A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Se tenho 1Mb de velocidade por que faço download à 100kb? Um dúvida bastante comum que gera confusão para usuários refere-se à velocidade de download,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Se tenho 1Mb de velocidade por que faço download à 100kb? Um dúvida bastante comum que gera confusão para usuários refere-se à velocidade de download,"— Transcrição da apresentação:

1 Se tenho 1Mb de velocidade por que faço download à 100kb? Um dúvida bastante comum que gera confusão para usuários refere-se à velocidade de download, e que confunde-se ainda à questão contratual de uma conexão de ADSL que garante 10% de banda.

2 Entendendo as medidas MBits é unidade de medida de conexão, de enlace Mbytes é unidade de medida de taxa de transferência Para transferir um bytes são necessários a transferência de 8 bits (+ 1 bit de correção de erros) Se recorda do tempo do modem de acesso discado de 56k (56Kbits)? Ele conseguia uma taxa de transfência próximo a 6kbytes/segundo. Com uma pequena variação nessa divisão por 8, adotou-se como convenção que uma taxa de transferência tem cerca de 1 décimo do enlace.

3 Ainda sobre medidas O quilobyte por segundo não deve ser confundido com o quilobit por segundo. Muitas pessoas não entendem por que pagam um serviço de internet com velocidade de 'x' kb/s, mas quando fazem download de um arquivo, aparece um número oito vezes menor. É porque a unidade é diferente. O quilobit é a unidade usada para medir velocidade de transmissão de dados, já o quilobyte é a unidade usada para medir tamanho de arquivos.downloadquilobitquilobytearquivos bit/s=1 kb/s (um quilobit por segundo)1.024 bytes/s=1 kB/s (um quilobyte por segundo)1 bit pode ser '0' ou '1'. 1 byte é um conjunto de 8 bits. Fonte:

4 Ainda sobre medidas Essas unidades de medidas não dependem do tipo de conexão utilizada. Pode ser utilizando um modem discado de 56k, um equipamento de rádio, uma conexão LAN entre 2 computadores dentro de uma mesma residência, ou mesmo uma conexão através de fibra ótica. Sempre deve-se levar em conta e conhecer a diferença entre Enlace/Conexão que é dado em Bits, taxa de transferência que é dado em Bytes/segundo

5 Mas o que são os 10% Confusão essa que existe pela falta de esclarecimento sobre as unidades de medidas mencionadas anteriormente. A OI por exemplo, em seu contrato de ADSL garante 10%, e isso não quer dizer que se tiver uma conexão de 1Mbits, será possível baixar a 100KBytes/segundo. A conta vai além: Independente da garantia, toda conexão como vimos nas telas anteriores fornecem (em face da conversão de medidas) uma taxa de download próximo a 1 décimo. Junto esse fator à garantia de 10% entende até onde a OI poderia chegar: Contratei 1Mbits de link – Minha taxa de download fica sempre próximo a 100Kbytes/segundo (isso é ótimo pois está conseguindo usar praticamente 100% do canal). Mas contratualmente para evitar problemas, a OI coloca em seu contrato que garante 10%, e portanto sua taxa de download poderia ser de 10Kbytes/segundo (isso mesmo, 10) e estaria dentro da garantia do contrato.

6 Até onde vai a garantia de banda Toda operadora de Telecom é monitorada e fiscalizada pela Anatel e a garantia que cada operadora (inclusive o Portal) coloca em seu contrato depende de sua política de serviços. Essa garantia só vale entre o cliente e o ponto de saída/entrada da operadora (ou seja, seus links com o fornecedor de link). Não é possível que uma operadora de Telecom garanta a velocidade/conexão em ambientes externos à sua alçada. Isso fica evidente quando o usuário vai fazer o download de um do site do Hotmail em que os servidores ficam muito saltos distantes do operador de telecom e do cliente, e sofre com inúmeras interconexões até chegar ao servidor de destino. Os testes de velocidade realizados no site da Copel por exemplo, por estar fora do ambiente do operador também sofre alteração. Era um teste bem confiável, mas já não se torna mais. Um teste que tem se apresentado bem eficaz seria o desde que selecionado um provedor da lista, mais próximo possível do cliente (Cascavel por exemplo)www.speedtest.net

7 Mais literaturas aula_04.html Largura de banda de um meio físico (Bandwidth) - É a capacidade de um canal ou equipamento, medida em milhares (kbps) ou milhões de bits por segundo (Mbps). Largura de banda não é uma medida de velocidade, mas a diferença entre as frequências máxima e mínima na qual um canal/equipamento pode operar. conexao-nao-confunda-kbit-com-kbyte/ Estas informações que serão dadas abaixo são válidas para qualquer tipo de acesso a Internet, seja ele 3G da Claro, EDGE da Tim e da Oi, ADSL Brasiltelecom e GVT, Net Cabo, Velox, Vivo Zap entre outros. Quando se contrata um plano de acesso a Internet a velocidade utilizada é em megabit por segundo ou mbps ou kbit por segundo kbps. Quando se está fazendo um download por exemplo a media utilizada muitas vezes é kByte.

8 Mais literaturas Esse post abaixo deve ser visitado pois presta importantes informações: Você sabe como um computador representa as letras, números e quaisquer outros símbolos que você vê na tela ou no seu teclado? Resposta: ele representa através de bytes. Qualquer caractere é representado por 1 byte*. Em outras palavras, cada letra que você digita, é na verdade 1 byte. Então uma frase com 150 letras ou espaços ou símbolos, possui 150 bytes. Indo um pouco mais a fundo, 150 bytes vão conter 1200 bits, pois cada byte tem 8 bits. Por fim, essa mesma frase de 150 caracteres será representada por uma sequência de 1200 zeros e uns..


Carregar ppt "Se tenho 1Mb de velocidade por que faço download à 100kb? Um dúvida bastante comum que gera confusão para usuários refere-se à velocidade de download,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google