARA ISSO, RECEBIAM GRATIFICAÇÕES). Cândida recebeu a primeira carta de amor mais curiosa do que perturbada; entretanto abriu-a com as mãos trêmulas, leu-a para si três vezes; mas logo depois riu-se e fê-la ouvir à mucama. A essa, outras cartas seguiram; como esse namorado (...) outros escreveram também... LUCINDA: A MUCAMA

8 AS VÍTIMAS ALGOZES 3ª NARRATIVA 4º MOMENTO O AUTOR AVISA: A influência da mucama escrava produzia seus naturais resultados. A árvore da escravidão envenenava com seus frutos a filha dos senhores. Os escravos de Florêncio foram os primeiros a propagar na cozinha e logo depois nas vendas, a multiplicidade dos namoros de Cândida, e a extraordinária sagacidade com que esta entretinha, encorajava, e enganava a todos eles. LUCINDA: A MUCAMA LUCINDA ACONSELHA CÂNDIDA A NÃO SE PRENDER A NINGUÉM.

9 AS VÍTIMAS ALGOZES 3ª NARRATIVA 5º MOMENTO ENTRAM NA NARRATIVA LIBERATO (IRMÃO DE CÂNDIDA) E FREDERICO (FILHO DE PLÁCIDO, AMADO COMO FILHO PELOS PAIS DE CÂNDIDA QUE O QUERIAM COMO GENRO). CÂNDIDA NÃO SE SENTE CAPAZ DE AMAR FREDERICO. LUCINDA: A MUCAMA CÂNDIDA AFASTAVA-SE DE FREDERICO.

10 AS VÍTIMAS ALGOZES 3ª NARRATIVA LUCINDA QUER UM NOIVO PARA CÂNDIDA. 6º MOMENTO LUCINDA: A MUCAMA O que convinha a Lucinda, era para sua senhora um noivo estouvado, libidinoso, extravagante e rico; era o chefe de família desgovernado, na casa a licença aproveitando a desordem, e o desatino dos senhores facilitando a devassidão dos escravos.

11 AS VÍTIMAS ALGOZES 3ª NARRATIVA O NARRADOR APRESENTA SOUVANEL. 7º MOMENTO LUCINDA: A MUCAMA Era de aspecto agradável, bem talhado de corpo, apurava-se no trajar tanto quanto lhe permitiam seus fracos recursos. JOVEM FRANCÊS, CONHECIDO DE FREDERICO E LIBERATO. JOVEM FRANCÊS, CONHECIDO DE FREDERICO E LIBERATO. 26 ANOS 26 ANOS TOCAVA PIANO TOCAVA PIANO TORNA-SE MESTRE DE CÂNDIDA NA MÚSICA. TORNA-SE MESTRE DE CÂNDIDA NA MÚSICA.

12 AS VÍTIMAS ALGOZES 3ª NARRATIVA CÂNDIDA COMEÇA A APAIXONAR- SE POR SOUVANEL. 8º MOMENTO LUCINDA: A MUCAMA FREDERICO RESIGNA-SE COM A PERDA DA MULHER AMADA E A FLAGRA NOS BRAÇOS DO OUTRO. LUCINDA LEVA BILHETES DE SOUVANEL A CÂNDIDA.

13 AS VÍTIMAS ALGOZES 3ª NARRATIVA FREDERICO CONFESSA A LEONÍDIA QUE NÃO AMA CÂNDIDA, PARA QUE ESTA FIQUE COM SOUVANEL. 9º MOMENTO LUCINDA: A MUCAMA _Oh não! Cândida será minha mulher; tu, porém, linda crioula, serás sempre a minha amante, e minha só... LUCINDA E O FRANCÊS SE ACARICIAM. O pretendente noivo comprava a dedicação da escrava, atraiçoando previamente a esposa.

14 AS VÍTIMAS ALGOZES 3ª NARRATIVA LUCINDA MENTE E DIZ A CÂNDIDA QUE FREDERICO REVELOU TUDO A LEONÍDIA. 10º MOMENTO LUCINDA: A MUCAMA FREDERICO PARTE PARA A CORTE. 11º MOMENTO SOUVANEL IMPÕE CASAMENTO A CÂNDIDA.

15 AS VÍTIMAS ALGOZES 3ª NARRATIVA LUCINDA LEVA SOUVANEL AO QUARTO DE CÂNDIDA. 12º MOMENTO LUCINDA: A MUCAMA FREDERICO ESCREVE CARTA DESMASCARANDO SOUVANEL (ELE SE CHAMA DERMANY): JOGADOR, LADRÃO, FALSIFICADOR. 13º MOMENTO CÂNDIDA NÃO ACREDITA. CÂNDIDA É DESONRADA.

16 AS VÍTIMAS ALGOZES 3ª NARRATIVA CÂNDIDA É LEVADA PARA O RIO DE JANEIRO. 14º MOMENTO LUCINDA: A MUCAMA OS ESCRAVOS CÚMPLICES DÃO APOIO A SOUVANEL. SOUVANEL PERSEGUE CÂNDIDA.

17 AS VÍTIMAS ALGOZES 3ª NARRATIVA SOUVANEL MORA NUM CORTIÇO. 15º MOMENTO LUCINDA: A MUCAMA CÂNDIDA DESAPARECE E É LEVADA PARA A CASA DE SOUVANEL. CÂNDIDA MARCA CASAMENTO MENTIROSO COM FREDERICO POR CAUSA DA SAÚDE DA MÃE. CÂNDIDA FLAGRA SOUVANEL E LUCINDA ABRAÇADOS.

18 AS VÍTIMAS ALGOZES 3ª NARRATIVA DERMANY É PRESO. 16º MOMENTO LUCINDA: A MUCAMA NA FEBRE, CONFESSA A DESONRA. CÂNDIDA CONTRAI MENINGITE. FREDERICO OUVE E CASA-SE PARA HONRAR A MULHER.


Carregar ppt "AS VÍTIMAS ALGOZES 3ª NARRATIVA PERSONAGENS LUCINDA: A MUCAMA 1) CÂNDIDA 2) FLORÊNCIO 3) LEONÍDIA 4) LIBERATO 5) FREDERICO 6) PLÁCIDO RODRIGUES 7) LUCINDA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google