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Número de Escolas por Etapa de Ensino - Rede Municipal em Paracatu

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Apresentação em tema: "Número de Escolas por Etapa de Ensino - Rede Municipal em Paracatu"— Transcrição da apresentação:

1 Número de Escolas por Etapa de Ensino - Rede Municipal em Paracatu
Ano Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio - Urbana Rural Total 2007 18 7 25 11 2008 20 8 28 2009 31 Fonte MEC – INEP/2009 Número total de Escolas do município de Paracatu REDES Pré-escola Fundamental I Fundamental II Médio Técnico ESTADUAL 9 5 MUNICIPAL 26 17 11 PARTICULAR 7 4 1 TOTAL 33 31 24 Fonte IBGE – Prefeitura 2004 Taxa de Escolarização Líquida no Municipio de Paracatu Fundamental (7 a 14 anos) Ensino Médio (15 a 17 anos) Fonte:1) IBGE - Censo Demográfico de 2000. 85.10 43.90

2 DESEMPENHO NA PROVA BRASIL
4ª/5º EF - Port. 4ª/5º EF - Mat. 8ª/9º EF - Port. 8ª/9º EF - Mat. Paracatu (2009) 195,6 217,0 242,2 248,1 Fonte: MEC/INEP A Prova Brasil é uma avaliação realizada a cada dois anos pelo Ministério da Educação. Ela mede o desempenho dos alunos da 4ª e da 8ª séries do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa e Matemática nas escolas públicas e urbanas. A pontuação mínima estabelecida pelo Todos Pela Educação como adequada a cada série é: - 4ª série - Língua Portuguesa: 200 pontos; Matemática: 225 pontos - 8ª série - Língua Portuguesa: 275 pontos; Matemática: 300 pontos 2011 será o ano de realização da Prova Brasil, que vai compor o Ideb de 2012.

3 Ens. Fundamental - anos iniciais Ens. Fundamental - anos finais
DADOS DO MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO Desempenho Fonte: Saeb/Inep 4ª/5º EF - Port. 4ª/5º EF - Mat. 8ª/9º EF - Port. 8ª/9º EF - Mat. 3ª EM - Port. 3ª EM - Mat. Paracatu (2007) 29,0 % 27,8 % 15,4 % 8,8 % - Minas Gerais (2009) 49,6 % 51,5 % 35,2 % 23,8 % 32,0 % 15,2 % Região Sudeste (2009) 45,7 % 45,8 % 32,4 % 18,8 % 32,8 % 13,7 % Brasil (2009) 34,2 % 32,6 % 26,3 % 14,8 % 28,9 % 11,0 % Crianças cujos pais têm menos de 4 anos de Estudo Fonte: Unicef Pai Mãe Paracatu (2004) 32,4 % 23,6 % Minas Gerais (2006) 20,1 % 12,6 % Região Sudeste (2006) 12,9 % 10,0 % Brasil (2006) 23,5 % 16,8 % Creche Pré-Escola Ens. Fundamental - anos iniciais Ens. Fundamental - anos finais Ensino Médio Paracatu (2009) 563 2.470 8.021 7.104 4.356 Minas Gerais (2009) Região Sudeste (2009) Brasil (2009) Matrículas Fonte: MEC/INEP

4 Alunos no turno noturno (%)
Ens. Fundamental - anos iniciais Ens. Fundamental - anos finais Ensino Médio Paracatu (2007) - 8,9 % 40,8 % Minas Gerais (2009) 0,4 % 3,6 % 35,4 % Região Sudeste (2009) 0,3 % 2,0 % 36,2 % Brasil (2009) 4,4 % 37,0 % Alunos no turno noturno (%) Fonte: MEC/INEP Média de alunos por turma e horas-aula diárias Fonte: MEC/INEP Creche Pré-Escola Ens. Fundamental - anos iniciais Ens. Fundamental - anos finais Ensino Médio Média de horas-aula diária (2008) 8,3 4,3 4,4 4,5 Minas Gerais (2009) 7,5 4,7 Região Sudeste (2009) 8,1 5,0 4,9 Brasil (2009) 7,8 Média de alunos por turma (2009) 13,0 19,0 25,0 29,0 36,0 15,2 18,4 23,0 28,0 32,2 13,5 19,2 24,5 30,4 32,6 15,3 19,1 24,2 29,6 32,1

