A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LEGADO KINROSS 2030 NA EDUCAÇÃO Dados da Educação – Paracatu (MG) AnoEducação InfantilEnsino FundamentalEnsino Médio -UrbanaRuralTotalUrbanaRuralTotalUrbanaRuralTotal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LEGADO KINROSS 2030 NA EDUCAÇÃO Dados da Educação – Paracatu (MG) AnoEducação InfantilEnsino FundamentalEnsino Médio -UrbanaRuralTotalUrbanaRuralTotalUrbanaRuralTotal."— Transcrição da apresentação:

1 LEGADO KINROSS 2030 NA EDUCAÇÃO Dados da Educação – Paracatu (MG) AnoEducação InfantilEnsino FundamentalEnsino Médio -UrbanaRuralTotalUrbanaRuralTotalUrbanaRuralTotal 2007 1872571118--0 2008 2082871118--0 2009 20113171118--0 Número de Escolas por Etapa de Ensino - Rede Municipal em Paracatu REDESPré-escolaFundamental IFundamental IIMédioTécnico ESTADUAL09950 MUNICIPAL26171100 PARTICULAR75441 TOTAL33312491 Fonte IBGE – Prefeitura 2004 Fonte MEC – INEP/2009 Número total de Escolas do município de Paracatu Taxa de Escolarização Líquida no Municipio de Paracatu Fundamental (7 a 14 anos)Ensino Médio (15 a 17 anos) FONTE:1) IBGE - CENSO DEMOGRÁFICO DE 2000. 85.1043.90

2 LEGADO KINROSS 2030 NA EDUCAÇÃO Dados da Educação – Paracatu (MG) DESEMPENHO NA PROVA BRASIL 4ª/5º EF - Port.4ª/5º EF - Mat.8ª/9º EF - Port.8ª/9º EF - Mat. Paracatu (2009)195,6217,0242,2248,1 Fonte: MEC/INEP A Prova Brasil é uma avaliação realizada a cada dois anos pelo Ministério da Educação. Ela mede o desempenho dos alunos da 4ª e da 8ª séries do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa e Matemática nas escolas públicas e urbanas. A pontuação mínima estabelecida pelo Todos Pela Educação como adequada a cada série é: - 4ª série - Língua Portuguesa: 200 pontos; Matemática: 225 pontos - 8ª série - Língua Portuguesa: 275 pontos; Matemática: 300 pontos 2011 será o ano de realização da Prova Brasil, que vai compor o Ideb de 2012.

3 LEGADO KINROSS 2030 NA EDUCAÇÃO Dados da Educação – Paracatu (MG) 4ª/5º EF - Port. 4ª/5º EF - Mat. 8ª/9º EF - Port. 8ª/9º EF - Mat. 3ª EM - Port.3ª EM - Mat. Paracatu (2007)29,0 %27,8 %15,4 %8,8 %-- Minas Gerais (2009)49,6 %51,5 %35,2 %23,8 %32,0 %15,2 % Região Sudeste (2009)45,7 %45,8 %32,4 %18,8 %32,8 %13,7 % Brasil (2009)34,2 %32,6 %26,3 %14,8 %28,9 %11,0 % DADOS DO MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO Desempenho Fonte: Saeb/Inep PaiMãe Paracatu (2004)32,4 %23,6 % Minas Gerais (2006)20,1 %12,6 % Região Sudeste (2006)12,9 %10,0 % Brasil (2006)23,5 %16,8 % Crian ça s cujos pais têm menos de 4 anos de Estudo Fonte: Unicef CrechePré-Escola Ens. Fundamental - anos iniciais Ens. Fundamental - anos finais Ensino Médio Paracatu (2009)5632.4708.0217.1044.356 Minas Gerais (2009)168.039414.0401.680.6651.439.670802.520 Região Sudeste (2009)913.3901.941.8896.411.7825.665.5153.253.218 Brasil (2009)1.896.3634.866.26817.295.61814.409.9107.966.794 Matr í culas Fonte: MEC/INEP

