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Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências Proposta Curricular Orientada por Competências Proposta Curricular Orientada por Habilidades.

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1 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências Proposta Curricular Orientada por Competências Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 1

2 Samuel Ferreira Consultor de Educação Superior 2

3 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências Ninguém é tão selvagem que, prestando paciente ouvido à cultura,Ninguém é tão selvagem que, prestando paciente ouvido à cultura, não possa ser domesticado.não possa ser domesticado. (HORÁCIO)(HORÁCIO) 3

4 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências Sumário Conceitos e TeoriasConceitos e Teorias Por que uma proposta curricular orientada por habilidades e competências?Por que uma proposta curricular orientada por habilidades e competências? Competências e AvaliaçãoCompetências e Avaliação Competências como pilares da educaçãoCompetências como pilares da educação LegislaçãoLegislação 4

5 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências Sumário Modelo curricular baseado em competênciasModelo curricular baseado em competências Proposta curricular orientada por habilidades e competências e resolução de problemasProposta curricular orientada por habilidades e competências e resolução de problemas CriatividadeCriatividade Perfil profissional orientado por competênciasPerfil profissional orientado por competências Elaboração da proposta curricularElaboração da proposta curricular Exemplos de competênciasExemplos de competências 5

6 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 6 Analisar o conceito de competência na Europa, Estados Unidos e no Brasil; Conhecer a temática debatida nas Diretrizes Curriculares Nacionais; Desenvolver um modelo curricular baseado em competências; Estudar o PBL – ABP; OBJETIVOS

7 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 7 REFLEXÃO: Todas as Diretrizes Curriculares Nacionais no Brasil, implantadas pós LDB - Lei , apontam para um currículo orientado por competências, principalmente a educação profissional e os cursos na área de saúde. A proposta é mudar do projeto pedagógico tradicional, convencional ou informacional para o projeto pedagógico orientado por competências.

8 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 8 Todo conhecimento vem de Deus: tanto o sagrado quanto o profano João Calvino

9 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 9 Propor um Currículo Orientado por Habilidades e Competências

10 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 10 Significa educar o aluno para um fazer reflexivo, crítico, no contexto de seu grupo social, colocar a educação a serviço das necessidades dos alunos para sua vida cidadã e sua preparação para o mundo do trabalho.

11 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 11 Atributos do Currículo por Habilidades e Competências

12 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 12 ATRIBUTOS DO CURRÍCULO POR HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Flexibilidade, Superação da fragmentação do conhecimento Aprender a aprender.

13 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 13 Conceito, Teorias e Competências

14 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 14 CONCEITO, TEORIA E COMPETÊNCIAS Do latim, competentia Proporção, simetria. qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver... de fazer... (AURÉLIO) A competência relaciona-se ao saber fazer algo e envolve uma série de habilidades.

15 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 15 CONCEITO, TEORIA E COMPETÊNCIAS As competências, por se tratar de procedimentos, de atuação, só existem em situações concretas e não podem ser aprendidas apenas pela comunicação de idéias.

16 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 16 CONCEITO, TEORIA E COMPETÊNCIAS O conceito de polissemia está presente nos vários usos do conceito de competências e não permitem uma definição conclusiva. O consenso que existe no conceito de competência é o respeito às inúmeras possibilidades de entendimento do termo.

17 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 17 CONCEITO, TEORIA E COMPETÊNCIAS A competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para exercer determinada atividade e também o desempenho expresso pela pessoa em determinado contexto. (Carbone, 2006)

18 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 18 CONCEITO, TEORIA E COMPETÊNCIAS Competência é um arranjo praxiológico perceptivo-afetivo- cognitivo-motor, fundado em saberes, conhecimentos, habilidades, valores, atitudes e aptidões, adequado à solução efetiva de problemas postos por situação inéditas ou pelo inédito que aparece em situações rotineiras. (Medeiros, 2006)

19 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 19 CONCEITO, TEORIA E COMPETÊNCIAS A competência é uma ação cognitiva, afetiva social que se torna visível em práticas e ações que se exercem sobre o conhecimento, sobre o outro e sobre a realidade. (Cruz, 2002)

20 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 20 CONCEITO, TEORIA E COMPETÊNCIAS Competência é um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos e habilidades que agregam valor econômico à organização e valor social ao indivíduo. (Fleury, 2000)

21 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 21 CONCEITO, TEORIA E COMPETÊNCIAS Competências são repertórios de comportamentos e capacitações que algumas pessoas e organizações dominam melhor os outros, tornando-as eficazes em determinadas situação. (Levy-Leboyer, 1996, In Gramina, 2007)

22 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 22 CONCEITO, TEORIA E COMPETÊNCIAS Competências são um conjunto de conhecimentos e qualidades profissionais necessários para que um empregado desempenhe com êxito um conjunto de funções e tarefas. (Lerner, 2002)

23 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 23 CONCEITO, TEORIA E COMPETÊNCIAS Competência profissional é a capacidade de articular, mobilizar e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho. (Parecer CEB nº 16/99, Res. nº 04/99, CNE)

24 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 24 CONCEITO, TEORIA E COMPETÊNCIAS Competência é a faculdade de mobilizar diversos recursos cognitivos – que inclui saberes, informações, habilidades operatórias e principalmente as inteligências – para com eficácia e pertinência, enfrentar e solucionar uma série de situações ou de problemas. (Perrenoud, 2000)

25 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 25 Por que uma Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências?

26 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 26 POR QUE UMA PROPOSTA CURRICULAR ORIENTADA HABILIDADES E POR COMPETÊNCIAS? Porque é uma tendência mundial Um paradigma na formação profissional, no ensino médio e superior.

27 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 27 POR QUE UMA PROPOSTA CURRICULAR ORIENTADA POR COMPETÊNCIAS? Atende aos princípios da flexibilidade e produtividade; Permite a formação vinculada ao exercício profissional; Coloca a prática na centralidade no currículo para o estabelecimento de critérios para a seleção dos conteúdos e constituição de competências.

