A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ECODICAS COMO REDUZIR OS DESPERDÍCIOS COMO AMPLIAR NOSSA CONTRIBUIÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ECODICAS COMO REDUZIR OS DESPERDÍCIOS COMO AMPLIAR NOSSA CONTRIBUIÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE."— Transcrição da apresentação:

1 ECODICAS COMO REDUZIR OS DESPERDÍCIOS COMO AMPLIAR NOSSA CONTRIBUIÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE

2 ÁGUA Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa precisa de 110 litros de água por dia para atender suas necessidades de consumo e higiene. O brasileiro gasta, em média, quase o dobro: aproximadamente 200 litros/dia, ou 73 mil litros/ano. O relatório anual da ONU estima que, em 2050, 45% da população mundial não terá a quantidade mínima de água necessária para o dia-a-dia. Atualmente, já existem mais de 1 bilhão de pessoas praticamente sem acesso à água doce.

3 LIMPAR A CALÇADA Usar a mangueira para varrer a calçada é um costume em qualquer cidade brasileira. Se você também tem esse hábito, gasta 36 litros de água cada vez que fica com a mangueira ligada por 15 minutos. Isto significa que, se você lava a calçada uma vez por semana, gasta litros de água por ano nesta atividade. Em 20 anos, esse gasto sobe para litros. Essa quantidade de água tratada jogada no bueiro da rua seria suficiente para suprir as necessidades de água para beber de uma pessoa durante 47 anos. Para manter a calçada limpa, é suficiente varrê-la e, se for o caso, lavar com um balde (de preferência com a água usada da lavagem de roupa, por exemplo).

4 LAVAR O CARRO Com uma mangueira comum, ligada durante 20 minutos, o gasto é de aproximadamente 144 litros de água. Com quatro baldes de dez litros (dois para ensaboar e dois para enxaguar), é possível fazer uma lavagem completa, o que proporciona uma economia de 104 litros de água. Em uma cidade com 2 milhões de proprietários de carro, essa economia chegaria a 208 milhões de litros, quantidade que daria para abastecer uma cidade como Florianópolis por quase cinco dias.

5 USAR REGADOR EM SEU JARDIM Ao molhar as plantas durante dez minutos o consumo de água pode chegar a 186 litros. Troque a mangueira pelo regador. No verão, molhe as plantas logo pela manhã ou à noite, para que a perda de água pela evaporação seja menor. No inverno, é possível regar as plantas dia sim, dia não. Com esses cuidados, você pode economizar até 96 litros de água por dia, ou mais de 35 mil litros por ano.

6 LAVAR A LOUÇA Na cozinha: limpar bem os restos de comida de pratos e panelas antes de colocar na pia. A dica é ensaboar tudo o que tem que ser lavado primeiro e só depois abrir a torneira para lavar tudo de uma vez. Se a sujeira estiver muito colada, coloque os itens de molho cheios de água ou na pia, para soltar mais fácil. Numa casa, lavando louça com a torneira meio aberta em 15 minutos, são utilizados 117 litros de água. Com economia o consumo pode chegar a 20 litros. A máquina de lavar louça com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres gasta, em média, 40 litros. Portanto, lembre-se de ligar o equipamento apenas quando estiver cheio.

7 ESCOVAR OS DENTES Se você escovar os dentes com a torneira aberta durante 2 minutos, vai gastar mais ou menos 13,5 litros de água, mas só precisaria de 0,5 litro se abrisse a torneira apenas quando necessário. Escovando os dentes três vezes ao dia, o desperdício será de 37,5 litros diariamente. E se você decidir fazer o mesmo todos os dias durante um ano, só com esse pequeno gesto, terá poupado quase 14 mil litros, correspondentes a um caminhão-pipa cheio de água.

8 TOMAR BANHO Por mais que você esteja com calor, não é uma boa ideia para o meio ambiente ficar um tempão embaixo do chuveiro se refrescando. O banho deve ser rápido! Nada de ficar distraído enquanto litros e litros de água vão parar no ralo! Para deixar o corpo todo limpinho, 5 minutos são o tempo suficiente. A economia de água é ainda maior se você fechar o registro enquanto se ensaboa. O ideal é ficar no máximo 15 minutos debaixo do chuveiro. O chuveiro elétrico convencional consome, em média, 144 litros de água em 15 minutos contra 243 litros do modelo ducha. No chuveiro elétrico, um banho diário de 15 minutos gera o consumo anual de aproximadamente 52,5 mil litros. Se você reduzir o ritual para cinco minutos, a economia é de 35 mil litros por ano, o que daria para suprir a necessidade de água de 318 pessoas em um dia. Se você espera a água esquentar antes do banho, deixe um balde embaixo do chuveiro e aproveite a água acumulada para lavar a louça ou o quintal. Para gastar menos energia, deixe o chuveiro na posição inverno somente quando estiver frio. E como o chuveiro consome muita energia elétrica, procure não tomar banho entre 18 e 21 horas, pois esse é o horário de maior consumo. E feche a torneira ao se ensaboar ou usar shampoo. Assim, além de energia elétrica, você também economiza água.