4 LEGADO KINROSS 2030 NA EDUCAÇÃO Dados da Educação – Paracatu (MG) Ens. Fundamental - anos iniciais Ens. Fundamental - anos finais Ensino Médio Paracatu (2007)-8,9 %40,8 % Minas Gerais (2009)0,4 %3,6 %35,4 % Região Sudeste (2009)0,3 %2,0 %36,2 % Brasil (2009)0,4 %4,4 %37,0 % Alunos no turno noturno (%) Fonte: MEC/INEP CrechePré-Escola Ens. Fundamental - anos iniciais Ens. Fundamental - anos finais Ensino Médio Média de horas-aula diária (2008) 8,34,34,44,5 Minas Gerais (2009)7,54,74,4 Região Sudeste (2009)8,15,04,74,94,7 Brasil (2009)7,84,74,34,5 Média de alunos por turma (2009) 13,019,025,029,036,0 Minas Gerais (2009)15,218,423,028,032,2 Região Sudeste (2009)13,519,224,530,432,6 Brasil (2009)15,319,124,229,632,1 M é dia de alunos por turma e horas-aula di á rias Fonte: MEC/INEP

5 LEGADO KINROSS 2030 NA EDUCAÇÃO Dados da Educação – Paracatu (MG) Tabela 3. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB Ano Anos Iniciais do Ensino Fundamental Anos Finais do Ensino Fundamental Ensino Médio IDEB Observado Metas IDEB Observado Metas IDEB Observado Metas Brasil Total 20053.8-3.5-3.4- 20074.23.93.83.5 3.4 20094.64.24.03.73.63.5 2021-6.0-5.5-5.2 Rede Pública 20053.6-3.2-3.1- 20074.03.63.53.33.23.1 20094.44.03.73.4 3.2 2021-5.8-5.2-4.9 Rede Estadual 20053.9-3.3-3.0- 20074.34.03.63.33.23.1 20094.94.33.83.53.43.2 2021-6.1-5.3-4.9 Rede Municipal 20053.4-3.1--- 20074.03.53.43.1-- 20094.43.83.63.3-- 2021-5.7-5.1-- Rede Privada 20055.9-5.8-5.6- 20076.0 5.8 5.6 20096.46.35.96.05.65.7 2021-7.5-7.3-7.0 Rede Estadual do seu Estado 20054.9-3.6-3.4- 20074.95.03.73.63.5 20095.85.34.13.83.6 2021-6.8-3.8-5.3 Rede Estadual do seu Municipio 20054.5-3.4--- 20075.04.53.73.4-- 20095.94.94.23.5-- 2021-6.5-3.5-- Rede Municipal do seu Municipio 20054.5-3.4--- 20074.5 4.03.4-- 20094.84.94.13.5-- 2021-6.5-3.5--

6 LEGADO KINROSS 2030 NA EDUCAÇÃO Dados da Educação – Paracatu (MG)

7 LEGADO KINROSS 2030 NA EDUCAÇÃO Dados da Educação – Paracatu (MG) Escolas municipais com pior Ideb em 2007:: EM CACILDA CAETANO DE SOUZA EM GIDALTE MARIA DOS SANTOS OBS.: 5 novas escolas entraram na avaliação em 2009 http://www.todospelaeducacao.org.br/educacao-no-brasil/numeros-do-brasil/dados-por-escola/escola/mg/paracatu/em-gidalte-maria-dos-santos/31220833 Rede de Ensino Público Municipal

8 LEGADO KINROSS 2030 NA EDUCAÇÃO Dados da Educação – Paracatu (MG) DiagnósticoParacatu 2030 8ª. série/9º. ano Ideb ObservadoMetas Projetadas Município20052007200920072009201120132015201720192021 PARACATU3.44.04.13.43.53.84.24.64.95.15.4

9 LEGADO KINROSS 2030 NA EDUCAÇÃO Dados da Educação – Paracatu (MG) Cenários – Fundamental II Diagnóstico Paracatu 2030 Escolas municipais com pior Ideb em 2007:: EM CACILDA CAETANO DE SOUZA EM GIDALTE MARIA DOS SANTOS OBS.: 5 novas escolas entraram na avaliação em 2009 http://www.todospelaeducacao.org.br/educacao-no-brasil/numeros-do-brasil/dados-por-escola/escola/mg/paracatu/em-cacilda-caetano-de-souza/31208329 http://www.todospelaeducacao.org.br/educacao-no-brasil/numeros-do-brasil/dados-por-escola/escola/mg/paracatu/em-jose-palma/31112623 http://www.todospelaeducacao.org.br/educacao-no-brasil/numeros-do-brasil/dados-por-escola/escola/mg/paracatu/em-coraci-meireles-oliveira/31236381