28 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 28 POR QUE UMA PROPOSTA CURRICULAR ORIENTADA POR COMPETÊNCIAS? Vivemos em um mundo globalizado fortemente influenciado por reformas educacionais que destacam temas como currículo por competências, avaliação do desempenho, promoção dos professores por mérito e conceitos de produtividade e de eficácia.

29 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 29 POR QUE UMA PROPOSTA CURRICULAR ORIENTADA POR COMPETÊNCIAS? Tendência européia As 4 idéias centrais do Processo de Bolonha ( Glasgow 31.03/ ) (i) a aplicação de novos métodos de ensino centrados no aluno; (ii) a reorientação do currículo, mediante o compromisso das vertentes acadêmica e profissional;

30 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 30 POR QUE UMA PROPOSTA CURRICULAR ORIENTADA POR COMPETÊNCIAS? (iii) o desenvolvimento da educação permanente [apropriação do princípio da aprendizagem ao longo da vida] e (iv) o reconhecimento [e validação, por via da acreditação] das aprendizagens anteriores.

31 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 31 POR QUE UMA PROPOSTA CURRICULAR ORIENTADA POR COMPETÊNCIAS? (Bergen 19/ ): i) compatibilizar o sistema de qualificações, produzindo descritores genéricos para os três ciclos baseados em resultados de aprendizagem (learning outcomes) e competências... iii) acentuar a importância da aprendizagem ao longo da vida...

32 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 32 POR QUE UMA PROPOSTA CURRICULAR ORIENTADA POR COMPETÊNCIAS? Ainda o Processo de Bolonha: transparência, flexibilidade, comparabilidade, mobilidade, empregabilidade, aprendizagem ao longo da vida competitividade do ensino superior.

33 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 33 POR QUE UMA PROPOSTA CURRICULAR ORIENTADA POR COMPETÊNCIAS? ESTRATÉGIAS EUROPÉIAS a) Definição de perfis de formação e competências O ensino não deve estar centrado nos conteúdos, mas nos objetivos de formação que conduzem ao desenvolvimento das competências.

34 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 34 POR QUE UMA PROPOSTA CURRICULAR ORIENTADA POR COMPETÊNCIAS? ESTRATÉGIAS EUROPÉIAS Autonomia intelectual do estudante, sua capacidade de refletir, de resolver problemas, de comunicar, de trabalhar em equipe, de liderar, de inovar de se adaptar à mudança.

35 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 35 POR QUE UMA PROPOSTA CURRICULAR ORIENTADA POR COMPETÊNCIAS? ESTRATÉGIAS EUROPÉIAS A definição dos objetivos e enunciado das competências deve traduzir o que o estudante tem de conhecer, de compreender e de saber-fazer após uma unidade, um curso ou um ciclo de estudos.

36 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 36 POR QUE UMA PROPOSTA CURRICULAR ORIENTADA POR COMPETÊNCIAS? ESTRATÉGIAS EUROPÉIAS... d) Metodologias de ensino- aprendizagem Ensino tutorial e personalizado, que incentive a reflexão, a resolução de problemas, a pesquisa e os trabalhos práticos.

37 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 37 POR QUE UMA PROPOSTA CURRICULAR ORIENTADA POR COMPETÊNCIAS? ESTRATÉGIAS EUROPÉIAS e) Avaliação e certificação das aprendizagens Verificar se as competências foram realmente adquiridas. Um processo rigoroso e transparente de avaliação é a base de uma adequada certificação da formação obtida pelos alunos.

38 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 38 POR QUE UMA PROPOSTA CURRICULAR ORIENTADA POR COMPETÊNCIAS? ESTRATÉGIAS EUROPÉIAS Só os estudantes que tiverem sucesso nas provas de avaliação podem obter créditos, os quais certificam as competências adquiridas no curso.

39 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 39 POR QUE UMA PROPOSTA CURRICULAR ORIENTADA POR COMPETÊNCIAS? Porque pressupõe a centralidade do aluno, portanto, da aprendizagem, um foco na qualidade e na autonomia, uma prática pedagógica diversificada, uma escola diferenciada, uma pedagogia ativa (Berger Filho, op. cit.).

40 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 40 POR QUE UMA PROPOSTA CURRICULAR ORIENTADA POR COMPETÊNCIAS? É uma revolução na educação escolar, por entender que as competências permitem relacionar conhecimentos prévios com os problemas vividos na experiência concreta e, ainda por favorecer a contextualização do conhecimento – importantes metas na formação (Perrenoud,1999).

41 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 41 POR QUE UMA PROPOSTA CURRICULAR ORIENTADA POR COMPETÊNCIAS? Passa do modelo de pedagogia transmissão-conteúdo para aquisição-competência, movendo a ênfase do foco da provisão (o professor, o livro texto e o currículo) para a aprendizagem (o aprendiz, o empregado, resultados, avaliações de aprendizagem) (Muller).

42 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 42 POR QUE UMA PROPOSTA CURRICULAR ORIENTADA POR COMPETÊNCIAS? Porque é na aprendizagem de conteúdos que se dá a construção e desenvolvimento de competências ; elas propiciam situações de aprendizagem focadas em situações-problema..., possibilitando a interação dos diferentes conhecimentos (DCN, 2001)

43 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 43 Competências e Avaliação

44 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 44 COMPETÊNCIAS E AVALIAÇÃO O processo de avaliação de competências é complexo e exige flexibilidade de pensamento para o seu aperfeiçoamento contínuo.

45 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 45 COMPETÊNCIAS E AVALIAÇÃO Avaliar não a quantidade de conhecimento adquirido, mas a capacidade de acioná-los e de buscar outros para realizar o que é proposto;

46 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 46 COMPETÊNCIAS E AVALIAÇÃO Avaliar a capacidade de se pôr em uso o que se sabe para resolver situações similares às que caracterizam o cotidiano do profissional. Uma coisa é ter conhecimentos sobre determinado tema, outra é saber usálos. (RFP,1999:118)

47 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 47 COMPETÊNCIAS E AVALIAÇÃO Verificar o que o aluno fez do conhecimento adquirido para resolver situações-problema – reais ou simuladas – relacionadas, de alguma forma, com o exercício da profissão.

