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ESTRUTURAÇÃO DOS PROJETOS E PRODUTOS

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Apresentação em tema: "ESTRUTURAÇÃO DOS PROJETOS E PRODUTOS"— Transcrição da apresentação:

1 ESTRUTURAÇÃO DOS PROJETOS E PRODUTOS
PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À GESTÃO ADMINISTRATIVA E FISCAL DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS SEGUNDA FASE ESTRUTURAÇÃO DOS PROJETOS E PRODUTOS COORDENAÇÃO TÉCNICA Brasília, Novembro de 2011. Previsão: 60 minutos

2 AGENDA PNAFM PROJETOS SEEMP CONCLUSÃO CONTEXTUALIZAÇÃO
CARTEIRA DE PROJETOS SEGUNDA FASE PROJETOS PRODUTOS EXISTENTES PERSPECTIVA DE PADRONIZAÇÃO SEEMP MODERNIZAÇÃO TECNOLÓGICA ESTRUTURA/OBJETIVOS/PARÂMETROS NECESSIDADE DE ADEQUAÇÃO RESULTADOS ESPERADOS PERSPECTIVAS FUTURAS CONCLUSÃO 2 2

3 MISSÃO DO PNAFM “CONTRIBUIR PARA O EQUILÍBRIO FISCAL SUSTENTÁVEL E A MELHORIA DA GOVERNANÇA DO SETOR PÚBLICO.” CRENÇA “O EQUILÍBRIO DAS CONTAS PÚBLICAS É CONDIÇÃO ESSENCIAL PARA A PROMOÇÃO DA JUSTIÇA FISCAL E SOCIAL E PARA TANTO É NECESSÁRIO FORTALECER AS INSTITUIÇÕES BUSCANDO VALORES COMO ÉTICA, TRANSPARÊNCIA, COOPERAÇÃO, QUALIDADE, PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL DA GESTÃO PÚBLICA.” 3

4 O B J E T I V S Estabilidade macro-econômica
Equilíbrio fiscal auto-sustentável Política pública transparente Não é responsabilidade única do Governo Federal o atingimento desses objetivos.Devemos contar com o apoio de Estados e Municípios. Eficiência na gestão da receita e do gasto público

5 I M P A C T O S Justiça Fiscal – cada um contribui
conforme sua capacidade contributiva Aumento da participação de Receitas Próprias na Receita Total Diminuição de Gastos Administrativos Informações constantes aos cidadãos Não é responsabilidade única do Governo Federal o atingimento desses objetivos.Devemos contar com o apoio de Estados e Municípios. Melhoria nas políticas setoriais (saúde, educação)

6 PNAFM LINHA DE CRÉDITO MULTIFÁSICA DO MINISTÉRIO DA FAZENDA COORDENADA PELA UNIDADE DE COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS - UCP AGENTE FINANCEIRO E CO-EXECUTOR DO PROGRAMA: CAIXA RECURSOS PROVENIENTES DO BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO - BID EXECUTOR DO PROGRAMA: UNIDADE DE EXECUÇÃO MUNICIPAL - UEM

7 ARRANJO INSTITUCIONAL
BAIXA DEPENDÊNCIA DO BID UTILIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO NACIONAL PARA AS AQUISIÇÕES NECESSIDADE MÍNIMA DE SOLICITAÇÕES DE NÃO OBJEÇÃO FAIXAS DE FINANCIAMENTO REVISTAS REFORÇO ESTRATÉGICO PARA A ATUAÇÃO DO AGENTE FINANCEIRO MAIOR AUTONOMIA NA TOMADA DE DECISÃO INCREMENTO DA DELEGAÇÃO DE RESPONSABILIDADES DESCENTRALIZAÇÃO DE ATIVIDADES OPERACIONAIS UTILIZAÇÃO AMPLIADA PARA O COMPONENTE NACIONAL PARCERIAS ESTRATÉGICAS AMPLIAÇÃO DE ATUAÇÃO

8 OBJETIVOS (“SENTIDO AMPLO”) DO PNAFM
"(...) APOIAR O GOVERNO BRASILEIRO NA BUSCA DE ESTABILIDADE MACROECONÔMICA POR MEIO DE UM EQUILÍBRIO FISCAL AUTO-SUSTENTÁVEL, FUNDADO EM UMA POLÍTICA PÚBLICA TRANSPARENTE E EFICIENTE NA GESTÃO DA RECEITA E DO GASTO PÚBLICO MUNICIPAL.” Receitas Próprias Dependência das Transferências Âmbito dos Municípios

9 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
EFICIÊNCIA AUMENTO DE RECEITAS PRÓPRIAS MENOR DEPENDÊNCIA DAS TRANSFERÊNCIAS MAIOR ECONOMICIDADE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL COM BAIXO CUSTO MELHOR ATENDIMENTO AO CIDADÃO SERVIÇOS MUNICIPAIS COM QUALIDADE TRANSPARÊNCIA PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO NO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E PLANO DE INVESTIMENTO DIVULGAÇÃO DA EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO E DOS ATOS DE GESTÃO

10 CARTEIRA DE PROJETOS PRODUTOS EXISTENTES RESULTADOS ESPERADOS
PERSPECTIVAS DE PADRONIZAÇÃO

11 CARTEIRA DE PROJETOS

12 PRODUTOS EXISTENTES PRODUTOS EXISTENTES PERSPECTIVAS DE PADRONIZAÇÃO

13 ADMINISTRAÇÃO INTEGRADA AO CONTROLE ESPACIAL
PRODUTO LINHA DE BASE META Base cartográfica digital atualizada Registro Cartográfico de 1997/2000 Atualização da base cartográfica digital de 250 km2 do município na escala de 1/2000 Cadastro imobiliário georeferenciado e aperfeiçoado Cadastro de imóveis com inconsistência e não georeferenciado Disponibilizar visão espacial dos cadastros, em até 60 meses, para facilitar sua atualização e pesquisa Cadastro técnico multifinalitário desenvolvido, atualizado e georreferenciado Cadastro desatualizado (última atualização 1999) Cadastros municipais atualizados e georeferenciados Geoprocessamento e base de dados referenciada atualizada Geoprocessamento e base de dados referenciada desatualizado Finalizar o cadastro multifinalitário com as seguintes características: setor, quadra, lote, face de quadra, muro, meio-fio, posteamento, passeio, imóvel, arborização, em 24 meses Implantação / Atualização da cartografia do municipio Controle inexistente Implantaçao de um SIG - Sistema de Informações Geográficas Recadastramento Mobiliário e Imobiliário Realizados Cadastro mobiliário e imobiliário defasados Realizar o recadastramento mobiliário e imobiliário de (setenta e cinco mil) unidades mobiliárias e imobiliárias Sistema de Geoprocessamento implantado Não existe sistema apropriado e fotos aéreas com posição de 2001. Atualização das fotos aéreas e sistema em funcionamento. Sistema Integrado de Geoprocessamento Implantado NÃO EXISTE Ter uma base dados de no mínimo 85% do município

