A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TUDO O QUE APRENDI SE RESUME NISTO: DEUS NOS FEZ SIMPLES E DIREITOS, MAS NÓS COMPLICAMOS TUDO. (ECLE 7:29) Economia sustentável através de uma boa administração.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TUDO O QUE APRENDI SE RESUME NISTO: DEUS NOS FEZ SIMPLES E DIREITOS, MAS NÓS COMPLICAMOS TUDO. (ECLE 7:29) Economia sustentável através de uma boa administração."— Transcrição da apresentação:

1 TUDO O QUE APRENDI SE RESUME NISTO: DEUS NOS FEZ SIMPLES E DIREITOS, MAS NÓS COMPLICAMOS TUDO. (ECLE 7:29) Economia sustentável através de uma boa administração financeira

2 Como vivenciar uma boa administração financeira, sem sermos bons administradores do nosso tempo? Quem comanda a nossa mente? Portanto ponham em primeiro lugar nas suas vidas o reino de Deus e aquilo que Ele quer, e Ele lhes dará todas as outras coisas (Mt 6:33) Mas... a imensa maioria dos cristãos, prefere só as tais outras coisas. Por quê? Porque sempre priorizamos as coisas do mundo e raramente as de nosso Deus

3 Por quê sabemos o que é certo: alimentação adequada para não engordar demais, gerenciar nossos recursos para evitar o endividamento, administrar nosso tempo para evitar que o mundo seja o senhor da nossa mente e sempre nos vemos com a sensação de vazio com o mau uso deste precioso recurso que Deus nos presenteia, que é justamente o tempo? Como chegamos nesta situação?

4 É fundamental entendermos que o mundo usa ferramentas para enfraquecer nossas mentes; a Bíblia utiliza o termo entenebrecer o entendimento. Portanto, em nome do Senhor eu digo e insisto no seguinte: não vivam mais como os pagãos, pois os pensamentos deles não tem valor, as suas mentes estão na escuridão. Eles não participam da vida que Deus dá porque são completamente ignorantes e teimosos. Efésios 4:17-18 Há uma imensa energia despendida diariamente nos meios de comunicação, para cercear nossa liberdade de pensar, criando cotidianamente a pauta das nossas preocupações, sejamos homens ou mulheres, todo dia tem algo a atrair nossa atenção e roubar literalmente a nossa mente; um jogo de futebol (caprichosamente calculado no horário do culto), novelas que destroem nossos valores familiares, com relações abjetas onde são insuflados o pior do ser humano, como traições, roubos, brigas cada vez mais realistas, golpes desonestos para se conquistar algum objetivo.

5 Concomitantemente é estimulada a compra de produtos como: mobílias, decorações, roupas de marca, bijuterias, maquiagens, novos penteados (tipo chapinha), mas quando todo mundo copia, vem a progressiva, depois muda tudo de novo e...haja consumo. Tem também os programas de TV, fofocas, noticias, jogos e chats na internet.

6 Todas estas coisas aprisionam nossas mentes por um bom tempo, todos os dias, desta forma nosso tempo é roubado e ficamos a mercê de gostos e escolhas estimulados pela mídia, modelos de beleza sempre em constante mudança, a ocupar nosso pensamento. Perdemos desta forma, nosso precioso tempo de estar com Deus, com nossa família, com amigos; tempo desperdiçado preocupado com as tais todas as outras coisas.., quando o correto seria: o reino de Deus em primeiro lugar.

7 O sistema em que vivemos explora e cria artificialmente, mecanismos que desencadeiam necessidades que não são nossas, mas somente de quem precisa vender sempre cada vez um pouco mais, formando um circulo vicioso de compras para gerar riquezas para donos de marcas e formadores de tendências. Segundo Schering, os produtos disponibilizados no mercado consumidor, nos dão sensações de prazer encontradas nos 4 pecados capitais: Luxúria, Inveja, Gula e Avareza.