48 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 48 COMPETÊNCIAS E AVALIAÇÃO A avaliação de competências compreende indicadores diretos e indiretos, internos e externos, tangíveis e intangíveis, quantitativos e qualitativos.

49 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 49 Competências como Pilares da Educação

50 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 50 COMPETÊNCIAS COMO PILARES DA EDUCAÇÃO APRENDER Mudança é a palavra da moda. O aluno deve ser preparado para viver numa sociedade em permanente e cada vez mais rápida mudança.

51 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 51 COMPETÊNCIAS COMO PILARES DA EDUCAÇÃO APRENDER Mudança é a palavra da moda. O professor deve aprender a conviver com mudanças constantes em seu trabalho e a participar ativamente dessas mudanças.

52 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 52 COMPETÊNCIAS COMO PILARES DA EDUCAÇÃO APRENDER Mudança é a palavra da moda. Os pesquisadores devem estar sempre dispostos a abandonar seus paradigmas e abraçar os paradigmas da moda.

53 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 53 COMPETÊNCIAS COMO PILARES DA EDUCAÇÃO APRENDER Mudança é a palavra da moda. O trabalhador deve estar sempre disposto a mudar de um trabalho para outro, tendo o desemprego constantemente intercalando essa passagem.

54 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 54 COMPETÊNCIAS COMO PILARES DA EDUCAÇÃO APRENDER Mudança é a palavra da moda. O consumidor deve estar sempre apto a comprar um modelo mais novo de um determinado produto, a experimentar outra marca, a sentir necessidade de um novo tipo de produto.

55 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 55 COMPETÊNCIAS COMO PILARES DA EDUCAÇÃO APRENDER A CONHECER Consiste mais no domínio dos instrumentos para acesso ao conhecimento do que na aquisição do repertório dos saberes socialmente construídos. A escolaridade que se desenvolve pelo sujeito é por toda a sua vida, no trabalho, e fora dele.

56 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 56 COMPETÊNCIAS COMO PILARES DA EDUCAÇÃO APRENDER A FAZER Está associado estreitamente à formação profissional, à prática. A aprendizagem deve buscar estabelecer um processo de formação no qual esteja presente não apenas a relação com a matéria e a técnica, mas também as relações interpessoais.

57 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 57 COMPETÊNCIAS COMO PILARES DA EDUCAÇÃO APRENDER A VIVER JUNTOS Aprender a viver com os outros é considerado como um desafio para a Educação: conflitos mundiais, multiculturalismo, voluntarismo, educação orientada pelo respeito aos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz.

58 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 58 COMPETÊNCIAS COMO PILARES DA EDUCAÇÃO APRENDER A SER O pilar que corresponde ao desenvolvimento total da pessoa, especialmente de sua capacidade de autonomia e criação. Desenvolvimento da personalidade do indivíduo, suas potencialidades.

59 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 59 Legislação

60 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 60 LEGISLAÇÃO LEI Art. 9º IV – Estabelecer... competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum (Brasil,1996).

61 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 61 LEGISLAÇÃO LEI – Art. 23: A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados,...

62 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 62 LEGISLAÇÃO LEI – Art. 23:...com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

63 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 63 LEGISLAÇÃO Decreto n.º 5.707, de 23 de fevereiro de 2006, que instituiu a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal incorporou o conceito de gestão por competências na Administração Pública Federal (APF).

64 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 64 LEGISLAÇÃO Decreto nº 5.707/2006 Competência Desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho das funções dos servidores, visando ao alcance dos objetivos da instituição (Inciso I, Art. 2º).

65 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 65 LEGISLAÇÃO Edital Nº 4/97 MEC/SESU Propõe-se a substituição do atual sistema de currículos mínimos por outro modelo que proponha as linhas gerais definidoras das competências e habilidades. O fundamento das competências e habilidades na organização curricular disposto no documento é o do aprender a aprender:

66 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 66 LEGISLAÇÃO Edital Nº 4/97 MEC/SESU espera-se, assim, a organização de um modelo capaz de adaptar-se às dinâmicas condições de perfil profissional exigido pela sociedade, onde a graduação passa a ter um papel de formação inicial no processo contínuo de educação permanente que é inerente ao mundo do trabalho.

67 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 67 LEGISLAÇÃO Edital Nº 4/97 MEC/SESU O modelo de estruturação modular permite a diversidade da organização dos cursos de graduação e integração mais flexível entre eles.

68 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 68 LEGISLAÇÃO DECRETO nº 3.276, 1999 Art. 5º O Conselho Nacional de Educação, mediante proposta do Ministro de Estado da Educação, definirá as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica.

69 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 69 LEGISLAÇÃO DECRETO nº 3.276, 1999 § 1º As diretrizes curriculares nacionais observarão, além do disposto nos artigos anteriores, as seguintes competências a serem desenvolvidas pelos professores que atuarão na educação básica:

70 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 70 LEGISLAÇÃO PARECER CNE/CES Nº 776/97 – Elaboração de DCNs Educação Superior · Encorajar o reconhecimento de competências desenvolvidas fora do ambiente escolar, inclusive as que se referirem à experiência profissional julgada relevante para a área de formação considerada;

71 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 71 LEGISLAÇÃO PARECER CNE/CES Nº 776/97 – Elaboração de DCNs Educação Superior · Fortalecer a articulação da teoria com a prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva, assim como os estágios e a participação em atividades de extensão;

72 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 72 LEGISLAÇÃO Aviso Ministerial n.º 382/98 In PARECER CEB Nº 16/1999 – DCNs Educação Profissional de Nível Técnico Premissas básicas: as diretrizes devem possibilitar a definição de metodologias de elaboração de currículos a partir de competências profissionais gerais...

73 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 73 LEGISLAÇÃO Aviso Ministerial n.º 382/98 In PARECER CEB Nº 16/ e cada instituição deve poder construir seu currículo pleno de modo a considerar as peculiaridades do desenvolvimento tecnológico com flexibilidade e a atender às demandas do cidadão, do mercado de trabalho e da sociedade.

