A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROCEDIMENTOS DE REFORMULAÇÃO: A CORREÇÃO (José Gaston Hilgert) Reformulação: O locutor procura fazer colocações adequadas ao melhor contexto da fala.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROCEDIMENTOS DE REFORMULAÇÃO: A CORREÇÃO (José Gaston Hilgert) Reformulação: O locutor procura fazer colocações adequadas ao melhor contexto da fala."— Transcrição da apresentação:

1 PROCEDIMENTOS DE REFORMULAÇÃO: A CORREÇÃO (José Gaston Hilgert) Reformulação: O locutor procura fazer colocações adequadas ao melhor contexto da fala. Ex: eu odeio o jeito de.../ eu não gosto de jeito de... Correção: Durante a elaboração da fala, o locutor busca reparar, corrigir aquilo que começou a ser dito. Ex: aquilo que você escreveu, aquele seu tex..., o seu artigo. O interlocutor pontua, busca a melhor colocação durante a fala. Intercompreensão: Tenta garantir que o outro entendeu o que foi dito, evitando assim o mal entendido. Ex: Fui ao cinema com o meu filho e assisti a galinha pintadinha, sabe aquele filminho que as crianças adoram?

2 Reparação: Quando há violação dos turnos conversacionais. Ex: Alguém que fala ininterruptamente, desrespeitando o interlocutor ou não buscando o entendimento do que está sendo dito. Heterocorreção: Quando você é corrigido pelo seu interlocutor. Ex: Professora, posso ir no banheiro? Não, você pode ir ao banheiro. Autocorreção: O interlocutor inicia e desenvolve o processo de correção, corrigindo a si mesmo. Ex: Eu estava usa..., eu usava roupas claras... o falante faz a autocorreção ao perceber o uso desnecessário do gerúndio.

3 Erros fonéticos e fonológicos: Erros de pronúncia, ou quando o locutor pronuncia as palavras de maneira incorreta, pela metade, faltando os plurais, omitindo letras. Ex: não fomu, onti, poblema, portero... Erros morfossintáticos: Uso de palavras de forma indevida pelo locutor, ou fora do contexto gramatical. Ex: a gente foi naquela festa/ nós vai na feira/ pra mim comer... Erros semânticos pragmáticos: Emprego de palavras não adequadas à frase, sem levar em consideração o contexto social e histórico. Ex: Quando eu pôr o vestido vermelho.../ ela está meia triste hoje.../ assisti esse filme no cinema..

4 Marcadores: Conversacionais lexicalizados (sabe?, né, certo?) e não lexicalizados (eh, ahn, uhn),ou também como elementos prosódicos (pausas e alongamentos). Como os não verbais (olhar, risos etc) que sustentam a manutenção e a deixa para a troca nos turnos conversacionais. Ex: Nós temos que estudar bastante né/ precisamos qualidade né. A correção constitui um fenômeno que decorre das características básicas da língua. A falta de uma etapa nítida de planejamento, a interação direta entre os participantes e a relação que entre eles se estabelece são características da fala. Grupo: Alesandra Érica Marleide João


Carregar ppt "PROCEDIMENTOS DE REFORMULAÇÃO: A CORREÇÃO (José Gaston Hilgert) Reformulação: O locutor procura fazer colocações adequadas ao melhor contexto da fala."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google