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Curitiba - PR Junho 2003 Gestão do Conhecimento na Itaipu Binacional.

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Apresentação em tema: "Curitiba - PR Junho 2003 Gestão do Conhecimento na Itaipu Binacional."— Transcrição da apresentação:

1 Curitiba - PR Junho 2003 Gestão do Conhecimento na Itaipu Binacional

2 Débora Bertasi Bacharel em Ciência da Computação - Universidade de Passo Fundo Especialista em Sistemas de Informação - Universidade Federal do RS Mestre em Ciência da Computação - Universidade Federal do RS Analista de Sistemas - Itaipu Binacional Prof. UDC - Sistemas de Informação - Arquitetura de computadores - Algoritmos - Breve Curriculum Vitae

3 Roberto Censi Faria Engenheiro Eletricista - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Especialista em Eng. Software -COPPE - UFRJ / Unioeste Chefe Setor de Un. Geradoras na Divisão de Manutenção de Equipamentos de Geração - Breve Curriculum Vitae

4 Enon Laércio Nunes Engenheiro Mecânico - Escola federal de Engenharia de Itajubá Mestre em Ciências -Engenharia de Produção - UFSC Doutorando - Engenharia Mecânica - UFSC Prof ° Concursado UNIOESTE - Fenômenos de Transporte Assistente do Diretor Geral na Implantação das Novas Unidades Geradoras Áreas de Conhecimento e Concentração Manutenção de Equipamentos Confiabilidade e Mantenabilidade Gestão da Manutenção Metodologia de Manutenção Breve Curriculum Vitae

5 Usina Hidrelétrica de Itaipu -Localização

6 Usina Hidrelétrica de Itaipu

7 Participação de ITAIPU na Produção de Energia

8 Suprimento: ,7 GWh (8.777,9 MW médio ) ELETROBRÁS 71147,3 GWh (8121,8 MW médio ) 92,9 % ANDE 5.747,4 GWh (656,1 MW médio ) 7,1 % Suprimento de Energia em 2002

9 Principais Equipamentos 18 unidades geradoras de 700 MW; 69 transformadores de 500 kV; 02 transformadores de 220 kV; 02 transformadores de 69 kV; 08 linhas de Transmissão de 500 kV; 01 subestação isolada a gás (SF6) com 52 disjuntores e barras de 500 kV; 01 subestação de transmissão de 500/230 kV MVA; Ah em baterias alcalinas e chumbo ácido; 22 pontes rolantes, 6 pórticos, 2 limpa grades e 20 elevadores; Sistemas de insuflamento e exaustão com 707 moto ventiladores.

10 Principais Equipamentos Sistemas de ar condicionado com 2 centrais de água gelada e 36 self contained; 14 comportas com centrais oleodinâmicas do vertedouro; 23 centrais de ar comprimido; Geração térmica de emergência de 20 MVA; 2 estações de tratamento de água; 2 estações de tratamento de esgoto; Sistema de drenagem da Barragem Principal e Casa de Força; Sistemas de Comunicação; Sistema de iluminação com aproximadamente pontos.

11 Características dos Sistemas Elétricos Sistemas Interligados Nacional e Internacional Características do Mercado Predominância de Consumidores Industriais com altos níveis de exigências Aumento do nível de exigência por parte de consumidores residenciais Manutenção nas Empresas do Setor Elétrico

12 Manutenção CONCEITO ANTIGO Reparar o equipamento com rapidez ENFOQUE ATUAL Manter a função do equipamento disponível para a operação Evitar a falha do equipamento Reduzir os riscos de uma parada de produção não planejada.

13 Tipos de Manutenção PREVENTIVA É a manutenção realizada em um equipamento com o objetivo de reduzir a probabilidade de falha. Pode ser classificada como : Sistemática: Realizada dentro de uma programação estabelecida em função do tempo de operação. Não Sistemática : Programada conforme acompanhamento das características do estado do equipamento.

14 Tipos de Manutenção CORRETIVA: Objetiva restabelecer a função de um equipamento que falhou Pode ser classificada como : Paliativa: apenas retirando o equipamento do estado de falha Curativa: Compreende intervenções que restabelecem em caráter definitivo a função do equipamento

15 SOM - Sistema de Operação e Manutenção Método adotado por Itaipu para a normatização, planejamento, execução, controle e avaliação dasatividades de operação e manutenção; O SOM preconiza o controle permanente da performance dos equipamentos, objetivando o fornecimento de energia elétrica com qualidade, continuidade e economicidade; A performance dos equipamentos é acompanhada com auxílio de indicadores de desempenho.