74 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 74 LEGISLAÇÃO PARECER CEB Nº 16/1999 – DCNs educação Profissional Nível Técnico As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico, portanto, estão centradas no conceito de competências por área

75 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 75 LEGISLAÇÃO PARECER CEB Nº 16/1999 – DCNs educação Profissional Nível Técnico... desenvolvimento de competências para a laborabilidade, à flexibilidade, à interdisciplinaridade e à contextualização na organização curricular,

76 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 76 LEGISLAÇÃO PARECER CEB Nº 16/1999 – DCNs educação Profissional Nível Técnico O conhecimento é entendido como o que muitos denominam simplesmente saber. A habilidade refere-se ao saber fazer relacionado com a prática do trabalho, transcendendo a mera ação motora.

77 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 77 LEGISLAÇÃO PARECER CEB Nº 16/1999 – DCNs educação Profissional Nível Técnico A organização curricular flexível traz em sua raiz a interdisciplinaridade. Formas integradoras de tratamento de estudos de diferentes campos, orientados para o desenvolvimento das competências.

78 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 78 LEGISLAÇÃO PARECER CEB Nº 16/1999 – DCNs educação Profissional Nível Técnico Na organização por disciplinas, estas devem se compor de modo a romper com a segmentação e o fracionamento, uma vez que o indivíduo atua integradamente no desempenho profissional.

79 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 79 LEGISLAÇÃO PARECER CEB Nº 16/1999 – DCNs educação Profissional Nível Técnico Conhecimentos interrelacionam-se, contrastam -se, complementam-se, ampliam-se, influem uns nos outros. Disciplinas são meros recortes organizados de forma didática...

80 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 80 LEGISLAÇÃO PARECER CEB Nº 16/1999 – DCNs educação Profissional Nível Técnico O Parecer CNE/CEB n.º 15/98... Interdisciplinaridade deve ir além da mera justaposição de disciplinas... "possibilidade de relacionar as disciplinas em atividades ou projetos de estudos, pesquisa e ação.

81 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 81 LEGISLAÇÃO PARECER CEB Nº 16/1999 – DCNs educação Profissional Nível Técnico As competências profissionais gerais serão atualizadas, pelo CNE...

82 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 82 LEGISLAÇÃO PARECER CEB Nº 16/1999 – DCNs educação Profissional Nível Técnico Aproveitamento de Estudos Eventualmente, competências requeridas no nível técnico, adquiridas em módulos ou etapas, ou em cursos de qualificação profissional, em habilitação de técnico de nível médio ou em especialização, aperfeiçoamento e atualização...

83 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 83 LEGISLAÇÃO PARECER CEB Nº 16/1999 – DCNs educação Profissional Nível Técnico... se equiparam a competências requeridas no nível tecnológico. Normas específicas devem ser definidas para possibilitar efetivo aproveitamento dessas competências em estudos e cursos superiores (artigo 41 da LDB).

84 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 84 LEGISLAÇÃO PARECER CEB Nº 16/1999 – DCNs educação Profissional Nível Técnico O ensino deve contextualizar competências, visando significativamente a ação profissional. A prática se configura como uma metodologia de ensino que contextualiza e põe em ação o aprendizado.

85 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 85 LEGISLAÇÃO PARECER CEB Nº 16/1999 – DCNs educação Profissional Nível Técnico... a prática profissional supõe o desenvolvimento, ao longo de todo o curso, de atividades tais como, estudos de caso, conhecimento de mercado e das empresas, pesquisas individuais e em equipe, projetos, estágios e exercício profissional efetivo.

86 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 86 LEGISLAÇÃO PARECER CEB Nº 16/1999 – DCNs educação Profissional Nível Técnico Não se pode falar em desenvolvimento de competências em busca da polivalência e da identidade profissional se o mediador mais importante desse processo, o docente, não estiver adequadamente preparado para essa ação educativa.

87 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 87 LEGISLAÇÃO PARECER CEB Nº 16/1999 – DCNs educação Profissional Nível Técnico A adoção de módulos na educação profissional de nível técnico, bem como a certificação de competências, representam importantes inovações trazidas pelo Dec reto Federal n.º 2.208/97.

88 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 88 LEGISLAÇÃO PARECER CEB Nº 16/1999 – DCNs educação Profissional Nível Técnico A modularização dos cursos deverá proporcionar maior flexibilidade às instituições de educação profissional e contribuir para a ampliação e agilização do atendimento das necessidades dos trabalhadores, das empresas e da sociedade.

89 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 89 LEGISLAÇÃO PARECER CEB Nº 16/1999 – DCNs educação Profissional Nível Técnico Certificação de competências. Os cidadãos poderão ter seus conhecimentos adquiridos na educação profissional, inclusive no trabalho (art. 41 LDB) avaliados, reconhecidos e certificados para fins de prosseguimento e de conclusão de estudos.

90 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 90 LEGISLAÇÃO RESOLUÇÃO CEB Nº 4/1999 – DCNs educação Profissional Nível Técnico Art. 16. O MEC, conjuntamente com os demais órgãos federais das áreas pertinentes, ouvido o CNE, organizará um sistema nacional de certificação profissional baseado em competências.

91 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 91 LEGISLAÇÃO PARECER CNE/CP Nº 29/2002 – DCNs Tecnológicos Novo paradigma da educação profissional... reposicionar os currículos escolares tanto dos cursos técnicos quanto dos cursos superiores de tecnologia, centrados no compromisso institucional com o desenvolvimento de competências profissionais:

92 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 92 LEGISLAÇÃO PARECER CNE/CP Nº 29/2002 – DCNs Tecnológicos A nova educação profissional desloca o foco do trabalho educacional do ensinar para o aprender, do que vai ser ensinado para o que é preciso aprender no mundo contemporâneo e futuro.

