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Software para prevenir o Mal de Alzheimer.

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Apresentação em tema: "Software para prevenir o Mal de Alzheimer."— Transcrição da apresentação:

1 Software para prevenir o Mal de Alzheimer.

2 Cronograma Motivação Competidores Objetivos Referências Análise
Protótipo

3 Motivação

4 Motivação Segundo o IBGE a população brasileira com mais de 60 anos dobrou nos últimos 50 anos. A pirâmide populacional no Brasil vai progressivamente adotando a forma de barril característica dos países desenvolvidos:

5

6

7 Motivação Projeções indicam que em 2025 o Brasil terá:
cerca de 34 milhões de pessoas acima de 60 anos, 10% de sua população; a sexta maior população de idosos em todo o mundo. Os números apresentados tornam-se ainda mais expressivos quando tomamos consciência da relação diretamente proporcional que a doença de Alzheimer mantém com o aumento da idade.

8 Motivação Porque está me falando sobre isso eu não conheço ninguém que tenha esta doença, sem falar que eu nunca terei ela. Conhecer alguém que sofre deste treco é feito conhecer alguém que foi morto por um raio.

9 Motivação Na verdade as estatísticas provam que “Beavis” está redondamente enganado.

10 Motivação Principais características da doença: Sintomas
É a forma mais comum de demência; Degenerativa; Até o momento incurável e terminal; Afeta geralmente pessoas acima dos 65 anos. Sintomas perda de memória; Agressividade; falhas na linguagem; Etc. Falar um pouco da doença, antes de ler os tópicos!!! Alzheimer não tem cura porém estudos já mostram que pessoas com um nível maior de escolaridade tem uma chance menor de adquirir a doença. O mal de Alzheimer, ou doença de Alzheimer ou simplesmente Alzheimer é a forma mais comum de demência. Esta doença degenerativa, até o momento incurável e terminal afeta geralmente pessoas acima dos 65 anos, embora seu diagnóstico seja possível também em pessoas mais novas. Cada paciente de Alzheimer sofre da doença de forma única, mas existem pontos em comum, por exemplo, o sintoma primário mais comum é a perda de memória. Muitas vezes os primeiros sintomas são confundidos com problemas de idade ou de estresse. Quando a suspeita recai sobre o Mal de Alzheimer, o paciente é submetido a uma série de testes cognitivos. Com o avançar da doença vão aparecendo novos sintomas como confusão, irritabilidade e agressividade, alterações de humor, falhas na linguagem, perda de memória a longo prazo e o paciente começa a desligar-se da realidade. As suas funções motoras começam a perder-se e o paciente acaba por morrer. [3] As taxas estimadas de incidência e prevalência para a doença de Alzheimer, de acordo com o Estudo Longitudinal de Baltimore ( ), demonstram que a taxa de incidência aos 60 anos é de cerca de 10%. A taxa dobra a cada cinco anos e ao redor dos 85 anos é nove vezes maior que aos 69 anos de idade. As taxas de prevalência apresentam aumento geométrico a partir dos 60 anos de idade, ultrapassando de 50% aos 95 anos. Muitas vezes os primeiros sintomas são confundidos com problemas de idade ou de estresse.

11 Motivação A utilização de recursos computacionais aliados ao tratamento usual junto a especialistas ligados ao tratamento do doente de Alzheimer vem fazendo com que os efeitos desta doença sejam desacelerados. Pacientes com DA moderada que participaram de um programa de Reabilitação Cognitiva (RC) obtiveram: 170% de melhoria em média na sua capacidade de reconhecimento de faces e nomes; 71% de melhoria na capacidade de fazer compras adequadamente. Pessoas que se encontram em estágios iniciais de Doença de Alzheimer (DA) são mais capazes de aprender do que antes se pensava. Pacientes com DA moderada que participaram de um programa de Reabilitação Cognitiva (RC) com 3 a 4 meses de duração obtiveram 170% de melhoria em média na sua capacidade de reconhecimento de faces e nomes e 71% de melhoria na capacidade de fazer compras adequadamente. Os participantes responderam e processaram informações mais rapidamente, ficaram mais orientados no tempo e espaço comparando-se com um grupo que não recebeu este tipo de intervenção. Estas melhorias continuaram evidentes 3 meses após o final da RC

12 Motivação Baseado em casos de sucesso com a utilização de computadores e sistemas computacionais para auxiliar o tratamento do Mal de Alzheimer, pretendemos desenvolver aplicativos baseados em atividades que já vem sendo utilizadas por especialistas e que sejam adaptáveis para o meio digital. A utilização destas atividades em meio digital vai trazer ao paciente mais uma forma de ajuda no seu tratamento e para os especialistas mais um meio de ajudar seus pacientes na luta contra esta doença.

13 Competidores

14 Competidores Competidores diretos Competidores indiretos SmartBrain
Consoles portáteis Jogos de tabuleiros Revistas de exercício vendidas em bancas

15 SmartBrain O principal competidor da nossa proposta é o SmartBrain da empresa educamigos. O SmartBrain tem interface simples e amigável. Todos os controles são simples e reduzidos. A tela é limpa e com poucos botões.