8 A persuasão é considerada como um dos principais instrumentos do composto promocional; o comunicador do marketing objetiva, na propaganda direta ou indiretamente, a mudança de atitudes e formação de consumidores habituais do seu produto veiculado. Dentre os 3 propósitos básicos da propaganda: lembrar, informar e persuadir; a persuasão tem um papel proeminente na economia (kotler). Persuasão...emprego de argumentos verdadeiros ou falsos, com a finalidade de conseguir que outros indivíduos adotem certas crenças, teorias ou linhas de conduta. Simplificando: provocar uma mudança de hábito e induzir a uma intenção de compra. Parece até um exemplo da forma usada pela serpente com Eva em Gn 3: 1-6

9 O casal tinha todo o planeta para conhecer e gerenciar, muitas coisas agradáveis e belas para desfrutar...mas caíram no laço do passarinheiro...foi inoculada em suas mentes o desejo por uma coisa que não era natural deles; o adversário usou uma propaganda enganosa e, lá se foram eles arcar com as funestas consequências de uma ação por impulso, para satisfazer uma necessidade que não era a deles. Igualmente nós temos que vigiar, para evitar estas falsas necessidades que nos acercam em casa, na TV, na internet, nos shoppings, o leque é grande. Há esperança, podemos lutar contra estes poderes ou potestades do ar

10 Vemos em Rm 12: 2 Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança de suas mentes. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus que é boa, perfeita e agradável a Ele Na parábola do semeador em Mt 13:18-22 também percebemos claramente a ação do inimigo, roubando a boa semente, com distrações, ansiedades, preocupações, ilusões... Há uma palavra mágica que nos ajudará a ponderar e equalizar o correto uso do nosso tempo

11 D I S C I P L I N A É a arte de criar e consolidar hábitos; com ela damos o rumo adequado ao uso do tempo que recebemos de nosso bom Deus. Com ela, fazemos regimes e alcançamos nossa meta, saímos de dívidas, nos libertamos de cartões de credito, cheque especial, prestações assumidas por impulso, praticamos esportes, nos libertamos da preguiça, das novelas, das fofocas, teremos o nosso tempo diário de alimentação e exercício espiritual com Deus e Ele reinará efetivamente em nossa vida.

12 Algumas sugestões: Ao acordar, antes de abrir os olhos, experimente agradecer a Deus pela vida, por mais um dia, pela salvação, pela família, pela saúde, pela igreja, pelo trabalho, pelo café que irá tomar. Peça a Deus que oriente tuas ações neste dia, que o guie para que teus atos, sejam os emanados por Ele. Peça que te livre das armadilhas no transcorrer do dia,( laço do passarinheiro... Sl 91:3) como compras por impulso, falar, escutar ou estar com quem não devia.

13 A seguir, leia uma pequena porção da Bíblia e peça ao Espírito Santo que abra teu entendimento, para que o Reino de Deus vá sendo implantado em tua vida. Agora com a alma serenada, você será o senhor do teu tempo e da tua mente, você fará as escolhas e não mais as inoculadas pela mídia.

14 O passo a seguir é o planejamento estratégico Quais são os teus planos? O que pretende fazer este ano? e o próximo? E os próximos 5? Queres vencer as dívidas? Novo emprego? Carro novo? Casa nova? Reforma? Despender de tempo com qualidade para a família? Para Deus? Todas estas coisas se conquistam, note que conquistar é uma palavra que se traduz por lutas, pequenos avanços com muitas dificuldades até a vitória, mas ela virá com toda certeza para quem perseverar na meta de conseguir vencer alguma dificuldade no presente.

15 II Tm 1:8 Porque o Espírito que Deus nos deu não nos torna fracos; ao contrário, o seu Espírito nos enche de poder e de amor e nos dá domínio próprio. Domínio próprio é a capacidade de conduzir o seu corpo e mente, ter o efetivo controle sobre suas ações; ex: quero emagrecer e comer bastante, quero um corpo malhado mas tenho preguiça de fazer exercícios, quero acabar com minhas dívidas e continuar com hábitos consumistas; simplesmente não dá, preciso fazer escolhas e ter domínio sobre meu corpo e minha mente, para atingir o resultado desejado.

16 Após adoção dos cinco passos da disciplina logo ao acordar, agradecer, pedir direção, leitura diária e oração pedindo orientação para o dia; muita disciplina... quem tem o reino sobre minha vida? Se for Deus, só Ele deve guiar minhas ações, surge uma bolsa, um sapatinho lindo, um sei lá o quê, para ser pago em 3, 4,5..10 vezes sem juros no cartão. Vem aquela vontade desesperada e: Vamos primeiro perguntar ao nosso Senhor: Posso? Tenho real necessidade? O Senhor me autoriza? Três ações bem simples, mas se nortearem minhas atitudes, poderei vencer as inúmeras armadilhas que nos sobrevém para criar um consumismo desnecessário

17 Agora o que devo fazer para gastar menos do que ganho? Todo mundo já sabe, mas é como seguir adiante com um regime, vacilou... Orientações práticas: Faça e use um orçamento, é uma ferramenta excelente, pois nos dá o controle sobre a administração dos nossos gastos, conforme nosso rendimento.