14 APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS - 1
PRODUTO LINHA DE BASE META Auditório modernizado Inexistência de equipamento audiovisual Auditório equipado, em 12 meses Capacitação Técnica e Gerencial Realizada Antigo programa de capacitação concluído - necessidade de novo. Proporcionar capacit.técnica e gerencial p/ 100% das necessidades definidas. Departamento de Recursos Humanos Modernizado Ausência de modernização dos Recursos Humanos Departamento de recursos humanos modernizado em 8 meses Escola de Gestores para a PCRJ implantada não existe Criar um programa continuado de seleção e capacitação de talentos em gestão estratégica para a PCRJ Escola de Governo Criada Ausência de escola de governo criada Escola de governo criada em 6 meses Escola de Governo Municipal reestruturada Escola de Governo subutilizada Capacitar, aproximadamente, servidores das diversas áreas da Prefeitura, em 22 meses Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos - IMPARH Instrumentado e modernizado p/ capacitar servidores Infraestrutura precária tanto física quanto tecnológicamente Adequar espaços e equipar instituto para torná-lo apto a capacitar os servidores Plano de Cargos e Carreiras do Servidor Público Implantado Ausência de plano de cargos e carreiras do Servidor implantado plano de cargos e carreiras do Servidor implantado em 6 meses Plano de Educação dos Servidores Implantado Ausência de plano de educação dos servidores implantado plano de educação dos servidores implantado em 12 meses

15 APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – 2
PRODUTO LINHA DE BASE META Programa de capacitação de servidores da PMF implantado (cursos, seminários, workshops, congressos, visitas técnicas) Atualmente as ações de capacitação dos servidores se dá através do PNAFM fase 1 Capacitar sevidores Programa de Capacitação Fisco-Fazendária Elaborado Constatada a necessidade de Programa de Capacitação Fisco-Fazendária Aplicar Programa de Capacitação para 100 (cem) Servidores Fisco-Fazendários Programa de capacitação implantado Servidores sem qualquer programa de treinamento Programas contínuos de capacitação técnica e gerencial implantados Programa de capacitação municipal implementado Implantação do Programa de Aperfeiçoamento Profissional em EAD Capacitação Profissional dos Servidores Municipais Quadro permanente de servidores da SEF capacitado Inexistência de programa estruturado de capacitação técnica 90% dos gestores e 25% dos demais servidores, capacitado em suas áreas, em 60 meses Reforma do Centro do Servidor Executada Prédio antigo, necessitando de reforma. Dotar o Centro do Servidor de instalações físicas e recursos tecnológicos para atendimento 100% do programa de capacitação Servidores capacitados em informática software livre Ação em andamento. No PNAFM 1 foram capacitados capacitar todos os servidores em funções estratégicas que utilizam informática Servidores Fisco-Fazendários Capacitados Servidores Fisco-Fazendários desatualizados Capacitar 100 (cem) Servidores Fisco-Fazendários

16 APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS - 3
PRODUTO LINHA DE BASE META Sistema de Folha de Pagamento - Módulo de Perícias Médicas customizado e Implementado Utilização do módulo de perícias médicas com tecnologia obsoleta causando demora no atendimento e dificuldade de extração de informações gerenciais Implantar o módulo de perícias médicas do sistema corporativo de RH, redução no tempo de atendimento em 25% e redução de 30% no tempo de resposta dos processos administrativos Sistema de Gestão de RH e das folhas de pagamento das empresas públicas municipais unificado e implementado Utilização de Sistemas de Folha de Pagamento nas empresas públicas municipais de tecnologia obsoleta e descentralizadas Integração da gestão das folhas de pagamento das empresas públicas municipais no sistema corporativo de RH Sistema de qualidade de vida estruturado e implantado Inexistência de mecanismos que propiciem a melhoria da qualidade de vida do servidor Criar e implantar mecanismos que promovam a qualidade de vida do servidor, em 24 meses Sistema de RH da Secretaria Municipal de Administração modernizado Utilização de Sistemas municipais de tecnologia obsoleta e descentralizados Modernizar o sistema referente à folhas de pagamento e leis trabalhistas Universidade Corporativa do Servidor Municipal Implantada e Implementada através do ensino à distância Implantação do Programa de Aperfeiçoamento Profissional em EAD Capacitação Profissional dos Servidores Municipais

17 APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO DO CADASTRO DE CONTRIBUINTES E IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL PRODUTO LINHA DE BASE META Nota Fiscal Eletrônica de Serviços Controle inexistente Sistema de Nota fiscal eletrônica implantado Planta Genérica de Valores Revisada Ausência de revisão da planta genérica de valores Planta genérica de valores revisada em 4 meses Recadastramento Mobiliário Realizado Cadastro mobiliário incompleto e desatualizado Reestruturar e atualizar 100% do cadastro mobiliário. Sistema Integrado de Nota Fiscal Eletrônica Implantado NÃO EXISTE Implantar nota fiscal eletônica para todos os segmentos fiscais existentes na cidade Sistema público de escrituração digital (NFe, EFD, ECD) implantados Implantar no prazo de um ano sistema de escrituração digital SPED implantado SPED inexistente Implantar SPED, em 20 meses

18 APERFEIÇOAMENTO DOS MECANISMOS DE CONTROLE E CORREIÇÃO DA GESTÃO FISCAL
PRODUTO LINHA DE BASE META Processos Documentais Digitalizados Digitalizados os processos de pagamentos, faltando digitalizar demais processos. Digitalizar 100% dos documentos que compõem os processos arquivados.

19 APERFEIÇOAMENTO DOS MECANISMOS DE TRANSPARÊNCIA E COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE - 1
PRODUTO LINHA DE BASE META AgênciaNet modernizada e sistema de informática de atendimento remoto Agência possui os seguintes serviços: inscrição e alteração cadastral; AIDF; autenticação de livro fiscal; pedido de uso e inervenção de ECF; exclusão de contabilista Novos serviços para AgenciaNet e sistemas de informática implantados para auxiliar no atendimento remoto, visando a diminuição do atendimento presencial, em até 24 meses Atualização da Infra-estrutura do Centro administrativo de Gravatá Parcialmente estruturado Portal de prestação de serviços ao cidadão ampliado/implantado Central de atendimento ao cidadão (Praça do Povo) da SER do Centro Implantada NÃO EXISTE Implantar 1 central de atendimento ao cidadão nos mesmos moldes das demais Central de atendimento ao cidadão (Praça do Povo) da SER VII Implantada Espaço Cidadão Criado Espaço de atendimento inadequado Reformar espaço cidadão de 180 m2 e capacitar 20 Servidores em 6 meses Gestão Eletrônica de Documentos Implantado Digitalização de todos os processos da prefeitura

