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PublicouIsabel Chaparro Alterado mais de 10 anos atrás
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Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
Sistemas de Informação Prof. Aroldo Luis
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Definição “Multimídia quer dizer a apresentação e recuperação de informações através da integração das mais diversas formas de comunicação - texto, gráficos, animações de computador, vídeo e som - em uma única apresentação sob o controle do computador.”
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Multimídia Evolução da comunicação entre homem e máquina
Digitalização da informação Ambientes textuais Ambientes gráficos
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Multimídia Ambientes multimídia Emprego da animação Emprego do som
Substituição da mídia convencional Produtos multimídia
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Tipos de produtos multimídia
Títulos (players) Lineares (apresentações, demonstrações, tutoriais não-interativos) “A apresentação do material segue ordem predeterminada e seqüencial, de forma semelhante à dos reprodutores de vídeo e áudio.” Hipermídia (títulos de referência, ajuda on-line, quiosques informativos, catálogos interativos) “A ordem de visualização é determinada pelo usuário final, que disporá de controles para navegação não seqüencial.”
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Tipos de produtos multimídia
Aplicativos (programas) Com interface multimídia (jogos, aplicativos educacionais básicos, aplicativos de produtividade pessoal) “Desenvolvidos em ambientes normais de programação de aplicativos gráficos, como o Visual Basic e o Delphi.” Aplicativos multimídia (ferramentas multimídia, sistema de visualização técnica e científica, simuladores de tempo real, sistema de informações geográfica, computação musical, entretenimento) “Tende a evoluir para incluir modalidades ainda mais avançadas de uso dos sentidos, como a comunicação através da voz, a visão tridimensional verdadeira e a realimentação através do tato.”
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Tipos de produtos multimídia
Sítios (sites) “É colocado em um servidor da WWW e visualizado remotamente, em uma maquina cliente, através de um programa navegador” “Possibilitam extensões chamadas de suplementos (plug-ins), e são disponibilizadas na própria WWW” “Conta com diversos recursos como os de fluxo contínuo (streaming).”
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Áreas de impacto Treinamento Informação Pública Marketing
Interface com Usuário Educação
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Vantagens Afetividade Interação Cativação Simulação
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Desvantagens Falta Aplicações
Ainda não apresenta potencial e recursos esperados Custo Aplicação (uso) Padrão
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Referências PAULA FILHO, W. P. Multimídia: conceitos e aplicação. São Paulo. LTC, (2000). Computação Gráfica – Introdução: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas . Informática . (1994/1998).
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