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Pesquisa sobre o potencial econômico do mercado de Postos Revendedores de Combustíveis das Cidades do Estado de São Paulo 23/02/2002 Aguarde ou clique.

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1 Pesquisa sobre o potencial econômico do mercado de Postos Revendedores de Combustíveis das Cidades do Estado de São Paulo 23/02/2002 Aguarde ou clique aqui para ir ao menu principal Versão simplesmente para demonstração Não existem resultados

2 Realização O Portal do Posto Revendedor na Internet Aguarde ou clique aqui para ir ao menu principal

3 Menu Principal IntroduçãoResultados Objetivos Fontes Aspectos Analisados Metodologia Convenções Advertência Bibliografia Observações Ficha Técnica Encerra a Apresentação Clique no item desejado

4 Introdução A adaptação às mudanças e a capacidade de processar informações são as características mais exigidas atualmente. Este é o cenário do mercado de revenda de combustíveis do Brasil. Tudo mudou com o processo de abertura do mercado. Hoje é necessário se adequar às novas realidades e ainda ser competente na gestão do posto. O caminho é a informação. É necessário conhecer o mercado de atuação para se tomar as decisões certas, embasadas em informações confiáveis. Ao encontro disso vem este trabalho, dando informações úteis sobre o potencial de mercado. Menu PrincipalMenu Resultados

5 Objetivos O objetivo da pesquisa é reunir dados sobre o mercado de revenda de combustíveis do Estado de São Paulo e transformá-los em informações úteis para todos os profissionais envolvidos direta ou indiretamente no segmento. Através destas informações é possível estabelecer critérios comparativos de potencial de mercado, tanto pela média estadual como entre as diversas cidades do Estado. Trata-se de uma pesquisa muito útil para quem está interessado em adquirir um posto, distribuidora e também para o proprietário avaliar a capacidade atual e futura da cidade onde atua. É a fonte certa de informações para a orientação do melhor investimento. Menu PrincipalMenu Resultados

6 Aspectos Analisados Buscamos analisar aspectos objetivos e importantes sobre o mercado de revenda de combustíveis, segmentados nas 645 cidades do Estado de São Paulo, como: situação econômica da população em geral, analisado através do consumo de energia elétrica e quantidade de veículos; dados demográficos da cidade: população e taxa de crescimento; quantidade de postos existentes; quantidade de veículos cadastrados; consumo estimado em litros de álcool hidratado, gasolina e diesel; média de venda em litros de álcool hidratado, gasolina e diesel por posto; cruzamento de informações e fatores para análise comparativa entre as cidades Menu PrincipalMenu Resultados

7 Metodologia Trata-se de uma pesquisa quantitativa, conclusiva descritiva, de abrangência ocasional, feita através da concatenação de dados públicos disponíveis nas respectivas fontes. Não foi utilizado método por amostragem. A pesquisa baseia-se no universo total de dados. A coleta dos dados foi feita entre os dias 21 de Dezembro de 2001 e 09 de Janeiro de 2002, através do uso da internet, visitando-se as respectivas home pages das fontes pré-definidas. Esta pesquisa está em conformidade com o Código Internacional de Pesquisas de Mercado e Sociais. Menu PrincipalMenu Resultados

8 Advertência Esta pesquisa está protegida por direitos autorais e intelectuais. É proibido fazer cópia, por meio digital ou impresso, do todo ou de parte do conteúdo. Os infratores estarão sujeito às penalidades impostas por lei. O conteúdo desta pesquisa é meramente referencial. Assim, o PORTAL DE POSTOS não se responsabiliza por eventuais prejuízos sofridos pelo usuário, decorrentes do uso das informações divulgadas em transações comerciais, financeiras, em contratos legais ou qualquer outra atividade que exija a utilização de dados oficiais. Menu PrincipalMenu Resultados

9 Observações Menu PrincipalMenu Resultados As informações pertinentes aos veículos baseiam-se no cadastro de licenciamento de cada cidade, não levando em consideração as diferenças existentes por sazonalidade, tais como cidades com características turísticas, históricas, balneários, dentre outras; A pesquisa não considera terrenos aprovados e postos em processo de construção, uma vez que a base de informações é a ANP e esta não autoriza a construção, ela apenas registra e autoriza o funcionamento após o final da obra; A projeção de venda de combustíveis por cidade e por posto é feita pela média estadual e proporcionalmente pela quantidade de veículos cadastrados nas cidades, não considerando as características regionais de consumo; A pesquisa considera o total de consumo de energia elétrica sem separar por tipo de consumo (residencial, comercial, público e industrial) e assim, algumas cidades com forte atividade industrial podem ter a relação de consumo por habitante distorcida da realidade; São considerados os postos cadastrados na cidade, independente se estão na área urbana ou em estradas.