20 APERFEIÇOAMENTO DOS MECANISMOS DE TRANSPARÊNCIA E COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE - 2
PRODUTO LINHA DE BASE META Orçamento Participativo implantado Nenhum Orçamento Participativo em execução Orçamento participativo implantado com aplicação de recursos voltados a participação cidadã em todo o município Pesquisa de satisfação do contribuinte realizada inexistente Conhecer o nível de satisfação do contribuinte, anualmente Plano de Investimentos Municipais Criado Ausência de plano investimentos municipais criado Plano de investimentos municipais criado em 4 meses Portal SEF implantado um portal que não atende adequadamente a Secretaria Site da SEF implantado em até 12 meses. Portal web aprimorado Portal web necessitando de novas funcionalidades na comunicação com o Cidadão Implantação prevista para 2012 Posto de Atendimento ao Cidadão e paço municipal reformado e mobiliado Necessitando de reformas na sua infraestrutura e equipamentos para o atendimento Posto de atendimento reformado e equipado Programa de Educação Fiscal Criado Ausência de educação fiscal implantada Programa de educação fiscal criada em 6 meses Programa de Educação Fiscal do DF implantado Apoio institucional insuficiente às ações do Programa Capacitar 5 mil agentes do Programa e formar 200 mil estudantes do ensino fundamental até 2015

21 APERFEIÇOAMENTO DOS MECANISMOS DE TRANSPARÊNCIA E COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE - 3
PRODUTO LINHA DE BASE META Programa de educação fiscal na rede escolar implantado. NÃO EXISTE Desenvolver programa junto às escolas sobre educação fiscal Rede Fácil - Centros de Atendimento ao Cidadão Regionais Implantados 01 Atendimento Poupatempo, 01 atendimento fiscal Secretaria de Finanças, 01 atendimento de Assistência Jurídica Gratuita e 01 atendimento telefônico "156". 08 postos de atendimento descentralizados, em 11 (onze) meses, em funcionamento com integração de todos os serviços municipais e excelência no atendimento. Terminais de auto-atendimento implantado Terminais de auto-atendimento inexistentes Ampliar o acesso aos serviços oferecidos pela Prefeitura, em 20 pontos na cidade, em 12 meses Unidade Centralizada e Integrada de Atendimento ao Empreendedor Implantada Não existe unidade de atendimento especializada ao emprendedor 01 Unidade de Atendimento ao Empreendedor em funcionamento prestando orientações e formação ao desenvolvimento vocacional.

22 APERFEIÇOAMENTO DOS SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - 1
PRODUTO LINHA DE BASE META Agência de Atendimento adequada ao padrão Subsecretaria da Receita-SUREC 4 das 11 Agências de Atendimento não atendem totalmente ao padrão SUREC, as restantes atendem parcialmente 100% das Agências de Atendimento da no padrão SUREC em até 24 meses Ambiente de Sistemas, banco de dados e rede da Administração Municipal ampliados, seguros, com alta disponibilidade e integrados Ambiente de sistemas da Administração Municipal com baixa disponibilidade de dados e segurança Modernizar a infra-estrutura de ambiente de sistemas da Prefeitura para otimizar a performance e segurança, em 50%, em 18 meses Auditores da SEFIN equipados de forma a propiciar mobilidade e segurança de informações. A atual sala dos auditores não atende as necessidades Equipar as sala dos auditores de forma a propiciar gestão voltada para resultados BI para ouvidoria implantado NÃO EXISTE Implantar 1 BI para a ouvidoria de modo a gerar relatórios gerenciais que permitam a tomada de decisão da área Capacitação e treinamento em Sistema de business inteligence Inexistente 30 servidores da SUREC capacitados e treinados sobre o BI Conjunto de sistemas integrados implantado Sistemas alugados e não integrados Implantar sistemas integrados de gestão

23 APERFEIÇOAMENTO DOS SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – 2
PRODUTO LINHA DE BASE META Datacenter reaparelhado Ambiente tecnológico heterogêneo e obsoleto, sem capacidade para suportar novos projetos. Adequar a infraestrutura do ambiente tecnológico e o backbone do Datacenter da PCRJ para suportar toda a operação dos sistemas corporativos. Espaço físico adequado Espaço físico inadequado Adequar espaço físico de, aproximadamente, 1500m2, com vista a melhorar o atendimento ao cidadão Espaço físico equipado Equipamento inadequado Equipar espaço físico de, aproximadamente, 1500m2, com vista a melhorar o atendimento ao cidadão Espaço físico integrado Integração inexistente Integrar espaço físico de, aproximadamente, 1500m2, com vista a melhorar o atendimento ao cidadão Espaço físico mobiliado Mobiliário inadequado Mobiliar espaço físico de, aproximadamente, 1500m2, com vista a melhorar o atendimento ao cidadão Implantação de um Sistema Integrado de Controle de Processos Controle inexistente Portal de prestação de serviços ao cidadão ampliado/implantado

24 APERFEIÇOAMENTO DOS SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – 3
PRODUTO LINHA DE BASE META Migração dos Sistamas e Serviços do Grande Porte (mainframe) para plataforma aberta java realizada (Downsizing) Alto custo de contratação de mão-de-obra de serviços em uma total dependência de poucos fornecedores de hardware e software da plataforma alta, além de dificuldades no antendimento ágil das demandas de novos serviços Ambiente tecnológico em plataforma baixa, reduzindo custos em 30% com a modernização tecnológica da infraestrutura de manutenção e operação dos sistemas em produção, tornando-os mais compatíveis com a implantação de novas regras de negócio definidas pela PCRJ. Nova Arquitetura Tecnologica implantada Não existe arquitetura aberta e integrativa Arquitetura aberta e integrativa implantada Parque Tecnológico atualizado Equipamentos desatualizados e rede com deficiencias Parque Tecnologico atualizado com novos equipamentos e novas tecnologias Parque tecnológico da Prefeitura Municipal modernizado Equipamentos em quantidade insuficiente para o trabalho Parque tecnológico modernizado e equipado Parque Tecnológico Municipal Incrementado 50% do Parque Tecnológico incrementado Parque tecnológico municipal incrementado em 6 meses

25 APERFEIÇOAMENTO DOS SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – 4
PRODUTO LINHA DE BASE META Revitalização/atualização do parque tecnológico (Data center, servidores, computadores, impressoras, switches, notebooks, antenas para rede sem fio, Gigafor, aquisição de licenças, etc...) Feito no PNAFM anterior plano diretor para a área de TI dos próximos 5 anos com ações iniciadas Atender os percentuais estabelecidos no PDTI e as ações previstas para economicidade e segurança na tecnologia de informação e comunicação da PMF Sistema de Gerenciamento de documentos implantado (digitalização/microfilmagem) NÃO EXISTE Digitalizar/microfilmar os processos da PMF a serem definidos Sistema de videoconferência implantado Inexistente Sistema de Videoconferência implantado em até 12 meses Sistema Jacareí Digital Implementado Rede de comunicação de dados interna implementada, incompleta. Melhorar a disponibilidade de informações, por meio de acesso à Internet a 96% da população, com inclusão digital Unidade de atendimento presencial modelada, construída e implementada Não existe Duas unidades implementadas