93 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 93 LEGISLAÇÃO PARECER CNE/CP Nº 29/2002 – DCNs Tecnológicos Os cursos de graduação em tecnologia são cursos regulares de educação superior, enquadrados no disposto no Inciso II do Artigo 44 da LDB,... têm por finalidade o desenvolvimento de competências profissionais...

94 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 94 LEGISLAÇÃO PARECER CNE/CP Nº 29/2002 – DCNs Tecnológicos Essa nova concepção curricular aponta para uma educação em processo contínuo e autônomo, fundamentada no desenvolvimento de competências...

95 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 95 LEGISLAÇÃO PARECER CNE/CP Nº 29/2002 – DCNs Tecnológicos As competências desenvolvidas em atividades fora da escola, no mundo do trabalho e na prática social do cidadão, devem ser constantemente avaliadas pela instituição educacional e aproveitados para fins de...

96 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 96 LEGISLAÇÃO PARECER CNE/CP Nº 29/2002 – DCNs Tecnológicos... continuidade de estudos, numa perspectiva de educação permanente e de contínuo desenvolvimento da capacidade de aprender e de aprender a aprender, com crescente grau de autonomia intelectual.

97 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 97 LEGISLAÇÃO PARECER CNE/CP Nº 29/2002 – DCNs Tecnológicos Adotar a flexibilidade, a interdisciplinaridade, a contextualização e a atualização permanente dos cursos e seus currículos

98 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 98 LEGISLAÇÃO PARECER CNE/CP Nº 29/2002 – DCNs Tecnológicos Os projetos pedagógicos dos cursos poderão ser estruturados em módulos, disciplinas, núcleos temáticos, projetos ou outras atividades educacionais, com base em competências a serem desenvolvidas...

99 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 99 LEGISLAÇÃO RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 3/2002 – DCNs Tecnológicos Art. 6º, § 1º A organização curricular compreenderá as competências profissionais tecnológicas, gerais e específicas, incluindo os fundamentos científicos e humanísticos necessários ao desempenho profissional do graduado...

100 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 100 LEGISLAÇÃO PARECER CNE/CES Nº 134/2003 – DCNs ADM a- Perfil do formando / egresso / profissional - conforme o curso, o projeto pedagógico deverá orientar o currículo para um perfil profissional desejado; b- Competência / habilidades / atitudes.

101 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 101 LEGISLAÇÃO PARECER CNE/CES Nº 134/2003 – DCNs ADM As Atividades Complementares são componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar...

102 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 102 LEGISLAÇÃO RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 1/2004 – DCNs ADM Art. 2º A organização do curso de que trata esta Resolução... abrangendo o perfil do formando, as competências e habilidades, os componentes curriculares,

103 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 103 LEGISLAÇÃO RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 1/2004 – DCNs ADM Idem RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 1/2006 – DCNs Agronomia RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 6/2006 – DCNs Arquitetura e Urbanismo

104 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 104 LEGISLAÇÃO Idem RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 3/2001 – DCNs Enfermagem Idem RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 4/2001 – Medicina

105 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 105 LEGISLAÇÃO PARECER CNE/CES Nº 492/2001 – DCNs Filosofia 2. Competências e Habilidades Capacitação para um modo especificamente filosófico de formular e propor soluções a problemas, nos diversos campos do conhecimento;

106 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 106 LEGISLAÇÃO PARECER CNE/CES Nº 492/2001 – História 2. Competências e Habilidades A) Gerais a. Dominar as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio- históricas;

107 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 107 LEGISLAÇÃO PARECER CNE/CES Nº 492/2001 – História b. Problematizar, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço;

108 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 108 LEGISLAÇÃO PARECER CNE/CES Nº 492/2001 – Geografia 2. Competências e Habilidades A) Gerais Os cursos de Graduação devem proporcionar o desenvolvimento das seguintes habilidades gerais:

109 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 109 LEGISLAÇÃO PARECER CNE/CES Nº 492/2001 – Geografia B) Específicas a. Identificar, descrever, compreender, analisar e representar os sistemas naturais:

110 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 110 LEGISLAÇÃO PARECER CNE/CES Nº 492/2001 – Geografia b. identificar, descrever, analisar, compreender e explicar as diferentes práticas e concepções concernentes ao processo de produção do espaço;

111 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 111 LEGISLAÇÃO PARECER CNE/CES Nº 492/2001 – Serviço Social 2. Competências e Habilidades A) Gerais A formação profissional deve viabilizar uma capacitação teórico- metodológica e éticopolítica, como requisito fundamental para o exercício de atividades técnico- operativas, com vistas à

112 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 112 LEGISLAÇÃO PARECER CNE/CES Nº 492/2001 – Serviço Social B) Específicas A formação profissional deverá desenvolver a capacidade de Elaborar, executar e avaliar planos, programas e projetos na área social;

113 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 113 LEGISLAÇÃO PARECER CNE/CES Nº 492/2001 – Comunicação Social 2. Competência e Habilidades Perfis dos egressos, organizados em uma parte geral comum e uma parte específica por habilitação, as competências e habilidades também comportam dois níveis...

114 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 114 LEGISLAÇÃO PARECER CNE/CES Nº 492/2001 – Comunicação Social A) Gerais As competências e habilidades gerais para os diferentes perfis são as seguintes: 1. assimilar criticamente conceitos que permitam a apreensão de teorias;

115 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 115 LEGISLAÇÃO PARECER CNE/CES Nº 492/2001 – Comunicação Social B) Específicas por Habilitação Além das competências e habilidades gerais acima referidas, há que se promover o desenvolvimento de competências específicas.

116 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 116 LEGISLAÇÃO PARECER CNE/CES Nº 492/2001 – Ciências Sociais - Antropologia, Ciência Política, Sociologia 2. Competências e Habilidades A) Gerais Domínio da bibliografia teórica e metodológica básica

117 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 117 LEGISLAÇÃO PARECER CNE/CES Nº 492/2001 – Ciências Sociais B)Específicas para licenciatura Domínio dos conteúdos básicos que são objeto de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio

118 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 118 LEGISLAÇÃO PARECER CNE/CES Nº 492/2001 – Letras Dêem prioridade à abordagem pedagógica centrada no desenvolvimento da autonomia do aluno;...