10 LEGADO KINROSS 2030 NA EDUCAÇÃO Dados da Educação – Paracatu (MG) Escolas estaduais com pior Ideb em 2007: EE AFFONSO ROQUETTE EE ALTINA DE PAULA GUIMARAES EE DA FAZ RIACHO LAFERSA EE JULIA CAMARGOS EE OLINDINA LOUREIRO Rede de Ensino Público Estadual

11 LEGADO KINROSS 2030 NA EDUCAÇÃO Dados da Educação – Paracatu (MG) ClassificaçãoEscolasMédia 786ºCOLÉGIO EGIO SOMA647,14 1908ºESCOLA DOM ELIZEU VAN DE WEIJER616,43 2561ºCOLÉGIO EGIO ATENAS601,86 3486ºCOLÉGIO EQUIPE583,73 9267ºEE ANTONIO CARLOS529,27 9534ºEE AFFONSO ROQUETTE527,62 10706ºEE ALTINA DE PAULA GUIMARAES520,35 13601ºEE DR VIRGILIO DE MELO FRANCO501,98 13967ºCESEC CANDIDA PIMENTEL ULHOA499,43 16044ºEE DELANO BROCHADO ADJUTO482,15 Das escolas em que menos de dez alunos fizeram a redação ou a relação entre o número de matriculados no terceiro ano na escola e a quantidade de participantes no ENEM for inferior a 2%, não há nota disponível. Fonte: Paracatu.net Classificação de alunos das escolas públicas de ensino médio de Paracatu no ENEM

12 LEGADO KINROSS 2030 NA EDUCAÇÃO Dados da Educação – Paracatu (MG) PARACATU108839PARACATUEE AFFONSO ROQUETTEAmbos PARACATU220663PARACATUEE DELANO BROCHADO ADJUTOFinais PARACATU108952PARACATUEE DOM SERAFIM GOMES JARDIMAmbos PARACATU108979PARACATUEE JULIA CAMARGOSAmbos PARACATU108880PARACATUEE OLINDINA LOUREIROAmbos PARACATU108821PARACATUEE TEMISTOCLES ROCHAAmbos SRE Cod. Escola MunicípioNome Escola Nivel Ensino Oficinas curriculares da ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: ATIVIDADES DE LINGUAGEM E MATEMÁTICA: Hora de Leitura, Experiências Matemática, Informática Educacional, Estudo Monitorado, Oficina da Redação, Jornalismo e Alfabetização ATIVIDADES ARTÍSTICAS, ESPORTIVAS E MOTORAS: Artes Visuais, Dança, Música, Teatro Conhecimento sobre o corpo, Esportes, Jogos, Lutas e Atividades rítmicas ATIVIDADES DE FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL: Higiene e formação de hábitos, Empreendedorismo Social, Educação para o trânsito, Ética, Orientação Sexual, Cooperativismo, Educação para a Paz, Educação Ambiental e Educação Patrimonial

13 LEGADO KINROSS 2030 NA EDUCAÇÃO Dados da Educação – Paracatu (MG) Desafios da Educação no Brasil

14 LEGADO KINROSS 2030 NA EDUCAÇÃO Dados da Educação – Paracatu (MG) META 1 - Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola Até 2022, 98% ou mais das crianças e jovens de 4 a 17 anos deverão estar matriculados e frequentando a escola. Em 2008, ao analisarmos o Brasil como um todo, 91,4% das crianças e jovens entre 4 e 17 anos já estavam na escola. Essa proporção subiu para 91,9% em 2009. Apesar de positivo, o aumento não foi suficiente para que a meta intermediária de 92,7% fosse atingida. IndicadoresMetas 20052006200720082009 20102021 Brasil 88,8 %89,9 %90,4 %91,4 %91,9 %92,7 %93,4 %98,0 %

15 LEGADO KINROSS 2030 NA EDUCAÇÃO Dados da Educação – Paracatu (MG) META 2 - Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos Até 2010, 80% ou mais, e até 2022, 100% das crianças deverão apresentar as habilidades básicas de leitura e escrita até o final da 2ª série ou 3º ano do Ensino Fundamental. Não há ainda no Brasil um instrumento de avaliação externa, em âmbito nacional, que acompanhe a alfabetização das crianças ao final da 2ª série (3º ano) ou aos 8 anos de idade.