26 APERFEIÇOAMENTO INSTITUCIONAL - 1
PRODUTO LINHA DE BASE META Almoxarifado e Patrimônio Reestruturados Almoxarifado e patrimônio defasados com os propósitos da modernização Almoxarifado e patrimônio reestruturados em 6 meses Auditoria Interna Criada Ausência de Auditoria Interna Estruturar a auditoria interna e capacitar 30 Auditores Públicos em 6 meses Base legal do município atualizada Legislação tributária desatualizada Revisar e consolidar a legislação tributária Central de atendimento ampliada e reestruturada Central de atendimento funcionando com capacidade máxima Aumentar em 15% o atendimento presencial de cidadãos e 20% no atendimento virtual, por meio de provedor de serviços E-GOV, em 20 meses Departamento de Compras Reestruturado Auência de reestruturação do departamento de compras Departamento de compras reestruturado em 4 meses Escritório de gerenciamento de projetos instrumentado e modernizado Metodologia implantada, faltando sistematizar Implementar melhorias no sistema de acompanhamento de projetos Escritório de Gestão de Projetos implantado Ausência de controle e transparência na gestão dos projetos estratégicos da Prefeitura Iniciativas estratégicas identificadas, planejadas, monitoradas e comunicadas à sociedade, em termos de escopo, prazo e custo.

27 APERFEIÇOAMENTO INSTITUCIONAL - 2
PRODUTO LINHA DE BASE META Eventos para elaboração do Orçamento Participativo contemplado Realização de reuniões com a comunidade e representantes comunitários Patrocinar a realização de pelo menos 1 evento a cada semestre Fiscalização Integrada e Modernizada Ausência de fiscalização integrada e modernizada Integrar e modernizar a fiscalização em 18 meses Frota Municipal reestruturada Não existe sistema de acompanhamento de veiculos e o ambiente fisico de trabalho apresenta deficiencias Sistema de Gestão de Frota implantado e ambiente de trabalho reestruturado Manual de entrega/manutenção e caderno de encargos das obras da PMF elaborado NÃO EXISTE Elaborar manual e caderno Modelo de Gestão para Resultados implantado Modelo de gestão vigente insatisfatório Implantar modelo de Gestão para Resultado na Prefeitura Municipal de Campo Grande, em 24 meses Ouvidoria Municipal Criada Ausência de Ouvidoria Municipal Capacitar 2 servidores municipais e implantar a Ouvidoria em 6 meses Plano de Reforma Administrativo realizado administração defasada com os propósitos da modernização Reforma administrativa realizada em 6 meses Processos institucionais ordenados Trâmite de processos excessivamente burocrático Implantar modelo de Gestão de Ordenamento dos Processos Institucionais, nos Órgãos desta Prefeitura, em 23 meses

28 APERFEIÇOAMENTO INSTITUCIONAL - 3
PRODUTO LINHA DE BASE META Processos internos estratégicos da PCRJ redesenhados e implementados Processos internos já são executados, porém com potencial de melhora Os processos redesenhados (30 processos básicos) visam tornar os serviços públicos mais eficientes, eficazes e transparentes para a população, com menor custo para a PCRJ Procuradoria Geral do Municípío Modernizada Ausência de modernização da procuradoria geral do município Procuradoria geral do município modernizada em 6 meses Programa de atualização tributária e fiscalização para SEFIN Ações eventuais em andamento Estabelecer um programa de atualização tributária e fiscalização Protocolo e Arquivo Municipal Informatizado e Reestruturado Reestruturação e informatização parcial do protocolo e arquivo municipal protocolo e arquivo municipal informatizado e reestruturado em 12 meses Redesenho dos Processo de Trabalho realizado Não existe mapeamento e funcionamento dos processos de trabalho existentes 14 Secretarias afetas ao Programa de Modernização com processos de trabalho das áreas definidas redesenhados Reforma Organizacional da cidade do Rio de Janeiro redesenhada e implementada Organização da cidade desenhada e implementada, porém com potencial de melhora. Desenhar uma nova estrutura organizacional junto aos líderes, visando assegurar um melhor funcionamento da cidade.

29 APERFEIÇOAMENTO INSTITUCIONAL - 4
PRODUTO LINHA DE BASE META SEINF estruturada e modernizada Carência de equipamentos e sistemas que permitam ao orgão dar suporte aos projetos da PMF Adquirir equipamentos de apoio e informática, bem como sistemas(ex.: autocad) para estruturar o órgão SERs estruturadas e modernizadas Infraestrutura precária tanto física quanto tecnológicamente com grande contraste após as praças de atendimento Viabilizar após levantamento por SER da necessidade de mobiliário e equipamento de informática e adequação de infraestrutura. Sistema de Gestão Administrativa e Fiscal Implantado Ausência de sistema de gestão administrativa e fiscal integrado Implantar o sistema de gestão administrativa e fiscal em 12 meses

30 COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL NACIONAL E INTERNACIONAL
PRODUTO LINHA DE BASE META Redes de intercâmbio e aprendizagem implantadas Redes de intercâmbio e aprendizagem ineficazes Promover o intercâmbio nacional e internacional de, aproximadamente, 110 servidores de diversos setores, em 20 meses

31 GESTÃO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROJETO - 1
PRODUTO LINHA DE BASE META Administração do Projeto PNAFM realizado Ausência de administração do projeto PNAFM implantado Gerenciar o projeto PNAFM em 48 meses Capacitação da Equipe da UEM NÃO EXISTE Capacitação de todos os servidores envolvidos no projeto, através de visitas tecnicas e cursos Equipe da UEM capacitada UEM criada - Portaria Nº 315 de 09/04/2009 Relatórios de acompanhamento apresentados de acordo com o ROP-PNAFM 2 Fase Estrutura da UEM Implantado Estruturação do espaço fisico para funcionamento da UEM Gestão do PNAFM II acompanhada e realizada Não iniciada execução da Gestão do PNAFM II Gestão do PNAFM II realizada Gestão do Projeto Realizada Itens pontuais atendidos por consultoria externa Obter 100% da execução do proj. com economicidade, q.tidde e q.lidde, e no tempo previsto. Taxas para publicação de aditivos contratuais da UEM Reserva para despesa eventual da UEM Utilizar quando necessário UEM capacitada para a inovação e gestão de projetos Parte da equipe com pouco treinamento técnico Capacitar 100% da equipe e estruturar a UEM, em 21 meses UEM estruturada e capacitada UEM trabalhando sem estrutura e capacitação adequada UEM estruturada e capacitada em 5 meses

