A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Dinâmica MEC0106 Tutorial Básico SolidWorks Motion Felipe Porcher.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal do Rio Grande do Sul Dinâmica MEC0106 Tutorial Básico SolidWorks Motion Felipe Porcher."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Dinâmica MEC0106 Tutorial Básico SolidWorks Motion Felipe Porcher

2 SolidWorks Motion 2011 Esta apresentação tratará dos conceitos básicos para modelar os projetos desta disciplina. (Livro base A. A. Shabana, Wiley, Computational Dynamics, Third Edition). Nesta apresentação todas as informações terão base no software SolidWorks Premium Motion versão 2011.

3 Layout Termos utilizados CommandManager – Funções básicas de criação. FeatureManager – Onde as ferramentas usadas na peça, as peças e os posicionamentos se encontram.

4 PropertyManager – Editar as propriedades da peça. Barra do Estudo de Movimento – Ferramentas relacionadas ao estudo do movimento.

5 CommandManager PropertyManager FeatureManager

6 Barra do Estudo de Movimento

7 Primeiro passo Aprender a esboçar uma peça Extrudar o esboço Perfurar a peça Propriedades de massa Salvar as peças

8 OBS: Será modelado o exemplo 6.14 do Shabana 3ª edição

9 Esboçar uma peça Com o software aberto, clique em Arquivo, Novo, selecione Peça e clique em OK. Na barra CommandManager, clique na aba Esboço [1º] e depois em Esboço [2º].

10 Com o esboço aberto, selecione a ferramenta de desenho Retângulo Central, clique em um plano de referência e depois clique em qualquer lugar da área gráfica para iniciar o desenho. Para concertar as dimensões, clique em Dimensão inteligente e corrija o comprimento dos lados.

11

12 Ressalto/base extrudado Com o esboço pronto, clique em Sair do esboço, depois Recursos, e então Ressalto/base extrudado. Altere Profundidade para 220mm e clique em OK.

13

14 Corte extrudado Para poder relacionar as peças na montagem furos devem ser feitos para após ser feito o posicionamento. Clique em Corte extrudado, selecione a face para o furo, clique em Circulo, alinhe o centro do círculo, defina o raio e clique em Sair do esboço. Na janela do corte, selecione Passante em Condição final:. Clique OK. Repita o processo para a outra extremidade da peça.

15

16 Propriedades de massa Para editar a massa da peça clique em Propriedades de massa na aba Avaliar, acione a opção Propriedades atribuídas de massa, e altere Massa: para 500gramas e clique em OK.

17 Salvar a peça Este passo parece trivial, mas é importante saber salvar a peça para depois iniciar a montagem corretamente e para poder criar outras peças a partir de uma já salva. Clique em Arquivo, Salvar como..., selecione o diretório e clique em Salvar. (Certifique-se do formato.prt/.sldprt quando salvar).

18

19 Para fazer a outra peça, modifique a peça já criada e depois salve com um nome diferente. Com base na questão 6.14 do Shabana 3ª edição, a outra peça tem que ter 420mm de comprimento e 1000gramas de massa. Para fazer o cubo siga o mesmo raciocínio (Esboço -> Extrusão -> Furo). OBS: Massa do cubo: 200gramas.

20 Segundo passo Montagem Para reunir as peças em uma montagem, clique em Arquivo, Novo..., selecione Montagem e clique em OK. No PropertyManager vai aparecer as peças que estão abertas. Caso não tenha todas, clique em Inserir componente, Procurar... e encontre a peça que esta faltando. Feito isso, adicione aleatoriamente as peças na área gráfica, clicando em qualquer lugar.

21 OBS 1: O software escolherá uma peça para ser fixa. Para torná-la móvel novamente, clique com o botão direito sobre a peça e depois em Flutuar. (Recíproco para objeto flutuante). OBS 2: Se por acaso os furos das peças estejam em vistas diferentes, selecione a peça, clique na seta abaixo de Mover componentes, depois em Girar componente; em Girar, selecione Pelo XYZ Delta. Veja em qual eixo deve ser girada a peça e altere os ângulos até que estejam de acordo com a imagem a seguir.

