A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Texto, gênero e discurso

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Texto, gênero e discurso"— Transcrição da apresentação:

1 Texto, gênero e discurso
INSTITUTO SANTA LUZIA PROF. EDUARDO BELMONTE 1º ANO - ENSINO MÉDIO REDAÇÃO

2 Tudo é TEXTO... HAINE, Ben. Pencil vs Camera.
Na era digital, tudo é texto. Uma propaganda, uma fotografia, uma conversa – enfim, toda e qualquer atividade humana construída a partir do uso da linguagem e com a finalidade de informar, comunicar e produzir sentidos é um texto.

3 ... e DISCURSO também! HAINE, Ben. Pencil vs Camera.
O texto não é mais considerado exclusividade da escrita porque pode combinar palavras, imagens, sons e gestos, visando a construir um discurso e, assim, expressar valores, IDEOLOGIAS – tudo, por meio de múltiplas LINGUAGENS.

4 Diferentes textos, diferentes interlocutores
Diferentes situações comunicativas, diferentes interlocutores, diferentes discursos, diferente ideologia, diferentes objetivos, diferentes linguagens.

5 COTIDIANO ATIVIDADES HUMANAS RELAÇÕES PRÁTICAS SOCIAIS LINGUAGENS
IDEOLOGIA FORMALIDADE Agente sociais: responsáveis pela PRODUÇÃO DE SENTIDO. Em toda e qualquer atividade, assumimos um PAPEL SOCIAL por meio da INTERAÇÃO com o outro. Interação: é o DIÁLOGO que se estabelece em todas as atividades humanas. Não um diálogo “face a face”, mas uma situação comunicativa. Interlocutores: são os participantes de uma SITUAÇÃO COMUNICATIVA. Em toda INTERAÇÃO, existe, pelo menos, um DESTINATÁRIO/OUVINTE ou dele se projeta a imagem. INFORMALIDADE

6 Semelhanças entre as imagens: o gênero ao qual pertencem é propaganda publicitária; ambas publicadas pelo mesmo anunciante (ANER); do lado direito, o texto verbal é idêntico (exceto o título); à esquerda de cada termômetro, em ambas as propagandas, conforme o nível dele sobe, o uso da linguagem se aproxima da norma culta de prestígio.

7 Diferenças: as imagens, à esquerda, são diferentes (automóvel e taça de vinho, respectivamente); as imagens dos objetos de ambas as propagandas se articulam diferentemente com o termômetro.

8 Cada texto, um discurso Um TEXTO é um TODO DE SENTIDO, produto da interação com seus interlocutores. Não podemos dissociar um texto de seu contexto; do contrário, ele acabará FRAGMENTADO, prejudicado em sua TOTALIDADE, emitindo uma mensagem DIFERENTE daquela a qual intencionava originalmente emitir.

9 A mesma palavra, diferentes acepções
IMAGEM IMAGEM 2 TODO texto SEMPRE transmitirá a VISÃO DE MUNDO de seu AUTOR, de determinada CULTURA, bem como de determinado contexto SOCIAL e HISTÓRICO. “Coisa” – imagem 1: a primeira é uma obra jurídica a qual trata dos direitos de propriedade. Apresenta-se a legislação específica sobre bens, o que, em nossa legislação, denominamos “Direito das Coisas”. “Coisa” – imagem 2: a imagem 2 é de um livro que surgiu a partir de um vídeo no YouTube, “The story of stuff”, o qual critica a economia voltada para o consumismo. Portanto, “coisa”, aqui, refere-se a bens de consumo, como roupas, smartphones, sapatos – enfim, tudo o que podemos consumir. Podemos afirmar que, nesse contexto, a palavra assume uma acepção mais negativa.

10 Todo texto veicula... ...DISCURSOS!!!!

11 Discurso não é só isso

12 Os contextos ideológicos da palavra
Imigração Discurso é toda e qualquer atividade comunicativa que produz sentidos e se baseia na interação entre falante/ouvinte e escritor/leitor. Os autores e os interlocutores de um discurso são seres situados em um CONTEXTO ESPACIAL, SOCIAL e HISTÓRICO (esferas de comunicação). Logo, cada discurso veicula CRENÇAS, isto é, POSIÇÕES IDEOLÓGICAS de seus autores e interlocutores. Logo, a compreensão de um texto/discurso se dá a partir do CONTEXTO no qual ele está inserido. Portanto, para aprimorar a leitura e a compreensão de textos os mais diversos, é importante que se pergunte: Quem emitiu o discurso?; Quando e onde ele foi emitido?; Qual a sua finalidade?.

13 formas de produção discurso GÊNEROS DO DISCURSO

14 Gêneros do discurso Os gêneros são, portanto, maneiras específicas de ser dos textos (...), que envolvem os “formatos do texto”, ou seja, sua forma de composição – aquilo que se pode dizer deles, seus temas, e o tipo de linguagem, o estilo que podemos utilizar, mais ou menos formal. Os gêneros discursivos apresentam extrema heterogeneidade e incluem desde os diálogos do cotidiano até exposições científicas e textos artísticos. Isso porque cada texto está vinculado a uma atividade, a um gênero ou a um conjunto de gêneros. BRAIT, Beth; ROJO, Roxane. Gêneros: artimanhas do texto e do discurso. SP: Associadas, 2001, p.9.

15 circulação, produção e recepção de textos gêneros

16 Gêneros: 3 aspectos fundamentais
FORMA DE COMPOSIÇÃO: plano de expressão e organização textual; CONTEÚDO TEMÁTICO: aquilo que se pode dizer em cada gênero; ESTILO: seleção de recursos da língua e de diferentes linguagens.

17 Que gênero são estes?

18 TEXTUAIS LITERÁRIOS Os gêneros são ORAIS e ESCRITOS.
Os textos, embora diferentes entre si, possuem pontos em comum, pois podem se repetir no conteúdo, no tipo de linguagem, na estrutura. Quando eles apresentam um conjunto de características semelhantes, seja na estrutura, conteúdo ou tipo de linguagem, configura-se o gênero textual, que pode ser definido como as diferentes maneiras de organizar as informações linguísticas. Os gêneros literários reúnem um conjunto de obras que apresentam características análogas de forma e conteúdo. Essa classificação pode ser feita de acordo com critérios semânticos, sintáticos, fonológicos, formais, contextuais, entre outros. Eles se dividem em três categorias básicas: gêneros épico, lírico e dramático. Vale salientar também que, atualmente, os textos literários são organizados em três gêneros: narrativo, lírico e dramático.

19 GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS
Próxima aula GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS


Carregar ppt "Texto, gênero e discurso"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google