A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gabarito exercício digital 2ª Etapa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gabarito exercício digital 2ª Etapa"— Transcrição da apresentação:

1 Gabarito exercício digital 2ª Etapa
Professora Fernanda Landim

2 Analisando a figura da membrana plasmática, diga 3 características intrínseca da membrana:
Resposta- 1- A membrana celular é lipoprotéica, elástica, descontínua (porosa); 2- Conduz eletricidade 3- Realiza transporte de substâncias e é semipermeável. É ela que separa a célula do meio em que está.

3 Ainda sobre a figura acima, diga qual a composição básica da membrana plasmática?
A membrana plasmática é lipoprotéica, isto é, composta de lipídios e proteínas. A membrana é LIPOPROTÉICA LIPO : diz respeito aos lipídeos presentes nas membranas; PROTÉICA : diz respeito às proteínas presentes nas membranas Explique o modelo do mosaico fluido proposto por Singer e Nicholson: O Modelo do Mosaico fluido diz que as membranas biológicas são formadas por uma bicamada de lipídios, na qual estão inseridas diversas proteínas. Moléculas de fosfolipídios da membrana dispõem-se lado a lado, deslocando-se continuamente, mas sem perder o contato um com os outros.

4 Depois das observações de Hooke, outros cientista tiveram interesse pelo estudo microscópico dos seres vivos, o que levou a um desenvolvimento do ramo da Biologia que estuda as células (Citologia). Foi nesse contexto que, em 1938, o botânico Mathias Schleiden e o zoólogo Theordor Schawann, formularam a Teoria celular. O que eles concluiram com essa teoria? Resposta: Todos os seres vivos são constituídos por células; A célula é uma espécie de “fábrica química” na qual realizam todos os processos necessários à vida do organismo; Cada célula deriva de uma outra pré-existente.

5 Sobre o transporte de substâncias através da membrana plasmática explique o transporte ativo e o transporte passivo: Transporte passivo: É a entrada e saída de substâncias sem que a célula gaste energia. Ele pode ser de três tipos: difusão simples, difusão facilitada e osmose. O transporte se dá do meio mais concentrado para o menos concentrado Transporte ativo: Ocorrem através da membrana plasmática, com gasto de energia, mantendo alguma diferença de concentração entre a célula e o meio externo. (contra o gradiente de concentração). Sempre realizado por permeases.

6 Quais são os 3 tipos de transporte passivo?
Ele pode ser de três tipos: difusão simples, difusão facilitada e osmose.

7 O que é Osmose? A osmose é um caso especial de difusão no qual moléculas de água passam através da membrana semipermeável. O solvente difunde-se de modo a diluir o lado mais concentrado, ou seja, é a passagem de solvente do meio menos concentrado (hipotônico) para o meio mais concentrado (hipertônico) através de uma membrana semipermeável Explique o que é uma solução hipertônica, hipotônica e isotônica: Solução isotônica- Quando as duas soluções possuem a mesma concentração. Solução hipertônica- Aquela que apresenta uma concentração total de solutos maior que a outra. Solução hipotônica- Aquela que apresenta uma concentração total de solutos menor do que a outra.

8 Explique o processo de osmose numa célula vegetal, utilizando as seguintes palavras: Túrgida, plasmólise e desplamólise. Resposta: Se uma célula vegetal for colocada em uma solução hipertônica, a célula perderá água para o meio e murchará. A parede celular afrouxa-se e o citoplasma afasta-se dela, contraindo-se parcialmente e ficando às vezes preso a ela por meio de delgados filamentos. Quando isso ocorre, a célula sofre plasmólise. Se a célula plasmolisada for colocada novamente em uma solução hipotônica, ocorrerá a de plasmólise e a célula voltará ao estado normal ou tornar-se-á túrgida.

9 O que é hemólise? É a denominação específica de plasmoptise em hemácias. Plasmoptise é um termo genérico para designar a destruição de uma célula pela entrada excessiva de água em seu citoplasma.

10 Explique o que ocorre com células animais quando colocadas em meio hipertônico, hipotônico e isotônico? Resposta: Se colocadas em uma solução hipertônica, em relação ao conteúdo citoplasmático, ocorre a saída de água das células, ficando estas com aspecto enrugado (murchas). Esse murchamento é denominado plasmólise. Quando colocadas em solução hipotônica, em relação ao citoplasma, ocorre entrada de água nas células. Diz-se então que as células ficaram túrgidas. Porém, se a solução estiver muito hipotônica, o volume de água que entra é muito grande que a célula “estoura”, ou seja as células animais sofreram plasmoptise; se a célula for uma hemácia, diz-se que a hemácia sofreu hemólise. Se colocada em solução isotônica, ou seja, de concentração igual à de seu citoplasma, as células não sofrem alteração no seu volume.

