A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor Leonardo Aula de Véspera–Verão 2009 01. A figura mostra o instante em que uma esfera de 4 kg é abandonada do repouso,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor Leonardo Aula de Véspera–Verão 2009 01. A figura mostra o instante em que uma esfera de 4 kg é abandonada do repouso,"— Transcrição da apresentação:

1 Professor Leonardo Aula de Véspera–Verão A figura mostra o instante em que uma esfera de 4 kg é abandonada do repouso, da posição P, e cai sobre a mola ideal de constante elástica 2 x 10 2 N/m. Desprezando a resistência do ar e qualquer tipo de atrito, determine: a) A maior valor da velocidade atingida por essa esfera, no seu movimento descendente; b) A máxima deformação da mola;

2 Professor Leonardo Aula de Véspera–Verão a) A maior velocidade que o bloco atingirá ocorrerá quando: a=zero F resultante = zero F elástica = Peso Kx=m.g

3 Professor Leonardo Aula de Véspera–Verão Tomando como referencial a deformação igual a 0,20 m e como o sistema é conservativo, temos:

4 Professor Leonardo Aula de Véspera–Verão b) Como o sistema é conservativo

5 Professor Leonardo Aula de Véspera–Verão Dentre as alternativas a seguir, assinale o que for correto. (001) Um foguete não será mais atraído pela Terra quando ele chegar a regiões fora da atmosfera terrestre. (002) Dois satélites A e B estão em uma mesma órbita circular em torno da Terra e possuem a mesma velocidade. Como a massa do satélite A é maior que a massa do satélite B (m A >m B ), o período do satélite A é maior que o do satélite B. Falsa

6 Professor Leonardo Aula de Véspera–Verão (004) Se a velocidade angular do movimento de rotação de Júpiter é = ( /5) rad/h, ele gasta 10 horas para dar uma volta completa. Verdadeira (008) Quando um satélite estacionário (tipo intelsat) está em órbita em torno do Sol, seu período é de 24 horas. Falsa

7 Professor Leonardo Aula de Véspera–Verão (016) O período de translação do planeta Vênus em torno do Sol é menor do que o período de translação da Terra em torno do Sol. Tendo em vista essa afirmação e supondo que as órbitas dos planetas são circulares, pode-se concluir, pelas Leis de Kepler, que o raio da órbita de Vênus é menor do que o raio da órbita da Terra. Falsa

8 Professor Leonardo Aula de Véspera–Verão (032) Embora a Lua seja atraída pela Terra, ela não cai sobre nosso planeta porque há uma força centrífuga atuando na Lua, que equilibra a atração terrestre. Falsa (064) Um estudante, consultando uma tabela, verificou que a distância do planeta Saturno ao Sol é cerca de 10 vezes maior do que a distância da Terra ao Sol. Ele chegou à conclusão de que a força que o Sol exerce sobre Saturno é cerca de 100 vezes menor do que a força que o Sol exerce sobre a Terra. Falsa

9 Professor Leonardo Aula de Véspera–Verão Em uma experiência, um longo fio de cobre foi enrolado, formando dois conjuntos de espiras, E 1 e E 2, ligados entre si e mantidos muito distantes um do outro. Em um dos conjuntos, E 2, foi colocada uma bussola, com a agulha apontando para o Norte, na direção perpendicular ao eixo das espiras. A experiência consistiu em investigar possíveis efeitos sobre essa bussola, causados por um imã, que e movimentado ao longo do eixo do conjunto de espiras E 1. A experiência consistiu em investigar possíveis efeitos sobre essa bússola, causados por um ímã, que é movimentado ao longo do eixo do conjunto de espiras E 1.

