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Estratégias de Marketing para o Sector dos Vinhos Medidas de Apoio à Promoção e Exportação dos Produtos Nacionais Coimbra, 4 Abril, 2008.

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1 Estratégias de Marketing para o Sector dos Vinhos Medidas de Apoio à Promoção e Exportação dos Produtos Nacionais Coimbra, 4 Abril, 2008

2 Tópicos de Intervenção aicep Portugal Global – Missão, Valores e Posicionamento Exportação/Internacionalização - Desafios às empresas do sector Promoção e Internacionalização do sector aicep Portugal Global

3 O que queremos ser como organização? Agência de referência para o desenvolvimento de um ambiente de negócios competitivo que contribua para a inserção internacional das empresas portuguesas. Missão Porque é que existimos? Para aumentar a competitividade e notoriedade de Portugal, através da dinamização de investimento estruturante e da internacionalização das empresas, com especial destaque para as pequenas e médias. Visão aicep Portugal Global

4 Orientação para a empresa - servir os nossos clientes, de acordo com as suas necessidades, através de soluções diferenciadas e de uma relação de longo prazo. Selectividade - direccionar a actividade para os projectos e mercados que melhor contribuam para a competitividade das empresas e a sustentabilidade da economia portuguesa. Excelência - superar as expectativas, através do rigor, da eficácia, do entusiasmo e da vontade de inovar. aicep Portugal Global Valores

5 Que imagem queremos ter no mercado? Uma agência moderna, inovadora, credível, centrada na criação de valor para as empresas suas clientes. Actuação Ao nível do investimento Ao nível da internacionalização Ao nível do trabalho em Rede aicep Portugal Global Posicionamento

6 A Exportação/Internacionalização das empresas portuguesas Factores críticos externos Factores críticos internos Formas de ultrapassar as condicionantes

7 Factores críticos - EXTERNOS Globalização dos mercados; Barreiras Técnicas à exportação (mercados extra comunitários); Oscilações cambiais; Evolução das tecnologias de informação e comunicação (novas formas de comunicar nos mercados); O encurtamento do ciclo de vida dos produtos; A especialização e estruturação em cadeias de valor. Exportação/Internacionalização das empresas portuguesas

8 Deficiente conhecimento dos mercados externos, legislação de suporte e eventuais obstáculos técnicos; Dificuldade em dispor ou gerar capitais próprios para auto - financiamento; Perspectiva de marketing susceptível ainda de progressos, face a uma perspectiva de produto dominante; Dificuldades de acesso a canais de distribuição mais apropriados; Comercialização, muitas vezes sem marcas próprias; Estratégias de marketing internacional pouco elaboradas e muitas vezes desajustadas dos mercados; Modelos de abordagem de curto prazo. Exportação/Internacionalização das empresas portuguesas Factores críticos - INTERNOS

9 Dispor de informação actualizada sobre os mercados internacionais, designadamente estudos de mercados; Capacidade de ajustar o produto às especificações/tendências próprias do mercado (embalagem, rotulagem de produto, etc.); Diferenciar produtos de forma a penetrar em nichos de mercado; Desenvolver actividades de marketing nos mercados (ex. participação em feiras); Identificar entre as diversas formas de internacionalização, que poderão ir desde a venda directa ao agente importador até às diversas formas de implantação no estrangeiro. Formas de ultrapassar as condicionantes Exportação/Internacionalização das empresas portuguesas

10 Latentes Aposta DefesaEstrela Peso nas exportações e crescimento potencial 5 mM Crescimento anual das importações até 2010 Peso nas exportações de Portugal em 2006 Singapura França Alemanha Índia China Reino Unido EUA Itália Bélgica Suécia Taiwan Brasil Coreia Sul Polónia 0,5% Japão Rússia Canadá México Holanda Tailândia Espanha Os eixos reflectem ordens de grandeza mas a escala não é linear. Fonte: INE, EIU (projecções) Exportação/Internacionalização das empresas portuguesas

11 Variação do Saldo, por Secção NC, Fonte: INE Exportação/Internacionalização das empresas portuguesas

12 Serviços prestados pela Agência Apoios no âmbito do QREN Promoção e Internacionalização do Sector

13 Actividade Promocional - Internacionalização Promoção e Internacionalização do Sector A actividade promocional associada à vertente de internacionalização foca-se, em Portugal: No acompanhamento próximo das empresas exportadoras; No desenvolvimento de acções de capacitação que as ajudem a definir e implementar estratégias de internacionalização; No desenvolvimento de iniciativas que fomentem estratégias conjuntas de internacionalização.

14 Actividades Promocionais – Comércio Resposta a pedidos de potenciais exportadores; Contactos com base de exportadores. Contactos Directos Preparação de estudos sectoriais e/ou de mercados visando a identificação de oportunidades de exportação ou internacionalização em mercados externos. Consultores Acções de articulação do esforço de promoção internacional de ofertas relevantes e de definição de estratégias sectoriais ou colectivas de internacionalização. Encontros sectoriais Serviços Prestados pela Agência

15 Actividades Promocionais – Comércio Aquisição de informação e bases de dados; Preparação de conteúdos vocacionados para promoção da oferta nacional e apoio a estratégias de internacionalização. Informação Iniciativas de formação a PME em matéria de internacionalização; Consultoria específica a PME para definição e implementação de estratégias de internacionalização. Capacitação Serviços Prestados pela Agência Rede Externa Rede Externa como suporte ao desenvolvimento das estratégias empresariais nos mercados externos.

16 Actividades Promocionais – Comércio Missões de importadores a feiras em Portugal; Visitas de jornalistas e de importadores a empresas nacionais. Eventos Portugal Organização de acções de empresas nacionais no estrangeiro: visitas a importadores; prospecção de mercados; validação de estratégias de internacionalização. Missões Apoio à promoção da presença de empresas nacionais em certames no estrangeiro: mailings a importadores; catálogos; publicidade. Reforço eventos Serviços Prestados pela Agência

17 PROGRAMA OPERACIONAL FACTORES DE COMPETITIVIDADE OBJECTIVOS ESTRATÉGICOS: Desenvolvimento de uma economia baseada no conhecimento e na inovação Incremento da produção transaccionável e maior orientação para os mercados internacionais do conjunto da economia portuguesa Alteração do perfil de especialização produtiva Renovação e qualificação do modelo empresarial, em particular das PME Melhoria da regulação e do funcionamento dos mercados, através da redução dos custos de contexto Apoios no âmbito do QREN

18 QREN: QUADRO DE REFERÊNCIA ESTRATÉGICO NACIONAL APOIOS NO DOMÍNIO DA INTERNACIONALIZAÇÃO : Sistemas de Incentivos às Empresas SI Qualificação e Internacionalização de PME Apoios no âmbito do QREN

19 SISTEMA DE INCENTIVOS À QUALIFICAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DE PME Visa a promoção da competitividade das PME –Apoio a projectos de investimento em factores dinâmicos da competitividade –Beneficiários: Empresas Apoios no âmbito do QREN

20 REFERÊNCIAS DE GESTÃO Candidaturas sujeitas a Concursos de selecção de projectos / abertura de fases de candidaturas –1.º Concurso: de a Apresentação de candidaturas pela Internet através de formulário electrónico disponibilizado no site Incentivos às Empresas do QREN: Organismos Técnicos - asseguram a análise dos projectos, a contratação dos incentivos e o controlo e acompanhamento da sua execução, bem como a interlocução com o promotor: AICEP SI_PME: para projectos de investimento maioritariamente relacionados com a área da internacionalização Apoios no âmbito do QREN

21 Obrigado Rui Lourenço Pereira


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