A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Integrar para não degradar: Gestão das águas da bacia do rio Comemoração Rafael João Sampaio UFRRJ – Departamento de Ciência Ambientais Laboratório de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Integrar para não degradar: Gestão das águas da bacia do rio Comemoração Rafael João Sampaio UFRRJ – Departamento de Ciência Ambientais Laboratório de."— Transcrição da apresentação:

1 Integrar para não degradar: Gestão das águas da bacia do rio Comemoração Rafael João Sampaio UFRRJ – Departamento de Ciência Ambientais Laboratório de Manejo de Bacias Hidrográficas

2 Bacía do Rio Machado Maior bacia de Rondônia com 75838,3162Km 2 ; 41 municípios, sendo fonte de abastecimento hídrico para maior parte; Possui grande potencial social, dotadas de infra- estrutura suficientes para o desenvolvimento das atividades agropecuárias;(ZSEERO, 2002) Apresenta ecossistemas de relevantes interesses e expressivo potencial hidrelétrico (ZSEERO, 2002)

3 Problemática Regional Avanço dos processos de antropização devido ao avanço da agropecuária extensiva; Gestão das águas deficiêntes ou inexistente na região; Ações antrópicas sem o necessário respaldo em pesquisas, análises de dados ou falta de informação;

4 Proposta de Trabalho Promover ações de formação nas comunidades locais e buscar parceirias com entidades visando a formação de comitês de Bacias. Juntamente com realização de um diagnótico da área e o desenvolvimento de práticas que conserve os ecossistemas dos rios, estimule o desenvolvimento das comunidades locais, melhore a qualidade da água para o abastecimento urbano e reduza a quantidade de sedimentos para o aumento da vida útil das Usinas Hidroelétricas.

5 Atuação em escala piloto Bacia do Rio comemoração; Importância: – No abastecimento hídrico da região; – na geração de energia; – para fauna; – na agricultura. Possui consideráveis áreas de asoreamento e pastagem no decorrer do rio;

6 UHE Random II Concessão nº 006/93 – Eletrobrás; Potência para gerar 73,5 MW; Oferece energia para o município de Pimenta Bueno.

7 Atividades 1º Etapa Promover ações de formação, conciêntização e mobilização social de moradores pertencentes a Bacia, em parceria com grupos organizados que já atuam na região, visando a criação de um comite de bacias; Formar parcerías e convênios com entidades públicas e privadas; Promover um diagnóstico rural participativo da bacia; Realizar um zoneamento de uso do solo, de forma participativa, de todas áreas as margens dos leitos de água;

8 2º Etapa Executar planos de trabalho que estabeleçam medidas currativas e preventivas em processos de degradação da bacia; Estabeler ações de manejo que vizem o desenvolvimento sustentável das comunidades locais, concomitante com a melhora da qualidade da água, principalmente em relação a quantidade de sedimentos. Cronograma Físico - Financeiro EtapasMesesValor*(%) 1º Etapa Buscar parcerias e convênios125 Aproximação de grupos organizados locais(associações, ONGs e Empresas de extensão rural) 25 Atividades de educação ambiental(palestra, distribuição de material educativo e informativo, oficinas, reuniões de discussão) 440 Diagnóstico rápido participativo da Bacia220 Zoneamento participativo de Uso do sólo430 Total º Etapa Implantação de agroflorestas e recuperação de áreas degradadas 670 Manutenção das áreas de trabalho4230 Total48100 *% do recurso total

9 Resultados esperados Concretizar um sistema sustentável de desenvolvimento da bacia que integre procesos econômicos, ambientais e sociais. Sendo gestionado de forma integrada e participativa por comitês de bacias locais. Garantindo o desenvolvimento socioeconomico assim como incrementar o potencial energético da região.

10 Referências Bibliográficas SEDAM. Secretaria de Desenvolvimento ambiental. Zoneamento Sócio Econômico Ecológico Disponível em: Obrigado!


Carregar ppt "Integrar para não degradar: Gestão das águas da bacia do rio Comemoração Rafael João Sampaio UFRRJ – Departamento de Ciência Ambientais Laboratório de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google