119 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 119 LEGISLAÇÃO PARECER CNE/CES Nº 492/2001 – Letras 2. Competências e Habilidades O graduado em Letras..., nas modalidades de bacharelado e de licenciatura, deverá ser identificado...

120 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 120 LEGISLAÇÃO RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 2/2002 – Farmácia Art. 4º A formação do Farmacêutico tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

121 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 121 LEGISLAÇÃO RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 2/2002 – Farmácia § 1º As DCNs deverão contribuir para a inovação e a qualidade... § 2º O Currículo poderá incluir aspectos complementares de perfil, habilidades, competências e conteúdos, considerar a inserção institucional do curso, a flexibilidade individual de estudos..

122 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 122 LEGISLAÇÃO RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 3/2002 – Odontologia Art. 4º A formação do Cirurgião Dentista tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

123 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 123 LEGISLAÇÃO RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 4/2002 – Fisioterapia Art. 4º A formação do Fisioterapeuta tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

124 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 124 LEGISLAÇÃO RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 5/2002 – Fonoaudiologia Art. 4º A formação do Fonoaudiólogo tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

125 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 125 LEGISLAÇÃO RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 9/2002 – Física Art. 2o O projeto pedagógico de formação profissional a ser formulado pelo curso de Física deverá explicitar: II - as competências e habilidades – gerais e específicas a serem desenvolvidas;

126 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 126 LEGISLAÇÃO RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 11/2002 – Engenharia Art. 4º A formação do engenheiro tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

127 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 127 LEGISLAÇÃO PARECER CNE/CES Nº 104/2002 – Biomedicina Princípios das Diretrizes Curriculares: Encorajar o reconhecimento de conhecimentos, habilidades e competências adquiridas fora do ambiente escolar, inclusive as que se referiram à experiência profissional julgada relevante para a área de formação considerada;

128 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 128 LEGISLAÇÃO RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 3/2002 – CSTs Art. 2º Os cursos... superiores de tecnologia e deverão: III - desenvolver competências profissionais tecnológicas, gerais e específicas, para a gestão de processos e a produção de bens e serviços;

129 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 129 LEGISLAÇÃO RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 3/2002 – CSTs V - promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós- graduação;

130 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 130 LEGISLAÇÃO RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 3/2002 – CSTs VI - adotar a flexibilidade, a interdisciplinaridade, a contextualização e a atualização permanente dos cursos e seus currículos;

131 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 131 LEGISLAÇÃO RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 3/2002 – CSTs § 1º O histórico escolar que acompanha o diploma de graduação deverá incluir as competências profissionais definidas no perfil profissional de conclusão do respectivo curso.

132 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 132 LEGISLAÇÃO RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 3/2002 – CSTs Art. 5º § 2º O histórico escolar que acompanha o Certificado de Qualificação Profissional de Nível Tecnológico deverá incluir as competências profissionais definidas no perfil de conclusão do respectivo módulo.

133 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 133 LEGISLAÇÃO RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 3/2002 – CSTs Art. 7º Entende-se por competência profissional a capacidade pessoal de mobilizar, articular e colocar em ação conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários...

134 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 134 LEGISLAÇÃO RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 3/2002 – CSTs... para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho e pelo desenvolvimento tecnológico.

135 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 135 LEGISLAÇÃO RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 3/2002 – CSTs Art. 8º O projeto pedagógico dos CSTs devem conter pelo menos: III - perfil profissional de conclusão, definindo claramente as competências profissionais a serem Desenvolvidas;

136 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 136 LEGISLAÇÃO RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 3/2002 – CSTs IV - organização curricular estruturada para o desenvolvimento das competências profissionais...

137 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 137 LEGISLAÇÃO RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 3/2002 – CSTs VI - critérios de aproveitamento e procedimentos de avaliação de competências profissionais anteriormente desenvolvidas;

138 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 138 LEGISLAÇÃO RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 3/2002 – CSTs Art. 9º É facultado ao aluno o aproveitamento de competências profissionais anteriormente desenvolvidas, para fins de prosseguimento de estudos em cursos superiores de tecnologia.

139 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 139 LEGISLAÇÃO RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 3/2002 – CSTs § 1º As competências profissionais adquiridas em cursos regulares serão reconhecidas mediante análise detalhada dos programas desenvolvidos, à luz do perfil profissional de conclusão do curso.

140 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 140 LEGISLAÇÃO RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 3/2002 – CSTs § 2º As competências profissionais adquiridas no trabalho serão reconhecidas através (sic) da avaliação individual do aluno.

141 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 141 LEGISLAÇÃO RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 3/2002 – CSTs Art. 13. Na ponderação... do corpo docente das disciplinas da formação profissional, a competência e a experiência na área deverão ter equivalência com o requisito acadêmico, em face das características desta modalidade de ensino.

142 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 142 LEGISLAÇÃO RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 6/2002 – Terapia Ocupacional Art. 4º A formação do Terapeuta Ocupacional tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

143 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 143 LEGISLAÇÃO RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 7/2002 – Biologia Art. 2o O projeto pedagógico... deverá explicitar: I - o perfil dos formandos nas modalidades bacharelado e licenciatura; II - as competências e habilidades gerais e específicas a serem desenvolvidas;

144 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 144 LEGISLAÇÃO PORTARIA Mec Art. 1o O art. 1o da Portaria no 438, de 28 de maio de 1998, passa a vigorar acrescido dos seguintes incisos: "Art. 1º V - promover a certificação no nível de conclusão do ensino médio, de acordo com a legislação vigente;

145 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 145 LEGISLAÇÃO V - promover a certificação no nível de conclusão do ensino médio, de acordo com a legislação vigente; VI - avaliar o desempenho escolar do ensino médio e o desempenho acadêmico dos ingressantes nos cursos de graduação". (NR) Art. 2o O art. 2o da Portaria no 438, de 28 de maio de 1998, passa a vigorar com a seguinte redação:

146 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 146 LEGISLAÇÃO "Art. 2o O Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, que se constituirá de uma prova de múltipla escolha de cada área do conhecimento, e uma redação, avaliará as competências e as habilidades desenvolvidas pelos examinandos ao longo do ensino fundamental e médio, imprescindíveis à vida acadêmica, ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, tendo como base a matriz de competências...

