A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULÃO DE HISTÓRIA RIO DE JANEIRO – AS PRINCIPAIS TRANSFORMAÇÕES NO SÉCULO XX.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULÃO DE HISTÓRIA RIO DE JANEIRO – AS PRINCIPAIS TRANSFORMAÇÕES NO SÉCULO XX."— Transcrição da apresentação:

1 AULÃO DE HISTÓRIA RIO DE JANEIRO – AS PRINCIPAIS TRANSFORMAÇÕES NO SÉCULO XX

2 Imagens do Rio no início do século XX Mercado Público Mercado Público

3 Imagens do Rio no início do século XX

4 Imagens do Rio no início do século XX

5 Imagens do Rio no início do século XX

6 Imagens do Rio no início do século XX

7 Quadro da Cidade na virada dos séculos XIX e XX Rio de Janeiro na 2ª metade do século XIX: surtos de industrialização, esgotamento da escravidão, declínio da cafeicultura e afluxo de imigrantes estrangeiros. Rio de Janeiro na 2ª metade do século XIX: surtos de industrialização, esgotamento da escravidão, declínio da cafeicultura e afluxo de imigrantes estrangeiros. Crescimento populacional e agravamento do problema habitacional Crescimento populacional e agravamento do problema habitacional Epidemias assolavam a cidade Epidemias assolavam a cidade

8 Quadro da Cidade na virada dos séculos XIX e XX Decreto de 9/12/1882 isentava de impostos aduaneiros e concedia outros benefícios as fábricas que construíssem casas populares higiênicas aos seus operários. Decreto de 9/12/1882 isentava de impostos aduaneiros e concedia outros benefícios as fábricas que construíssem casas populares higiênicas aos seus operários. Decreto de 8/2/1888 isentava de impostos sobre importação de materiais de construção as firmas que edificassem as casas. Decreto de 8/2/1888 isentava de impostos sobre importação de materiais de construção as firmas que edificassem as casas.

9 Vila Maxwell – Fábrica Confiança

10 REFORMA PASSOS (1903 – 1906) TRIPÉ SANEAMENTO ABERTURA DE RUAS EMBELEZAMENTO

11 As Principais Obras - Porto da Praça Mauá

12 As Principais Obras – Avenida Central

13

14

15

16 As Principais Obras – Avenida Central - Biblioteca Nacional

17 As Principais Obras – Avenida Central – Teatro Municipal

18 As Principais Obras – Avenida Central – Palácio Monroe

19 Ressaca na Avenida Beira - Mar

20 Mais obras... Alargamento da Avenida Treze de Maio, Rua da Carioca, Rua da Assembléia e Uruguaiana; Abertura da Mem de Sá, Salvador de Sá, Avenida do Mangue (atual Francisco Bicalho) e Avenida do Cais (atual Rodrigues Alves)

21 Rua da Carioca...

22 Rua Uruguaiana...

23 Consequências das Obras prédios residenciais derrubados! 20 mil pessoas de baixa renda foram expulsas de suas casas!! Deslocamento desta população para habitações na Praça 11 (a Pequena África), Catumbi, Cidade Nova e Favelas (Providência, São Carlos e Santo Antônio)

24

25 O Combate as Epidemias Dr. Oswaldo Cruz nomeado chefe da diretoria de saúde da Capital Federal. Dr. Oswaldo Cruz nomeado chefe da diretoria de saúde da Capital Federal. Primeiros passos: o combate a febre amarela e a peste. Primeiros passos: o combate a febre amarela e a peste. Combate a varíola – a Lei de Vacinação Obrigatória (1904) Combate a varíola – a Lei de Vacinação Obrigatória (1904)

26 A Revolta da Vacina A regulamentação da lei canalizou o descontentamento da população com um modelo de modernização excludente. No dia 10 de novembro aos gritos de Morra a polícia! Abaixo a vacina! a revolta espalhou-se pela cidade. Principais focos: Praça Tiradentes, Largo de São Francisco e a região portuária (Saúde e Gamboa) Na Saúde – Barricadas – Porto Artur

27 Imagens da Revolta da Vacina

28

29

30

31 Revolta da Vacina: Lima Barreto e a Repressão Toda violência do governo se demonstra na Ilha das Cobras. Inocentes vagabundos são aí recolhidos, surrados e mandados para o Acre (Lima Barreto)

32 Analisando a Reforma Passos... Exemplo de como novos momentos de organização social determinam novas funções à cidade; Exemplo de como novos momentos de organização social determinam novas funções à cidade; Primeiro exemplo de intervenção maciça do Estado sobre o espaço urbano, reorganizando-o sob as novas bases econômicas e ideológicas; Primeiro exemplo de intervenção maciça do Estado sobre o espaço urbano, reorganizando-o sob as novas bases econômicas e ideológicas; E como as contradições do espaço urbano, ao serem superadas, geram novas contradições. E como as contradições do espaço urbano, ao serem superadas, geram novas contradições. A hierarquização da ocupação do espaço urbano: TRABALHO X MORADIA A hierarquização da ocupação do espaço urbano: TRABALHO X MORADIA Superação efetiva da forma e das contradições da cidade colonial escravista e o início da construção de um espaço adequado às exigências do capitalismo. Superação efetiva da forma e das contradições da cidade colonial escravista e o início da construção de um espaço adequado às exigências do capitalismo.

