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Programa de Assessoria Total à Empresa – Ágape Contabilidade.

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Apresentação em tema: "Programa de Assessoria Total à Empresa – Ágape Contabilidade."— Transcrição da apresentação:

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2 Programa de Assessoria Total à Empresa – Ágape Contabilidade

3 Tópicos Gerais 1.Notas Fiscais de Entrada 2.Notas Fiscais de Saída 3.Despesas 4.Livro Caixa 5.Informe de Rendimentos Empresa/Sócios 6.Contabilidade – Impostos e Tributos 7.Informações anuais/mensais – IRPF/IRPJ/Rais/DCTF/Caged 8.Aplicações e Orientações ao Cliente

4 1 – Notas Fiscais de Entrada Definição: É toda compra efetuada pela empresa com o objetivo de venda conforme código de atividade. O montante de notas fiscais do mês deve ser enviado para a contabilidade para ser lançado no livro fiscal de entrada. Nunca poderá ser lançado uma mercadoria que não se enquadre no objetivo da empresa. Ex: Um comércio de material de construção nunca poderá dar entrada em seu livro fiscal de entrada uma nota referente a alimentação, pois a mesma comercializa somente material para construção. Toda mercadoria que estiver visível no estabelecimento para venda deverá ter uma nota fiscal pois nada poderá ser vendido ser ter sido escriturado no livro fiscal de entrada. Segue uma fórmula para ter uma visão ampla onde a nota fiscal de entrada se enquadra (NF Saída) – (NF Entrada) – (Despesas) = (Lucro)

5 2 – Notas Fiscais de Saída Definição: É toda venda efetuada pela empresa ao cliente/consumidor. O montante de notas fiscais do mês deve ser enviado para a contabilidade para ser lançado no livro fiscal de saída. Nunca poderá ser efetuado uma venda de uma mercadoria que não se enquadre no objetivo da empresa ou não esteja lançada no livro fiscal de entrada. Sobre a nota fiscal de venda (o montante do mês) são calculados os impostos Federais/Estaduais/Municipais que são pagos mensalmente pela empresa. Elas podem ser usadas para transporte de mercadorias, transferência de ativo, etc conforme código de operações fiscais (CFO). Novamente aqui a fórmula para ter uma visão ampla onde a nota fiscal de saída se enquadra (NF Saída) – (NF Entrada) – (Despesas) = (Lucro)

6 3 – Despesas Definição: São todos os gastos que a empresa tem durante o mês. Toda nota fiscal de despesa/recibo deve ser enviada para a contabilidade. São despesas mensais: Aluguel do estabelecimento, contas de consumo, pagamento de funcionários, reformas, contador, alimentação, material escritório, material para uso interno, etc. Enfim são todos os gastos que a empresa tem durante o mês (exceto notas fiscais de entrada). Algumas dessas despesas poderão ser dedutíveis na declaração de IRPJ anual tais como despesas com alimentação, contador, assistência médica da empresa/funcionário, etc. E imprescindível o envio das despesas para a contabilidade, pois em cima das despesas é feito o Livro Caixa (NF Saída) – (NF Entrada) – (Despesas) = (Lucro)

7 4 – Livro Caixa Definição: É onde é feito todos os registros de entrada/saída da empresa. Em cima dele podemos fazer uma avaliação para saber se a empresa está tendo lucro ou prejuízo. Todo movimento financeiro referente a empresa deve estar sendo lançado no Livro Caixa, deste modo fica mais fácil para ambas as partes (contabilidade e cliente) tirarem suas conclusões sobre balanços mensais e anuais.

8 5 – Informe de Rendimentos Empresa/Sócios Definição: Os informes de rendimento são declarações econômicos emitidas sobre a responsabilidade do contador que são apuradas conforme o livro caixa da empresa. Um empresário necessita do informe de rendimento para uso pessoal e a empresa para ser entregue para bancos, fornecedores, etc O informe de rendimentos pode ser feito por meio de Declaração de Imposto de Renda (IRPJ/IRPF) Decore (Documento assinado pelo contador para fins de comprovação de renda conforme livro caixa, extrato bancário, etc).

9 6 – Contabilidade – Impostos e Tributos Definição: A contabilidade de uma empresa se resume em todo o serviço que o contador presta para a empresa a fim de informá-la uma posição de como a empresa está. Pode ser avaliada através de balanços, livros caixa, extratos bancários, etc. Além da contabilidade é também de responsabilidade do contador a emissão das guias de impostos (federais/estaduais/municipais/trabalhistas) para serem recolhidos mensalmente conforme faturamento, número de funicionários, etc. São estes alguns tipos de impostos/tributos: Federais – Darf (Simples, Pis, Cofins, CSSL, IR); Estaduais – ICMS, IPI; Municipais – Tlif, ISS; Estes impostos/tributos são aplicados à empresa conforme seu objetivo e enquadramento FCPJ.

10 7 – Informações anuais/mensais – IRPF/IRPJ/Rais/DCTF/Caged Definição: A contabilidade também está obrigado a informações sobre seu faturamento, número de empregados, apuração de ICMS/IPI/ISS, rendimentos dos sócios/empresa. São essas algumas informações anuais/mensais: IRPF – Informe anual de rendimentos de pessoa física (conforme pró-labore); IRPJ -- Informe anual de rendimentos de pessoa jurídica (conforme faturamento); Rais – Informe anual de informações sociais da empresa (número de empregados, afastamentos, etc); DCTF – Informe de recolhimento de tributos federais (Empresas Lucro Real/Presumido); Caged – Cadastro geral de empregados/desempregados para a previdência.

11 8 – Aplicações e Orientações ao Cliente Todo este material é uma assessoria que a Ágape está disponibilizando para seus clientes a fim de orientá-los de tudo que estão obrigados a informar/declarar/recolher. Cabe a Ágape a obrigação de entregar e esclarecer ao cliente toda informação contida neste material, deixando-o ciente de tudo o que tem direito no tocante à recolhimentos/obrigações. Este material está disponível em nosso site para download Qualquer dúvida a respeito, é só nos contatar Telefone (11)


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