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BioPlásticos e Masterbaches

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Apresentação em tema: "BioPlásticos e Masterbaches"— Transcrição da apresentação:

1 BioPlásticos e Masterbaches
Bio Sustentabilidade

2 Masterbatches Division
Europe 21 production sites North America 13 production sites Around The Corner Around The World Right Where You Want Us 56 Sites Asia Pacific 16 production sites Latin America 5 production sites Africa 1 production site Brazil Argentina Colombia Venezuela Mexico

3 Descrição – Plásticos Biodegradáveis
Os plásticos biodegradáveis são materiais que se degradam completamente ao ataque dos microorganismos no meio ambiente. Quando em contato com os plásticos biodegradáveis, secretam enzimas que quebram o material em segmento cada vez menores. A diferença dos plásticos regulares está no tempo de degradação, que em média é de 01 ano contra 100 anos dos plásticos convencionais. TIPOS DE POLÍMEROS PHA (Amido) PHB (Cana-de-açúcar) PLA (Ácido Láctico) ADITIVOS PARA PO. Aditivo Biodegradável (Clariant)

4 Porque Plásticos Biodegradáveis?
Mercado Potencial – Alto Valor Agregado nos Produtos com clientes específicos. Empresas estruturadas, atuando na Europa e NAFTA, em toda cadeia de fornecimento. Oportunidade de Pioneirismo - Pouca atuação América Latina. Nichos de mercado para clientes e produtos diferenciados; Tendência ao surgimento de leis favoráveis: França e Índia. Demanda vem aumentando significativamente ao longo dos anos

5 Histórico dos Plásticos Biodegradáveis
1920 – 1ª determinação da composição de PHA’s por Maurice Lemoigne. Descobertos outros hidroxialcanoatos (PHA) a partir do Amido. 1976 – Início das pesquisas de produção de (PHB) por fermentação bacteriana, na Inglaterra. Primeiro produto obtido a partir de PHA, uma embalagem de “shampoo” de uma indústria de cosméticos. 1991- Início das Pesquisas no Brasil. IPT. Teve início a produção de (PHB) pela então indústria brasileira PHB industrial SA. Usina da Pedra (Biocycle).

6 Mercado Europeu - Overview
Em 2001, foi de 20,000 toneladas, Em 2003, foi de 40,000 toneladas, Em 2005, foi de 50,000 toneladas, O plásticos de fontes não renováveis são de 40 Milhões toneladas por ano. O crescimento desse mercado para embalagens anualmente é de 30%. Grã-Bretanha, Itália e Holanda - Embalagens são os maiores consumidores de bioplásticos. França: “Biobag Law” impondo o uso de sacolas biodegradáveis até 2010. Alemanha: Grandes produtores e incentivos do governo com muita pesquisa par P&D. Itália: Mercado maduro com supermercados utilizando os produtos de embalagem e filmes. Holanda: Crescimento em embalagens com o incentivo do governo.

7 Mercado Europeu - Overview
Algum clientes na Europa que já estão usando os produtos biodegradáveis.

8 Mercado Europeu - Overview

9 PHB (Injeção) - Biocycle
Situada em Serrana, SP; Mais de 5 mil funcionários; Capacidade de produção PHB: 60 toneladas por ano; Laboratórios conveniados da Universidade Federal de São Carlos. Tecnologia patenteada 100% brasileira. hectares de área cultivada; toneladas de açúcar; 500 milhões de litros de álcool; Capacidade de produção de energia elétrica 60MW.

10 PHB - MB Bioplásticos Clariant
PHB ( polihidroxybutirato), de tecnologia nacional, na qual a fonte natural é a cana-de -açúcar. CLARIANT BRASIL COMBIBATCH PARA COLORAÇÂO

11 PLA (Extrusão) – MB Clariant Europa
O PLA é um poliéster biodegradável, termoplástico, derivado do ácido láctico.

12 PHA Filmes – MB Clariant Europa

13 Oportunidades Oportunidades de negócios existentes ao redor do mundo.
Garrafa de água feita de PLA (Colorado, USA) pela Biota Brands of America. O PLA pode ser competitivo com PET (Um dos mais caros plásticos). O custo está perto dos 2 Euro/Kg. Em 2004 um grande supermercado da Alemanha usa PHA para filmes e embalar cenoura e outros produtos orgânicos sacolas plásticas foram produzidas pela Natura Packaging GmbH.

14 Oportunidades Oportunidades de negócios existentes ao redor do mundo.
O grupo Australiano Cadbury Schwepps utiliza embalagens feitas de plásticos biodegradáveis para embalar seus chocolates. A empresa Irlandesa Tipperary está fabricando copos de PLA, autualmente estão produzindo 500,000 copos para clientes na Irlanda e UK. A quantidade total da empresa é de 30 Milhões de copos por mês.

15 Site Suzano

16 Conclusão Oportunidade de Pioneirismo – Com Coloração (Inédito).
Imagem e Posicionamento da Empresa frente ao Mercado. Nichos de mercados não explorados Ótimo Potencial de Crescimento no Mercado – 30% ao ano em média. Diferenciação e Inovação no Mercado. Produto com Alta Percepção de Valor.


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