10 Professor Leonardo Aula de Véspera–Verão (O eixo do conjunto de espiras E 2 tem direção leste- oeste).

11 Professor Leonardo Aula de Véspera–Verão Foram analisadas três situações: I. Enquanto o ímã é empurrado para o centro do conjunto das espiras E 1. II. Quando o ímã é mantido parado no centro do conjunto das espiras E 1. III. Enquanto o ímã é puxado, do centro das espiras E 1, retornando a sua posição inicial. Um possível resultado a ser observado, quanto à posição da agulha da bússola, nas três situações dessa experiência, poderia ser representado por:

12 Professor Leonardo Aula de Véspera–Verão 2009

13 Professor Leonardo Aula de Véspera–Verão Em um acelerador cíclotron de raio R = 0,5 m, o campo magnético uniforme de 1 T é aplicado sobre um dêuteron, que, ao ser acelerado por um campo elétrico variável de freqüência de 13 MHertz, terá como energia cinética: A) 12,5 MeV B) 1 peV C) 6,25 MeV D) 6,25 μeV E) 12,5 μeV

14 Professor Leonardo Aula de Véspera–Verão O elétron-volt é uma de energia. Equivale a 1,602 x 10 –19 Joules. Seu símbolo é eV. Um elétron-volt é a quantidade de energia cinética ganha por um único elétron quando acelerado, no vácuo, por uma ddp de um Volt. 1 J = 6, eV

15 Professor Leonardo Aula de Véspera–Verão Dêuteron Núcleo do átomo de deutério. É a associação de um próton e um nêutron. Dêuteron = 1 próton + 1 nêutron Massa = 1, , = 3, Kg

16 Professor Leonardo Aula de Véspera–Verão Ciclotron.html

17 Professor Leonardo Aula de Véspera–Verão Considere o circuito constituído por um gerador, um resistor ôhmico e três capacitores, como mostra o esquema a seguir.

18 Professor Leonardo Aula de Véspera–Verão De acordo com o esquema e os valores nele indicados, analise as afirmações que seguem. (001) A capacidade do capacitor equivalente à associação de capacitores representada no esquema vale 6,0 µF. Falsa (002) A carga elétrica armazenada no capacitor C 2 é o dobro da armazenada em C 1. Falsa

19 Professor Leonardo Aula de Véspera–Verão (004) A energia potencial elétrica armazenada em C 3 vale 5,76 × J. Verdadeira

20 Professor Leonardo Aula de Véspera–Verão (008) A ddp nos terminais do capacitor C 1 vale (16/3) V. Verdadeira (016) A potência elétrica total dissipada no circuito vale 24W. Verdadeira

21 Professor Leonardo Aula de Véspera–Verão (032) se os capacitores estiverem inicialmente descarregados não passaria corrente no resistor de 4W, enquanto eles estiverem sendo carregados. Verdadeira GABARITO: = 060

22 Professor Leonardo Aula de Véspera–Verão A figura a seguir representa uma espira e um ímã. A espira e o ímã podem movimentar-se longitudinalmente um em relação ao outro, e este movimento relativo entre eles dá origem ao fenômeno conhecido como indução eletromagnética. Sobre este assunto, assinale o que for correto.

23 Professor Leonardo Aula de Véspera–Verão (001) Uma fem é induzida na espira quando o fluxo magnético através dela varia. Verdadeira (002) Se o ímã for aproximado da espira, o movimento do ímã será favorecido pela corrente na espira. Falsa (004) Se o ímã for aproximado da espira, a corrente nela induzida criará um campo magnético que se oporá ao campo do ímã. Verdadeira

24 Professor Leonardo Aula de Véspera–Verão (008) O campo magnético induzido se opõe à variação do fluxo magnético. Verdadeira (016) A regra da mão direita pode ser usada para relacionar a corrente induzida na espira ao campo magnético que ela produz. (032) Num transformador ideal, a potência fornecida ao primário é diferente da potência fornecida pelo secundário. Falsa

25 Professor Leonardo Aula de Véspera–Verão (064) O transformador é utilizado para modificar a tensão tanto em sistemas de corrente contínua quanto nos de corrente alternada. Falsa GABARITO: = 029


Carregar ppt "Professor Leonardo Aula de Véspera–Verão 2009 01. A figura mostra o instante em que uma esfera de 4 kg é abandonada do repouso,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google