16 SmartBrain Vantagens Contras Ele é intuitivo Simples
Permite que se teste uma demonstração antes de comprar Contras Tem de se pagar para usar

17 Consoles portáteis Jogos de raciocínio são desenvolvidos para plataformas moveis, porém não atinge nosso publico alvo. Alguns deles são os jogos desenvolvidos para o console da Nintendo nomeado NitendoDS.

18 Consoles portáteis Vantagens Desvantagem
É pequeno e permite se levar para todos os lugares Usa tecnologia touch screen assim sendo mais intuitivo Desvantagem Devido o fato de ser desenvolvido para o público infanto-juvenil ele é dotado de uma tela minúscula

19 Jogos de tabuleiro Jogos clássicos de tabuleiros também podem ser considerados competidores do nosso projeto.

20 Jogos de tabuleiro Vantagem Desvantagem Estão consolidados no mercado
São baratos São divertidos Desvantagem Não se pode jogar sozinho

21 Revistas de exercício vendidas em bancas
O maior competidor que existe para o nosso software é justamente os jogos de sudoku e palavra cruzada que são vendidas em bandas.

22 Revistas de exercício vendidas em bancas
Vantagem São baratas E são fáceis de achar Todo mundo sabe usar Desvantagem São repetitivas

23 S - S/N N S* Smartbrain Nintendo DS Jogos de Tabuleiro
Revistas de Raciocínio Drag-drop S - Opções de Linguagens S/N Dificuldade Progressiva N Portabilidade S* Independência de outras pessoas Mudança de Dificuldade sutil Preço acessível Facilidade para se interagir(Ver, Tocar, Utilizar...)

24 Objetivos

25 Objetivos Objetivos Gerais Objetivos Específicos

26 Objetivos Gerais Criar aplicativos computacionais web que auxiliem os especialistas envolvidos no tratamento do Mal de Alzheimer, fazendo com que os mesmos tenham mais uma ferramenta para a luta contra esta doença.

27 Objetivos Específicos
Estudar formas de como ajudar computacionalmente os especialistas no tratamento do Mal de Alzheimer. Desenvolver formas de ajuda na área de informática para estes especialistas. Desenvolver aplicativos em conjunto com os especialistas que ajudem os pacientes no tratamento da doença. Manter e desenvolver a independência e autonomia de idosos, doentes de Alzheimer em grupos e individualmente, por meio da Inclusão Digital. Promover o contato dos idosos com tecnologias digitais; Reconceituar o fenômeno de demência a partir da interação humano-computador.

28 Análise da literatura

29 Análise Nossa pesquisa neste trabalho, devido ao software a ser desenvolvido se tratar não somente de um jogo, mas sim uma solução de saúde para pessoas de idade avançada, teve de ser de forma muito rigorosa e com o máximo de seriedade. Primeiro separamos nossa pesquisa em três vertentes: Uma delas ficou responsável de levantar dados sobre a doença, como ela age sobre o cérebro humano e quais são as conseqüências dela. Outra ficou responsável de realizar um levantamento de atividades que pudessem auxiliar no combate da doença. A última e talvez a mais importante ficou de pesquisar como fazer a interface ser o máximo amigável possível.

30 Conhecimento da Enfermidade
Interface Amigável Conhecimento dos tratamentos ALZTEC

31 Clique aqui para se cadastrar no site.
ALZTEC Entrar Clique aqui para se cadastrar no site.

32 Cadastro Confirmar Voltar Nome: Login: Senha: Masculino Sexo: Feminino
Conf. Senha: Sexo: Masculino Feminino Data de nascimento: Confirmar Possui alguma doença cognitiva: Sim Não Voltar

33 Memória de faces SUDOKU Desempenho Interpretar Sons Palavras cruzadas

34 Voltar

35 SUDOKU - Níveis 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Voltar Instruções

36 SUDOKU - Instruções O objetivo do sudoku é preencher os quadrados vazios com números entre 1 e 9 de acordo com as seguintes regras: Um número não pode aparecer mais de uma vez em cada linha Um número não pode aparecer mais de uma vez em cada coluna Um número não pode aparecer mais de uma vez em cada quadrante Como jogar: 1. Para iniciar uma partida escolha um nível entre os permitidos para você. A medida que você for vencendo, poderá passar para níveis maiores. 2. Selecione com o mouse os campos vazios e digite sobre eles o número desejado. 3. Quando todas as células estiverem corretamente preenchidas, você vencerá a partida.

37 SUDOKU - Nível 1 00:02:24 Reiniciar Voltar

38 Memória de faces - Níveis
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Voltar Instruções

39 Memória de faces - Nível 1
00:02:24

40 Memória de faces - Nível 1
Voltar

41 Interpretar Sons- Níveis
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Voltar Instruções

42 Interpretar Sons- Níveis
Voltar

43 Palavras cruzadas- Níveis
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Voltar Instruções

44 Palavras cruzadas- Nível 1
Voltar

45 Preencha todos os campos.
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46 Referências [1] Lowenstein A. et cols, “Cognitive rehabilitation of mildly impaired Alzheimer disease patients on cholinesterase inhibitors”. Am. J. Geriatr. Psychiatry : [2] Cindy Lustig, Buckner R., Preserved Neural Correlates of Priming in Old Age and Dementia June 10, 2004, issue of Neuron. [3] [4] [5] Adams et al., Principles of Neurology, 6th ed, pp ), [http://www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/query.fcgi?db=mesh ] 1998.


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