A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto IV Trabalho 1: Centro Clínico 1ª Etapa: Pesquisa, Programa e Implantação Pesquisa : Tema (Centro Clínico); Região (histórico da ocupação, exemplares.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto IV Trabalho 1: Centro Clínico 1ª Etapa: Pesquisa, Programa e Implantação Pesquisa : Tema (Centro Clínico); Região (histórico da ocupação, exemplares."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto IV Trabalho 1: Centro Clínico 1ª Etapa: Pesquisa, Programa e Implantação Pesquisa : Tema (Centro Clínico); Região (histórico da ocupação, exemplares arquitetônicos); Legislação Urbanística; Precedentes (funcionais, tipológicos e tecnológicos); Ocupação/Impactos Programa : Descrição das intenções empresariais do Projeto; Definição do Programa de Necessidades; Organograma e fluxograma. Implantação : Implantação no terreno (planta e elevação); Volumetria; Divisão de áreas.

2 Projeto II Trabalho 1: Centro Clínico Pesquisa Tema O tema de nossa pesquisa é a Clínica. Apesar de nossas experiências pessoais com instalações médicas, a especialização e constantes avanços tecnológicos exigem pesquisas de campo (entrevistas), leituras e levantamento de precedentes funcionais. João Filgueiras Lima Hospital Sarah Kubistcheck (Fortaleza, CE)

3 Projeto II Trabalho 1: Centro Clínico Pesquisa Região Para compreender as condições atuais da ocupação do entorno, é preciso, além de estudar as condições atuais, estabelecer uma tendência, baseada no estudo da evolução urbana da região e suas relações com o conjunto da cidade.

4 Legislação Urbanística Deve-se referenciar a parte da legislação que determine os limites e permissões legais para a construção no local. Projeto II Trabalho 1: Centro Clínico Pesquisa Área: cerca de m² LEGISLAÇÃO: Zona: Z9 Taxa de Ocupação: 50% ( m²) Permeabilidade: 12,5 % (3.300 m²) Coeficiente de aproveitamento: 4 (10.800m²) Índice de elevação: 8 Recuos: 5m na frente (mínimo) térreo e 1° pavimento: livre 3m (de 2 a 6 pavimentos)

5 Precedentes Os precedentes pesquisados devem ter forte relação com as intenções iniciais do projeto. ACH Arquitetura de Clínicas e Hospitais CLÍNICA MÉDICA (SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP) Projeto II Trabalho 1: Centro Clínico Pesquisa

6 Ocupação/ Impactos A pesquisa de impactos deve dar condições de previsão dos principais impactos do projeto sobre a infra-estrutura urbana, o equilíbrio ambiental e do conjunto arquitetônico, entre outros. Projeto II Trabalho 1: Centro Clínico Pesquisa Em relação ao impacto viário, pode-se afirmar que o fluxo aumentará. Sendo assim, foi proposto o alargamento das ruas Pedro Celestino e Elias Nasser, além de faixas de desaceleração e de estacionamento nas quatro ruas que circundam o terreno. Também como um impacto positivo, a gentileza urbana se faz presente neste projeto. Trata-se de uma praça aberta localizada na esquina entre as ruas Elias Nasser e Pernambuco, na qual conta-se com equipamentos de lazer e descanso. Conclui-se, portanto, que o Núcleo de Saúde não trará benefícios somente à região, mas também à cidade de Campo Grande devido ao alto nível de tecnologia e conforto, voltados à prestação de serviços na área de saúde.

7 Descrição das intenções empresariais Uma boa descrição das intenções do projeto, isto é, dos usos e funções previstos, é fundamental para a elaboração de um programa de necessidades coerente. Projeto II Trabalho 1: Centro Clínico Programa O projeto da clínica da mulher tem como proposta um espaço que acompanhe a saúde da mulher ao longo da vida, desde crianças, adolescentes, mulheres na fase reprodutiva com clínicas de fertilização e acompanhamento na gravidez de auto risco, e estética. Proporcionando saúde para o corpo e a mente. O Sistema Hospital Contemporâneo padroniza elementos e soluções construtivas, mas não tem os inconvenientes da padronização de layouts: ele pode ser utilizado em diferentes condições topográficas, climáticas, culturais e orçamentárias.

8 Projeto II Trabalho 1: Residência Unifamiliar (300m²) Programa Programa de Necessidades O Programa de Necessidades deve relacionar espaços e funções, e aspectos psicológicos e estéticos que deverão estar contidos no projeto. COR A cor tem vida em si mesma e sempre atraiu e causou no ser humano de todas as épocas, predileção por determinadas harmonias de acordo especialmente com fatores de civilização, evolução do gosto e especialmente pelas influências e diretrizes que a arte marca. LUZ: Além de ser um dos elementos que mais valorizam a decoração, um bom projeto luminotécnico representa economia a médio e longo prazo. VENTILAÇÃO Melhora as condições ambientais do edifício, renovando o ar e ajudando a amenizar as altas temperaturas. Ajuda também a diminuir o emprego de ar condicionado.

9 Projeto II Trabalho 1: Residência Unifamiliar (300m²) Programa Organograma / Fluxograma O organograma deve relacionar os setores em grandes blocos de função. Em programas de médio porte, deve também indicar os fluxos (fluxograma).

10 Implantação no terreno A implantação em um terreno acidentado, como o do projeto, deve ser apresentada em planta baixa e elevação. Projeto II Trabalho 1: Residência Unifamiliar (300m²) Implantação Vista Rua Pernambuco Vista Travessa Elias Nasser

11 Volumetria A volumetria do projeto deve ser representada em desenhos de fachadas, cortes esquemáticos, perspectivas etc., que indiquem as proporções, detalhes destacáveis e perfil do projeto no terreno. Projeto II Trabalho 1: Residência Unifamiliar (300m²) Volumetria

12 Projeto IV Trabalho 1: Centro Clínico 2ª Etapa: Estudo Preliminar Pesquisa : Conclusão da pesquisa Programa : Descrição das intenções empresariais do Projeto; Conclusão do Programa de Necessidades; Organograma e fluxograma. Implantação : Implantação, situação e volumetria Dimensionamento : Quantidades e áreas; Definição do módulo e do sistema estrutural. Partido arquitetônico : Distribuição das áreas; Definição da cobertura; Paisagismo e urbanização : Espaços públicos (gentileza urbana); Definição das áreas de jardim e caminhos; Entrega e apresentação : 5 e 7 de maio


Carregar ppt "Projeto IV Trabalho 1: Centro Clínico 1ª Etapa: Pesquisa, Programa e Implantação Pesquisa : Tema (Centro Clínico); Região (histórico da ocupação, exemplares."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google