147 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 147 LEGISLAÇÃO...especialmente definida para o exame". (NR) Art. 3o O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, órgão responsável pelo planejamento e operacionalização do exame, publicará a Matriz de Referência para o ENEM em 2009 em ato próprio. Art. 4o Fica revogado o art. 1o da Portaria no 318, de 22 de fevereiro de 2001.

148 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 148 Capacidade Habilidade Competência

149 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 149 Capacidade Do latim capacitas qualidade que uma pessoa ou coisa tem de possuir para um determinado fim; habilidade, aptidão. (AURÉLIO)

150 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 150 Habilidade Do latim habilitas aptidão, destreza, disposição para alguma coisa. (AURÉLIO) Potencialidade para exercer liderança, para artes, para matemática, filosofia etc.

151 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 151 Habilidade Habilidades = dons espirituais Sabedoria Conhecimento (ciência) Fé Capacidade de curar Capacidade de operar milagres Profecia Discernimento de espíritos Variedade de línguas Capacidade para interpretar línguas.

152 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 152 Habilidade Habilidades são consideradas como algo menos amplo do que as competências. Assim, a competência estaria constituída por várias habilidades. Uma habilidade não "pertence" a determinada competência. A mesma habilidade pode contribuir para competências diferentes.

153 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 153 Habilidade Comunicação é uma habilidade que pode ser utilizada por um bom professor, um radialista, um advogado. Em cada caso, essa habilidade compõe competências diferentes.

154 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 154 Habilitação dada por Deus 1. Habilitação do próprio Deus o enchi do Espírito de Deus de habilidade, de inteligência e de conhecimento em todo artifício (A construção do tabernáculo)

155 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 155 Habilitação dada por Deus Encheu-os de habilidade para fazer toda obra de Mestre, até a mais engenhosa, e a do bordador,... e a do tecelão, sim, toda sorte de obra e a elaborar desenhos. (Êxodo 35.35).

156 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 156 Habilitação dada por Deus Habilidades: Elaborar desenhos: criatividade, facilidade no traço, uso adequado de ferramentas gráficas, Raciocínio espacial, Expressão (síntese e pensamento por imagens)

157 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 157 Habilitação dada por Deus Habilidades: Trabalhar com ouro, prata, bronze, madeira, lapidação de pedras de engaste (fixação de brilhantes, esmeraldas, topázios e outras gemas, sobre a parte metálica das jóias) para entalho de madeira (obra de marcenaria, de artesão que trabalha com madeira)

158 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 158 Habilitação dada por Deus Habilidades: e para toda sorte de lavores (trabalhos manuais). Criatividade, Destreza (agilidade), Sensibilidade artística, Curiosidade

159 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 159 Habilitação dada por Deus Dei habilidade a todos os homens hábeis para que me façam tudo o que tenho ordenado: a tenda da congregação a arca do Testemunho o propiciatório e todos os pertences da tenda

160 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 160 Habilitação dada por Deus a mesa com os seus utensílios o candelabro de ouro puro com todos os seus utensílios o altar de incenso o altar do holocausto com todos os seus utensílios a bacia com o seu suporte

161 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 161 Habilitação dada por Deus as vestes finamente tecidas as vestes sagradas do sacerdote Arão as vestes de seus filhos o óleo da unção o incenso aromático para o santuário Eles farão tudo que tenho ordenado.

162 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 162 Habilidade Jovens... instruídos em toda a sabedoria, e doutos em ciência, e entendidos no conhecimento, e que tivessem habilidade para assistirem no palácio do rei, e que lhes ensinassem as letras e a língua dos caldeus (Daniel 1.4)

163 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 163 Conclusão: Habilidades e Competências hoje HabilidadesCompetências Sabedoria, I Co Fazer discípulos, Mt Conhecimento, I Co Ensino, Rm Conhecimento, I Co Pregar a palavra, II Tm Fé, I Co Profecia, Rm. 12.6; I Co ; Ef Ministério, Rm Servir ao próximo, At. 6.1,3; Tg Misericórdia, Rm Socorro, I Co

164 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 164 Oficina: Habilidades

165 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 165 Oficina: Habilidades HabilidadeSignificado SabedoriaAcúmulo de conhecimento. Ciência. Razão. ConhecimentoNoção. Informação. Ideia. FéCrença, fidelidade LiderançaComando, direção AdptabilidadeCapacidade para tornar as coisas aptas ComunicaçãoAviso, notícia, propagação ConfiabilidadeAto de transmitir crédito CriatividadeFunção da inteligência humana que torna o homem superior ao que ele mesmo cria. OuvirPerceber pelo ouvido; prestar atenção NegociaçãoComercialização

166 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 166 Habilidades e Competências

167 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 167 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Valores, conhecimentos e HABILIDADES para o desempenho eficiente e eficaz COMPETÊNCIA profissional

168 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 168 EXEMPLOS DE COMPETÊNCIAS TÉCNICO EM GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO (SENAC, SP) 1 – Identificar, caracterizar e correlacionar os sistemas e ecossistemas... 2 – Identificar os parâmetros de qualidade ambiental dos recursos naturais (solo, água e ar).

169 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 169 EXEMPLOS DE COMPETÊNCIAS TÉCNICO EM GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO (SENAC, SP) 3 – Identificar características básicas de atividades de exploração de recursos naturais renováveis e não renováveis que intervêm no meio ambiente.

170 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 170 EXEMPLOS DE COMPETÊNCIAS TÉCNICO EM GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO (SENAC, SP) 4 – Identificar e correlacionar o conjunto dos aspectos sociais, econômicos, culturais e éticos envolvidos nas questões ambientais.