16 LEGADO KINROSS 2030 NA EDUCAÇÃO Dados da Educação – Paracatu (MG) Até 2022, 70% ou mais dos alunos terão aprendido o que é essencial para a sua série. Ficou definido, então, que 70% dos alunos da 4ª e 8ª séries ou do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, no conjunto das redes pública e privada, deverão ter desempenhos superiores a respectivamente 200, 275 e 300 pontos na escala de Português do Saeb, e superiores a 225, 300 e 350 pontos na escala de matemática. A Meta 3 talvez seja a mais desafiadora das 5 Metas estabelecidas pela Comissão Técnica do Todos Pela Educação. Hoje, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) indica que nenhuma das séries avaliadas (5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio) possui 35% dos alunos com aprendizado adequado, seja em língua portuguesa, seja em matemática. META 3 - Todo aluno com aprendizado adequado à sua série NOSSO GRANDE DESAFIO!

17 LEGADO KINROSS 2030 NA EDUCAÇÃO Dados da Educação – Paracatu (MG) NOSSO GRANDE DESAFIO! IndicadoresMetas 20012003200520072009 2021 4ª/5º EF - Port. 23,7 %25,6 %26,6 %27,9 %34,2 %36,6 %70,0 % 4ª/5º EF - Mat. 14,9 %15,1 %18,7 %23,7 %32,6 %29,1 %70,0 % 8ª/9º EF - Port. 21,8 %20,1 %19,5 %20,5 %26,3 %24,7 %70,0 % 8ª/9º EF - Mat. 13,4 %14,7 %13,0 %14,3 %14,8 %17,9 %70,0 % 3ª EM - Port.25,8 %26,9 %22,6 %24,5 %28,9 %26,3 %70,0 % 3ª EM - Mat.11,6 %12,8 %10,9 %9,8 %11,0 %14,3 %70,0 % Pontuação mínima na escala do Saeb, estabelecida pelo Todos Pela Educação como adequada a cada série: 4a série EF - Língua Portuguesa: acima de 200 pontos. Matemática: acima de 225 pontos. 8a série EF - Língua Portuguesa: acima de 275 pontos. Matemática: acima de 300 pontos. 3a série EM - Língua Portuguesa: acima de 300 pontos. Matemática: acima de 350 pontos. Os dados Brasil referem-se a escolas federais, estaduais, municipais e privadas, das áreas urbana e rural. Os dados de regiões e estados referem-se a escolas estaduais, municipais e privadas, da área urbana. Os dados de municípios referem-se a escolas federais, estaduais e municipais da área urbana. META 3 - Todo aluno com aprendizado adequado à sua série

18 LEGADO KINROSS 2030 NA EDUCAÇÃO Dados da Educação – Paracatu (MG) "Até 2022, 95% ou mais dos jovens brasileiros de 16 anos deverão ter completado o Ensino Fundamental e 90% ou mais dos jovens brasileiros de 19 anos deverão ter completado o Ensino Médio. A taxa de conclusão do Ensino Médio aos 19 anos foi de 50,2% em 2009. Este percentual está acima da meta proposta, o que é um bom sinal. Entretanto, é preciso observar que a distância para a meta final é ainda grande. Em 2022, espera-se que 90% dos jovens com 19 anos tenham completado esta etapa do ensino – o que representa um aumento de 40 pontos percentuais nos próximos 14 anos. META 4 - Todo jovem com Ensino Médio concluído até os 19 anos

19 LEGADO KINROSS 2030 NA EDUCAÇÃO Dados da Educação – Paracatu (MG) IndicadoresMetas 2005200620072008200920102021 3,2 %3,6 %3,8 %4,0 %4,3 %5,0 % Até 2010, mantendo até 2022, o investimento público em Educação Básica deverá ser de 5% ou mais do PIB. Em 2009 o investimento público direto em Educação Básica foi de 4,3% do PIB (Produto Interno Bruto). META 5 - Investimento em Educação ampliado e bem gerido

20 LEGADO KINROSS 2030 NA EDUCAÇÃO Dados da Educação – Paracatu (MG) Enquete site do Todos pela Educação Professor, você sabe qual é o Ideb de sua escola? Sim, por meio da direção da escola (27,6%) Sim, fui atrás dos resultados (30,2%) Não, mas gostaria de saber (18,2%) Não, acredito que não faça diferença (24,0%)


Carregar ppt "LEGADO KINROSS 2030 NA EDUCAÇÃO Dados da Educação – Paracatu (MG) AnoEducação InfantilEnsino FundamentalEnsino Médio -UrbanaRuralTotalUrbanaRuralTotalUrbanaRuralTotal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google