A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Construindo o futuro da empresa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Construindo o futuro da empresa"— Transcrição da apresentação:

1 Construindo o futuro da empresa
Gestão Estratégica Construindo o futuro da empresa Fácil Eliezer Arantes da Costa 3º Edição | 2011 1

2 Da Empresa que Temos para a Empresa que Queremos
Gestão Estratégica Da Empresa que Temos para a Empresa que Queremos Eliezer Arantes da Costa graduou-se em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1962; obteve o título de Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 1979; presentemente participa, como estudante, em um programa de Doutorado pela Unicamp. Ocupou várias posições gerenciais e executivas, na Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), de 1963 a 1974, e na Promon, de 1975 a É consultor de empresas desde 1995 e atua como Diretor Consultor da Future-Trends Consulting. Como professor convidado, ministra a disciplina de Gestão Estratégica de Negócios em vários institutos e universidades, tais como: Centro Paulista de Economia da Saúde (CPES), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Presbiteriana Mackenzie e Trevisan Escola de Negócios. 2 2 2

3 Da Empresa que Temos para a Empresa que Queremos
Gestão Estratégica Da Empresa que Temos para a Empresa que Queremos Nos tempos atuais, fala-se muito de temas aparentemente novos, como planejamento estratégico, responsabilidade social, administração estratégica, ameaças estratégicas, alianças estratégicas e ações estratégicas... Podemos resumir este novo conceito começando por descrever a gestão estratégica como um processo de transformação organizacional voltado para o futuro, liderado, conduzido e executado pela mais alta administração da entidade, com a colaboração da média gerência, dos técnicos, dos supervisores, dos funcionários e demais colaboradores. 3 3 3

4 Parte I Motivação 4 4 4

5 Motivações para a Estratégia
Capítulo 1 Motivações para a Estratégia 5 5 5

6 1.1 Posturas Típicas em Relação ao Planejamento
Cada profissional tem pensamentos, atitudes e comportamentos próprios quanto à sua responsabilidade em relação à visão de futuro de sua organização. Alguns simplesmente não aceitam nenhum planejamento de longo prazo. Para eles, o nosso País, as economias nacionais e a mundial mudam com tanta rapidez e de forma tão imprevisível que qualquer planejamento para a organização acaba ficando desatualizado e mesmo obsoleto no dia seguinte, ou até no mesmo dia; portanto, eles vão improvisando, sem se preocupar muito com o futuro. 1.2 Atitudes Típicas em Relação ao Futuro Algumas atitudes: 6

7 1.2.1 Atitude Tradicionalista
Muitos profissionais, até mesmo dirigentes de organizações de alto prestígio, vivem o cotidiano baseados em fatos e eventos ocorridos no passado, às vezes até remoto. 1.2.2 Atitude Pragmática Convivemos, frequentemente, com pessoas cujo cotidiano baseia-se em eventos, fatos, notícias, boatos ou palpites que acabaram de tomar conhecimento sobre o seu ambiente interno ou externo. 1.2.3 Atitude Estratégica Atitudes otimistas ou pessimistas. Algumas pessoas vêem o futuro de maneira sistemática e persistente. Elas têm opiniões definitivas sobre o futuro, independentemente das circunstâncias, das informações que recebem ou das perspectivas reais para a organização. 7

8 O futuro como a extrapolação do presente
O futuro como a extrapolação do presente. Para alguns, a reflexão sobre o futuro é como um acontecimento que se repete; na opinião deles, não passa de mera extrapolação ou continuidade do passado e do presente. Atitude estratégica: olhando o presente a partir do futuro. Considerando-se que as atitudes anteriormente descritas pouco ajudam em relação ao futuro, seria pertinente o desenvolvimento de uma mentalidade mais imaginativa e criativa. Esse processo consiste, exatamente, em um exercício de se transportar para um futuro desejável, considerado possível, a partir de lá olhar para trás, para o hoje, e perguntar o que deve ser feito no presente para que o idealizado no futuro se concretize. 8

9 1.3 O Mau Uso do Tempo A alegada falta de tempo é um dos obstáculos para que se faça uma reflexão em conjunto para exercitar a visualização do futuro desejável. Os líderes e os executivos gastam realmente pouquíssimo tempo dedicando-se à construção de uma visão compartilhada do futuro de suas organizações, que é o elemento fundamental para a condução do bom encaminhamento estratégico da empresa. 9

10 1.4 A Mentalidade Estratégica
10


Carregar ppt "Construindo o futuro da empresa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google