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InterCork . Promoção Internacional da Cortiça

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Apresentação em tema: "InterCork . Promoção Internacional da Cortiça"— Transcrição da apresentação:

1 InterCork . Promoção Internacional da Cortiça
João Rui Ferreira Presidente APCOR Aveiro, 18.Dez.2012

2 O Sector da Cortiça

3 Sector da Cortiça | Caracterização
Portugal é o líder mundial com 62% do total mundial das exportações de cortiça (805,3 milhões de Euros em 2011 e 717,6 milhões de Euros até Out ,6% face período homologo de 2011 ); A fileira da cortiça representa 2% das exportações portuguesas e 0,2% das importações, revelador da criação de um elevado valor acrescentado nacional; As rolhas de cortiça são o produto líder das exportações com 70% do total, seguindo-se os materiais de construção (23%); Os principais destinos das exportações portuguesas são: França: 20,2% | EUA: 15,6%) | Espanha: 11% | Itália: 9,5% | Alemanha (7,8%) Cerca de 600 empresas e pessoas a laborar no sector; APCOR representa 260 empresas, responsáveis por 80% da produção nacional e 85% das exportações;

4 O InterCork

5 InterCork | Ficha de Projecto
15.Julho.09: Assinatura do programa; Julho a Dezembro.09: Concurso público, análise de propostas e coordenação com parceiros locais; Janeiro/Fevereiro.10: Adjudicação dos contratos e início dos briefings; Duração total operacional: 24 meses; Orçamento total com IVA incluído: 21M€ Rolhas: 12,5M€ Materiais de Construção e Decoração: 6M€ Acções Transversais: 2,5M€.

6 O processo de criação do InterCork | Valores Fundamentais
Qualidade Performance Design Premium Aspiracional Cultura Sustentabilidade Futuro

7 Canadá Estados Unidos Portugal Reino Unido França Alemanha Itália Bélgica Holanda Rússia EAU China Japão

8 O InterCork | Principais actividades
A campanha 100% cork (EUA/Rolhas) teve um enorme sucesso junto do consumidor, levando-o e incentivando-o a dar a voz pela cortiça e a demonstrar o seu apoio. Na página 100% cork no Facebook criamos a terceira maior rede social do mundo dos vinhos dos EUA com mais de fãs. Aplicação CorkWatch > base de dados com mais de vinhos, onde o vedante é claramente identificado.

9 O InterCork | Principais actividades
Mais de consumidores Italianos participaram nos Sugheritivos que decorreram em 20 restaurantes e bares de moda das principais cidades de Itália. Evento dinamizado nas redes sociais em que por cada rolha de cortiça entregue, o convidado recebia um copo de vinho.

10 O InterCork | Principais actividades
RETIRAR ?

11 O InterCork | Principais actividades
Importante cobertura mediática em todo o país, incluindo Corriere della Sera, La Republica, Sole 24, La Stampa e Gazzetta dello Sport mas, sobretudo, uma enorme presença de 2 horas e 46 minutos nas TVs nacionais italianas. Apenas a RAI teve uma audiência total de 4 milhões de consumidores italianos.

12 O InterCork | Principais actividades
A campanha Francesa fez uma forte aposta nos eventos, promovendo a cortiça em eventos ligados ao sector do vinho, tais como a importante feira Vinexpo, Vendages de Montmarte, Fête le Vin, etc. Estes eventos contaram com a presença de promotores vestidos com roupa de cortiça, o que suscitou bastante curiosidade aos visitantes.

13 O InterCork | Principais actividades
Aposta na educação e actualização dos retailers alemães (materiais de construção) com formação técnica e inúmeros materiais para colocação no ponto de venda. Contacto constante com a imprensa, levado à publicação de 513 artigos na Alemanha ligados à construção, equivalente a 1.5 artigos publicados por dia, num espaço de um ano!

14 O InterCork | Principais actividades
Presença em eventos relevantes para o sector de construção e para a China, como é o caso da EXPO SHANGHAI e o LOW CARBON EXHIBITION. Distribuição de 9 rolhas às 99 primeiras pessoas a entrar no Pavilhão, no dia 9/9. Desenvolvimento de website – o primeiro website sobre cortiça na língua Chinesa. Publicidade em publicações ligadas ao design.

15 O InterCork | Principais actividades
Lançamento do Décork nos EUA e Canadá, um camião para dar a conhecer a cortiça (materiais de construção e decoração). Este camião, decorado no seu interior pela reconhecida designer Candice Olson, percorreu 13 cidades dos EUA e Canadá. Pelo camião passaram 349,605 pessoas, uma das quais Ty Pennington, conhecido apresentador de Extreme Makeover Home Edition.

16 Indicadores-Chave

17 As Estatísticas | Gabinete de Imprensa
O Intercork gerou mais de 9521 artigos na imprensa mundial em 19 meses de actividade. Equivalente a 528 artigos por mês! Mais de 12h em TV e 6h30 em Radio!

18 As Estatísticas | Redes Sociais
Rede com mais de fãs no Facebook e Weibo! No Twitter, temos seguidores!! visitas aos websites criados nos mercado e mais de 1 Milhão de page views visualizações no Youtube e Vimeo Wines of Portugal US: Wine Spectator: Wine Library TV: (Gary Vanerchuck) Robert Mondavi: Grandes nos do facebook

19 As Estatísticas | Embaixadores
Várias personalidades, em cada um dos países onde o InterCork está presente, mostraram o seu apoio e deram a cara pela cortiça.

20 As Estatísticas | Prémios
11 prémios internacionais Italia (r) | 1º Premio na categoria Comunicazione Corporate 2012 (ASSOREL per le Relazioni Pubbliche) EUA (r) | IAC Best Advocacy Integrated Campaign 2011 (Web Marketing Association). França (r) | melhor campanha multimédia para o consumidor 2010/2011 (Top/Com – Le Congrès de la Communication) Reino Unido | Special Evironmental Award 2011 (PRWeek) Alemanha (mcd) | EMEA SILVER SABRE Awards 2012 – Social Media Hub e Pulicidade (Holmes Report)

21 As Estatísticas | Prémios
11 prémios internacionais EUA (mcd) | Desenvolvimento de Marca (Canadian Public Relations Society) | Marketing e Comunicação e Relações com os Media (International Association of Business Communicators) | Marketing e Comunicação e Relações com os Media (International Association of Business Communicators) International Gold Quill Awards | Marketing e Comunicação (International Association of Business Communicators) Canada Silver Leaf Awards.

22 Obrigado! apcor.pt


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