5 Tabela 3. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB Ano
Ano Anos Iniciais do Ensino Fundamental Anos Finais do Ensino Fundamental Ensino Médio  IDEB Observado   Metas  Brasil Total 2005 3.8 - 3.5 3.4 2007 4.2 3.9 2009 4.6 4.0 3.7 3.6 2021 6.0 5.5 5.2 Rede Pública 3.2 3.1 3.3 4.4 5.8 4.9 Rede Estadual 3.0 4.3 6.1 5.3 Rede Municipal 5.7 5.1 Rede Privada 5.9 5.6 6.4 6.3 7.5 7.3 7.0 Rede Estadual do seu Estado 5.0 4.1 6.8 Rede Estadual do seu Municipio 4.5 6.5 Rede Municipal do seu Municipio 4.8

6

7 Rede de Ensino Público Municipal
Escolas municipais com pior Ideb em 2007:: EM CACILDA CAETANO DE SOUZA EM GIDALTE MARIA DOS SANTOS OBS.: 5 novas escolas entraram na avaliação em 2009

8 Ideb Observado Metas Projetadas
8ª. série/9º. ano Ideb Observado Metas Projetadas Município 2005 2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019 2021 PARACATU 3.4 4.0 4.1 3.5 3.8 4.2 4.6 4.9 5.1 5.4 DiagnósticoParacatu 2030

9 Cenários – Fundamental II
Escolas municipais com pior Ideb em 2007:: EM CACILDA CAETANO DE SOUZA EM GIDALTE MARIA DOS SANTOS OBS.: 5 novas escolas entraram na avaliação em 2009 Diagnóstico Paracatu 2030

10 Rede de Ensino Público Estadual
Escolas estaduais com pior Ideb em 2007: EE AFFONSO ROQUETTE EE ALTINA DE PAULA GUIMARAES EE DA FAZ RIACHO LAFERSA EE JULIA CAMARGOS EE OLINDINA LOUREIRO

11 Classificação de alunos das escolas públicas de ensino médio de Paracatu no ENEM
Média 786º COLÉGIO EGIO SOMA 647,14 1908º ESCOLA DOM ELIZEU VAN DE WEIJER 616,43 2561º COLÉGIO EGIO ATENAS 601,86 3486º COLÉGIO EQUIPE 583,73 9267º EE ANTONIO CARLOS 529,27 9534º EE AFFONSO ROQUETTE 527,62 10706º EE ALTINA DE PAULA GUIMARAES 520,35 13601º EE DR VIRGILIO DE MELO FRANCO 501,98 13967º CESEC CANDIDA PIMENTEL ULHOA 499,43 16044º EE DELANO BROCHADO ADJUTO 482,15 Das escolas em que menos de dez alunos fizeram a redação ou a relação entre o número de matriculados no terceiro ano na escola e a quantidade de participantes no ENEM for inferior a 2%, não há nota disponível. Fonte: Paracatu.net

12 Oficinas curriculares da ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL:
SRE Cod. Escola Município Nome Escola Nivel Ensino PARACATU 108839 EE AFFONSO ROQUETTE Ambos 220663 EE DELANO BROCHADO ADJUTO Finais 108952 EE DOM SERAFIM GOMES JARDIM 108979 EE JULIA CAMARGOS 108880 EE OLINDINA LOUREIRO 108821 EE TEMISTOCLES ROCHA Oficinas curriculares da ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: ATIVIDADES DE LINGUAGEM E MATEMÁTICA: Hora de Leitura, Experiências Matemática, Informática Educacional, Estudo Monitorado, Oficina da Redação, Jornalismo e Alfabetização ATIVIDADES ARTÍSTICAS, ESPORTIVAS E MOTORAS: Artes Visuais, Dança, Música, Teatro Conhecimento sobre o corpo, Esportes, Jogos, Lutas e Atividades rítmicas ATIVIDADES DE FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL: Higiene e formação de hábitos, Empreendedorismo Social, Educação para o trânsito, Ética, Orientação Sexual, Cooperativismo, Educação para a Paz, Educação Ambiental e Educação Patrimonial

13 Desafios da Educação no Brasil

14 Brasil META 1 - Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola
“Até 2022, 98% ou mais das crianças e jovens de 4 a 17 anos deverão estar matriculados e frequentando a escola.”  Em 2008, ao analisarmos o Brasil como um todo, 91,4% das crianças e jovens entre 4 e 17 anos já estavam na escola. Essa proporção subiu para 91,9% em Apesar de positivo, o aumento não foi suficiente para que a meta intermediária de 92,7% fosse atingida. Indicadores Metas 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2021 Brasil 88,8 % 89,9 % 90,4 % 91,4 % 91,9 % 92,7 % 93,4 % 98,0 %

15 META 2 - Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos “Até 2010, 80% ou mais, e até 2022, 100% das crianças deverão apresentar as habilidades básicas de leitura e escrita até o final da 2ª série ou 3º ano do Ensino Fundamental”. Não há ainda no Brasil um instrumento de avaliação externa, em âmbito nacional, que acompanhe a alfabetização das crianças ao final da 2ª série (3º ano) ou aos 8 anos de idade.

