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Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina Sistemas de Informação Prof. Aroldo Luis.

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Apresentação em tema: "Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina Sistemas de Informação Prof. Aroldo Luis."— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina Sistemas de Informação Prof. Aroldo Luis

2 Definição Multimídia quer dizer a apresentação e recuperação de informações através da integração das mais diversas formas de comunicação - texto, gráficos, animações de computador, vídeo e som - em uma única apresentação sob o controle do computador. Multimídia quer dizer a apresentação e recuperação de informações através da integração das mais diversas formas de comunicação - texto, gráficos, animações de computador, vídeo e som - em uma única apresentação sob o controle do computador.

3 Multimídia Evolução da comunicação entre homem e máquina Evolução da comunicação entre homem e máquina Digitalização da informação Digitalização da informação Ambientes textuais Ambientes textuais Ambientes gráficos Ambientes gráficos

4 Multimídia Ambientes multimídia Ambientes multimídia Emprego da animação Emprego da animação Emprego do som Emprego do som Substituição da mídia convencional Substituição da mídia convencional Produtos multimídia Produtos multimídia

5 Tipos de produtos multimídia Títulos (players) Títulos (players) Lineares (apresentações, demonstrações, tutoriais não- interativos) Lineares (apresentações, demonstrações, tutoriais não- interativos) A apresentação do material segue ordem predeterminada e seqüencial, de forma semelhante à dos reprodutores de vídeo e áudio. Hipermídia (títulos de referência, ajuda on-line, quiosques informativos, catálogos interativos) Hipermídia (títulos de referência, ajuda on-line, quiosques informativos, catálogos interativos) A ordem de visualização é determinada pelo usuário final, que disporá de controles para navegação não seqüencial.

6 Tipos de produtos multimídia Aplicativos (programas) Aplicativos (programas) Com interface multimídia (jogos, aplicativos educacionais básicos, aplicativos de produtividade pessoal) Com interface multimídia (jogos, aplicativos educacionais básicos, aplicativos de produtividade pessoal) Desenvolvidos em ambientes normais de programação de aplicativos gráficos, como o Visual Basic e o Delphi. Aplicativos multimídia (ferramentas multimídia, sistema de visualização técnica e científica, simuladores de tempo real, sistema de informações geográfica, computação musical, entretenimento) Aplicativos multimídia (ferramentas multimídia, sistema de visualização técnica e científica, simuladores de tempo real, sistema de informações geográfica, computação musical, entretenimento) Tende a evoluir para incluir modalidades ainda mais avançadas de uso dos sentidos, como a comunicação através da voz, a visão tridimensional verdadeira e a realimentação através do tato.

7 Tipos de produtos multimídia Sítios (sites) Sítios (sites) É colocado em um servidor da WWW e visualizado remotamente, em uma maquina cliente, através de um programa navegador Possibilitam extensões chamadas de suplementos (plug-ins), e são disponibilizadas na própria WWW Conta com diversos recursos como os de fluxo contínuo (streaming).

8 Áreas de impacto Treinamento Treinamento Informação Pública Informação Pública Marketing Marketing Interface com Usuário Interface com Usuário Educação Educação

9 Vantagens Afetividade Afetividade Interação Interação Cativação Cativação Simulação Simulação

10 Desvantagens Falta Aplicações Falta Aplicações Ainda não apresenta potencial e recursos esperados Ainda não apresenta potencial e recursos esperados Custo Custo Aplicação (uso) Aplicação (uso) Padrão Padrão

11 Referências PAULA FILHO, W. P. Multimídia: conceitos e aplicação. São Paulo. LTC, (2000). PAULA FILHO, W. P. Multimídia: conceitos e aplicação. São Paulo. LTC, (2000). Computação Gráfica – Introdução: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. Informática. (1994/1998). Computação Gráfica – Introdução: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. Informática. (1994/1998).


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