32 GESTÃO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROJETO - 2
PRODUTO LINHA DE BASE META UEM fisicamente criada e equipada Decreto de membros da UEM publicado, sala designada, estação de trabalho e microcomputador adquiridos Estruturar a UEM em 4 meses Unidade de execução municipal capacitada e estruturada Dar continuidade a capacitação da equipe Participar dos treinamentos e encontros com outros municípios promovidos pela UCP e rede PNAFM Unidade Executora Municipal Implatada Não existe Gerenciar, monitorar e avaliar os procedimentos necessários para a execução do PNAFM na PCRJ Workshops/eventos para divulgação interna e externa de projetos/produtos do PNAFM. Dar continuidade ao marketing interno do PNAFM Divulgar internamente/externamente as ações e benefícios do PNAFM

33 MELHORIA DA EFICIÊNCIA E DA EFICÁCIA DA ADMINISTRAÇÃO CONTÁBIL
PRODUTO LINHA DE BASE META Sistema de Contabilidade Orçamentária, Financeira e Patrimonial (FINCON) modernizado Sistema FINCON com tecnologia obsoleta (baixa performance) Atualização tecnológica do sistema FINCON - alta performance e redução de riscos.

34 MELHORIA DA EFICIÊNCIA E DA EFICÁCIA DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAL E DE PATRIMÔNIO
PRODUTO LINHA DE BASE META Revitalização da frota de veículos realizada Frota com veículos muito antigos e carência de motos para transporte de documentos com menor custo e maior eficiência Aquisição de 10 carros e 05 motos Sistema Georreferenciado de Gerenciamento de Obras implantado Não existe sistema, controle manual Implantar sistema georreferenciado de obras Sistema Integrado de Gestão Administrativa implantado e Implementado Utilização do Sistema Sigma de tecnologia obsoleta Implementação de sistemas em ambiente web integrado aos sistemas corporativos otimizando a gestão de compras e licitações, contratos, estoques, bens móveis, bens imóveis e frotas na municipalidade, assim como integrar ao SIASG - portal de compras eletrônicas do Governo Federal

35 MELHORIA DA EFICIÊNCIA E DA EFICÁCIA DA ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA - 1
PRODUTO LINHA DE BASE META Departamento Financeiro Modernizado 20% de modernização do departamento financeiro Departamento financeiro modernizado em 6 meses Gestão Orçamentária e Financeira reestruturada e modernizada Trâmite de processos excessivamente burocrático Implantar modelo de Gestão de Ordenamento dos Processos Institucionais, nos Órgãos desta Prefeitura, em 18 meses Metodologia para elaboração de Planejamento e Acompanhamento do Orçamento implantada. Não existe uma metodologia padronizada. Cada orgão faz individualmente, sem uma visão compartilhada Implantar metodologia padrão nos diversos orgãos da PMF Novo Sistema Municipal de Orçamento Implantado Falta de flexibilidade no atendimento às atuais necessidades do processo orçamentário, dificultando o atendimento às exigências da legislação, agravado pela tecnologia empregada atualmente que não atende aos requisitos de usabilidade e desempenho para o pleno atendimento da nova gestão de orçamento Maior eficácia no planejamento e controle oçamentário alinhado ao plano estratégico do município, com a criação de uma camada de consultas gerenciais para apoio à tomada de decisões na área de planejamento orçamentário propiciando uma maior transparência das ações orçamentárias da PCRJ

36 MELHORIA DA EFICIÊNCIA E DA EFICÁCIA DA ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA - 2
PRODUTO LINHA DE BASE META Redesenho de processos e implantação das ações nas áreas críticas de vários orgãos que impactam na agilidade e financeiramente para a prefeitura ou cidadão finalizada Algumas áereas da PMF já passaram por redesenho, mas existem muitas outras com interseção sem redesenho para obter-se o resultado esperado Fazer redesenho e implantar as ações em pelo menos 5 áreas criticas que impactem financeiramente e na agilidade dos processos. Reforma da Secretaria de Finanças Executada Reforma Executada com recursos do PMAT, ncessitando de complementação Adequar instalações físicas a 100% das necessidades. Revisão/Acompanhamento de cálculo das dívidas da PMF( ativa, fundada, etc) realizada Não existe processo formal e metodologia de acompanhamento Fazer levantamento e implantar metodologia Sistema de Planejamento e Execução Orçamentária Não existe sistema moderno e eficiente de Planejamento e Execução Orçamentária Licitação prevista para 2012 e implantação prevista para 2013

37 MELHORIA DA EFICIÊNCIA E EFICÁCIA DA ADMINISTRAÇÃO DO CONTENCIOSO FISCAL
PRODUTO LINHA DE BASE META Cadastro de Inadimplentes/valores atualizado e cobrança efetivada Cadastro e valores desatualizados sem ações de cobrança Implantar gestão do cadastro e ações de cobrança que reduzam o % de inadimplentes em 20% Contencioso Instrumentado e Modernizado 12 estações de trabalho para 18 servidores e 4 estagiários em uma área de aproximadamente 160 m2. Ambiente readequado conforme projeto com 1 estação de trabalho para cada servidor. Divida Ativa, cobrança judicial Controle deficiente, parcialmente informatizado Controle informatizado da dívida ativa Execução Fiscal modernizadas Não há um sistema de controle da execução integrado com a dívida ativa. Não existe acompanhamento do andamento dos processo de cobrança da divida e da execução Sistema de Gestão da Dívida Aiva e Execução Fiscal implantado e integrado aos demais sitemas municipais Novo Sistema de Arrecadação da Dívida Ativa Implantado NÃO EXISTE Implantar sistema de cadastramento dos devedores e cobrança da dívida Rotinas e processos do contencioso fiscal revistos e melhorados Trâmite de processos excessivamente burocrático Implantar modelo de Gestão de Ordenamento dos Processos Institucionais, nos Órgãos desta Prefeitura, em 18 meses Sistema de Licenciamento e Fiscalização das Atividades Econômicas informatizado Não existe (bases cadastrais não integrada) Implantação de sistema integrado com a Redesim

38 MELHORIA DA EFICIÊNCIA E EFICÁCIA DA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA - 1
PRODUTO LINHA DE BASE META Administração Tributária modernizada e aperfeiçoada Cadastro Econômico desatualizado Aumentar em 30% a base cadastral existente, nas sete regiões do município, incrementando a arrecadação de ISS em 40%, em 20 meses Aparelhamento da Fiscalização Geral Complementada Modernização da Fiscalização realizada, faltando completar transporte próprio Suprir 100% das necessidades de transporte da Secr.Finanças/Fiscaliz. Aparelhamento da Fiscalização Imobiliária Complementada Suprir 100% das necessidades de transporte da SEPLAN/Fiscaliz.Imob. Atualização da Planta Genérica de valores Planta Genérica desatualizada Sistema tributário informatizado Cadastro multifinalitário e planta genérica de valores atualizados Cadastro e planta de valores desatualizados com posição de 2001.( unidades desatualizadas) unidades cadastradas e planta de valores atualizadas Código Tributário Revisado Código tributário defasado Revisar código tributário em 4 meses Departamento de Receita Modernizado Ausência de modernização do departamento de receita Capacitar de 43 Servidores municipais em 12 meses