9 Nunca use o vaso sanitário como lixeira para descartar cotonetes, fio dental, cabelos e por aí vai. Lugar de lixo é no lixo e todo mundo sabe disso. Cada vez que você dá descarga, são gastos aproximadamente de 10 a 14 litros de água. Por isso, evite dar descarga sem necessidade. Se você joga lixo na privada ainda corre o risco de causar um entupimento, o que não vai ser nada legal. LIXO NO LIXO

10 LAVAR E PASSAR ROUPA Na hora de usar a máquina de lavar roupa, economize água e energia lavando, de uma só vez, a quantidade máxima de roupa indicada pelo fabricante. Coloque sempre a quantidade de sabão recomendada pelo fabricante. Assim você não terá de fazer outro enxágüe, gastando mais energia elétrica, além de sabão e água. Use a água de enxague para lavar quintal. Utilize a secadora com sua capacidade máxima, evitando o desperdício de energia elétrica. Não use o ferro elétrico nos horários em que muitos outros aparelhos estejam ligados, pois ele sobrecarrega a rede elétrica. Evite passar poucas peças de roupa de cada vez. Espere acumular uma quantidade razoável de roupa e passe tudo de uma vez só. Passe primeiro as roupas delicadas, que precisam de menos calor. No final, depois de desligar o ferro, aproveite ainda o seu calor para passar algumas roupas leves.

11 Torneira pingando, encanamento vazando, descarga desregulada? Fique de olho, pois essas são formas bobas de desperdício de água que devem ser imediatamente resolvidas. Gotejando, uma torneira chega a um desperdício de 45 litros por dia. Isto é, cerca de litros por mês. VAZAMENTOS

12 A geladeira é um dos grandes consumidores de energia elétrica em uma casa, pois fica ligada o tempo todo. Veja como gastar menos: Instale a geladeira e o freezer em local ventilado e longe do fogão. Verifique sempre se a vedação das portas está funcionando bem. Nunca forre as prateleiras da geladeira com plásticos ou vidro, pois dificultam a passagem do ar e provocam aumento no consumo de energia. Procure não abarrotar as prateleiras, deixando espaço entre os alimentos para facilitar a circulação do ar. Não guarde líquidos nem alimentos ainda quentes na geladeira, pois o motor vai ter de trabalhar mais para resfriar o ambiente interno e, conseqüentemente, gastar mais energia. Não deixe a porta da geladeira aberta desnecessariamente nem por muito tempo, pois isso faz com que o frio escape e exige mais trabalho do motor para baixar a temperatura interna novamente. Regule o termostato para que esfrie menos no inverno. Quando for viajar e ficar muito tempo fora, esvazie a geladeira e o freezer e desligue-os da tomada. Ao comprar geladeiras e freezers, prefira os que têm o selo Procel, pois são os mais eficientes e consomem menos energia. CONSUMO DE ENERGIA

13 Evite as lâmpadas incandescentes. Elas custam menos, mas são as mais ineficientes. Uma lâmpada fluorescente compacta de 20 W ilumina mais do que uma incandescente de 60 W e pode durar até 10 vezes mais. Não pinte as paredes internas de sua casa com cores escuras, pois elas exigem lâmpadas mais potentes. Evite acender lâmpadas durante o dia. Abra a janela e aproveite ao máximo a luz do dia. Lembre-se sempre de apagar as luzes dos ambientes em que não há ninguém, pois esse é um gasto totalmente desnecessário. Ao comprar lâmpadas, prefira as que têm o selo Procel, pois são mais eficientes e gastam menos energia ILUMINAÇÃO DE CASA

14 Evite usar equipamentos eletrodomésticos, como máquinas de lavar e secar roupas, ferro e chuveiro, entre 18h e 21h. Este é o chamado horário de pico, no qual o consumo de energia elétrica é maior. Neste horário, a iluminação pública é acionada e as luzes das residências, acesas. A geração de energia tem de ser dimensionada para o consumo máximo, que ocorre no horário de pico. Se todos reduzissem o uso de eletricidade nessas horas, equilibrando mais o consumo ao longo do dia, não seriam necessários tantos investimentos em geração e distribuição de energia. USO DE APARELHOS ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS

15 A gasolina vem do petróleo, um recurso natural finito. E os automóveis são os grandes responsáveis pela poluição nas cidades, além de contribuírem com a emissão dos gases que causam o efeito estufa. Portanto, quanto menos gasolina se gastar, menos poluentes serão emitidos, amenizando o impacto do uso do automóvel tanto na saúde das pessoas quanto no ambiente. Veja como economizar combustível: COMBUSTÍVEL DO CARRO Faça sempre a manutenção geral de seu carro e mantenha seu motor bem regulado. Motor desregulado consome mais combustível e polui muito mais o ar. Verifique também velas e filtros de ar e de óleo. Andar com o ar condicionado ligado pode consumir até 5% a mais de combustível. Só o use se realmente necessário. Respeite a capacidade de carga máxima de seu veículo. Quanto maior a carga, maior o consumo e o desgaste geral. Dirija sempre de modo suave. Evite grandes arrancadas, aceleradas ou freadas, que elevam o consumo de combustível. Não estique as marchas. Mantenha seu motor sempre em baixa rotação. Mude as marchas no tempo certo. Nas estradas, mantenha uma velocidade média entre 80 a 110 km/h. Velocidades variando ou muito altas consomem mais combustível. Pneus com baixa calibração ou desalinhados implicam em um gasto muito maior de combustível. Pneus com pressão apenas uma libra abaixo do recomendado podem provocar um aumento de consumo de até 2%. Em engarrafamentos intensos, onde você percebe que as paradas vão ser demoradas, desligue o motor.

16 Ajude a educar o povo a cuidar dos parques e das praças, participe, dê sua opinião. Quando necessário for a intervenção de uma autoridade, chame a Prefeitura. OUTRAS AÇÕES PARTICIPE DA EDUCAÇÃO DO POVO INCENTIVE OS COLÉGIOS A ENSINAREM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Você melhora um país educando o seu povo. Uma educação que passa pelo conhecimento também com o ensino informal e chega ao seu auge através do respeito às leis e normas, as condições primordiais urbanas, para que o convívio coletivo não chegue ao extremo dos crimes e atritos. Fale com seus familiares, amigos, reuniões de escola a respeito de temas como consumo consciente, economia de energia e água e outros temas relacionados à construção de uma sociedade mais saudável. Presenteie as pessoas com plantas, objetos ecologicamente corretos, livros sobre o assunto, etc e ajude a economia verde a se desenvolver.

17 OUTRAS AÇÕES Exerça sua cidadania e cobre providências dos governantes Procure saber como as autoridades de sua cidade tratam o problema do lixo. Cobre delas atitudes firmes no sentido de dar um tratamento adequado aos resíduos, como, por exemplo, implementar e ampliar a coleta seletiva. Apóie políticos que apresentam propostas viáveis para solucionar o problema. Colabore para não sujar sua cidade: não jogue lixo nas ruas e recuse qualquer tipo de folhetos de propaganda. Cuide de sua rua As árvores são públicas e se na sua rua existirem árvores, elas trarão muitos benefícios, como sombreamento, decoração, diminuição da poluição sonora, proteção contra os ventos, ação sobre o bem estar físico e psicológico dos moradores e transeuntes. Além disso, irá purificar o ar. Sendo assim se sua rua ao possui árvores, peça à Prefeitura de sua cidade para arborizá-la, ou plante você mesmo. Se sua rua possui árvores, ajude a cuidar delas. Não permita a depredação delas. Se observar alguém tomando esta atitude, procure explicar todos os benefícios que uma rua bem arborizada pode trazer.

18 CONSUMO DOMÉSTICO ATIVIDADEGASTO EM LITROS Higiene pessoal Lavar as mãos7 Fazer a barba75 Escovar os dentes18 Banho Ducha (15 minutos)135 a 243 Chuveiro (15 minutos)44 a 144 Lavar louça Apartamento (15 minutos)117 Casa (15 minutos)243 Lavar roupa Lavadora (5 kg)135 Tanque117 a 279 Regar jardim durante 10 minutos186 Lavar calçada 279 Lavar carro Mangueira (30 minutos)216 a 560 Balde40

19


Carregar ppt "ECODICAS COMO REDUZIR OS DESPERDÍCIOS COMO AMPLIAR NOSSA CONTRIBUIÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google