33 Novas Intervenções no Espaço Urbano Concentração de obras na Zona Sul da cidade – Copacabana, Leme, Ipanema e Leblon, Flamengo, Lagoa e Urca Concentração de obras na Zona Sul da cidade – Copacabana, Leme, Ipanema e Leblon, Flamengo, Lagoa e Urca A administração Carlos Sampaio (1920 – 24): a derrubada do Morro do Castelo (1921) e o Centenário da Independência (1922) A administração Carlos Sampaio (1920 – 24): a derrubada do Morro do Castelo (1921) e o Centenário da Independência (1922)

34 O Fim do Morro do Castelo

35 O Fim do Morro do Castelo

36 O Plano Agache (1927) – Prefeito Antônio Prado Jr Ocupação da Esplanada do Castelo; Ocupação da Esplanada do Castelo; Construção de uma avenida na ligação entre Zona Norte e Zona Sul; Construção de uma avenida na ligação entre Zona Norte e Zona Sul; Desmonte do Morro de Santo Antônio; Desmonte do Morro de Santo Antônio; Esse plano foi retomado entre 1938 e Esse plano foi retomado entre 1938 e 1948.

37 A Revolução de 1930 e a Administração Pedro Ernesto Investimentos em saúde e educação; Investimentos em saúde e educação; Transformação da Escola Normal em Instituto de Educação; Transformação da Escola Normal em Instituto de Educação; Criação da Universidade do Distrito Federal; Criação da Universidade do Distrito Federal; Construção dos Hospitais Getúlio Vargas, Carlos Chagas e Miguel Couto. Construção dos Hospitais Getúlio Vargas, Carlos Chagas e Miguel Couto.

38 A Transferência da Capital – Brasília (1960) Esvaziamento econômico e cultural; Esvaziamento econômico e cultural; Transferência de órgãos públicos. Transferência de órgãos públicos.

39 A Revolta da Chibata (1910)

40 O Mestre – Sala dos Mares (João Bosco e Aldir Blanc) Há muito tempo / Nas águas da Guanabara / O Dragão do Mar reapareceu, / Na figura de um bravo feiticeiro / A quem a história não esqueceu. Conhecido como o Navegante Negro, / Tinha a dignidade de um mestre- sala / E ao acenar pelo mar, na alegria das regatas, / Foi saudado no porto / Pelas mocinhas francesas, / Jovens polacas e por batalhões de mulatas. Rubras cascatas / Jorravam das costas dos santos / Entre cantos e chibatas, / Inundando o coração / Do pessoal do porão / Que, a exemplo do feiticeiro, / Gritava então: Glória aos piratas, / Às mulatas, / Às sereias, / Glória à farofa / À cachaça, / Às baleias... Glória a todas as lutas inglórias / Que através da nossa história / Não esquecemos jamais. / Salve, o Navegante Negro, / Que tem por monumento / As pedras pisadas no cais. Há muito tempo / Nas águas da Guanabara / O Dragão do Mar reapareceu, / Na figura de um bravo feiticeiro / A quem a história não esqueceu. Conhecido como o Navegante Negro, / Tinha a dignidade de um mestre- sala / E ao acenar pelo mar, na alegria das regatas, / Foi saudado no porto / Pelas mocinhas francesas, / Jovens polacas e por batalhões de mulatas. Rubras cascatas / Jorravam das costas dos santos / Entre cantos e chibatas, / Inundando o coração / Do pessoal do porão / Que, a exemplo do feiticeiro, / Gritava então: Glória aos piratas, / Às mulatas, / Às sereias, / Glória à farofa / À cachaça, / Às baleias... Glória a todas as lutas inglórias / Que através da nossa história / Não esquecemos jamais. / Salve, o Navegante Negro, / Que tem por monumento / As pedras pisadas no cais.


Carregar ppt "AULÃO DE HISTÓRIA RIO DE JANEIRO – AS PRINCIPAIS TRANSFORMAÇÕES NO SÉCULO XX."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google