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GREEN BUILDING COUNCIL BRASIL Construindo um Futuro Sustentável.

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Apresentação em tema: "GREEN BUILDING COUNCIL BRASIL Construindo um Futuro Sustentável."— Transcrição da apresentação:

1 GREEN BUILDING COUNCIL BRASIL Construindo um Futuro Sustentável

2 2 2 Visão do GBC Brasil (Sonho que queremos realizar até 2.010). " Desenvolver a indústria da construção sustentável no país, utilizando as forças de mercado para conduzir a adoção de práticas de green building em um processo integrado de concepção, implantação, construção e operação de edificações e espaços construídos. Foco principal da nossa VISÃO: Mudança da cultura da Industria da Construção através da Educação e Capacitação dos profissionais dos vários elos do setor. Compilação e divulgação das melhores práticas incluindo tecnologias, materiais, processos e procedimentos operacionais Atuação pró-ativa junto a organizações, governamentais ou privadas, que possam nos apoiar na nossa Missão." Disseminação da certificação LEED, adaptada à nossa realidade. (Ferramenta educacional extremamente pragmática e eficiente) INFORMAÇÃO RELACIONAMENTO & FOMENTO CERTIFICAÇÃO EDUCAÇÃO CAPACITAÇÃO

3 Este impacto negativo é extremamente significativo Impacto atual das construções no BRASIL 21 % Uso de Água 25 % Emissões Gases Efeito Estufa 65 % Resíduos 42 % Eletricidade

4 104 Empresas 41% do Volume das Obras no Brasil Grau de Envolvimento do Setor no Brasil Fonte CTE e Criactive

5 Práticas Verdes Adotadas nos Empreendimentos Fonte CTE e Criactive SELEÇÃO DE MATERIAIS E RESÍDUOS Redução do desperdício de materiais Previsão de áreas para depósito de recicláveis Seleção de materiais com conteúdo reciclado Uso de madeira com manejo sustentável QUALIDADE DO AMBIENTE Conforto ambiental Aproveitamento de iluminação natural PRÁTICAS AMBIENTAIS E SOCIAIS NOS CANTEIROS DE OBRA Gestão da geração de resíduos e coleta seletiva Desmobilização do canteiro com reaproveitamento Minimização das interferências no entorno (manutenção e limpeza das ruas, arranjo físico do canteiro, proteção das BL, lava rodas) Proteção de taludes e do solo contra erosão Foco na formalidade de seus trabalhadores e subempreiteiros Saúde, segurança e condições de trabalho Educação e desenvolvimento profissional

6 Práticas Verdes Adotadas nos Empreendimentos Fonte CTE e Criactive SITE Localização próxima aos transportes público Densidade e conectividade urbana Proteção e maximização de áreas verdes Acessibilidade Gestão de permeabilidade USO E CONSERVAÇÃO DE ÁGUA Aproveitamento de águas pluviais Redução do uso de água potável para irrigação Medição individualizada de consumo GESTÃO DO USO DE ENERGIA Luminárias de alto rendimento e lâmpadas eficientes Sistemas de automação Elevadores inteligentes Estudos dos sistemas prediais para melhor desempenho Equipamentos e motores de alto rendimento

7 GBC Brasil Certificação

8 Evolução dos Processos Registrados - Sistema LEED no Brasil (unid. acumuladas) un4 un 8 un 48 un un 101 un un Certificados 400 Registrados Previsão un

9 Projetos registrados por Estado 2 261/29 24/ /6 3 9 / / Estados & DF Registrados Certificados

10

11 Exemplos de prédios públicos em certificação LEED.

12 Prédios verdes são mais da metade dos lançamentos comerciais em Rio, Curitiba e São Paulo Quase metade dos lançamentos de imóveis comerciais no Rio de Janeiro nos próximos dois anos será de edifícios verdes. Devem responder a 40,8% das novas salas comerciais no Rio, 47,2% em São Paulo e 48,3% em Curitiba até Rio de Janeiro possui 144,2 mil m² certificados e estima-se mais 379, 6 mil m² para o final de São Paulo possui 446,3 mil m² certificados e estima-se mais 773,5 mil m² para o final de Curitiba possui 7,8 mil m² certificados e estima-se mais 78,8 mil m² para o final de Fonte: Cushman & Wakefield

13 48 un RegistradosCertificadosTotal EUA Fora dos EUA30333 Total ESTÁDIOS E ARENAS Nº de Projetos Certificados: Nº de Projetos Registrados: No Mundo

14 Centro de Desenvolvimento Esportivo Bradesco – Osasco, SP (LEED NC Gold) Centre Bell – Montreal, Canadá (LEED EBOM Silver) Jingan Sports Centre Indoor Swin Stadium – Shangai, China (LEED CI Gold)

15 National Park Stadiums em Washington – LEED NC Silver Espaço Sustentável (12 pontos): Pré-requisito: proteção contra sedimentação e erosão do terreno Localização (prox. transporte público / local que propicia aprov. vent. e ilum. natural) Densidade e conectividade urbana Recuperação de terreno contaminado Estímulo a transporte alternativo (transporte público, bicicleta, etc...) Maximizar espaços abertos Plano de gerenciamento da drenagem da água de chuva tanto em relação a quantidade quanto qualidade da água direcionada ao Rio Anacostia Evitar a formação do efeito ilha de calor na pavimentação e área de cobertura. Água (2 pontos): Redução de 37% do consumo de água (3.6 milhões de galões por ano). Energia (3 pontos): Pré-requisitos: comissionamento / gestão dos gases refrigerantes / performance mínima (21% de redução do consumo de energia) Melhoria no comissionamento Melhoria no uso de gases refrigerantes Geração de energia renovável com painéis fotovoltaicos.

16 National Park Stadiums em Washington – LEED NC Silver Materiais (6 pontos): Pré-requisito: depósito e coleta de materiais reciclados Gestão do resíduo da construção (destinação de 75% para o reuso – ton) Uso de materiais de conteúdo reciclado (mais de 20%) Uso de materiais regionais (mais de 20%). Qualidade Ambiental Interna (7 pontos): Pré-requisito: desempenho mínimo de qualidade do ar interno Pré-requisito: controle do fumo Plano de qualidade do ar durante a construção Materiais de baixa emissão (adesivos, selantes, tintas, carpetes, madeiras compostas e agrofibras) Conforto térmico (projeto e verificação). Inovação (4 pontos): Alta performance no uso de transporte alternativo, plano educacional sobre construção sustentável, cuidados na manutenção (limpeza) Profissional LEED AP

17 Por que as Arenas Esportivas devem adotar práticas de construção e operação sustentável? Construção sustentável vem se tornando demanda frente a procura e escolha de Edificações; Benefício ambiental: redução na geração de resíduos, emissões de CO2, consumo de água e energia; Redução dos custos operacionais; Fortalece a imagem da Arena e do clube para maximização do uso do marketing esportivo; Auxilia na educação em massa da população e empresas patrocinadoras, acelerando o desenvolvendo do fenômeno consumo consciente; Dar certo, fazendo a coisa certa, do jeito certo. Fabio Barbosa Uma lição do Brasil para o mundo

18 OBRIGADO FELIPE FARIA Building a Sustainable Future


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