A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 EUROPA Encontro Nacional eTwinning 9 Maio de 2009 *Batalha Carla Vieira Sampaio da Silva Embaixadora eTwinning eTwinning no Ensino Básico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 EUROPA Encontro Nacional eTwinning 9 Maio de 2009 *Batalha Carla Vieira Sampaio da Silva Embaixadora eTwinning eTwinning no Ensino Básico."— Transcrição da apresentação:

1 1 EUROPA Encontro Nacional eTwinning 9 Maio de 2009 *Batalha Carla Vieira Sampaio da Silva Embaixadora eTwinning eTwinning no Ensino Básico

2 2 9 de Maio de 2009 – Dia da Europa Unida na diversidade é o lema da União Europeia. Este lema significa que na UE os europeus estão unidos, trabalhando em conjunto pela paz e pela prosperidade, e que o facto de existirem diferentes culturas, tradições e línguas na Europa é algo de positivo para o continente.

3 3 O que é eTwinning? eTwinning é uma acção que apoia projectos, que se desenvolvem com a Internet entre, pelo menos, dois países europeus diferentes. As escolas criam um projecto e utilizam as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para a sua concretização. Uma vez que as escolas comunicam e colaboram via Internet, não existem nem financiamentos ou aspectos administrativos ligados a este esquema, nem encontros presenciais entre os parceiros.

4 4 O que posso fazer num projecto eTwinning? Pode trabalhar em qualquer tópico que escolha com a sua escola parceira. Os projectos devem ter um bom equilíbrio entre a utilização das TIC e as actividades de sala de aula, e, de preferência, deve estar adaptado aos currículos nacionais das escolas que participam no projecto.

5 5 Necessito de ser um especialista em TIC para participar? Definitivamente não! Um dos objectivos de eTwinning é dinamizar as competências dos professores em TIC e torná-las parte integrante do dia-a-dia da sala de aula. eTwinning satisfaz todos os níveis de conhecimento das TIC.

6 6 Quem pode participar? Um projecto eTwinning pode ser desenvolvido por dois ou mais professores, equipas de professores ou coordenadores de departamento, bibliotecários, membros do Conselho Executivo e alunos das escolas da Europa. A colaboração pode ser desenvolvida numa área disciplinar ou transversal ao currículo através da utilização das TIC. Todas as escolas dos diferentes níveis de ensino, Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos e secundário, podem participar (nível etário dos alunos, 3-19 anos).

7 7 Que países fazem parte de eTwinning? eTwinning aplica-se ao Estados-Membros da União Europeia: Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suécia, Países Baixos, Reino Unido e Ex-República Jugoslava da Macedónia e a Croácia. Os territórios ultramarinos e os países são também elegíveis. Para além disso, a Noruega, a Turquia e a Islândia também podem participar.

8 8 eTwinning no Ensino Básico Modelos Os Modelos eTwinning oferecem um modelo base para professores que procuram ideias práticas sobre como desenvolver um projecto colaborativo europeu. Cada modelo refere-se a um tema em que é apresentada informação sobre o público-alvo, os objectivos e o valor pedagógico das actividades. Estes modelos podem ser utilizados desta forma ou ser adaptados ao contexto individual de ensino de cada professor.

9 9 Módulos Os Módulos eTwinning são actividades curtas que podem ser integradas em qualquer tipo de projecto eTwinning, e no tratamento de qualquer temática. Os módulos são uma excelente forma de iniciar um projecto, de fornecer um meio de desenvolvimento ou servir no final como instrumento de avaliação. eTwinning no Ensino Básico

10 10 eTwinning no Ensino Básico eTwinning durante todo o ano A ideia básica deste tipo de projecto é criar uma ligação real e laços de amizade entre alunos parceiros.

11 11 Regras e Netiqueta – estabeleça regras básicas dentro da parceria Responder sempre dentro de um prazo razoável (uma semana no máximo, se não tiver sido acordado de modo diferente). Evitar mal-entendidos, usar uma linguagem simples. Manter as mensagens curtas e focalizadas no assunto. Utilizar livremente os ícones de emoções para tornar a comunicação mais expressiva, mas tentar não abusar do seu uso, para não tornar a informação pouco clara. Não fornecer informação privada desnecessária, mesmo na plataforma segura do TwinSpace, e ter muito cuidado numa comunicação em linha fora do Espaço Virtual.

12 12 E se neste momento pegarmos numa folha, nas ideias que temos… agruparmo-nos em pequenos grupos… e elaborarmos um pequeno projecto? Desafio

13 13 Título do Projecto Pequena descrição (2, 3 frases) Grupo etário Nível Duração Ferramentas TIC (Ambiente virtual de aprendizagem (comunidades, sala de aula virtual,...), Outro software (Powerpoint, vídeo, imagens e desenhos), Publicação na web, Video Conferência ) Objectivos Pedagógicos Processo Avaliação Ligações úteis

14 14 Trabalho Colaborativo Criar Partilhar Usar Modificar Divulgar (…)

15 15 Alguns projectos etwinning : Após o convite de Michael Purves (Escócia) e Katja Auffret (França), Portugal, representada pela Escola EB 2,3/S Cunha Rivara – Arraiolos aceitou o desafio e cantará Menina estás à janela, música tradicional alentejana. Na sequência de um formato semelhante ao Eurovision Song Contest, Schoolovision2009 permitiu a 30 escolas eTwinning de todos os países europeus participar, gravar e fazer o upload de uma canção de sua escolha, para ser visualizado por todos os outros participantes no blog construído para o efeito:

16 16 Contactos eTwinning NSS-PT DGIDC - Equipa Multidisciplinar Computadores Redes e Internet na Escola Apoio online das 22h00 às 22h30 (2ªs, 4ªs e 6ªs Feiras)

17 17 Obrigado pela vossa atenção e aventurem-se no mundo eTwinning!


Carregar ppt "1 EUROPA Encontro Nacional eTwinning 9 Maio de 2009 *Batalha Carla Vieira Sampaio da Silva Embaixadora eTwinning eTwinning no Ensino Básico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google