39 MELHORIA DA EFICIÊNCIA E EFICÁCIA DA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA - 2
PRODUTO LINHA DE BASE META Documentos Escaneados e Micro Filmados Documentos não escaneados e nem micro filmados Escanear e micro filmar documentos Planta de valores urbana atualizada e rural implantada Planta de valores urbana realizada em 2009 e rural inexistente Atualizar a planta de valores urbana e implantar o cadastro de todas as propriedades rurais do município e o sistema de cobrança do ITR, em 22 meses Projeto de Gerenciamento do Valor Adicionado Fiscal Elaborado Valor Adicionado Fiscal não gerenciado Elaborar Projeto de Gerenciamento de Valor Adicionado Fiscal Projeto de Gerenciamento dos Repasses Constitucionais Elaborado Repasses Constitucionais não gerenciados Elaborar Projeto de Gerenciamento dos Repasses Constitucionais Projeto de Inteligência Fiscal, Fiscalização Científica e Fiscalização Racional Elaborado Inteligência Fiscal, Fiscalização Científica e Fiscalização Racional Incipientes Elaborar Projeto de Inteligência Fiscal, Fiscalização Científica e Fiscalização Racional Sistema de Gerenciamento do Valor Adicionado Fiscal Desenvolvido Sistema de Gerenciamento do Valor Adicionado Fiscal Inexistente Desenvolver Sistema de Gerenciamento de Valor Adicionado Fiscal

40 MELHORIA DA EFICIÊNCIA E EFICÁCIA DA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA - 3
PRODUTO LINHA DE BASE META Sistema de Gerenciamento dos Repasses Constitucionais Desenvolvido Sistema de Gerenciamento dos Repasses Constitucionais Inexistente Desenvolver Sistema de Gerenciamento dos Repasses Constitucionais Sistema de Inteligência Fiscal, Fiscalização Científica e Fiscalização Racional Desenvolvido Sistema de Inteligência Fiscal, Fiscalização Científica e Fiscalização Racional Inexistente Desenvolver Sistema de Inteligência Fiscal, Fiscalização Científica e Fiscalização Racional Sistema de ISS Eletronico Reestruturado Atual sitema de ISS fornece escriturações e notas fisais eletronicas, mas não consolida, qualifica e amplia as informações consolidadas em tempo real e em fomato de livro eletronico Sistema de ISS eletrônico reestruturado e integrado aos demais sistemas municipais

41 MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO TERRITORIAL
PRODUTO LINHA DE BASE META Cadastro Multifinalitário Criado Ausência de cadastro multifinalitário criado Criar o cadastro multifinalitário em 3 meses Planejamento urbano da cidade revisado, técnicos e conselheiros capacitados Plano Diretor de Campo Grande realizado em 2000 Atualizar o Plano Diretor de Campo Grande, em 18 meses Recadastramento imobiliário/mobiliário georeferenciado realizado Ausência de recadastramento georeferenciado Realizar o recadastramento imobiliário/mobiliário com georeferenciamento em 6 meses Sistema de Informações Georeferenciadas Implantado Ausência de sistema de georeferenciamento implantado Implantar o sistema de georeferenciamento em 24 meses

42 COMPONENTES Componente II - Fortalecimento Institucional Municipal
Gestão Fiscal Integrada Administração Tributária e do Contencioso Fiscal Administração Orçamentária, Financeira, Contábil, Patrimonial e de Controle Interno Gestão, Monitoramento e Avaliação do Projeto Aperfeiçoamento Institucional para modernização do sistema de planejamento com participação social, da legislação e do ordenamento e dos processos institucionais e implantação de modelo de gestão para resultados; Modernização da gestão territorial para implantação de metodologias e instrumentos de planejamento econômico social e urbano e elaboração e/ou revisão do plano diretor; Cooperação interinstitucional nacional e internacional para implantação de redes de intercâmbio e aprendizagem; Aperfeiçoamento dos mecanismos de transparência e comunicação com a sociedade para fortalecimento dos portais de transparência e dos programas de educação fiscal e modernização do atendimento virtual e presencial ao cidadão; e Aperfeiçoamento da gestão de recursos humanos para modernização da gestão, definição e implantação de políticas de pessoal e implantação de programas contínuos de capacitação técnica e gerencial. Aperfeiçoamento dos serviços de tecnologia da informação e comunicação, para gestão de tecnologia de informação e comunicação, atualização do parque tecnológico, redes internas e de longa distância e sistemas operacionais e softwares, gestão eletrônica de documentos (GED), certificação digital, segurança e auditoria de sistemas e prestação de serviços via web (intranet e internet). Melhoria da eficiência e eficácia da administração tributária para a realização de estudos econômico-fiscais, atualização de planta de valores urbana e rural, modernização da gestão e automação dos processos de arrecadação, cobrança administrativa, fiscalização, inteligência e contencioso administrativo Aperfeiçoamento da gestão do cadastro de contribuintes e implantação do sistema público de escrituração digital para apoiar a integração dos fiscos. Administração integrada ao controle espacial, para implantação de ações de geoprocessamento e de bases de dados referenciadas com a gestão dos respectivos cadastros. Melhoria da eficiência e eficácia da administração do contencioso fiscal para modernização da gestão e automação dos processos da dívida ativa, da cobrança judicial, da representação judicial e extra-judicial e do controle de devedores. Melhoria da eficiência e da eficácia da administração orçamentária e financeira para modernização da gestão e automação dos processos de orçamento, com participação social, Programação e execução orçamentário-financeira, fluxo de caixa, controle social do gasto público, sistemas de custos e gestão da dívida pública; Melhoria da eficiência e da eficácia da administração contábil para implantação da contabilidade patrimonial, em consonância com o movimento de convergência para as normas contábeis internacionais e elaboração e implantação de plano de contas nacional aplicado ao setor público. Melhoria da eficiência e da eficácia da administração de material e de patrimônio para modernização da gestão de logística e automação dos processos de controle de bens móveis e imóveis, contratos e convênios; e Aperfeiçoamento dos mecanismos de controle e correição da gestão fiscal para modernização da gestão e automação dos processos de controle dos riscos operacionais, auditoria, avaliação de resultados, ética e disciplina. 42 42