171 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 171 EXEMPLOS DE COMPETÊNCIAS TÉCNICO EM GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO (SENAC, SP) 5 – Avaliar as causas e os efeitos dos impactos ambientais globais, na saúde, no ambiente e na economia. 6 – Identificar os processos de intervenção antrópica sobre o meio ambiente.

172 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 172 EXEMPLOS DE COMPETÊNCIAS TÉCNICO EM GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO (SENAC, SP) 7 – Aplicar a legislação ambiental loca, nacional e internacional. 8 – Identificar os procedimentos de avaliação, estudo e relatório de impacto ambiental (AIA/EIA/RIMA).

173 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 173 EXEMPLOS DE COMPETÊNCIAS TÉCNICO EM GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO (SENAC, SP) 9 – Organizar e atuar em campanhas de mudanças, adaptações culturais e transformações de atitudes e condutas relativas ao meio ambiente.

174 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 174 EXEMPLOS DE COMPETÊNCIAS BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO (RESOLUÇÃO CNE/CES nº 4/2005) 1 – Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão.

175 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 175 EXEMPLOS DE COMPETÊNCIAS BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO (RESOLUÇÃO CNE/CES nº 4/2005) 2 – Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais.

176 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 176 EXEMPLOS DE COMPETÊNCIAS BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO (RESOLUÇÃO CNE/CES nº 4/2005) 3 – Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento.

177 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 177 EXEMPLOS DE COMPETÊNCIAS BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO (RESOLUÇÃO CNE/CES nº 4/2005) 4 – Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico (HABILIDADE) para operar (COMPETÊNCIA) com valores e formulações matemáticas... expressando-se (COMPETÊNCIA) de modo crítico e criativo (HABILIDADE) diante dos diferentes contextos...

178 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 178 EXEMPLOS DE COMPETÊNCIAS BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO (RESOLUÇÃO CNE/CES nº 4/2005) 5 – Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional.

179 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 179 EXEMPLOS DE COMPETÊNCIAS BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO (RESOLUÇÃO CNE/CES nº 4/2005) 6 – Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável.

180 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 180 EXEMPLOS DE COMPETÊNCIAS BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO (RESOLUÇÃO CNE/CES nº 4/2005) 7 – Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações. 8 – Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

181 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 181 Oficina: Habilidades e Competências

182 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 182 Oficina: Habilidades e Competências Competência Competência (realização) 1. Competência (realização) 1. Competência (realização) 1.

183 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 183 O ensino é frutífero quando leva a um compromisso sério com os princípios transformadores. Conclusão

184 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 184 BRASIL.MEC/CNE. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, BRASIL.MEC/CNE. Resolução Nº 28 do Conselho Pleno. Brasília, BRASIL.MEC/SEF/SEMTEC/SESu. Proposta de Diretrizes para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica em Cursos de Nível Superior. Brasília, BRASIL.MEC. Projeto de Estruturação do Curso Normal Superior. Brasília, REFERENCIAIS BIBLIOGRÁGICOS

185 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 185 BRASIL. Presidência da República. Decreto Nº 3554, Brasília, BRASIL.MEC/SEF. Referenciais para Formação de Professores. Brasília, BRASIL.MEC/CNE. Resolução Nº 1 do Conselho Pleno, Brasília, BRASIL.MEC/CNE. Parecer do Conselho Pleno Nº 115. Brasília, BRASIL. Presidência da República. Decreto Nº 3276, Brasília, BRASIL.MEC/SESU. Edital Nº 4, Brasília, REFERENCIAIS BIBLIOGRÁGICOS

186 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 186 BRASIL. Lei Nº 9394, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, BRASIL.MEC. Plano Decenal de Educação para Todos. Brasília, REFERENCIAIS BIBLIOGRÁGICOS

187 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 187 CARBONE, Pedro Paulo. Gestão por competências e gestão do conhecimento. Rio de Janeiro: Editora FGV, CRUZ, Carlos Henrique. Competências e Habilidades. Rio de Janeiro: Edição Loyola, DAÓLIO, Luiz Carlos. Perfis e Competências. São Paulo: Erica, 2004 Dias, Rosanne Evangelista. Competências – Um conceito recontextualizado no currículo para a formação de professores no Brasil. Dissertação. Rio de Janeiro, 2002 FLEURY, Afonso. Estratégias empresariais e formação de competências. São Paulo: Atlas, 2000 REFERENCIAIS BIBLIOGRÁGICOS

188 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 188 FRANCESCHINI, Paulo Henrique. Competência Multifocal. São Paulo: Editora Academia da Inteligência, GRAMINA, Maria Rita. Modelo de Competências e gestão de talentos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, LEWIS, Goreth. Teste suas competências pessoais. São Paulo: Publifolha, LERNER, Walter. Competência é essencial na administração. São Paulo: Global, REFERENCIAIS BIBLIOGRÁGICOS

189 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 189 MARKERT, Werner. Trabalho, comunicação e competência. São Paulo: Autores Associados, MEDEIROS, Mário. Competências: diferentes lógicas para diferentes expectativas. Recife: EDUPE, NERI, Agnaldo. (Org). Gestão de RH para competências e a empregabilidade. Campinas, São Paulo: Papirus, REFERENCIAIS BIBLIOGRÁGICOS

190 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 190 PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: ArtMed, RESENDE, Ênio. A força e o poder das competências. Rio de Janeiro: Qualitymark, RESENDE, Ênio. O livro das competências. Rio de Janeiro: Qualitymark, ROPÉ, Françoise e TANGUY, Lucie. (Orgs). Saberes e competências. Campinas, São Paulo: Papirus, WOOD, Thomaz Jr. Remuneração por habilidades e por competências. São Paulo: Atlas, REFERENCIAIS BIBLIOGRÁGICOS

191 Proposta Curricular Orientada por Habilidades e Competências 191 SIMMONS, Steve and Jr. Avaliando a inteligência emocional. Rio de Janeiro: Record, DELORS, J. (org.). Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC, UNESCO, REFERENCIAIS BIBLIOGRÁGICOS


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