22

23 Segundo Passo Posicionar Para posicionar as peças, clique em Posicionar no CommandManager e selecione o segundo furo da peça 2 com o furo mais próximo da peça 3. Certifique-se de que Coincidente esta selecionado e clique em OK. Repita o processo de posicionamentos até que fique parecido com a figura da questão (Para haver o posicionamento correto do cubo com o primeiro furo da peça 2, crie linhas no esboço para auxilio).

24 Posicionamento para axuliar na montagem. Linha auxiliar com 45 graus paralela a peça.

25 Faça um posicionamento também para o cubo e a peça que simboliza o chão, para que o cubo fique restrito a deslizar. Posicionamento que restringe as faces a serem sempre paralelas

26 Montagem Final

27 Terceiro Passo Inserir movimento Adicionar: Força Momento Velocidade Motor Gravidade Mola OBS: Para ativar o Motion

28 Força Para adicionar uma força ao problema, clique em Força na barra de ferramentas do Estudo do movimento. Selecione Força em Tipo, clique na aresta/face/ponto para preencher Peça da ação e ponto de aplicação da ação, e em direção da força, clique alguma referência para a força*. Para dar magnitude a força, altere para 15 o valor ao lado de F1. *Em várias questões do livro, por vezes, não se tem uma referência para dar a força, por exemplo, a força deve ter 30º, mas nenhuma das arestas da peça tem esta angulação. Uma maneira de resolver este problema é abrir um esboço, criar uma linha com 30º de inclinação e usá-la como referência (depois de usada, a linha não pode ser excluída, somente omitida para não atrapalhar o modelo).

29 Momento Para adicionar um momento a peça, usa-se a mesma ferramenta que foi utilizada para colocar a força, a diferença vai ser na hora de escolher qual componente vai ser adicionada. Clique em Força, no PropertyManager escolha Torque. Em Peça da ação e ponto de aplicação da ação selecione a face da peça e depois, se necessário, clique em Inverter direção se a direção estiver no sentido oposto. Em Função de força altere o valor para N.mm.

30 Velocidade Para adicionar velocidades tanto lineares quanto angulares, basta apenas clicar com o botão direito na peça, clicar em Velocidade inicial, escolher aonde o vetor velocidade será colocado, modificar direção e magnitude e clicar OK (OBS: Velocidade angular em RPM).

31 Motor Para problemas com velocidade angular constante deve- se usar o recurso Motor. Face da peça que receberá o motor. Trocar orientação Valor em RPM

32 Gravidade Para adicionar gravidade ao problema clique em Gravidade na barra do Estudo de Movimento. Confira se a direção do vetor gravidade esta apontando para o sentido correto, caso não esteja, selecione outro eixo.

33 Mola Para adicionar uma mola, clique em Mola na barra do Estudo de movimento, selecione as faces/arestas/pontos para as duas extremidades da mola. Altere em Constante da mola, o valor da constante da mola, em [N/mm].

34 Estudo de Movimento Propriedades do Estudo de Movimento Para poder colher os resultados da simulação do exercício deve-se, antes de obter-los, editar a precisão da análise do movimento. Para isso, clique em Propriedades do Estudo de Movimento e altere a o número de quadros por segundo. Em Opções avançadas... certifique-se de que Reavaliação Jacobiana esta no máximo.

35 Calculo do Movimento Para ver o movimento das componentes adicionadas, clique em Calcular na barra do Estudo de Movimento para que o programa calcule as interações entre as peças. Depois de calculado, toda vez que for preciso verificar o movimento em determinado tempo, use a barra de tempo para mover para a configuração no determinado tempo e clique em Reproduzir.

36 Gráficos Para obter os gráficos para análise do movimento, clique em Resultados e Plotagens, selecione uma categoria, a subcategoria e a componente. Após isso é só escolher a peça da qual se quer obter os resultados. Para exportar os gráficos, expanda Resultados na barra de estudo de movimento, clique com o botão direito no gráfico e depois em Exportar para planilha.

37 Resultados do exercício 6.14 Relação Deslocamento angular da Peça 2 e 3

38 Deslocamento angular de theta

39 Deslocamento angular theta em função da velocidade angular da peça 2

40 Simulação - Vídeo


Carregar ppt "Universidade Federal do Rio Grande do Sul Dinâmica MEC0106 Tutorial Básico SolidWorks Motion Felipe Porcher."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google