11 Explique o processo o processo do transporte ativo utilizando como exemplo a Bomba de sódio e potássio: Resp.- As células em repouso, contêm quase vinte vezes mais íons potássio (K+) em seu meio interno que no meio externo. No meio externo, porém, há quase vinte vezes mais íons sódio (Na+) que no meio interno. Como esses íons tendem a difundir-se, a tendência natural seria que essas concentrações se equilibrassem. Mas a membrana celular bombeia potássio para dentro e sódio para fora (contra a tendência natural) gastando energia para isso. Esse mecanismo de bombeamento é a bomba de sódio e potássio.

12 O desenho acima mostra uma célula englobando um protozoário através de um processo de endocitose. Sabendo disso, defina fagocitose: Fagocitose é a entrada de partículas sólidas através da formação de pseudópodes da membrana plasmática, englobando partículas de grandes dimensões.

13 Defina o que é pinocitose:
Pinocitose é a entrada de partículas pequenas ou substâncias líquidas por invaginações da membrana plasmática Diferencie Fagocitose e Pinocitose: Pinocitose é a entrada de partículas pequenas ou substâncias líquidas por invaginações da membrana plasmática; fagocitose é a entrada de partículas sólidas através da formação de pseudópodes da membrana plasmática, englobando partículas de grandes dimensões.

14 Agora a figura acima mostra uma exocitose. Defina o que é exocitose:
Exocitose é eliminação de grandes partículas pela célula não importando se são sólidas ou líquidas.

15 A membrana plasmática apresenta envoltórios externos denominado de glicocálix ou glicocálice. Sabendo disso, responda: Qual a composição química do glicocálice? Revestimento formado de glicoproteínas (glicídios + proteínas) e glicolipídios (glicídios + lipídios). Qual a função do glicocálice? Forma uma espécie de “tapete”, que tem a função de identificar e reter substâncias úteis à célula. Proteção química e mecânica das superfícies celulares. Reconhecimento e adesão celular. Especificidade celular

16 A B A figura A representa a parede celular de um vegetal, a figura B representa uma bactéria evidenciando suas estruturas como a parede celular. Algumas células, como as de bactérias, algas , fungos e vegetais, além da membrana exibem um segundo envoltório de proteção denominado de parede celular. Diferencie a parede celular de um vegetal e de uma bactéria: Resposta: A principal diferença dessas paredes de proteção está na constituição química. Nas bactéria o principal componente é o peptidioglicano; na maioria das algas e em todas as plantas, tem-se a celulose.

17 Célula procariótica Célula eucariótica Analisando as células procarióticas e eucarióticas, diga quais as estruturas básicas encontradas em qualquer tipo de célula? Resp. Membrana plasmática, ribossomo, núcleo e citoplasma.

18 Sobre o retículo endoplasmático liso (R.E.L.), responda:
Função: síntese de lipídios, síntese de hormônios esteróides, armazenamento de íons cálcio que facilitam a contração muscular Sobre o retículo endoplasmático rugoso (R.E.R), responda: Função: Responsável pelo transporte de substâncias e produção de proteínas, uma vez que apresenta ribossomos aderidos ao longo de suas paredes. Sobre os ribossomos, responda: Função: Síntese de proteínas pela união de aminoácidos Como ocorre sua formação: São formados pelo RNAr. São pequenos grânulos, sem membrana envoltória, compostos de proteínas e RNA-ribossômico (rRNA).

19 Sobre a mitocôndria, responda: Função:
Responsável pela respiração celular e produção de energia. Em que tipos de células ela ocorre em maior quantidade? Células que utilizam bastante energia tem muitas mitocôndrias, por exemplo, as células musculares. Qual a função do lisossomo? São estruturas responsáveis pela digestão da célula. – autofágica (quando digere partes da própria célula) e heterofágica (quando digere substâncias que entraram na célula). Em qual organela o lisossomo é formado? É formado no complexo golgiense.

20 Qual a função do complexo golgiense?
Armazenamento e secreção de substâncias; origina o acrossomo (ou capuz cefálico do espermatozóide); origina os lisossomos. Analisando o esquema acima, explique como o ribossomo, o retículo endoplasmático e o complexo de golgi podem agir num processo de exocitoce? Resposta: 1- As proteínas são sintetizadas pelos ribossomos e lançados no retículo endoplasmático rugoso(R.E.R). 2- Vesículas brotam do R.E.R e se dirigem para o complexo de golgi. 3-Proteínas são modificadas no complexo golgiense e acondicionado em vesículas. 4- Vesículas dirigem-se para a membrana plasmática e a proteína é secretada por exocitose.

21 Qual a função dos centríolos?
Participam do processo de formação de cílios e flagelos e da divisão celular (multiplicação das células). Qual a função dos cloroplastos? São responsáveis pela fotossíntese. É nestas estruturas que encontramos a CLOROFILA (pigmento verde). São encontrados apenas nas células vegetais!

22

23


Carregar ppt "Gabarito exercício digital 2ª Etapa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google