10 Menu PrincipalMenu Resultados População Total (Habitantes) Taxa de Crescimento Populacional – Média (% por ano) Consumo Total de Energia Elétrica (KWh por ano) Média de Consumo de Energia Elétrica por Habitante (KWh/ano) Frota Total de Veículos (unidade) Relação de Veículos por Habitante (fator) Total Atual de Postos Revendedores (unidade) Relação de Veículos por Postos Revendedores (fator) Total Postos c/ Início de Atividade em 1999, 2000 e 2001 (unidade) Total de Postos Bandeira Branca (unidade) Venda Mensal Estimada de Combustíveis – Total da Cidade (litros) Venda Mensal Estimada de Combustíveis por Posto – Gasolina (litros) Venda Mensal Estimada de Combustíveis por Posto – Álcool (litros) Venda Mensal Estimada de Combustíveis por Posto – Diesel (litros) Venda Mensal Estimada de Combustíveis por Posto (litros) Resultados do Estado Continua em resultados do Estado

11 População Masculina (habitantes e %) População Feminina (habitantes e %) População Urbana (habitantes e %) População Economicamente Ativa (habitantes e %) População de 0-14 Anos (%) População de Anos (%) População de Anos (%) População acima de 65 Anos (%) Automóveis Movidos à Gasolina (unidades e %) Automóveis Movidos à Álcool (unidades e %) Automóveis Movidos à Diesel (unidades e %) Consumo de Gasolina em Outubro de 2001 (litros) Consumo de Gasolina em Novembro de 2001 (litros) Consumo de Gasolina em Dezembro de 2001 (litros) Consumo de Álcool em Outubro de 2001 (litros) Consumo de Álcool em Novembro de 2001 (litros) Consumo de Álcool em Dezembro de 2001 (litros) Resultados do Estado Menu PrincipalMenu ResultadosContinua em resultados do EstadoVoltar

12 Resultados do Estado Consumo de Diesel em Outubro de 2001 (litros) Consumo de Diesel em Novembro de 2001 (litros) Consumo de Diesel em Dezembro de 2001 (litros) Média Mensal do Consumo de Gasolina Out/Nov/Dez de 2001 (litros) Média Mensal do Consumo de Álcool Out/Nov/Dez de 2001 (litros) Média Mensal do Consumo de Diesel Out/Nov/Dez de 2001 (litros) Total de Combustíveis Líquidos Vendidos em Outubro de 2001 (litros) Total de Combustíveis Líquidos Vendidos em Novembro de 2001 (litros) Total de Combustíveis Líquidos Vendidos em Dezembro de 2001 (litros) Média Mensal de Combustíveis Líquidos Vendidos Out/Nov/Dez 2001(litros) Consumo Médio de Gasolina por Veículo (litros) Consumo Médio de Álcool por Veículo (litros) Consumo Médio de Diesel por Veículo (litros) Menu PrincipalMenu ResultadosVoltar

13 Menu Resultados Clique aqui para ver os resultados gerais do Estado de São Paulo. Clique na letra inicial do nome da cidade para ver os resultados classificados por cidades. Menu Principal A G M S B H N T C I O U D J P V E K Q W F L R ZXY Nessa versão para demonstração, apenas a letra A está disponível.

14 Andradina Angatuba Anhembi Anhumas Aparecida Aparecida DOeste Apiaí Araçariguama Araçatuba Araçoiaba da Serra Analândia Alto Alegre Alumínio Álvares Florence Álvares Machado Álvaro de Carvalho Alvinlândia Americana Américo Brasiliense Américo de Campos Amparo Altinópolis Adolfo Aguaí Águas da Prata Águas de Lindóia Águas de Santa Bárbara Águas de São Pedro Agudos Alambari Alfredo Marcondes Altair Adamantina Clique aqui para ver outras cidades com a letra A Menu Resultados Menu Resultados por Cidades Clique na Cidade desejada Nesta versão demonstrativa apenas a Cidade Adamantina está disponível

15 Fontes Menu PrincipalMenu Resultados Dados Demográficos - IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) – dados preliminares - Censo 2000; - Governo do Estado de São Paulo – (IBGE – Censo 2000). Veículos - DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito do Estado de São Paulo) ; - GEIPOT (Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes) – Energia Elétrica - Governo do Estado de São Paulo – 1997 e 2000; - Concessionárias de distribuição de energia (CPFL, CESP e BANDEIRANTES) – 1997, Postos - ANP (Agência Nacional do Petróleo) Consumo de Combustíveis - ANP (Agência Nacional do Petróleo) – 2001.