16 META 3 - Todo aluno com aprendizado adequado à sua série
META 3 - Todo aluno com aprendizado adequado à sua série                                                                                                                                     “Até 2022, 70% ou mais dos alunos terão aprendido o que é essencial para a sua série”. Ficou definido, então, que 70% dos alunos da 4ª e 8ª séries ou do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, no conjunto das redes pública e privada, deverão ter desempenhos superiores a respectivamente 200, 275 e 300 pontos na escala de Português do Saeb, e superiores a 225, 300 e 350 pontos na escala de matemática. A Meta 3 talvez seja a mais desafiadora das 5 Metas estabelecidas pela Comissão Técnica do Todos Pela Educação. Hoje, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) indica que nenhuma das séries avaliadas (5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio) possui 35% dos alunos com aprendizado adequado, seja em língua portuguesa, seja em matemática. NOSSO GRANDE DESAFIO!

17 META 3 - Todo aluno com aprendizado adequado à sua série NOSSO GRANDE DESAFIO! Indicadores Metas 2001 2003 2005 2007 2009 2021 4ª/5º EF - Port. 23,7 % 25,6 % 26,6 % 27,9 % 34,2 % 36,6 % 70,0 % 4ª/5º EF - Mat. 14,9 % 15,1 % 18,7 % 32,6 % 29,1 % 8ª/9º EF - Port. 21,8 % 20,1 % 19,5 % 20,5 % 26,3 % 24,7 % 8ª/9º EF - Mat. 13,4 % 14,7 % 13,0 % 14,3 % 14,8 % 17,9 % 3ª EM - Port. 25,8 % 26,9 % 22,6 % 24,5 % 28,9 % 3ª EM - Mat. 11,6 % 12,8 % 10,9 % 9,8 % 11,0 % Pontuação mínima na escala do Saeb, estabelecida pelo Todos Pela Educação como adequada a cada série: 4a série EF - Língua Portuguesa: acima de 200 pontos. Matemática: acima de 225 pontos. 8a série EF - Língua Portuguesa: acima de 275 pontos. Matemática: acima de 300 pontos. 3a série EM - Língua Portuguesa: acima de 300 pontos. Matemática: acima de 350 pontos. Os dados Brasil referem-se a escolas federais, estaduais, municipais e privadas, das áreas urbana e rural. Os dados de regiões e estados referem-se a escolas estaduais, municipais e privadas, da área urbana. Os dados de municípios referem-se a escolas federais, estaduais e municipais da área urbana.

18 META 4 - Todo jovem com Ensino Médio concluído até os 19 anos
"Até 2022, 95% ou mais dos jovens brasileiros de 16 anos deverão ter completado o Ensino Fundamental e 90% ou mais dos jovens brasileiros de 19 anos deverão ter completado o Ensino Médio”. A taxa de conclusão do Ensino Médio aos 19 anos foi de 50,2% em Este percentual está acima da meta proposta, o que é um bom sinal. Entretanto, é preciso observar que a distância para a meta final é ainda grande. Em 2022, espera-se que 90% dos jovens com 19 anos tenham completado esta etapa do ensino – o que representa um aumento de 40 pontos percentuais nos próximos 14 anos.

19 META 5 - Investimento em Educação ampliado e bem gerido                                                                                                                                     “Até 2010, mantendo até 2022, o investimento público em Educação Básica deverá ser de 5% ou mais do PIB”.  Em 2009 o investimento público direto em Educação Básica foi de 4,3% do PIB (Produto Interno Bruto). Indicadores Metas 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2021 3,2 % 3,6 % 3,8 % 4,0 % 4,3 % 5,0 %

20 Enquete site do Todos pela Educação
Professor, você sabe qual é o Ideb de sua escola? Sim, por meio da direção da escola (27,6%) Sim, fui atrás dos resultados (30,2%) Não, mas gostaria de saber (18,2%) Não, acredito que não faça diferença (24,0%)


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