16 Uma das principais características do SOM é a PREVENÇÃO SOM - Sistema de Operação e Manutenção

17 Características da Manutenção de ITAIPU Grande quantidade e complexidade de equipamentos; Grande quantidade de ações preventivas e corretivas; Grande volume de dados para análise; Dinamismo das mudanças dos estados de equipamentos; Equipes pluridisciplinares que se complementam; Grande volume de sobressalentes em trânsito; Constante evolução de tecnologias; Binacionalidade.

18 Missão da Manutenção Otimizar a DISPONIBILIDADE dos equipamentos com o objetivo de atender aos CLIENTES DA ITAIPU BINACIONAL, através do fornecimento de energia, contemplando as etapas de planejamento, a execução, o controle e a análise das atividades de MANUTENÇÃO, avaliando permanentemente o CUSTO/BENEFÍCIO envolvido em todo o processo.

19 Objetivo da Manutenção Aumento da Disponibilidade Operativa Redução da Duração dos Desligamentos da Manutenção Programada; Minimização da Indisponibilidade Forçada

20 Indisponibilidade Programada % de tempo

21 Indisponibilidade Forçada % de tempo

22 Disponibilidade das Unidades Geradoras % de tempo 92,39

23 Comparação de Índices Ano:2002

24 Estrutura da Manutenção SM.DT SUPERINTENDÊNCIA DE MANUTENÇÃO SMI.DT DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO SMM.DT DEPARTAMENTO DE EXECUÇÃO DA MANUTENÇÃO SMMA.DT Manutenção Mecânica de Serviços Auxiliares SMMC.DT SMME.DT SMMG.DTSMMT.DTSMMU.DT Manutenção Civil e industrial Manutenção Eletrônica Manutenção Equipamentos de Geração Manutenção Equipamentos Transmissão Manutenção Mecânica Unidades Geradoras

25 Gestão do Conhecimento na Itaipu Binacional

26 Preservar o conhecimento organizacional como patrimônio essencial à continuidade dos negócios Reduzir o impacto da movimentação de pessoas: desligamentos da empresa (aposentadoria) novas contratações (trainees e estagiários) mobilidade entre áreas (Concursos Internos) Facilitar a aprendizagem organizacional NECESSIDADE DE GC NA IB

27 GESTÃO DO CONHECIMENTO - IB Piloto 9A/18A

28 Projeto Piloto - SMMG.DT Modelo estratégico de Gestão do Conhecimento - IB Envolvimento da superintendência, gerência e empregados Cultura - Compartilhar o que sei e aprender o que não sei Alta capacitação do Corpo Técnico Preservação do conhecimento de especialistas na empresa Adequação da metodologia proposta e criação de um modelo para expansão de GC na empresa

29 Etapas de GC

30 Projeto Piloto - Situação atual

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33 Projeto Piloto - Resultados Recuperação e atualização do acervo existente Realização dos cronogramas Identificação de todas as atividades prévias e as atividades necessárias para a troca da barra; Realização de cursos; Repasse do Conhecimento

34 Projeto Piloto - Resultados

35 Gestão do Conhecimento - IB Piloto 9A/18A

36 Projeto 9A e 18A Registro de procedimentos da instalação das unidades 9A e 18A, visando: preservar a memória da organização: registro de atividades que serão realizadas pela última vez; documentar acidentes/incidentes/falhas humanas e respectivas medidas corretivas; preservar o histórico dos equipamentos desde o início da instalação, para uso pela manutenção e para uso futuro no treinamento do pessoal de manutenção; preservar na empresa o conhecimento das pessoas que estão próximas à aposentadoria;

37 Projeto 9A e 18A

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41 Referências BERTASI,D.; NUNES,E.L; PEDRASSANI,E.L. Gestão do Conhecimento na Itaipu Binacional. Developers Magazine. nº 80. DAVENPORT; PRUSAK. Conhecimento empresarial. Editora Campus, DRUCKER, Peter. Desafios gerenciais para o século XXI. Pioneira, IDS-Scheer. Metodologia de KM. São Paulo Nonaka, Ikujiro & Takeuchi. Criação de Conhecimento na empresa. Rio de Janeiro, editora Campus, Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Disponível por WWW em (jun.2003) STEWART, Thomas. Capital intelectual. Editora Campus, TEIXEIRA, Jayme. Gerenciando conhecimento. SENAC-RJ, 2000.

42 Gestão do Conhecimento


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