16 Menu PrincipalMenu Resultados Convenções População Total (Habitantes) Taxa de Crescimento Populacional (% por ano) Consumo Total de Energia Elétrica (KWh por ano) Média de Consumo de Energia Elétrica por Habitante (KWh/ano) Frota Total de Veículos (unidade) Relação de Veículos por Habitante (fator) Total Atual de Postos Revendedores (unidade) Relação de Veículos por Postos Revendedores (fator) Clique aqui para continuar Clique na opção desejada

17 Convenções Menu PrincipalMenu Resultados Total de Postos Bandeira Branca (unidade) Venda Mensal Estimada de Combustíveis – Total da Cidade (litros) Venda Mensal Estimada de Combustíveis por Posto – Gasolina (litros) Venda Mensal Estimada de Combustíveis por Posto – Álcool (litros) Venda Mensal Estimada de Combustíveis por Posto – Diesel (litros) Venda Mensal Estimada de Combustíveis por Posto (litros) Total Postos c/ Início de Atividade em 1999, 2000 e 2001 (unidade) Clique na opção desejada Clique aqui para voltar

18 Bibliografia Menu PrincipalMenu Resultados ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMA TÉCNICAS (ABNT) – Referências bibliográficas. Rio de Janeiro, MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de marketing. Volume 1. São Paulo: Editora Atlas, 2ª Edição, MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de marketing. Volume 2. São Paulo: Editora Atlas, 2ª Edição, 1998.

19 Ficha Técnica Menu PrincipalMenu Resultados Realização: PORTAL DE POSTOS Data: 20/02/2002 Direção: Dejair Benetti Pesquisa: Eduardo Benetti Dejair Benetti Rodrigo Gustavo Benetti José Carlos Sedeh De Falco II Rafael Nica Suporte Técnico: (19) Web Site:

20 Adamantina Menu PrincipalMenu Resultados População Total (Habitantes) Taxa de Crescimento Populacional (% por ano) Consumo Total de Energia Elétrica (KWh por ano) Média de Consumo de Energia Elétrica por Habitante (KWh/ano) Frota Total de Veículos (unidade) Relação de Veículos por Habitante (fator) Total Atual de Postos Revendedores (unidade) Relação de Veículos por Postos Revendedores (fator) Total Postos c/ Início de Atividade em 1999, 2000 e 2001 (unidade) Total de Postos Bandeira Branca (unidade) Venda Mensal Estimada de Combustíveis – Total da Cidade (litros) Venda Mensal Estimada de Combustíveis por Posto – Gasolina (litros) Venda Mensal Estimada de Combustíveis por Posto – Álcool (litros) Venda Mensal Estimada de Combustíveis por Posto – Diesel (litros) Venda Mensal Estimada de Combustíveis por Posto (litros) , ,

21 Menu PrincipalMenu Resultados Convenções População Total (Habitantes) Dados coletados junto ao Governo do Estado de São Paulo e checados junto ao IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Resultados preliminares do Censo Representa os habitantes residentes no limite do município. Menu Convenções

22 Menu PrincipalMenu Resultados Convenções Taxa de Crescimento Populacional (% por ano) Dados coletados junto ao Governo do Estado de São Paulo e checados junto ao IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Resultados preliminares do Censo Representa a taxa percentual de crescimento populacional, com periodicidade anual. Menu Convenções

23 Menu PrincipalMenu Resultados Convenções Menu Convenções Consumo Total de Energia Elétrica (KWh por ano) Dados coletados junto ao Governo do Estado de São Paulo. Representa o consumo de energia elétrica medido em Kilowatts com periodicidade anual. Os consumos são baseados em informações fornecidas pelas companhias distribuidoras de energia do Estado de São Paulo. Não existe divisão do consumo por segmento de utilização (comercial, público, industrial e residencial). Existem diferenças de datas entre as distribuidoras: CESP – 1997 / CPFL – 1997 / BANDEIRANTES – 2000

24 Menu PrincipalMenu Resultados Convenções Média de Consumo de Energia Elétrica por Habitante (KWh/ano) É a simples divisão do total de consumo de energia elétrica pelo total de habitantes da cidade. Assim temos uma referencial médio de consumo de energia elétrica proporcional ao número de habitantes de cada cidade. É um importante indício do potencial econômico da população local, porque quanto maior atividade econômica maior tem sido o consumo de energia elétrica. Menu Convenções

25 Menu PrincipalMenu Resultados Convenções Menu Convenções Frota Total de Veículos (unidade) Representa o total de veículos cadastrados (licenciados) na cidade respectiva. Não inclui aumento do fluxo de veículos por características sazonais.

