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Estratégias de Promoción de la Salud Córdoba – Argentina Nov 2012

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Apresentação em tema: "Estratégias de Promoción de la Salud Córdoba – Argentina Nov 2012"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégias de Promoción de la Salud Córdoba – Argentina Nov 2012
Congreso Latinoamericano de Salud Pública VIII Jornadas Internacionales de Salud Pública Simposio de Salud Mental y Salud Pública: propuestas para intervenciones sostenibles Estratégias de Promoción de la Salud Córdoba – Argentina Nov 2012

2 Sandra Fagundes DAS/SES-RS
Prácticas intersectoriales en la atención básica en el Sistema Único de Salud Sandra Fagundes DAS/SES-RS

3 Saúde mental coletiva Quadrilátero da Saúde
Gestão de políticas públicas de saúde Educação permanente em saúde Fórum gaúcho de saúde mental Clínica em movimento Quadrilátero da Saúde

4 Transversalidade de Políticas de Saúde Pública
II Encontro de Educação Permanente em Saúde promovendo saúde na fronteira oeste do RS Octógno do Bem Estar Transversalidade de Políticas de Saúde Pública Livramento out 2012

5 Octogono Educação Permanente Humanização Integrativas
Vigilancia em saúde Educação Popular Segurança Alimentar e saúde nutricional Práticas corporais: academias Comunicação em saúde

6 Complexidade Sinérgico Simultaneo Transversal

7 Gestão da Condição de Saúde
O MODELO DE ATENÇÃO ÀS CONDIÇÕES CRÔNICAS CONDIÇÃO DE SAÚDE ESTABELECIDA Gestão de Caso POPULAÇÃO COM CONDIÇÃO CRÔNICA MUITO COMPLEXA Gestão da Condição de Saúde Nível 2 POPULAÇÃO COM CONDIÇÃO CRÔNICA DE ALTO OU MUITO ALTO RISCOS TIPO DE CUIDADO Gestão da Condição de Saúde Nível 1 POPULAÇÃO COM CONDIÇÃO CRÔNICA DE BAIXO OU MÉDIO RISCOS Intervenções de Prevenção das Doenças POPULAÇÃO EM RISCO FATORES DE RISCO Intervenções de Promoção da Saúde POPULAÇÃO TOTAL DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE FONTE: MENDES (2007)

8 Espaços de construção/produção de subjetividade

9 A convergência necessária: ético-política
políticas inclusivas eqüitativas agenciadoras de projetos de presente geradoras de coletivos singulares viabilizadoras de redes de proteção social

10 Constituição de Atores Sociais
Sujeito da vida Sujeito epistêmico Sujeito público Sujeito militante sócio-político Sentipensantes Sujeitos implicados

11 Pedagogia da implicação
Gestão de processos de mudança de si e dos entornos, mudanças direcionadas para a construção de saberes, de práticas e do poder de autoria, de modo coletivo e produtor de subjetivação. Desafio de gerar capacidade de análise coletiva e autoria nos processos de mudança.

12 O CUIDADO QUE EU PRECISO
GOVERNO FEDERAL GOVERNO ESTADUAL TERRITÓRIO Comunidade Usuário Família Secretaria da Saúde Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social Secretaria da Educação Secretaria de Habitação e Saneamento Secretaria de Políticas para as Mulheres Secretaria do Esporte e do Lazer Secretaria da Cultura Secretaria da Segurança GOVERNO MUNICIPAL MOVIMENTOS SOCIAIS MEIOS DE COMUNICAÇÃO Propomos a transversalidade do cuidado realizado em parceria entre as secretarias de estado, através de suas políticas, bem como, com o movimento social e os meios de comunicação. Alinhados com o governo federal através do Plano Emergencial de Ampliação do Acesso ao Tratamento e Prevenção em álcool e outras Drogas – PEAD – e ao Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas - PIEC, a secretaria da saúde do estado do Rio Grande do sul lança o projeto O cuidado que eu preciso. O projeto tem como objetivo principal a atenção integral a pessoas com problemas de saúde relacionados ao uso de substâncias psicoativas. Para tanto o estado ampliará recursos financeiros, em parceria com o governo federal, viabilizará o ingresso de profissionais nos diferentes níveis de complexidade, a obtenção e manutenção de recursos materiais e tecnológicos necessários para o atendimento integral , continuado e na complexidade requerida, bem como o desenvolvimento de uma política de formação e educação permanente voltada para uma atenção usuário centrada. A garantia do acesso representa um direito de cidadania de todo o povo gaúcho e um dever do estado na perspectiva de trabalhar para a inclusão social das pessoas que fazem uso de drogas. A implantação de uma linha de cuidado às pessoas que trabalhe na perspectiva da redução de danos, com ações deflagradas no território e em consonância com os princípios e diretrizes do SUS e em intersetorialidade com outras secretarias e com o movimento social é o que almejamos alcançar com este conjunto de ações. Somente com um trabalho em cooperação poderemos propor respostas resolutivas ao problema gerado pelo uso abusivo de substâncias psicoativas.

13 Primeira Infancia Melhor
1313 Primeira Infancia Melhor Nº de Municípios Capacitados: 361 Nº de Municípios Implantados: 255/265 Nº de Visitadores: 2.382/2666 Nº de Crianças Beneficiadas: 4.93/5,0% cr. 0 a 3 anos Nº de Famílias Atendidas: Nº de Gestantes Atendidas: 7.146

14 Ativador de redes Cevador de rodas

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16 Departamento de Ações em Saúde

17 Redes Sociais ELIANE BRUM - 26/11/ h17 - Atualizado em 27/11/ h46 TAMANHO DO TEXTO A-|A+ Sobrenome: “Guarani Kaiowa” O que move um brasileiro urbano, não índio, a agregar “guarani kaiowa” ao seu nome no Twitter e no Facebook? ELIANE BRUM inShare | Eliane Brum, jornalista, escritora e documentarista. Ganhou mais de 40 prêmios nacionais e internacionais de reportagem. É autora de um romance - Uma Duas (LeYa) - e de três livros de A questão é mais complexa do que pode parecer a princípio: afinal, o que é ser ou o que torna alguém um alguém? O que seria, por exemplo, ser brasileiro e o que torna alguém brasileiro? No caso das redes sociais, o que significaria este “Sou Guarani Kaiowa”? Penso que, diante do novo – ou mesmo do velho –, o primeiro movimento para começar a compreender algo é escutar, com muita atenção. Neste caso, o que dizem aqueles que anunciam, de diferentes lugares geográficos e simbólicos: “Sou Guarani Kaiowa”.   Para as primeiras pistas sobre essa questão, convidei pessoas que participaram dessa mobilização nas redes sociais a darem seus depoimentos aqui: Luísa Molina, Eduardo Viveiros de Castro, Marcia Tiburi, Idelber Avelar, Pádua Fernandes, Rita Almeida e Marina Silva. Ou, conforme seus nomes Eles são alguns entre os milhares que ajudaram a construir os sentidos dessa marca. Sentidos que, claro, seguem em construção.  

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