A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tema 4 Clima e Vegetação do Continente americano Livro páginas 74 a 79.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tema 4 Clima e Vegetação do Continente americano Livro páginas 74 a 79."— Transcrição da apresentação:

1 Tema 4 Clima e Vegetação do Continente americano Livro páginas 74 a 79

2 Vários fatores podem determinar o clima de uma região: 1. Latitude 2. Grandes massas de água 3. Relevo 4. Correntes marítimas 5. Vegetação 6. Massas de ar 7. Interferências humanas no meio ambiente

3

4

5 FATORES DO CLIMA Observe a tabela abaixo: INFLUÊNCIA DAS ALTITUDES NAS TEMPERATURAS MÉDIAS ANUAIS CidadeAltitudeLatitudeMédia Térmica Anual Vitória2m20º19S24,4ºC Belo Horizonte852m19º56S21,5ºC Rio de Janeiro5m22º54S23,8ºC São Paulo731m23º32S19,8ºC

6

7

8

9

10

11

12

13 Homem está afetando o clima do planeta, concluem especialistas Dois dos principais especialistas norte- americanos em estudos atmosféricos concluíram, após extensa revisão de análises científicas realizadas anteriormente, não haver a menor dúvida de que o homem está afetando de forma contundente o clima do planeta.

14 As Grandes Paisagens Vegetais do Continente Americano

15

16 Tundra Vegetação rasteira (musgos e liquens). Vegetação rasteira (musgos e liquens). Localizada no extremo norte da América, e no sul da América do Sul. Localizada no extremo norte da América, e no sul da América do Sul. Localizada em regiões de clima frio, com precipitação de neve boa parte do ano. Localizada em regiões de clima frio, com precipitação de neve boa parte do ano. Habitat de renas e caribus (hemisfério Norte). Habitat de renas e caribus (hemisfério Norte). Boa parte do ano vegetação fica congelada. Boa parte do ano vegetação fica congelada.

17

18

19

20 Floresta de Coníferas Ocorre no Canadá. Ocorre no Canadá. Presença de gimnospermas (pinheiros). Presença de gimnospermas (pinheiros). Pinheiros em forma de cone (coníferas). Pinheiros em forma de cone (coníferas). Vegetação perenifólia, aciculifoliada e com pequena biodiversidade. Vegetação perenifólia, aciculifoliada e com pequena biodiversidade. Grande espaçamento entre os pinheiros. Grande espaçamento entre os pinheiros.

21

22

23 Floresta Temperada

24 Floresta temperada ou floresta decídua temperada, ou ainda, floresta caducifólia, por causa da queda das suas folhas no período do Inverno, é um bioma encontrado nas regiões situadas entre os pólos e os trópicos, característica das zonas temperadas úmidas e abrange o leste dos Estados Unidos. Situa-se, pois, abaixo da Taiga.

25

26

27 Estepes ou Pradarias Vegetação rasteira (gramíneas e eventualmente arbustos). Vegetação rasteira (gramíneas e eventualmente arbustos). Formação característica de clima subtropical (campos no Brasil, Pampa na Argentina e no Uruguai) e temperado (pradarias nos EUA e Estepes na Europa Oriental). Formação característica de clima subtropical (campos no Brasil, Pampa na Argentina e no Uruguai) e temperado (pradarias nos EUA e Estepes na Europa Oriental).

28

29 Estepe é uma vegetação rasteira, ela ocorre em volta dos desertos onde as chuvas são escassas e mal distribuída. As estepes semi-áridas são encontradas nos Estados Unidos, México, Argentina e Brasil. Essas regiões são aproveitadas na criação de gado.

30 Formações Desérticas Localizada em regiões semi-áridas (algumas espécies) e áridas. Localizada em regiões semi-áridas (algumas espécies) e áridas. Vegetação adaptada a baixa pluviosidade (vegetação xerófita). Vegetação adaptada a baixa pluviosidade (vegetação xerófita). Vegetação com raízes profundas e espinhos em vez de folhas. Vegetação com raízes profundas e espinhos em vez de folhas. Pequena biodiversidade. Pequena biodiversidade.

31

32 As paisagens desérticas têm alguns elementos em comum. O solo do deserto é principalmente composto de areia, e dunas podem estar presentes. Encontramos este tipo de vegetação na California, Mexico, Peru, Chile e Argentina.

33 Savanas Presente na faixa intertropical, geralmente de clima tropical (verão chuvosos e inverno seco). Presente na faixa intertropical, geralmente de clima tropical (verão chuvosos e inverno seco). Brasil Central, e Brasil Central, e Vegetação arbustivo- arbórea, com presença de árvores de pequeno porte, bastante afastadas entre si. Vegetação arbustivo- arbórea, com presença de árvores de pequeno porte, bastante afastadas entre si. Brasil = CERRADO Brasil = CERRADO

34 Savana, cerrado no Brasil é uma região plana cuja vegetação predominante são as gramíneas, com árvores esparsas, troncos retorcidos e casca grossa e arbustos isolados ou em pequenos grupos.

35 Floresta tropical As temperaturas médias mensais são elevadas ao longo de todo o ano, superiores a 25 0 C). - As amplitudes térmicas anuais são muito reduzidas, ou seja, a diferença entre a temperatura média máxima anual e a temperatura média mínima anual, é muito reduzida. - Chove abundantemente durante todo o ano, não há nenhum mês sem precipitação. - Não existem estações (nem Verão, nem Inverno...), pois todos os meses são pluviosos e quentes.

36 Densa, de grande biodiversidade, higrófila, latifoliada. Típica de regiões quentes e úmidas. Maior incidência dos raios solares.

37 As florestas tropicais tem um papel elementar na regulação global do clima além de manter a regularidade das chuvas, enquanto proteção contra inundações, secas e erosão. Elas armazenam vastas quantidades de carbono ao produzir uma quantidade significativa de oxigênio para o mundo.

38

39 VEGETAÇÃO DE ALTITUDE A vegetação dos climas de altitude, independentemente da região do Mundo, vai rareando conforme a altitude vai aumentando, de modo que em locais de "neves perpétuas", não se encontram praticamente nenhum ser vivo (tal como nas latitudes muito elevadas - perto dos 90 0 ).


Carregar ppt "Tema 4 Clima e Vegetação do Continente americano Livro páginas 74 a 79."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google