26 Menu PrincipalMenu Resultados Convenções Menu Convenções Relação de Veículos por Habitante (fator) É a simples divisão do total de veículos pela quantidade total de habitantes da cidade. Representa uma importante informação comparativa entre cidades, tanto para conhecer a proporcionalidade dos veículos segundo a dimensão da cidade quanto também como referência da capacidade econômica da população.

27 Menu PrincipalMenu Resultados Convenções Menu Convenções Total Atual de Postos Revendedores (unidade) É o total de postos revendedores de combustíveis localizados na cidade independente se estão no limite urbano, rural ou estradas. As informações são fornecidas pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) e representa a base de dados nela cadastrada. Podem haver diferenças de informações provocadas pela falta de atualização cadastral da ANP, não podendo ser transformadas em percentuais de desvio. Tais diferenças podem ser mais representativas nos casos das cidades com uma quantidade pequena de postos.

28 Menu PrincipalMenu Resultados Convenções Menu Convenções Relação de Veículos por Postos Revendedores (fator) É a simples divisão do total de veículos licenciados na cidade pelo número total de postos revendedores. Representa um importante fator de referência comparativo entre as diversas cidades do estado. Teoricamente quanto maior este fator maior são as vendas de combustíveis por posto revendedor.

29 Menu PrincipalMenu Resultados Convenções Menu Convenções Total Postos c/ Início de Atividade em 1999, 2000 e 2001 (unidade) É o total de postos revendedores com início de atividade entre 01 de Janeiro de 1999 e 31 de Dezembro de As informações são extraídas da base de dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo) e podem conter variações por desatualização de informações cadastrais. Podem existir variações entre a data efetiva do início de atividade do posto e a data de publicação para autorização de início de atividade pela ANP.

30 Menu PrincipalMenu Resultados Convenções Menu Convenções Total de Postos Bandeira Branca (unidade) É total de postos bandeira branca (sem vínculo com distribuidoras) assim como está cadastrado junto à ANP (Agência Nacional do Petróleo).

31 Menu PrincipalMenu Resultados Convenções Menu Convenções Venda Mensal Estimada de Combustíveis – Total da Cidade (litros) Primeiramente verifica-se do total de veículos cadastrados no Estado a porcentagem referente a cada tipo de veículo, conforme o combustível utilizado (gasolina, álcool e diesel). Em seguida obtêm-se uma média mensal estadual de consumo de combustíveis´por veículo, conforme o combustível utilizado. É feita então a multiplicação do total de veículos cadastrados na cidade pelo consumo médio por veículo, segundo os combustíveis (gasolina, álcool e diesel). Depois é somado o total de combustíveis consumido por cidade.

32 Menu PrincipalMenu Resultados Convenções Menu Convenções Venda Mensal Estimada de Combustíveis por Posto – Gasolina (litros) É a multiplicação do total de veículos cadastrados na cidade, proporcionalmente ao tipo de combustível utilizado, pelo consumo médio de gasolina por veículo. Em seguida é feita a divisão pela quantidade de postos existentes na cidade. Têm-se então uma média estimada de vendas de gasolina por posto revendedor.

33 Menu PrincipalMenu Resultados Convenções Menu Convenções Venda Mensal Estimada de Combustíveis por Posto – Álcool (litros) É a multiplicação do total de veículos cadastrados na cidade, proporcionalmente ao tipo de combustível utilizado, pelo consumo médio de álcool por veículo. Em seguida é feita a divisão pela quantidade de postos existentes na cidade. Têm-se então uma média estimada de vendas de álcool por posto revendedor.

34 Menu PrincipalMenu Resultados Convenções Menu Convenções Venda Mensal Estimada de Combustíveis por Posto – Diesel (litros) É a multiplicação do total de veículos cadastrados na cidade, proporcionalmente ao tipo de combustível utilizado, pelo consumo médio de diesel por veículo. Em seguida é feita a divisão pela quantidade de postos existentes na cidade. Têm-se então uma média estimada de vendas de diesel por posto revendedor.

35 Menu PrincipalMenu Resultados Convenções Menu Convenções Venda Mensal Estimada de Combustíveis por Posto (litros) É a multiplicação do total de veículos cadastrados na cidade, proporcionalmente ao tipo de combustível utilizado, pelo consumo médio do total de combustível por veículo. Em seguida é feita a divisão pela quantidade de postos existentes na cidade. Têm-se então uma média estimada de vendas de todos os combustíveis por posto revendedor.


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