18 Divida em duas lacunas, uma para os ganhos e a outra para as despesas; anote tudo: dízimo, água, luz, telefone, celular, TV a cabo,cinema, aluguel, transporte, educação, alimentação, roupas, sapatos, viagens, poupança para a conquista de um sonho (casa, reforma, carro, previdência, etc) Tem um software grátis que pode ajudar na feitura do orçamento, faça o download no site: ganância.com.br

19 Pronto, acabaram seus problemas financeiros, com um orçamento, você planeja seus gastos, com disciplina você cria o hábito de seguir o orçamento e com estratégia você conquistará muitos milagres pra tua vida. Você não consumirá um produto somente porque tem marca, mas só o que for adequado para você, tampouco comprará somente prá se exibir, pois o Senhor é que vai dirigir tua conduta; Jesus era o dono do mundo e quando veio em carne, não usou o camelo top de linha da época, nem as roupas mais chamativas, portanto devemos lembrar que somos os seus filhos e seguir o exemplo dEle, não mais o da novela, largamente anunciado na TV.

20 Sempre lembrar dos 4 pilares explorados no marketing: Inveja, Gula, Luxúria Avareza, este último, do domínio de Mamon, condenado por Jesus e segundo a tradição judaica, um dos sete príncipes do inferno

21 Tem umas perguntas que devemos nos fazer, antes de comprar algo, para facilitar a decisão: 1 - É realmente necessário e útil ou totalmente supérfluo? 2 - Tem despesa de manutenção? Posso suportar esta despesa? 3 -Quanto tempo preciso trabalhar para conseguir o valor? Vale a pena o esforço? 4 - Os benefícios compensam o esforço para comprar o bem? 5 - Há algo mais importante onde devo gastar ou investir este dinheiro? 6 -É desejo de impulso ou necessidade? 7 -Posso comprar Senhor? Respondidas estas questões, se ainda for conveniente, siga em frente e adquira, que é benção.

22 Finanças é um tema difícil de lidarmos, Jesus sabia disto e falou com frequência sobre o assunto, no novo testamento ele exortou sobre o dinheiro umas 80 vezes.No sermão do monte, nas parábolas aborda bastante sobre o tema, até nos dízimos e ofertas Ele observava o coração das pessoas e alertava: Mt 6:24..não podem servir a Deus e a Mammon; I Tm 6:10 porque o amor ao dinheiro é fonte de todos os tipos de males. E alguns, por quererem tanto o dinheiro, se desviaram da fé e encheram a vida de sofrimentos. Conheci pessoas que são escravas do dinheiro, trabalham arduamente para manter o patrimonio, ficam tristes e sofrem quando tem que desembolsar para pagar suas despesas; até lutavam para salvar o casamento, o que é bom, mas motivados somente para não partilhar a riqueza.

23 Salomão também tinha esta preocupação conforme Ecle 1: 21; o Orgulho o impedia de atender às exortações dos profetas e isto trouxe severas consequências para Israel. O plano de Deus para nossa vida é de uma vida vitoriosa, feliz e sem ansiedades desnecessárias, mas com a alegria de quem sabe que é um vitorioso, pois tem dentro de si, a companhia do dono do mundo e Senhor do universo; seguindo sua orientação seremos considerados servos úteis e agradáveis, instrumentos de Deus para promover o seu Reino por onde andarmos.

24 Mateus 5:16 Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem ao Pai que está no céu. Todos são vitoriosos em Deus, quem já está seguindo os passos, aleluia, vivencie a benção. Quem ainda não conseguiu vencer as dificuldades, olhe para a linha de chegada e foco no premio, o galardão já é teu, só não o recebeu ainda. Ef 6:23-24 que Deus, o Pai, e o Senhor Jesus Cristo dêem aos irmãos paz, amor e fé.E que a graça de Deus esteja com todos os que amam nosso Senhor Jesus Cristo com amor que não tem fim.


Carregar ppt "TUDO O QUE APRENDI SE RESUME NISTO: DEUS NOS FEZ SIMPLES E DIREITOS, MAS NÓS COMPLICAMOS TUDO. (ECLE 7:29) Economia sustentável através de uma boa administração."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google