A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte."— Transcrição da apresentação:

1 Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte

2 Missão Promover o acesso e o uso da informação na área de Arte, contribuindo para estudo e pesquisa, e fomentar a Cultura, por meio de soluções cooperativas e colaborativas entre bibliotecas e centros de informação.

3 Objetivos 1 Fomentar o intercâmbio de informação e conhecimento; 2 Disseminar informação; 3 Potencializar a cooperação e colaboração com a realização de projetos conjuntos; 4 Capacitar profissionais que atuam nas bibliotecas membro; 5 Auxiliar, orientar, assessorar e dar suporte as bibliotecas membro; 6 Propiciar um ambiente integrado aos das bibliotecas membro.

4 Linha do tempo 1995 REDARTE inicia suas atividades instituições são membro da rede. Realização do 1. diagnóstico das bibliotecas da rede Levantamento bibliográfico sobre conservação e restauração nas bibliotecas da rede; Base de dados de periódicos em Arte e Cultura Guia de Bibliotecas de Arte do Est. do Rio Seminário de Informação em Arte Elaboração do Estatuto da REDARTE Comemoração dos 10 anos da Rede; Conclusão do Estatuto.

5 Linha do tempo 2006 Oficialização da rede; Apresentação de novo diagnóstico das bibliotecas membro Registro do domínio da REDARTE; Lançamento do site com o apoio do Goethe-Institut; 1. Ciclo de Palestras; 2. Seminário de Informação em Arte Ciclo de Palestras; Lançamento da Biblioteca Digital com apoio da DocPro Ciclo de Palestras A REDARTE entra nas redes sociais.

6 Linha do tempo 2011 Criada a categoria de sócio colaborador; Lançamento do Informe da REDARTE; 4. Ciclo de Palestras; Lançamento do site oficial (redarterj.com) Cooperação, compartilhamento e colaboração na Redarte. Dissertação de Caroline Brito Oliveira; 5. Ciclo de Palestras, Criado o Bate-papo Conversas à Mesa em parceria com a APCIS, CBIES, GIDJ e SINDIB; Lançamento da nova logomarca/Erick Terra; Guia de Fornecedores; Guia Nacional de Bibliotecas de Arte; 3. Seminário de Informação em Arte; Organização do acervo da Sala Mozart do CCBB. GTs Planejamento estratégico; Guia Nacional de Bibliotecas de Arte; Guia de fornecedores.

7 Seminário de Informação Pretende revelar a influência das tecnologias no fazer bibliotecário, especialmente, os que lidam com Arte e Cultura. O Seminário tem como Tema Central: A influência das tecnologias no fazer bibliotecário. E como Áreas Temáticas: Temática 1 – Tecnologia e sociedade: inclusão social Acesso à informação por deficientes possibilitadas pelos avanços tecnológicos (estão incluídos aqui subtemas como cinema para cegos, áudio livro, áudio descrição, internet para cegos, documentos em Braille, biblioteca para surdos, direito autoral e audiovisual). Temática 2 – Ambientes virtuais de interação Tecnologias, cultura e práticas interativas. Redes (de criação, de colaboração, de cooperação e de compartilhamento). Aplicações 2.0. Cultura livre. Direito autoral. Apropriação de imagem. Temática 3 - Tecnologia como ferramenta para a gestão da informação. Preservação digital. Curadoria digital. Sistemas para o tratamento técnico de documentos.

8 Conversas à Mesa Encontros com o objetivo de apresentar, estudar, debater e compartilhar temas e experiências de interesse dos profissionais de informação e documentação, atuantes nas áreas de arte, jurídica, ciências da saúde e ensino superior, e entre docentes e estudantes da ciência da informação e biblioteconomia. Esta foi a motivação da REDARTE, do GIDJ, da APCIS, do CBIES e, também do SINDIB, na criação da marca Conversas à Mesa, um marco de congraçamento, fortalecimento, crescimento e ousadia profissional.

9 Estrutura Diretoria: Presidente e vice-presidente; Primeiro e segundo secretário; Primeiro e segundo tesoureiro Contador Conselho fiscal Assembleia geral: 31 instituições.

10 Produtos/serviços 1 Biblioteca Digital; 2 Guia Nacional de Bibliotecas de Arte; 3 Guia de Fornecedores; 4 Seminário de Informação; 5 Conversas à Mesa; 6 Intercâmbio de informação; 7 Consultoria / Prestação de serviço; 8 Palestras, workshops, cursos; 9 Bate-papo: intercâmbio de ideias e experiências; 10 Permutas e doações; 11 Visitas guiadas; 12 Visitas técnicas.

11 Produtos/serviços Acervo 2 milhões. São livros, catálogos e folhetos, obras raras, periódicos, hemeroteca, fotografias, partituras, CD-Music, discos, cassete e filmes. Áreas Arquitetura e urbanismo Artes cênicas (Circo, Dança, Ópera e Teatro) Artes visuais (Pintura, Desenho, Gravura e Fotografia) Cinema e vídeo Comunicação visual Design e moda (Design, Desenho Industrial, Indumentária) Escultura Filatelia Folclore e cultura popular História da arte Museologia Música Numismática Patrimônio cultural

12 Membros

13 Pessoas Vera Medina Fátima Raposo Helena Ferrez Solange Zuniga Zulmira Pope Maria do Carmo Silva Mariza Colnago Sema Crespo Maria Luiza Villela Cristina Paiva

14 Parceiros

15 Obrigada ! Cláudia Aragon Cláudia Aragon redarterj.com facebook.com/redarterj twitter.com/redarterj


Carregar ppt "Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google