43 QUANTIDADE DE PRODUTOS
COMPONENTES/SUBCOMPONENTES EM RESUMO: NÚMERO QUANTIDADE DE PRODUTOS SUBCOMPONENTE 1 9 ADMINISTRAÇÃO INTEGRADA AO CONTROLE ESPACIAL 2 22 APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 3 6 APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO DO CADASTRO DE CONTRIBUINTES E IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL 4 APERFEIÇOAMENTO DOS MECANISMOS DE CONTROLE E CORREIÇÃO DA GESTÃO FISCAL 5 18 APERFEIÇOAMENTO DOS MECANISMOS DE TRANSPARÊNCIA E COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE APERFEIÇOAMENTO DOS SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 7 24 APERFEIÇOAMENTO INSTITUCIONAL 8 COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL NACIONAL E INTERNACIONAL 13 GESTÃO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROJETO 10 MELHORIA DA EFICIÊNCIA E DA EFICÁCIA DA ADMINISTRAÇÃO CONTÁBIL 11 MELHORIA DA EFICIÊNCIA E DA EFICÁCIA DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAL E DE PATRIMÔNIO 12 MELHORIA DA EFICIÊNCIA E DA EFICÁCIA DA ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA MELHORIA DA EFICIÊNCIA E EFICÁCIA DA ADMINISTRAÇÃO DO CONTENCIOSO FISCAL 14 16 MELHORIA DA EFICIÊNCIA E EFICÁCIA DA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA 15 MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO TERRITORIAL # 155 TOTAL

44 OU VISUALMENTE:

45 PREMISSAS NA PADRONIZAÇÃO
BANCO DE PRODUTOS SEGURANÇA PARA ELABORAÇÃO E REVISÃO DE PROJETOS IMPOSSIBILIDADE DE CLASSIFICAÇÃO INADEQUADA ERRO “ZERO” MONITORAMENTO PERMANENTE FERRAMENTA GERENCIAL E OPERACIONAL INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS / PROCEDIMENTOS APOIO CONTÍNUO DA UCP

46 ALGUNS EXEMPLOS SISTEMA DE GEOPROCESSAMENTO PRODUTO LINHA DE BASE META
SUBCOMPONENTE PRODUTO LINHA DE BASE META 1 Implantaçao de um SIG - Sistema de Informações Geográficas Controle inexistente Cadastros municipais atualizados e georeferenciados 15 Sistema de Informações Georeferenciadas Implantado Ausência de sistema de georeferenciamento implantado Implantar o sistema de georeferenciamento em 24 meses Sistema Integrado de Geoprocessamento Implantado NÃO EXISTE Ter uma base dados de no mínimo 85% do município

47 ALGUNS EXEMPLOS CADASTRO PRODUTO LINHA DE BASE META 1
SUBCOMPONENTE PRODUTO LINHA DE BASE META 1 Cadastro imobiliário georeferenciado e aperfeiçoado cadastro de imóveis com inconsistência e não georeferenciado disponibilizar visão espacial dos cadastros, em até 60 meses, para facilitar sua atualização e pesquisa Cadastro técnico multifinalitário desenvolvido, atualizado e georreferenciado Cadastro desatualizado (última atualização 1999) Cadastros municipais atualizados e georeferenciados 14 Cadastro multifinalitário e planta genérica de valores atualizados Cadastro e planta de valores desatualizados com posição de 2001.( unidades desatualizadas) unidades cadastradas e planta de valores atualizadas 15 Cadastro Multifinalitário Criado Ausência de cadastro multifinalitário criado Criar o cadastro multifinalitário em 3 meses

48 ALGUNS EXEMPLOS ESCOLA DE GOVERNO SUBCOMPONENTE PRODUTO LINHA DE BASE
META 2 Escola de Gestores para a PCRJ implantada não existe Criar um programa continuado de seleção e capacitação de talentos em gestão estratégica para a PCRJ Escola de Governo Criada Ausência de escola de governo criada escola de governo criada em 6 meses Escola de Governo Municipal reestruturada Escola de Governo subutilizada Capacitar, aproximadamente, servidores das diversas áreas da Prefeitura, em 22 meses Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos - IMPARH Instrumentado e modernizado p/ capacitar servidores Infraestrutura precária tanto física quanto tecnológicamente Adequar espaços e equipar instituto para torná-lo apto a capacitar os servidores Reforma do Centro do Servidor Executada Prédio antigo, necessitando de reforma. Dotar o Centro do Servidor de instalações físicas e recursos tecnológicos para atendimento 100% do programa de capacitação

49 ALGUNS EXEMPLOS EDUCAÇÃO FISCAL PRODUTO LINHA DE BASE META 2
SUBCOMPONENTE PRODUTO LINHA DE BASE META 2 Programa de Educação Fiscal Criado Ausência de educação fiscal implantada Programa de educação fiscal criada em 6 meses Programa de Educação Fiscal do DF implantado Apoio institucional insuficiente às ações do Programa Capacitar 5 mil agentes do Programa e formar 200 mil estudantes do ensino fundamental até 2015 Programa de educação fiscal na rede escolar implantado. NÃO EXISTE Desenvolver programa junto às escolas sobre educação fiscal

50 ELABORAÇÃO, EXECUÇÃO E MONITORAMENTO
SEEMP ELABORAÇÃO, EXECUÇÃO E MONITORAMENTO DE PROJETOS NOVAS PERSPECTIVAS NA GESTÃO DE PROJETOS ESTRUTURA OBJETIVOS PARÂMETROS SITUAÇÃO ATUAL / PERSPECTIVAS FUTURAS

51 ESTRUTURA PARAMETRIZÁVEL WORKFLOW INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA
ESTRUTURA MODULAR TABELAS PROCESSOS PERFIS/ACESSIBILIDADE WORKFLOW GESTÃO POR RESULTADOS BANCO DE PRODUTOS MÉTRICAS INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA BANCOS DE DADOS CORPORATIVOS EXPORTAÇÃO/IMPRESSÃO APERFEIÇOAMENTO DOS PROCESSOS EXISTENTES

52 ESTRUTURA PLATAFORMA WEB PRODUÇÃO SEGURANÇA
DEMOISELLE/FRAMEWORK, PADRÃO PARA DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS DO GOVERNO FEDERAL, COM SOLUÇÕES TOTALMENTE ABERTAS LINGUAGEM: JAVA BANCO DE DADOS: POSTGREE SQL SUÍTE DE TESTES: SELENIUM PRODUÇÃO CENTRO DE DADOS SERPRO/SP CAPACIDADE PARA ATÉ 100 USUÁRIOS SIMULTÂNEOS SEGURANÇA CONTROLE DE ACESSO ASSEGURADO PELO PADRÃO SERPRO USUÁRIOS PREVIAMENTE CADASTRADOS

53 OBJETIVOS SEGURANÇA GESTÃO POR RESULTADOS AGILIDADE
PROJETOS PADRONIZADOS TOLERÂNCIA “ZERO” GESTÃO POR RESULTADOS MONITORAMENTO MÉTRICAS AGILIDADE APERFEIÇOAMENTO CONTÍNUO REDUÇÃO DA DEFASAGEM TECNOLÓGICA INTEGRAÇÃO CORPORATIVA PARCEIROS PROCESSOS LEGAIS

54 PARÂMETROS TABELAS CORPORATIVAS BANCO DE PRODUTOS GRANULAÇÃO
GERIDAS PELO GESTOR TEMPORALIDADE CICLO DE VIDA DOS PROJETOS BANCO DE PRODUTOS INSUMOS ATIVIDADES COMPARAÇÃO POR RESULTADOS GRANULAÇÃO MONITORAMENTO ACOMPANHAMENTO

55 NOVAS PERSPECTIVAS DE GESTÃO DE PROJETOS
PADRONIZAÇÃO BANCO DE PRODUTOS ESPECIFICAÇÃO NAS METAS DO PRODUTO SEQUÊNCIA UNIFORMIZADA DE ATIVIDADES ATIVIDADES PREVIAMENTE PARAMETRIZADAS EM CADA PRODUTO TABELA DE ATIVIDADES TABELA DE INSUMOS INSUMO VINCULADO A UM ÚNICO TIPO DE RECURSO INSUMO OBRIGATORIAMENTE VINCULADO A UMA ATIVIDADE ATIVIDADE NÃO NECESSARIAMENTE ENVOLVE INSUMO

56 SITUAÇÃO ATUAL / PERSPECTIVAS FUTURAS
ESTÁGIO ATUAL PRIMEIRO MÓDULO - ELABORAÇÃO E REVISÃO DE PROJETOS - IMPLANTADO ESPECIFICAÇÃO DO SEGUNDO MÓDULO - MONITORAMENTO - CONCLUÍDA PRÓXIMOS PASSOS IMPLANTAÇÃO DO SEGUNDO MÓDULO EM PACOTES EVOLUTIVOS ESPECIFICAÇÃO DO TERCEIRO MÓDULO – WORKFLOW DE AQUISIÇÕES PERSPECTIVAS FUTURAS IMPLANTAÇÃO DO TERCEIRO MÓDULO ESPECIFICAÇÃO DO QUARTO MÓDULO – INTEGRAÇÃO COM BASES DE DADOS CORPORATIVA / AMPLIAÇÃO DO ESCOPO IMPLANTAÇÃO DO QUARTO MÓDULO

57 PROJETOS ADEQUAÇÕES RESULTADOS ESPERADOS PERSPECTIVAS FUTURAS PRODUTOS
INSUMOS MÉTRICAS RESULTADOS ESPERADOS PADRONIZAÇÃO MONITORAMENTO EFETIVO AVALIAÇÃO DE IMPACTOS POSSIBILIDADE DE COMPARAÇÃO/RANQUEAMENTO DE RESULTADOS PERSPECTIVAS FUTURAS DISSEMINAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS AMPLIAÇÃO DO ESCOPO UTILIZAÇÃO UNIVERSALIZADA

58 CONCLUINDO.... VAMOS RELEMBRAR ALGUNS CONCEITOS E PREMISSAS:
CICLO DE PROJETOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO GESTÃO DE PROJETOS COM OBTER SUCESSO EM UM PROJETO PORQUE OS PROJETOS FRACASSAM

59 CICLO DE PROJETOS PLANEJAMENTO INICIAÇÃO CONTROLE EXECUÇÃO FINALIZAÇÃO

60 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PLANEJAR: ESTABELECER, ANTECIPADAMENTE, LINHA DE CONDUTA A SER TRILHADA, ETAPAS A VENCER E RECURSOS A EMPREGAR PARA VIABILIZAR UM CERTO OBJETIVO VINCULADO A RESULTADO NÃO É UM FIM EM SI MESMO, MAS TÃO-SOMENTE UM MEIO PARA SE ATINGIR UM FIM!

61 GESTÃO DE PROJETOS O SUCESSO DE UM PROJETO IMPLICA EM REALIZAR O PROJETO: CONFORME O ESCOPO PREVISTO CONFORME A QUALIDADE PREVISTA DENTRO DO PRAZO PREVISTO DENTRO DO ORÇAMENTO PREVISTO ATENDENDO CONTROLADAMENTE AS MUDANÇAS DE ESCOPO CUMPRINDO REGRAS, POLÍTICAS E PROCEDIMENTOS DA ORGANIZAÇÃO SEM CAUSAR DISTÚRBIOS CONSIDERANDO CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL

62 COMO OBTER SUCESSO EM UM PROJETO
SELECIONAR CORRETAMENTE OS MEMBROS DA EQUIPE DE PROJETO DESENVOLVER SENSO DE COMPROMETIMENTO EM TODA A EQUIPE BUSCAR AUTORIDADE SUFICIENTE PARA CONDUZIR O PROJETO MANTER RELAÇÃO DE CORDIALIDADE COM AS PARTES INTERESSADAS DESENVOLVER ESTIMATIVAS REALISTAS (CUSTO, PRAZOS, QUALIDADE) DESENVOLVER ALTERNATIVAS DE SOLUÇÕES EM ANTECEDÊNCIA AOS PROBLEMAS MANTER MODIFICAÇÕES SOB CONTROLE FOCAR OBJETIVOS DO PROJETO EVITAR PESSIMISMO OU OTIMISMO EXAGERADO

63 PORQUE PROJETOS FRACASSAM...
POR VEZES OCORREM OBSTÁCULOS QUE ESTÃO FORA DO CONTROLE DOS GESTORES DO PROJETO, COMO: MUDANÇAS POLÍTICAS MUDANÇAS NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL MUDANÇAS NA TECNOLOGIA EVOLUÇÃO NOS PREÇOS E NOS PRAZOS COMPLEXIDADE ENCONTRADA NO PROJETO

64 PORQUE PROJETOS FRACASSAM...
OUTRAS VEZES, HÁ FALHAS GERENCIAS, QUE PODERIAM SER EVITADAS, COMO: METAS E OBJETIVOS MAL ESTABELECIDOS OU NÃO COMPREENDIDOS PELA EQUIPE EXCESSO DE ATIVIDADES E ESCASSEZ DE TEMPO ESTIMATIVAS FINANCEIRAS IRREAIS FALHAS DE PLANEJAMENTO OU ELABORAÇÃO − DESCONHECIMENTO DA REALIDADE DO MUNICÍPIO PRODUTOS MAL DEFINIDOS FALHAS NO DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL E RECURSOS MATERIAIS

65 OBRIGADO. UNIDADE DE COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS - UCP ( (61) /45 7 (61) SUBSECRETÁRIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA COORDENADOR-GERAL JULIÊTA ÁLIDA GARCIA VERLEUN LUIZ ALBERTO DE ALMEIDA PALMEIRA COORDENADOR-GERAL ADJUNTO COORDENADOR TÉCNICO RODRIGO ANDRÉ C.S.RÊGO ALEXANDRE MELILLO ( (61) (61) EQUIPE TÉCNICA DE PROJETOS: ALESSANDRO ARAÚJO COSME LUIZ VIEIRA REGISON SIQUEIRA SUÉLEM ICHIKI


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